Questões de Concurso Público Prefeitura de São José de Piranhas - PB 2016 para Psicólogo

Foram encontradas 15 questões

Q759714 Português

Leia o texto a seguir, para responder à questão.


Coloque (V) ou (F), conforme sejam verdadeiras ou falsas as proposições sobre a pontuação do texto. ( ) Os dois pontos nas duas situações do texto (linhas 6 e 9) foram usados pelo mesmo motivo. ( ) Em “a economista Liz Pontes Moreira, 45 anos,” (linha 3) a expressão destacada está entre vírgulas porque é um aposto, já que apresenta uma informação sobre a economista, sem uso de conectivo ou verbo. ( ) Empregou-se vírgula antes sem que (linha 5) para separar a oração subordinada adverbial da oração principal. ( ) A oração “Ao ligar para a firma,” (linhas 8 e 9) está separada por vírgula porque é reduzida e subordinada adverbial deslocada de seu lugar habitual, no final do período. ( ) As aspas em: “Enviamos uma parte do lixo da senhora para o ‘lixão’”, (linha 9 e 10) delimitam a fala do gerente. Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA:
Alternativas
Q759885 Português
Nos enunciados a seguir, os acentos indicativos de crase foram retirados propositalmente em função da questão. Leia-os: I - No dia a dia da vida esquecemos dos nossos sonhos. II - Visitei a escola do meu filho e encontrei vários problemas de infraestrutura. III - A proporção que se aproximava o dia da entrega do prêmio, mais ansiosos ficavam os atores. IV- Sua objeção a contratação do novo funcionário restringia-se as exigências salariais do candidato. Podemos deduzir que,
Alternativas
Q760507 Português

Leia o texto a seguir, para responder à questão.


A partir da leitura do texto “Conto de fadas para Mulheres Modernas”, analise as proposições e coloque (V) para verdadeira e (F) para falsa. ( ) O texto proporciona uma reflexão, por meio de um discurso personalizado, conferindo ao tema um certo juízo de valor. ( ) O conto poderia ter como desfecho: Aprincesa terminaria com o príncipe e “viveriam felizes para sempre.” ( ) A escolha lexical pode fornecer pistas e levar-nos a afirmar que o discurso do príncipe pertence ao passado tal como os contos tradicionais, já o da princesa é contemporâneo. ( ) O autor, de uma forma coloquial, retrata com muito humor a vida da mulher contemporânea que ao descobrir seus potenciais latentes teria se rebelado e resolvido mostrar todo o seu potencial, elevando sua autoestima e autoconfiança aos mais altos níveis. ( ) Os adjetivos usados para definir a princesa não condizem com a atitude que ela toma no fim do conto. A sequência CORRETA é:
Alternativas
Q760508 Português

Leia o texto a seguir, para responder à questão.


Analise as proposições: I - As atitudes da princesa NÃO justificam o título do texto, uma vez que reproduzem o pensamento e o comportamento das mulheres modernas, que não sonham mais com “príncipes encantados”. II - O texto confere originalidade e um modo de sentir e pensar próprios, usando um nível de linguagem simples e acessível. III - A expressão “Era uma vez” no primeiro parágrafo funciona como encadeador discursivo, demarcando uma situação temporal, ao tempo em que introduz um enunciado e determina-lhe a orientação argumentativa. IV- O uso do termo “nem morta!” é próprio da oralidade e poderia ser substituído, sem prejuízo do sentido, por “jamais”. Estão CORRETAS, apenas.
Alternativas
Q760509 Português

Leia o texto a seguir, para responder à questão.


Analise as proposições sobre o texto: I - Em: “Linda princesa” (linha 4) temos um vocativo em que se evidencia uma relação semântica de espanto. II - As expressões “um encanto” (linha 4) e “o meu jantar” (linha 6) funcionam sintaticamente como objeto direto. III - O termo “Mas” (linha 4) é uma expressão adversativa que contraria uma ideia anterior. IV- O pronome “seu” (linha 3) tem como referente “O colo do príncipe”. V- Em: “viveríamos felizes para sempre…” (linha 7) o sujeito sintático é classificado como indeterminado. Está(ão) CORRETA(S), apenas:
Alternativas
Q760510 Português

Leia o título e o texto inicial de uma reportagem publicada na revista Cláudia para responder à questão.

Sem diploma, com sucesso


Não é verdade que só desenvolve uma bela carreira quem tem formação universitária. Cinco mulheres contam como se realizaram exercendo atividades de nível técnico.


ZYBERSZTAJN, Abram. As melhores piadas do humor judaico. V. 2. Rio de Janeiro: Gramond, 2003.p.23.

Analise as proposições e coloque (V) para verdadeira e (F) para falsa, em relação ao título do texto. ( ) O título não é condizente com o texto. ( ) Para chamar a atenção do leitor, o título explora uma sinonímia cujas marcas linguísticas são “COM” e “SEM”. ( ) A leitura do texto permite formular hipóteses sobre a temática e a relação com o título. A sequência CORRETA é:
Alternativas
Q760511 Português

Leia o título e o texto inicial de uma reportagem publicada na revista Cláudia para responder à questão.

Sem diploma, com sucesso


Não é verdade que só desenvolve uma bela carreira quem tem formação universitária. Cinco mulheres contam como se realizaram exercendo atividades de nível técnico.


ZYBERSZTAJN, Abram. As melhores piadas do humor judaico. V. 2. Rio de Janeiro: Gramond, 2003.p.23.

As duas expressões do título “Sem diploma”, “com sucesso” marcam um paralelismo gramatical que, aliado à antonímia, marca ainda mais o contraste entre elas. Leia os enunciados a seguir, e marque a alternativa na qual tal estratégia NÃO foi utilizada.
Alternativas
Q760512 Português
Para regular a concordância dos verbos, a norma padrão estabelece certos paradigmas que devem ser mantidos nos usos formais da língua. Com base nesse princípio, analise a adequação das formas verbais usadas a seguir aos referidos paradigmas e assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q760513 Português

Leia o texto a seguir, para responder à questão.


Em relação ao tipo de discurso utilizado no trecho: Enviamos uma parte do lixo da senhora para o “lixão”, (linhas 9 e 10) a voz do gerente está:
Alternativas
Q760516 Português

Leia a tirinha a seguir:


Com relação ao texto, analise as proposições: I - O efeito de humor contido na tirinha é decorrente de uma quebra de expectativa no que Susanita (a menina que fala no primeiro quadrinho) diz no último quadrinho. II - O discurso de Susanita é totalmente coerente em toda a tirinha. III - A incoerência é decorrente da ambiguidade na fala de Susanita no terceiro quadrinho, já que a construção sintática permitiu que houvesse a duplicidade de sentidos. IV- A linguagem verbal não contribui para o melhor entendimento da tirinha, pois todo o efeito de humor está contido na linguagem não verbal por meio da expressão exibida por Mafalda no último quadrinho. V- Susanita apresentou, até o terceiro quadrinho, um discurso condizente com as teorias feministas em voga nos anos 70. Todavia, no último quadrinho, ela demonstrou ter um conhecimento limitado sobre o assunto. Está(ão) CORRETA(S) apenas:
Alternativas
Q760517 Português

Texto para a questão.


Baseado na análise de “Pensar é transgredir”, título e texto, assinale a alternativa INCORRETA sobre o texto.
Alternativas
Q760518 Português

Texto para a questão.


Analise as proposições sobre o significado contextual das expressões destacadas e coloque (V) para verdadeira e (F) para falsa. ( ) “Algumas vezes é preciso pegar o touro pelos chifres.” (Linha 4) = enfrentar a vida, só desistir se tiver muito medo. ( ) “A vida não tem de ser sorvida como uma taça que se esvazia.” (Linhas 4 e 5) = deve-se viver tudo de uma só vez, pois assim é a existência humana: uma só. ( ) “Apalpar, no nevoeiro de quem somos, algo que pareça uma essência.” (Linha 7) = É muito difícil termos uma imagem clara do que somos. No entanto, para nos renovarmos, devemos partir do pouco que conhecemos de nós mesmos. ( ) “Muita inquietação por baixo das águas do cotidiano” (linha 8) = Sob a aparente tranquilidade do cotidiano, a inquietação. A sequência CORRETA é:
Alternativas
Q760519 Português

Texto para a questão.


A expressão destacada no enunciado: “Mas compreendi, num lampejo: (linha 3) então é isso, então é assim.” pode ser substituída, sem prejuízo semântico e sintático, por:
Alternativas
Q760520 Português

Texto para a questão.


Os conectivos ou partículas de ligação, além de exercerem funções coesivas, manifestam ainda diferentes relações de sentido entre os enunciados. Aponte, dentre as alternativas a seguir, aquela em que a relação estabelecida pelo conectivo em destaque está CORRETAMENTE indicada entre parênteses.
Alternativas
Q760521 Português

Texto para a questão.


Os pronomes e advérbios são recursos coesivos essenciais para evitar repetições desnecessárias e oferecer ao texto uma maior expressividade. Nos enunciados a seguir, marque a alternativa em que o processo de referenciação está INCORRETO.
Alternativas
Respostas
1: D
2: D
3: A
4: B
5: C
6: D
7: A
8: E
9: A
10: E
11: A
12: D
13: E
14: A
15: B