Questões de Concurso Público Prefeitura de Sapé - PB 2016 para Agente Comunitário de Saúde
Foram encontradas 12 questões
Leia o texto a seguir:
A melhor forma de se evitar a Dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.
Em relação à DENGUE, podemos afirmar que:
Para o Agente Comunitário de Saúde o acompanhamento de crianças é uma etapa fundamental e prioritária de seu trabalho, desenvolvendo ações de prevenção de doenças e agravos e de promoção à saúde. Entre as ações de prevenção das doenças e promoção à saúde realizadas por esse profissional podemos citar todas as abaixo relacionadas, com EXCEÇÃO de:
Com a relação à adolescência, uma etapa da vida compreendida entre a infância e a fase adulta, marcada por um complexo processo de crescimento e desenvolvimento físico, moral e psicológico, a promoção à saúde e prevenção de agravos deve ser desenvolvida pela equipe em integração com diferentes instituições na comunidade, entre as quais podemos citar:
A visita domiciliar é a atividade mais importante do processo de trabalho do Agente Comunitário de Saúde (ACS). Ao entrar na casa de uma família, o ACS entra não somente no espaço físico, mas em tudo o que esse espaço representa. Nessa casa vive uma família, com seus códigos de sobrevivência, suas crenças, sua cultura e sua própria história. Por meio da visita domiciliar, o ACS poderá identificar, EXCETO:
Segundo o educador Paulo Freire (1996), ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua produção ou a sua construção. As ações educativas têm início nas visitas domiciliares, mas podem ser realizadas em grupo, sendo desenvolvidas nos serviços de saúde e nos diversos espaços sociais existentes na comunidade. O trabalho em grupo reforça a ação educativa aos indivíduos. Em relação às ações educativas pode-se afirmar que são de responsabilidade:
O território é a base do trabalho do Agente Comunitário de Saúde (ACS). Território, segundo a lógica da saúde, não é apenas um espaço delimitado geograficamente, mas sim um espaço onde as pessoas vivem, estabelecem relações sociais, trabalham, cultivam suas crenças e cultura. É importante a elaboração de mapa que retrate esse território com a identificação de seus limites, população, número de famílias e outras características. Em relação ao mapa como instrumento de trabalho:
A etapa inicial do trabalho do ACS é o cadastramento das famílias do seu território de atuação. Para realizar o cadastramento, é necessário o preenchimento de fichas específicas como a ficha do e – SUS de cadastro domiciliar e individual. O número máximo de indivíduos recomendados pelo Ministério da Saúde que um ACS deverá acompanhar é de:
Para o cumprimento da tarefa de promover e proteger a saúde, o SUS precisa se organizar conforme alguns princípios, previstos no artigo 198 da Constituição Federal de 1988 e na Lei nº 8.080/1990. O princípio da UNIVERSALIDADE significa:
O acolhimento é uma das formas de garantir que as ações e serviços de saúde devem ser pautados pelo princípio da humanização, o que significa dizer que as questões de gênero (feminino e masculino), crença, cultura, preferência política, etnia, raça, orientação sexual, populações específicas (índios, quilombolas, ribeirinhos etc.) precisam ser respeitadas e consideradas na organização das práticas de saúde. Diante do exposto podemos afirmar que o Acolhimento é:
São consideradas situações de risco que podem ser identificadas pelo ACS, EXCETO:
A equipe de saúde é formada por pessoas com histórias, formações, saberes e práticas diferentes. Somente o fato de as pessoas trabalharem juntas não constitui uma equipe: as pessoas precisam aprender a “ser equipe”, ou seja, a equipe precisa ser construída. São consideradas uma atividades comuns a toda equipe, EXCETO:
A hanseníase, conhecida também como Lepra, doença de Hansen, é uma doença infecciosa crônica, causada pela bactéria denominada de Mycobacterium leprae e afeta predominantemente a pele (com aparecimento de manchas com alteração de sensibilidade), nervos periféricos e membranas mucosas. Em relação ao reservatório dessa doença pode-se afirmar que: