Questões de Concurso Público Prefeitura de Riacho da Cruz - RN 2017 para Professor de História
Foram encontradas 12 questões
I - Para o marxismo, o conhecimento é uma imagem subjetiva da realidade objetiva, um reflexo do mundo exterior nas formas de atividade e na consciência humana. II- O estudo sobre religiosidades tem sido particularmente beneficiado pelas novas abordagens interdisciplinares. Análises mais complexas sobre concepções e práticas religiosas permitem pensar o catolicismo colonial em seu duplo papel de instrumento de dominação, mas também de resistência e de reconstrução sociocultural e identitário para grupos subalternos, como índios, africanos e descendentes na América. III- “AHistória é filha de seu tempo”, já afirmava Jacques Le Goff, alertando que o ato de lembrar não é um gesto positivo de quem recolhe fatos; é antes uma interpretação, uma forma de voltar ao passado com olhos bem focados no presente.
Está(ão) CORRETA(S)
I - No apogeu da democracia ateniense os cidadãos recebiam mistoforia para comparecerem às Assembleias. II- Os relatos sobre deuses e semideuses dos gregos são encontrados em forma de mitos, narrativas com caráter explicativo e/ou simbólico, profundamente relacionadas com uma dada cultura e/ou religião. III- Os costumes e práticas culturais romanos não incorporaram elementos dos povos conquistados por considerarem bárbaros, a exemplo dos povos gregos do período helenista.
Está(ão) CORRETA(S)
Enumere a segunda coluna de acordo com a primeira:
1. Galileu Galilei
2. Kepler
3. Nicolau Copérnico
( ) Responsável pela descoberta dos períodos de rotação dos planetas.
( ) Autor da teoria heliocêntrica, superando a geocêntrica de Ptolomeu.
( ) Assegurou que a autoridade do conhecimento científico reside na força da pesquisa e da demonstração do raciocínio, e não na autoridade de quem diz.
Assinale a sequência CORRETA:
I - Na Idade Média o tempo pertencia a Deus e, portanto, ninguém poderia se apropriar do tempo do outro em seu próprio benefício. II- Aescravidão dos índios no Novo Mundo era a grande novidade sobre a concepção de tempo do mundo europeu, pois o tempo passou a ser compreendido como mercadoria justificando a expressão: ganhar ou perder tempo. III- No século XV surgiu na Europa o relógio, que representava muito bem o passar do dia. De início despertou muita desconfiança. Ninguém queria se submeter a uma máquina.
Está(ão) CORRETA(S)
I - Aideia de soberania defendida pelos franceses durante a revolução e pelos movimentos seguintes ao longo do século XIX deu força a um conceito extremamente importante para a política nos últimos dois séculos: o conceito de Nação. II- Um princípio geral unificava os constituintes de 1823 no Brasil: o direito à cidadania plena que deveria ser garantido aos grandes proprietários rurais, por isso nenhum deles chegou a defender o sufrágio universal. III- Os confederados de 1824 no Nordeste do Brasil almejavam estabelecer uma república, com princípio federalista, e defendiam a proibição do tráfico de escravos no porto de Recife.
Está(ão) CORRETA(S):