Questões de Concurso Público Câmara de Jucurutu - RN 2018 para Procurador
Foram encontradas 40 questões
I- toma como escopo um questionamento sobre as palavras. II- apresenta como princípio norteador de seu propósito linguístico uma advertência, que permite prever sobre o que o texto fala. III- é um fator de contextualização que desempenha um papel importante no estabelecimento da coerência.
Está CORRETO o que se afirma apenas em
I- é uma mensagem de nível metalinguístico que implica na construção do código, combinando com elementos que retornam ao mesmo código. II- a mensagem centra-se no contato, no suporte físico, com repetições quase ritualizadas, sem a intenção de informar significados. III- a mensagem organiza-se numa configuração poética, voltada para si mesma.
Está CORRETO o que se afirma apenas em
I- um sentimento quase de afeto com a origem e o trato com as palavras. II- as tensões e harmonias dos significados que as palavras transitam em um texto. III- o respeito e o amor pela força imagética que as circunstâncias linguísticas imprimem com as palavras em sua riqueza multifacetada.
Está CORRETO o que se afirma em
( ) O termo “como” estabelece uma relação semântica de causa ou razão do fato expresso. ( ) Existe uma superposição de função sintática para a expressão linguística “As palavras”. ( ) Há uma gradação explícita nas construções verbais, subsequentes da oração principal.
O preenchimento dos parênteses CORRETO está na alternativa
I- demonstra uma preocupação peculiar com os limites movediços da semântica. II- usa um encadeamento de adjetivações, como forma de enfatizar o sabor que cada palavra contém, em suas ressonâncias semânticas, receptivas e pragmáticas. III- privilegia a origem etimológica das palavras e o seu caráter de singularidade que compõem o complexo interior de sua natureza morfológica.
Está CORRETO o que se afirma apenas em
I- adverte para as idiossincrasias das palavras em estado de significação. II- apresenta um aspecto intertextual que incita a memória do leitor, sua cultura e um modo interpretativo de interagir com seus conhecimentos de mundo. III- usa os termos em negrito, em “É preciso sondá-las, e, se possível, decifrá-las” [...], sem nenhuma função morfossintática.
Está CORRETO o que se afirma apenas em
( ) uma disjunção exclusiva causada pelo termo “ou”. ( ) uma alternância, ocasionada por palavras que exercem funções estruturalmente idênticas e com o mesmo papel semântico. ( ) uma disjunção inclusiva, em que os elementos se somam.
O preenchimento CORRETO dos parênteses está na alternativa
I- pelo emprego da primeira pessoa do discurso. II- pelas flexões verbais e usos pronominais reiterados. III- pela alusão ao pássaro “anum preto”.
Está CORRETO o que se afirma apenas em
( ) O verbo “Há” pode ser substituído pela flexão verbal “existir”, sem prejudicar o sentido no contexto da enunciação. ( ) A substituição do termo “Há” por “existir” não altera as funções sintáticas das palavras no enunciado. ( ) O termo “nessas” estabelece coesão referencial com outro elemento do universo textual.
O preenchimento CORRETO dos parênteses está na alternativa
( ) discurso autoritário, que não permite ponderações ou mediações, sem qualquer possibilidade de interferência do receptor. ( ) linguagem que se fecha, por meio da flexão verbal imperativa, cujo locutor se considera dono da verdade. ( ) discussão na relação entre os interlocutores, em que uma voz tenderá a derrotar a outra.
O preenchimento CORRETO dos parênteses está na alternativa
I- aspecto da cultura machista, que vê a mulher, apenas, como “objeto de cama e mesa”. II- parâmetros determinados pelo homem, em relação à mulher-objeto. III- desfecho do texto, que realça o resultado do comportamento da mulher, marcado por um discurso silencioso e comovido.
Está CORRETO o que se afirma em
( ) sequência de ações que atribuem à narrativa uma continuidade e progressão textual, que lhe conferem sentido e coerência. ( ) desfecho que expressa a anulação da mulher, desrespeitada nos seus mínimos direitos. ( ) reflexão sobre os relacionamentos humanos e, principalmente, sobre o eu de cada um, para que não seja invadido.
O preenchimento CORRETO dos parênteses está na alternativa
No que segue,∧, ∨ e → representam os conectivos lógicos disjunção, conjunção e condicional, respectivamente. Qual das alternativas abaixo correspondem aos itens omissos da última coluna da tabela abaixo (de cima para baixo), onde representa a verdade e F a falsidade?
P Q P∧Q P∨Q P∧Q→P∨Q
V V V V ?
V F F V ?
F V F V ?
F F F F ?
Sejam ~, ∨, →, ↔ os símbolos, respectivamente, dos seguintes conectivos lógicas: negação, disjunção, condicional e bicondicional. Considere as proposições p, q e r a seguir:
p: A Terra é um planeta
q: O Sol não é uma estrela
r: A Lua é uma estrela
Pode-se afirmar sobre o valor lógico da proposição composta S: p→~r↔p∨q que
Classifique cada uma das afirmativas a seguir como verdadeira V e falsa F.
( ) A proposição P implica logicamente a proposição Q se, e somente se, a bicondicional P→Q é tautológica.
( ) A proposição D:p∨q→q é uma contingência.
( ) Uma sentença composta é chamada tautologia quando seu valor lógico for sempre verdade, independentemente dos valores lógicos das sentenças simples que a compõem.
( ) A condicional p → q não é equivalente a condicional ~ q → ~p.
A sequência CORRETA dessa classificação é:
Qual é o 3º termo da sequência abaixo?
Uma semana após um incêndio que resultou no desabamento de um edifício no centro de São Paulo, o Ministério Público de São Paulo enviou uma série de recomendações à Prefeitura para aprimorar as vistorias dos imóveis da cidade. Uma das recomendações era a seguinte: “Se a edificação não possuir seguro contra o risco de incêndio ou destruição, o edifício deverá ser interditado”.
Após vistoria do Corpo de Bombeiros em um outro imóvel da
cidade, a Prefeitura decidiu pela não interdição deste imóvel. É
CORRETO afirmar que a edificação