Questões de Concurso Público Prefeitura de Araçagi - PB 2019 para Médico PSF

Foram encontradas 14 questões

Q1669547 Medicina
Criança menor de 03 (três) anos apresenta um quadro gastrointestinal agudo, caracterizado por náuseas, vômitos, diarreia, dor abdominal, flatulência e exame laboratorial com hiponatremia. Apresenta, ainda, atraso do desenvolvimento físico e mental. O diagnóstico provável é de
Alternativas
Q1669548 Medicina
Acerca das doenças respiratórias, pode-se afirmar que

I- São doenças crônicas do trato respiratório mais comuns em crianças, uma infecção que se manifesta por meio de acessos de tosse, dispneia (falta de ar), crises de broncoespasmo e sibilos (crises de chiado), presentes durante a ausculta pulmonar. Exercícios físicos, fatores emocionais, mudanças climáticas e poluentes atmosféricos podem desencadear uma crise. Os episódios são controlados por medicamentos que melhoram os sintomas e previnem a ocorrência de novas crises. (Bronquite).

II- A inflamação se caracteriza principalmente por tosse e pelo aumento da secreção mucosa, podendo apresentar febre ou não. Em alguns casos, é possível perceber ruídos respiratórios, como roncos e chiados. Acrise de curta duração é chamada de aguda, muito comum na infância e a que tem recorrência é considerada crônica. Na maioria dos casos, é causada por vírus, afetando, primeiramente, o nariz e a garganta e, em seguida, os pulmões. (Asma).

III- É uma inflamação caracterizada por secreção nasal e tosse, principalmente noturna, podendo haver ou não presença de febre. Em crianças, raramente provoca cefaleia (dor de cabeça). Inalar uma solução salina, como soro fisiológico, pode aliviar os sintomas. Medicamentos anti-inflamatórios podem ser indicados pelo médico, além de antibióticos se for uma infecção bacteriana. (Sinusite)

IV- Geralmente de caráter alérgico, se manifestam por meio de coriza ou obstrução nasal, além de prurido e espirros. A poeira doméstica é considerada a principal responsável pelas doenças, mas alguns outros elementos alergênicos têm sua parcela de culpa — como o pólen, poluição do ar e alguns alimentos. O tratamento consiste, basicamente, na higiene ambiental, ou seja, o paciente deve evitar ao máximo o contato com substâncias que desencadeiam os sintomas e objetos que acumulam poeira e ácaros. (Rinite).

V- Infecção que se instala nos pulmões e que, em crianças, geralmente se manifesta por meio de tosse, dificuldade de respirar ou aceleração da respiração e febre. Mudanças bruscas na temperatura também podem contribuir para o surgimento da doença. O tratamento requer o acompanhamento médico e o uso de antibióticos. Além disso, é importante lembrar que alguns tipos podem ser evitados por meio de vacinas. (Pneumonia).


Está CORRETO o que se afirma em
Alternativas
Q1669549 Medicina
A Constituição Federal de 1988 incorpora conceitos, princípios e uma nova lógica de organização da saúde, propostos pelo movimento de Reforma Sanitária, expressos nos seus artigos 196 a 200.
Nesse sentido, pode-se afirmar que

I- o conceito de saúde é entendido numa perspectiva de articulação de políticas econômicas e sociais.
II- a saúde é vista como direito social universal derivado do exercício da cidadania plena e não mais como direito previdenciário.
III- a caracterização dos serviços e ações em urgência de saúde tem relevância pública.
IV- a criação de um Sistema Único de Saúde (descentralizado, com comando único em cada esfera de governo, atendimento integral e participação da comunidade).
V- há a integração da Saúde à Seguridade Social.

Está CORRETO o que se afirma em
Alternativas
Q1669550 Medicina
Leia com atenção o parecer abaixo e responda o que se pede.

O Código de Ética Médica deve adequar-se ao uso do Whatsapp, como também outras redes sociais, uma vez que é hoje uma realidade de comunicação virtual. Do ponto de vista bioético e acerca desse fato o Conselho Federal de Medicina (CFM) concluiu que “É permitido o uso do Whatsapp e plataformas similares para comunicação entre médicos e seus pacientes, bem como entre médicos e médicos, em caráter privativo, para enviar dados ou tirar dúvidas, bem como em grupos fechados de especialistas ou do corpo clínico de uma instituição ou cátedra, com a ressalva de que todas as informações passadas tem absoluto caráter confidencial e não podem extrapolar os limites do próprio grupo, nem tampouco podem circular em grupos recreativos, mesmo que composto apenas por médicos”. (PROCESSO-CONSULTACFM Nº 50/2016 – PARECER CFM Nº 14/2017).

De acordo com a informação acima é CORRETO se afirmar que

I- do ponto de vista jurídico, visa promover uma interpretação sistemática das normas constitucionais, legais e administrativas que regem a medicina brasileira, em especial nos termos do art. 5º, incisos XIII e XIV, da Constituição da República, da lei Nº 3.268/1957, do Código de Ética Médica, bem como o inafastável sigilo da relação médico-paciente.

II- o uso do aplicativo “WhatsApp” e outros congêneres não é possível para formação de grupos formados exclusivamente por profissionais médicos, visando realizar discussões de casos médicos que demandem a intervenção das diversas especialidades médicas.

III- como os assuntos são cobertos por sigilo, os grupos devem ser formados exclusivamente por médicos devidamente registrados nos Conselhos de Medicina, caracterizando indevida violação de sigilo a abertura de tais discussões a pessoas que não se enquadrem em tal condição.

IV- com base no art. 75 do Código de Ética Médica, as discussões jamais poderão fazer referência a casos clínicos identificáveis, exibir pacientes ou seus retratos em anúncios profissionais, ou na divulgação de assuntos médicos, em meios de comunicação em geral, mesmo com autorização do paciente.

V- os profissionais médicos que participam de tais grupos são pessoalmente responsáveis pelas informações, opiniões, palavras e mídias que disponibilizem em suas discussões, as quais, certamente, devem se ater aos limites da moral e da ética médica.

Está CORRETO o que se afirma em
Alternativas
Q1669551 Medicina
Menor de 13 anos, em consulta junto à Unidade de Atenção Básica à Saúde da Família (UBSF), apresenta lesões grosseiras de pele (face, tórax, membros superiores e inferiores) e mucosas (olhos e boca), características de trabalho infantil em carvoaria, confirmado por sua genitora; além de lesões corporais (equimoses, hematomas, escoriações pelo corpo), motivado por espancamentos realizados pelo padrasto do menor.

Nesse caso o médico da Unidade Básica de Saúde da Família deve

I- buscar o órgão competente para recebimento da denúncia de maus tratos. Portanto, deve realizar sua atuação junto ao Juiz da Infância e Juventude que, por sua vez, analisa as situações de risco e aplica as medidas protetivas.

II- buscar o Ministério Público, que fiscaliza o Conselho Tutelar, e tem legitimidade para tomar medidas judiciais com relação à suspensão ou destituição do poder familiar e para aplicação de medidas protetivas à vítima e sua família. Além disso, é incumbido de propor a Ação Penal Pública incondicionada e a condicionada à Representação nos casos em que a legislação permite, para punição do agressor. Em síntese, defende os direitos fundamentais da criança e do adolescente (art. 201, VIII do ECA).

III- procurar a Autoridade Policial que investiga a conduta de maus tratos, caso estes tenham resultado em infração a norma penal, preparando elementos para que o Ministério Público possa interpor a ação correspondente.

IV- buscar de imediato o Conselho Tutelar que aplica medidas de proteção à criança e ao adolescente vítima (art. 136, I combinado com o art. 101 do ECA) bem como medidas aos pais (art. 136, II combinado com o art. 129 do ECA); e também comunicar ao Ministério Público o fato que constitua infração administrativa ou penal contra criança ou adolescente (art. 136, IVdo ECA).

Está CORRETO o que se afirma em
Alternativas
Q1669552 Medicina
Acerca da Declaração de Óbito, pode-se dizer que o médico deve

I- preencher os dados de identificação com base em um documento da pessoa falecida. Na ausência de documento, caberá à autoridade policial proceder o reconhecimento do cadáver.

II- registrar os dados na DO, sempre, com letra legível e sem abreviações ou rasuras.

III- registrar as causas da morte, obedecendo ao disposto nas regras internacionais, anotando, preferencialmente, apenas um diagnóstico por linha e o tempo aproximado entre o início da doença e a morte.

IV- revisar se todos os campos estão preenchidos corretamente antes de assinar.

V- evitar cobrar o ato médico de examinar e constatar o óbito desde que se trate de paciente particular a quem não vinha prestando assistência.

Está CORRETO o que se afirma em
Alternativas
Q1669553 Medicina
É consensual, do ponto de vista da prática médica baseada em evidências científicas, definir-se a hipertensão arterial sistêmica (HAS) por caracterizar-se pela elevação sustentada dos valores de pressão arterial (PA) maior ou igual a 140 mmHg e/ou 90 mmHg.
Nesse sentido, pode-se afirmar que
I- pode estar associada a distúrbios metabólicos, alterações funcionais e/ou estruturais de órgãos-alvo, sendo agravada pela presença de outros fatores de risco (FR) como: dislipidemia, obesidade abdominal, intolerância à glicose e diabetes mellitus (DM).
II- sempre tem relação forte e independente com eventos fatais e não fatais, tais como: morte súbita, acidente vascular encefálico (AVE), infarto agudo do miocárdio (IAM), insuficiência cardíaca (IC), doença arterial periférica (DAP) e doença renal crônica (DRC).
III- representa um dos mais importantes fatores de risco cardiovascular (CV) pois, além da sua direta associação com a morbidade e a mortalidade cardiovasculares e renais, é uma doença de alta prevalência e apresenta baixas taxas de controle, apesar de um grande número de medicações anti-hipertensivas disponível para o seu tratamento.

Está CORRETO o que se afirma apenas em
Alternativas
Q1669555 Medicina
Paciente masculino, 54 anos, é conduzido até a Unidade de Atenção Básica por familiares após sofrer queda da própria altura, apresentando olhos fechados, sem resposta verbal e motora.

A Interpretação da pontuação e gravidade do caso, respectivamente, é:

I- Pontuação total: 3 = Coma profundo (85% de probabilidade de morte; estado vegetativo); Grave (necessidade de intubação imediata).

II- Pontuação total: 4 = Coma profundo; Grave (necessidade de intubação imediata).

III- Pontuação total: 7 = Coma intermediário; Moderado (encaminhamento para Unidade Hospitalar imediata via SAMU).

IV- Pontuação total: 11 = Coma superficial; Leve e moderado (Encaminhar via SAMU para Unidade Hospitalar).

V- Pontuação total: 15 = Normalidade; Leve (proceder com acompanhamento até resposta verbal e motora do paciente).

Portanto, está CORRETO o que se afirma apenas em
Alternativas
Q1669556 Medicina
Criança de 5 (cinco) anos é conduzida às pressas por familiares para a Unidade de Atenção Básica situada próxima à sua residência, apresentando queimaduras pelo corpo em razão de verter sobre si água fervente. Diante do quadro grave que se apresenta, o médico assistente deve considerar a fisiopatologia da queimadura, com a brevidade e exigência imediata de atenção aos cuidados da criança, visto que

I- compromete a integridade funcional da pele, responsável pela homeostase hidroeletrolítica, controle da temperatura interna, flexibilidade e lubrificação da superfície corporal. Portanto, a magnitude do comprometimento dessas funções depende da extensão e profundidade da queimadura.

II- trata-se da injúria térmica que provoca no organismo uma resposta local, traduzida por necrose de coagulação tecidual e progressiva trombose dos vasos adjacentes num período de 12 a 48 horas.

III- a ferida provocada, a princípio, é estéril, porém, o tecido necrótico rapidamente se torna colonizado por bactérias endógenas e exógenas, produtoras de proteases, que levam à liquefação e separação da escara, dando lugar ao tecido de granulação responsável pela cicatrização da ferida, que se caracteriza por alta capacidade de retração e fibrose nas queimaduras de terceiro grau.

IV- nas grandes queimaduras, além da resposta local, o dano térmico desencadeia ainda uma reação sistêmica do organismo, em consequência da liberação de mediadores pelo tecido lesado, podendo ocorrer extenso dano à integridade capilar, com perda acelerada de fluidos, seja pela evaporação através da ferida ou pela sequestração nos interstícios, que é agravada por subprodutos da colonização bacteriana.

V- além disso, nas queimaduras extensas, superiores a 40% da área corporal, o sistema imune é incapaz de delimitar a infecção que, sistematizando-se, torna rara a sobrevida nesses casos.

Está CORRETO o que se afirma em
Alternativas
Q1669557 Medicina
O Brasil é um país que apresenta vários tipos de clima, com predominância dos quentes e úmidos. Essa característica faz com que uma grande quantidade de insetos se estabeleça em nosso território, como é o caso dos mosquitos do gênero Aedes, que se desenvolvem, principalmente, em zonas tropicais e subtropicais.
Nesse sentido, acerca da Zika, Chikungunya e Dengue, pode-se afirmar que a
I- Zika é, sem dúvidas, a doença mais grave quando comparada à chikungunya e à dengue. Ela causa febre, dores no corpo, dores de cabeça e nos olhos, falta de ar, manchas na pele e indisposição. Em casos mais graves, a dengue pode provocar hemorragias que, por sua vez, podem ocasionar óbito.
II- Chikungunya causa febre e dores no corpo, mas as dores concentram-se principalmente nas articulações. Na dengue, as dores são predominantemente musculares. Alguns sintomas da chikungunya duram em torno de duas semanas; todavia as dores articulares podem permanecer por vários meses. Casos de morte são muito raros, mas a doença, em virtude da persistência da dor, afeta bastante a qualidade de vida do paciente.
III- Febre da dengue é a doença que causa os sintomas mais leves. Pacientes com essa enfermidade apresentam febre mais baixa que a da Zika e chikungunya, olhos avermelhados e coceira característica.

Está CORRETO o que se afirma em 
Alternativas
Q1669558 Medicina
O diagnóstico da febre reumática (FR) é clínico, não existindo sinal patognomônico ou exame específico.

Nesse sentido, pode-se afirmar que

I- os exames laboratoriais, apesar de inespecíficos, sustentam o diagnóstico do processo inflamatório e da infecção estreptocócica.

II- a divisão dos critérios em maiores e menores é baseada na especificidade e não na frequência da manifestação. Outros sinais e sintomas, como epistaxe, dor abdominal, anorexia, fadiga, perda de peso e palidez podem estar presentes, mas não estão incluídos entre as manifestações menores dos critérios de Jones.

III- a probabilidade de FR é alta quando há evidência de infecção estreptocócica anterior, determinada pela elevação dos títulos da antiestreptolisina O (ASLO), além da presença de pelo menos dois critérios maiores ou um critério maior e dois menores.

Está CORRETO o que se afirma em
Alternativas
Q1669559 Medicina
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) (BRASIL, 2003b) é um serviço de socorro pré-hospitalar móvel, no qual o usuário, por meio do acesso telefônico gratuito pelo número 192, solicita atendimento. Apresenta um componente regulador (a Central de Regulação) e um componente assistencial (a equipe das ambulâncias).

Pode-se afirmar que


I- basicamente, na regulação, todas as etapas do atendimento são registradas em computador e gravadas.

II- as atribuições gerais e específicas das Centrais de Regulação Médica de Urgências e o dimensionamento técnico para estruturação e operacionalização das Centrais SAMU 192 foram estabelecidos por legislação específica, como por exemplo, a Portaria GM/MS Nº 2.657/2004.

III- as Centrais de Regulação Médica de Urgências possuem papel primordial no sistema por meio da observação das condições de saúde da população e da estruturação e funcionamento da rede assistencial, identificando distorções que irão orientar o planejamento das ações corretivas para otimização da atenção às urgências.

Está CORRETO o que se afirma em
Alternativas
Q1669560 Medicina
A pessoa idosa, no seio familiar, tem sido vítima de violência doméstica, seja física ou psicológica. Acerca da atenção integral à saúde do idoso na Estratégia da Saúde da Família, dado à Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa destacar em suas diretrizes o estímulo às ações intersetoriais, com vistas à integralidade da atenção, pode-se afirmar que
I- a integralidade do cuidado ao idoso permeia na articulação do saber e fazer de cada profissional, de cada equipe e dos gestores.
II- a gestão municipal não pode tentar caminhar sozinha, embasado apenas nas ações verticalizadas do Ministério da Saúde.
III- há necessidade de se criar e recriar, na gestão municipal da saúde do idoso, planos e investimentos de projetos e diretrizes embasadas nas políticas do idoso, que vá ao encontro das possibilidades da ESF e necessidades dos idosos.
IV- é necessário que os gestores pensem em estratégias a partir das lentes da micropolítica e do envolvimento dos profissionais que prestam assistência direta aos idosos para a construção da rede de cuidado do município.

Está CORRETO o que se afirma em
Alternativas
Q1669561 Medicina
Entre as atribuições específicas do profissional médico que atua na Estratégia Saúde da Família (ESF), um tanto diferente do papel do médico nas Unidades Hospitalares, está a realização de encaminhamentos a outros pontos da rede de atenção, a responsabilização pelo plano terapêutico de forma compartilhada, respeitando-se os fluxos assistenciais, o registro apropriado de informações e a comunicação entre os profissionais em tempo e lugar oportunos, de maneira a atender à necessidade do usuário. (SILVEIRA, Milene da Silva et ali. Processo regulatório da Estratégia Saúde da Família para a assistência especializada. SAÚDE DEBATE, RIO DE JANEIRO, V. 42, N. 116, P. 63-72, JAN-MAR 2018).

Nesse sentido, é possível se afirmar que no Brasil

I- há fragilidades quanto à regulação do acesso pelo médico da ESF que, apesar de contribuir para a coordenação do cuidado, ainda não tem sua utilização reconhecida como uma ferramenta de gestão da clínica.

II- investir em capacitação e qualificação do profissional no âmbito da Atenção Primária à Saúde e da regulação em saúde pode promover maior resolutividade com melhor gestão do cuidado, bem como o uso racional dos recursos disponíveis.

III- a regulação assistencial, por ser componente da Rede de Atenção em Saúde com ampla e privilegiada visão dos recursos disponíveis e da dinâmica dos serviços, deve ser considerada como grande aliada para os profissionais inseridos nas unidades de ESF.

Está CORRETO o que se afirma em
Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: B
4: C
5: B
6: A
7: E
8: B
9: B
10: E
11: C
12: E
13: B
14: B