Questões de Concurso Público Prefeitura de Cuitegi - PB 2019 para Médico - PSF
Foram encontradas 4 questões
Nesse caso o médico da Unidade Básica de Saúde da Família deve
I- buscar o órgão competente para recebimento da denúncia de maus tratos. Portanto, deve realizar sua atuação junto ao Juiz da Infância e Juventude que, por sua vez, analisa as situações de risco e aplica as medidas protetivas.
II- buscar o Ministério Público, que fiscaliza o Conselho Tutelar, e tem legitimidade para tomar medidas judiciais com relação à suspensão ou destituição do poder familiar e para aplicação de medidas protetivas à vítima e sua família. Além disso, é incumbido de propor a Ação Penal Pública incondicionada e a condicionada à Representação nos casos em que a legislação permite, para punição do agressor. Em síntese, defende os direitos fundamentais da criança e do adolescente (art. 201, VIII do ECA).
III- procurar a Autoridade Policial que investiga a conduta de maus tratos, caso estes tenham resultado em infração a norma penal, preparando elementos para que o Ministério Público possa interpor a ação correspondente.
IV- buscar de imediato o Conselho Tutelar que aplica medidas de proteção à criança e ao adolescente vítima (art. 136, I combinado com o art. 101 do ECA) bem como medidas aos pais (art. 136, II combinado com o art. 129 do ECA); e também comunicar ao Ministério Público o fato que constitua infração administrativa ou penal contra criança ou adolescente (art. 136, IVdo ECA).
Está CORRETO o que se afirma em
A Interpretação da pontuação e gravidade do caso, respectivamente, é:
I- Pontuação total: 3 = Coma profundo (85% de probabilidade de morte; estado vegetativo); Grave (necessidade de intubação imediata).
II- Pontuação total: 4 = Coma profundo; Grave (necessidade de intubação imediata).
III- Pontuação total: 7 = Coma intermediário; Moderado (encaminhamento para Unidade Hospitalar imediata via SAMU).
IV- Pontuação total: 11 = Coma superficial; Leve e moderado (Encaminhar via SAMU para Unidade Hospitalar).
V- Pontuação total: 15 = Normalidade; Leve (proceder com acompanhamento até resposta verbal e motora do paciente).
Portanto, está CORRETO o que se afirma apenas em
I- compromete a integridade funcional da pele, responsável pela homeostase hidroeletrolítica, controle da temperatura interna, flexibilidade e lubrificação da superfície corporal. Portanto, a magnitude do comprometimento dessas funções depende da extensão e profundidade da queimadura.
II- trata-se da injúria térmica que provoca no organismo uma resposta local, traduzida por necrose de coagulação tecidual e progressiva trombose dos vasos adjacentes num período de 12 a 48 horas.
III- a ferida provocada, a princípio, é estéril, porém, o tecido necrótico rapidamente se torna colonizado por bactérias endógenas e exógenas, produtoras de proteases, que levam à liquefação e separação da escara, dando lugar ao tecido de granulação responsável pela cicatrização da ferida, que se caracteriza por alta capacidade de retração e fibrose nas queimaduras de terceiro grau.
IV- nas grandes queimaduras, além da resposta local, o dano térmico desencadeia ainda uma reação sistêmica do organismo, em consequência da liberação de mediadores pelo tecido lesado, podendo ocorrer extenso dano à integridade capilar, com perda acelerada de fluidos, seja pela evaporação através da ferida ou pela sequestração nos interstícios, que é agravada por subprodutos da colonização bacteriana.
V- além disso, nas queimaduras extensas, superiores a 40% da área corporal, o sistema imune é incapaz de delimitar a infecção que, sistematizando-se, torna rara a sobrevida nesses casos.
Está CORRETO o que se afirma em
Nesse sentido, é possível se afirmar que no Brasil
I- há fragilidades quanto à regulação do acesso pelo médico da ESF que, apesar de contribuir para a coordenação do cuidado, ainda não tem sua utilização reconhecida como uma ferramenta de gestão da clínica.
II- investir em capacitação e qualificação do profissional no âmbito da Atenção Primária à Saúde e da regulação em saúde pode promover maior resolutividade com melhor gestão do cuidado, bem como o uso racional dos recursos disponíveis.
III- a regulação assistencial, por ser componente da Rede de Atenção em Saúde com ampla e privilegiada visão dos recursos disponíveis e da dinâmica dos serviços, deve ser considerada como grande aliada para os profissionais inseridos nas unidades de ESF.
Está CORRETO o que se afirma em