Questões de Concurso Público Prefeitura de Monte Horebe - PB 2019 para Auxiliar de Serviços Gerais

Foram encontradas 20 questões

Q2037239 Português
Quanto à interpretação textual, fazendo uma comparação entre os textos, pode-se afirmar que:
I- De acordo com os textos I e II, falta investimento na educação para os jovens. II- O texto Itraz uma visão pessimista sobre a recuperação do PIB do país. III- Conforme o texto I, a falta de emprego é consequência da falta de educação dos jovens. IV- O texto I é mais crítico em relação aos dados apresentados na PNAD, diferentemente do texto II, que é mais descritivo.
Está CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Q2037240 Português
A citação que melhor representa a ideia central do texto I é:
Alternativas
Q2037241 Português
De acordo com o Texto II, pessoas SUBOCUPADAS são 
Alternativas
Q2037242 Português
Com base na leitura do Texto II, analise a correlação feita entre as informações da coluna da esquerda com as da direita, de forma a avaliar se a proposição resultante é verdadeira (V) ou falsa (F). 

Imagem associada para resolução da questão
O preenchimento CORRETO dos parênteses está na sentença
Alternativas
Q2037243 Português
No trecho “87,5% das crianças entre 0 a 1 ano no país não frequentam a creche e todos precisariam da atenção necessária nesta etapa para se desenvolver plenamente.”
O sujeito do verbo destacado é:
Alternativas
Q2037244 Português
Considere o seguinte trecho:
“Faltou trabalho para 28,5 milhões no país até maio, diz IBGE.”
Uma segunda versão para o enunciado, em que se altere a ordem dos termos da oração, sem que se altere o sujeito do verbo “faltar” está presente em: 
Alternativas
Q2037245 Português
Considerando a leitura do texto I, analise o uso das palavras em negrito nos enunciados abaixo, observando se foram empregadas no sentido conotativo ou denotativo.
I- Em “(...) juventude à deriva (...)”, tem-se o empregado da conotação. II- Em “(...) resgatar esses jovens do limbo (...)”, tem-se o emprego da denotação. III- Em “(...) o mercado de trabalho mostra que ainda sofre com a deterioração econômica (...)”, tem-se o emprego da conotação.
Está CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Q2037246 Português
O advérbio é uma palavra invariável e informa uma circunstância de tempo, modo, lugar, causa etc., podendo modificar o adjetivo, o próprio advérbio, o verbo e, em alguns casos, o substantivo. Com relação ao uso do advérbio nas frases a seguir, retirados do texto I, analise a única alternativa na qual não há correspondência entre o advérbio em destaque e a respectiva classificação. 
Alternativas
Q2037247 Português
Leia o seguinte trecho do Texto II:
“...pessoas que não estão em busca de emprego, mas que estariam disponíveis para trabalhar.”
Considerando a concordância verbo-nominal, se o sujeito dos verbos “estão” e “estariam” estivesse no singular, teríamos a seguinte estrutura:
Alternativas
Q2037248 Português
Qualquer palavra que modifique (determine) um substantivo ou termo equivalente terá valor adjetivo e concordará com o substantivo. Todas as palavras que estão entre parênteses nos grupos nominais abaixo relacionados, retirados do Texto II, têm valor adjetivo, EXCETO em:
Alternativas
Q2037249 Português
Algumas regras do uso do hífen foram alteradas pelo Novo Acordo Ortográfico. Sobre o emprego do hífen, julgue as proposições a seguir.
I- Com o prefixo sub, usa-se o hífen diante de palavra iniciada por r (exemplos: sub-região, sub-raça etc.) Palavras iniciadas por h perdem essa letra e juntam-se sem hífen (exemplos: subumano, subumanidade). II- Apalavra subocupados no segundo texto está correta sem o uso do hífen. III- Com o prefixo vice, usa-se sempre o hífen (exemplos: vice-rei, vice-almirante etc.). IV- Não se emprega hífen quando o 1º elemento termina acentuado graficamente (exemplos: pósgraduação, préescolar). V- Não se usa o hífen quando o prefixo termina em vogal diferente da vogal com que se inicia o segundo elemento (exemplos: aeroespacial, anteontem etc.).
Está CORRETO o que se afirma somente em:
Alternativas
Q2037250 Português
Imagem associada para resolução da questão (Disponível em https://super.abril.com.br/comportamento/perdeu-a-carteira-quanto-mais-dinheiro-estiver-nela-maiores-as-chances-de-ser-devolvida/ Data da consulta 28/06/19).

Do ponto de vista da classificação gramatical, das palavras que formam a oração interrogativa “Perdeu a carteira?”, a sequência que apresenta a CORRETAclassificação é:
Alternativas
Q2037251 Português
Leia o trecho abaixo e em seguida responda ao que se pede.
Enfrentando fila em frente a uma agência de emprego no Rio de Janeiro ____ Thaysa dos Santos se diz disposta a aceitar qualquer oferta de emprego ____Como os mais de 13 milhões de desempregados no país ____ ela não pode se dar ao luxo de ser exigente ____ (Disponível em https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2019/06/sem-poder-escolher-desempregados-aceitam-qualquer-trabalho-no-brasil.shtml. Data da consulta 30/06/19)
Em sequência a pontuação que completa CORRETAMENTE essas lacunas são:
Alternativas
Q2037252 Português
A preposição e a conjunção são responsáveis por estabelecer um relacionamento entre palavras ou orações, dentro de um grupo nominal ou verbal.
Relacione as preposições em destaque na coluna à esquerda, com os sentidos expressos na coluna à direita.

Imagem associada para resolução da questão

A sequência numérica CORRETA é: 
Alternativas
Q2037253 Português
Analise as asserções abaixo, com relação à explicação sobre o emprego da pontuação, avaliando-as como Verdadeira (V) ou Falsa (F).

( ) “A cantora, que está em um momento de destaque da carreira, se apresentou por volta das 21h30...” – uso inadequado das vírgulas. ( ) “Muita coisa boa acontecendo ao mesmo tempo”, diz IZA– uso inadequado da vírgula. ( ) “Mesmo com pouco tempo, a cantora respondeu a perguntas sobre o atual momento da carreira...” – uso adequado da vírgula. ( ) “É um sonho, né?” – uso inadequado da interrogação. ( ) “Mas eu tô vivendo um sonho.” – uso adequado do ponto final.
Marque a alternativa que contém a sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses. 
Alternativas
Q2037254 Português
“Cada um de nós, na verdade, fala muitas línguas. Nossa conversa com os amigos de todo dia não tem a mesma gramática da nossa conversa com os desconhecidos; o bate-papo de uma festa não tem a mesma estrutura do bate-papo em sala de aula; nosso vocabulário no campo de futebol é diferente do nosso vocabulário pedindo um emprego, e assim por diante” (FARACO; TEZZA, 2013, p. 25-26).
Considerando a afirmação dos autores acima e o trecho da fala da cantora IZA – “É um sonho, né? É muita coisa boa acontecendo ao mesmo tempo. Às vezes é até meio difícil processar tanta informação. Mas eu tô vivendo um sonho. Estou muito feliz”–, é CORRETO afirmar: 
Alternativas
Q2037255 Português
Imagem associada para resolução da questão
(Disponível em https://g1.globo.com/pb/paraiba/noticia/2019/07/01/abertas-inscricoes-no-concurso-da-ufcg-para-tecnico-administrativo.ghtml. Data de acesso 01/07/19).
A regra ortográfica que explica o uso do hífen na palavra técnico-administrativo é:
Alternativas
Q2037256 Português
Nas simpatias, a pessoa deve realizar alguma coisa para obter ou afastar algo.
Marque a alternativa que aponta o objetivo do texto.
Alternativas
Q2037257 Português
Quanto ao nível de linguagem, é CORRETO dizer que: 
Alternativas
Q2037258 Português
Quanto à classe gramatical, as palavras citadas no tópico “ingredientes”: copo, papel, caneta, água e açúcar, da forma como estão empregadas no texto, classificam-se como:
Alternativas
Respostas
1: B
2: B
3: E
4: A
5: A
6: A
7: B
8: C
9: D
10: E
11: X
12: E
13: A
14: E
15: D
16: C
17: B
18: E
19: B
20: D