Questões de Concurso Público Prefeitura de Monte Horebe - PB 2019 para Auxiliar de Serviços Gerais
Foram encontradas 20 questões
I- De acordo com os textos I e II, falta investimento na educação para os jovens. II- O texto Itraz uma visão pessimista sobre a recuperação do PIB do país. III- Conforme o texto I, a falta de emprego é consequência da falta de educação dos jovens. IV- O texto I é mais crítico em relação aos dados apresentados na PNAD, diferentemente do texto II, que é mais descritivo.
Está CORRETO o que se afirma em:
O preenchimento CORRETO dos parênteses está na sentença
O sujeito do verbo destacado é:
“Faltou trabalho para 28,5 milhões no país até maio, diz IBGE.”
Uma segunda versão para o enunciado, em que se altere a ordem dos termos da oração, sem que se altere o sujeito do verbo “faltar” está presente em:
I- Em “(...) juventude à deriva (...)”, tem-se o empregado da conotação. II- Em “(...) resgatar esses jovens do limbo (...)”, tem-se o emprego da denotação. III- Em “(...) o mercado de trabalho mostra que ainda sofre com a deterioração econômica (...)”, tem-se o emprego da conotação.
Está CORRETO o que se afirma em:
“...pessoas que não estão em busca de emprego, mas que estariam disponíveis para trabalhar.”
Considerando a concordância verbo-nominal, se o sujeito dos verbos “estão” e “estariam” estivesse no singular, teríamos a seguinte estrutura:
I- Com o prefixo sub, usa-se o hífen diante de palavra iniciada por r (exemplos: sub-região, sub-raça etc.) Palavras iniciadas por h perdem essa letra e juntam-se sem hífen (exemplos: subumano, subumanidade). II- Apalavra subocupados no segundo texto está correta sem o uso do hífen. III- Com o prefixo vice, usa-se sempre o hífen (exemplos: vice-rei, vice-almirante etc.). IV- Não se emprega hífen quando o 1º elemento termina acentuado graficamente (exemplos: pósgraduação, préescolar). V- Não se usa o hífen quando o prefixo termina em vogal diferente da vogal com que se inicia o segundo elemento (exemplos: aeroespacial, anteontem etc.).
Está CORRETO o que se afirma somente em:
Do ponto de vista da classificação gramatical, das palavras que formam a oração interrogativa “Perdeu a carteira?”, a sequência que apresenta a CORRETAclassificação é:
Enfrentando fila em frente a uma agência de emprego no Rio de Janeiro ____ Thaysa dos Santos se diz disposta a aceitar qualquer oferta de emprego ____Como os mais de 13 milhões de desempregados no país ____ ela não pode se dar ao luxo de ser exigente ____ (Disponível em https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2019/06/sem-poder-escolher-desempregados-aceitam-qualquer-trabalho-no-brasil.shtml. Data da consulta 30/06/19)
Em sequência a pontuação que completa CORRETAMENTE essas lacunas são:
Relacione as preposições em destaque na coluna à esquerda, com os sentidos expressos na coluna à direita.
A sequência numérica CORRETA é:
( ) “A cantora, que está em um momento de destaque da carreira, se apresentou por volta das 21h30...” – uso inadequado das vírgulas. ( ) “Muita coisa boa acontecendo ao mesmo tempo”, diz IZA– uso inadequado da vírgula. ( ) “Mesmo com pouco tempo, a cantora respondeu a perguntas sobre o atual momento da carreira...” – uso adequado da vírgula. ( ) “É um sonho, né?” – uso inadequado da interrogação. ( ) “Mas eu tô vivendo um sonho.” – uso adequado do ponto final.
Marque a alternativa que contém a sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses.
Considerando a afirmação dos autores acima e o trecho da fala da cantora IZA – “É um sonho, né? É muita coisa boa acontecendo ao mesmo tempo. Às vezes é até meio difícil processar tanta informação. Mas eu tô vivendo um sonho. Estou muito feliz”–, é CORRETO afirmar:
(Disponível em https://g1.globo.com/pb/paraiba/noticia/2019/07/01/abertas-inscricoes-no-concurso-da-ufcg-para-tecnico-administrativo.ghtml. Data de acesso 01/07/19).
A regra ortográfica que explica o uso do hífen na palavra técnico-administrativo é:
Marque a alternativa que aponta o objetivo do texto.