Questões de Concurso Público Prefeitura de Sumé - PB 2019 para Médico - Pediatra

Foram encontradas 15 questões

Q1635029 Medicina
Criança foi encaminhada ao ambulatório especializado de gastroenterologia pediátrica, com hipótese diagnóstica de doença celíaca. Após avaliação clínica, foram solicitados exames para confirmar o diagnóstico. Analise as assertivas abaixo, tendo como parâmetro o diagnóstico laboratorial da doença celíaca.

I- Em relação aos exames laboratoriais da doença celíaca devem ser solicitados HLA DQ2 e DQ8 como primeiro exame para realizar o diagnóstico, se positivo não é necessário realizar biópsia.

II- Em relação aos exames laboratoriais da doença celíaca devem ser solicitados anticorpo transglutaminase tecidual e antiendomísio por ter uma maior sensibilidade e especificidade.

III- Em relação ao anticorpo antigliadina podemos afirmar que tem uma menor sensibilidade e especificidade em relação aos outros anticorpos.

IV- Se a transglutaminase tecidual e antiendomísio IgAestão positivos o próximo passo é indicar a biópsia intestinal.

V- Se o paciente apresenta um quadro clínico sugestivo de doença celíaca e tem os anticorpos transglutaminase tecidual IgA negativo, é necessário dosar IgAsérica.


É CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Q1635030 Medicina
Amãe de lactente de 6 meses de vida, em consulta de puericultura relata que seu filho está com diarreia de fezes semilíquidas de odor fétido e mucopiosanguinolenta, acompanhado de febre alta há 6 dias. Ao exame: Está largado, olhos encovados e sinal da prega volta muito lentamente (>2 segundos). Marque a alternativa CORRETAem relação ao diagnóstico.
Alternativas
Q1635031 Medicina
Lactente com 10 meses de vida em atendimento no pronto socorro, sua mãe relata que seu filho está com febre alta persistente e aceitando pouco a dieta. Ao exame clínico apresenta estado geral regular, febre alta; conjuntivite, manchas de koplik e exantema. Qual o provável diagnóstico:
Alternativas
Q1635032 Medicina
Criança com 2 anos de vida apresenta diarreia de fezes amolecidas de odor fétido, sem sangue e sem febre há 5 meses. Nos antecedentes, têm avó e tio com diarreia crônica, mas não se sabe o diagnóstico. Nasceu de parto cirúrgico com Apgar 9/10, mamou no peito até 6 meses de vida de forma exclusiva e, a partir de 6 meses iniciou dieta complementar. Após avaliação clínica, o pediatra levantou hipótese de Doença Celíaca e Fibrose Cística. De acordo com as hipóteses de diagnóstico, quais exames devem ser solicitados?
Alternativas
Q1635033 Medicina
Mãe de criança do sexo masculino, com 7 anos de vida, em atendimento no ambulatório de pediatria, relata que seu filho está com hipoatividade e observou edema nas pernas. Ao exame tem estado geral regular, afebril, com edema de face e membros inferiores, pressão arterial de 15x 90 mmhg e presença de lesões crostosas em membros inferiores. Foram solicitados os seguintes exames: urina I com 10 piócitos /campo, hematúria, ureia e creatinina normais e C3 baixo. Qual o provável diagnóstico?
Alternativas
Q1635034 Medicina
Mãe de lactente com idade de sete meses de vida, pesando 8kg, relata que sua filha está apresentando diarreia há10 dias com fezes líquidas, sem sangue, com febre persistente e vômitos. Ao exame, a criança apresentava-se letárgica, com olhos encovados, não conseguindo beber água e o sinal da prega volta muito lentamente (> 2 segundos). Abdome semigloboso e flácido sem visceromegalias, pulmões sem ruídos adventícios. Analise a alternativa que apresenta o distúrbio hidroeletrolítico e sua conduta, tendo como parâmetro a desidratação grave e devendo ser realizada fase rápida:
Alternativas
Q1635035 Medicina
Mãe de lactente de quatro meses de idade procura um serviço de pronto-atendimento, relatando história de diarreia há 05 dias, acompanhada de vômitos e febre persistente. A mãe informa a ocorrência de 10 a 15 evacuações por dia, de fezes líquidas, com a presença de sangue e de muco. Ao exame físico: Estado geral comprometido, febril, olhos encovados, irritada e sinal da prega volta muito lentamente. Ausculta pulmonar: normal, Abdome flácido, doloroso a palpação, sem visceromegalias. Sem sinais de irritação meníngea. Qual o provável agente etiológico mais frequente da diarreia aguda infecciosa e qual o antibiótico que deve ser indicado?
Alternativas
Q1635036 Medicina
Mãe de menor de 7 anos de idade, em consulta no ambulatório de gastroenterologia pediátrica, relata que fica 5-7 dias sem evacuar. Ao exame: Com bom estado geral, hidratado e afebril. Pulmões e cardiovascular normais. Abdome com fecaloma gigante palpável em abdome inferior. Qual deve ser a conduta?
Alternativas
Q1635037 Medicina
Escolar de 10 anos é levado à emergência com quadro de febre e tosse há cinco dias. Exame físico: temperatura axilar de 38ºC, regular estado geral, FR:58irpm e tiragem subcostal. Radiografia de tórax: infiltrado pulmonar com padrão intersticial. O provável diagnóstico e a conduta adequada são, respectivamente:
Alternativas
Q1635038 Medicina
Criança com 3 anos de vida em consulta de retorno ao ambulatório de pediatria apresenta os seguintes exames: Hemograma: Ht: 29%, Hb: 9,6g/dl com hipocromia e microcitose. Ao exame clínico tem bom estado geral, hidratado, pálido +/+4, ausculta cardíaca e pulmonar normais. Abdômen sem visceromegalias. O pediatra fez o diagnóstico presuntivo de anemia ferropriva e instituiu tratamento. Amelhor conduta neste caso será:
Alternativas
Q1635039 Medicina
Criança de 12 meses de vida é levada ao posto de saúde para atualização do cartão vacinal. Amãe informa que o paciente tem vacinas atrasadas. Ao analisar o cartão, verificou que tem as 2 doses da Pneumocócica 10, 2 doses da vacina de Rotavírus, 2 doses da Meningocócica C e 3 doses da Penta e da VIP. Quais as vacinais a serem orientadas para esta criança?
Alternativas
Q1635040 Medicina
A mãe de lactente em consulta de puericultura relata que está com muita dor para amamentar, o pediatra verifica que tem uma fissura mamária. Como se deve orientar esta mãe?
Alternativas
Q1635041 Medicina
Escolar de 9 anos é levado ao ambulatório de pediatria com queixa de dor abdominal tipo cólica e prurido anal. O pediatra solicitou parasitológico de fezes e obteve o seguinte resultado: presença de oxiúros e giardíase. Qual medicação se deve prescrever respectivamente?
Alternativas
Q1635042 Medicina
Segundo o Ministério da Saúde (2019), a suplementação profilática de ferro para lactente nascido a termo com peso adequado para a idade gestacional, que esteja em aleitamento materno exclusivo, deve ser iniciada com:
Alternativas
Q1635043 Medicina
A suplementação profilática da vitamina D para nascido a termo, com peso adequado para a idade gestacional adequada, deve ser iniciada com:
Alternativas
Respostas
1: C
2: E
3: C
4: B
5: D
6: D
7: A
8: E
9: C
10: B
11: A
12: D
13: E
14: A
15: B