Questões de Concurso Público Prefeitura de Sumé - PB 2019 para Médico - Pediatra

Foram encontradas 14 questões

Q1635029 Medicina
Criança foi encaminhada ao ambulatório especializado de gastroenterologia pediátrica, com hipótese diagnóstica de doença celíaca. Após avaliação clínica, foram solicitados exames para confirmar o diagnóstico. Analise as assertivas abaixo, tendo como parâmetro o diagnóstico laboratorial da doença celíaca.

I- Em relação aos exames laboratoriais da doença celíaca devem ser solicitados HLA DQ2 e DQ8 como primeiro exame para realizar o diagnóstico, se positivo não é necessário realizar biópsia.

II- Em relação aos exames laboratoriais da doença celíaca devem ser solicitados anticorpo transglutaminase tecidual e antiendomísio por ter uma maior sensibilidade e especificidade.

III- Em relação ao anticorpo antigliadina podemos afirmar que tem uma menor sensibilidade e especificidade em relação aos outros anticorpos.

IV- Se a transglutaminase tecidual e antiendomísio IgAestão positivos o próximo passo é indicar a biópsia intestinal.

V- Se o paciente apresenta um quadro clínico sugestivo de doença celíaca e tem os anticorpos transglutaminase tecidual IgA negativo, é necessário dosar IgAsérica.


É CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Q1635030 Medicina
Amãe de lactente de 6 meses de vida, em consulta de puericultura relata que seu filho está com diarreia de fezes semilíquidas de odor fétido e mucopiosanguinolenta, acompanhado de febre alta há 6 dias. Ao exame: Está largado, olhos encovados e sinal da prega volta muito lentamente (>2 segundos). Marque a alternativa CORRETAem relação ao diagnóstico.
Alternativas
Q1635031 Medicina
Lactente com 10 meses de vida em atendimento no pronto socorro, sua mãe relata que seu filho está com febre alta persistente e aceitando pouco a dieta. Ao exame clínico apresenta estado geral regular, febre alta; conjuntivite, manchas de koplik e exantema. Qual o provável diagnóstico:
Alternativas
Q1635032 Medicina
Criança com 2 anos de vida apresenta diarreia de fezes amolecidas de odor fétido, sem sangue e sem febre há 5 meses. Nos antecedentes, têm avó e tio com diarreia crônica, mas não se sabe o diagnóstico. Nasceu de parto cirúrgico com Apgar 9/10, mamou no peito até 6 meses de vida de forma exclusiva e, a partir de 6 meses iniciou dieta complementar. Após avaliação clínica, o pediatra levantou hipótese de Doença Celíaca e Fibrose Cística. De acordo com as hipóteses de diagnóstico, quais exames devem ser solicitados?
Alternativas
Q1635033 Medicina
Mãe de criança do sexo masculino, com 7 anos de vida, em atendimento no ambulatório de pediatria, relata que seu filho está com hipoatividade e observou edema nas pernas. Ao exame tem estado geral regular, afebril, com edema de face e membros inferiores, pressão arterial de 15x 90 mmhg e presença de lesões crostosas em membros inferiores. Foram solicitados os seguintes exames: urina I com 10 piócitos /campo, hematúria, ureia e creatinina normais e C3 baixo. Qual o provável diagnóstico?
Alternativas
Respostas
1: C
2: E
3: C
4: B
5: D