Questões de Concurso Público Prefeitura de Sumé - PB 2019 para Médico - PSF

Foram encontradas 3 questões

Q1253451 Enfermagem
A Atenção Básica (AB), como primeiro nível de atenção do Sistema Único de Saúde (SUS), caracteriza-se por um conjunto de ações no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção e proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação e visa à manutenção da saúde. Deve ser desenvolvida por equipes multiprofissionais, de maneira a desenvolver responsabilidade sanitária sobre as diferentes comunidades adscritas a territórios bem delimitados, deve considerar suas características socioculturais e dinamicidade e, de maneira programada, organizar atividades voltadas ao cuidado longitudinal das famílias da comunidade. (BRASIL. Vigilância em Saúde. Série A. Normas e Manuais Técnicos Cadernos de Atenção Básica - n.º 21. Brasília: Ministério da Saúde, 2008. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/cab_n21_vigilancia_saude_2ed_p1.pdf/acesso em 20 de agosto de 2019).
Analise as proposições acerca da dengue como medida diagnóstica nos liames da Atenção Básica, sabendo que se pode afirmar que:
I- Aprova do laço deve ser realizada em casos suspeitos de dengue, durante o exame físico, e após 7 dias de exantema. II- Em relação à prova do laço, sabe-se que ela é de vital importância para triagem de pacientes suspeitos de dengue, pois pode ser a única manifestação hemorrágica de casos complicados, podendo representar a presença de plaquetopenia ou de fragilidade capilar. III- Aprova do laço se dá da seguinte forma: desenhar um quadrado de 2,5cm de lado (ou uma área ao redor do polegar) no antebraço da pessoa e verificar a pressão arterial (deitada ou sentada); calcular o valor médio (PAS+PAD/2);insuflar novamente o manguito até o valor médio e manter por cinco minutos (em crianças, 3 minutos) ou até o aparecimento de petéquias; contar o número de petéquias no quadrado; a prova será positiva se houver mais de 20 petéquias em adultos e mais de 10 petéquias em crianças. IV- São sinais de alarme que indicam a possibilidade de gravidade do quadro clínico: dor abdominal intensa e contínua; vômito persistente; hipotensão postural ou hipotímia; pressão diferenciada <20mmHg (PA convergente); hepatomegalia dolorosa; hemorragia importante (hematêmese e/ou melena); agitação e/ou letargia; diminuição da diurese; diminuição repentina da temperatura corpórea ou hipotermia; aumento repentino do hematócrito; desconforto respiratório.
Indique a única alternativa que indica o conjunto CORRETO de proposições:
Alternativas
Q1253452 Enfermagem
A Saúde da Família é a estratégia para organização da Atenção Básica no SUS. Propõe a reorganização das práticas de saúde que levem em conta a necessidade de adequar as ações e serviços à realidade da população em cada unidade territorial, definida em função das características sociais, epidemiológicas e sanitárias. Busca uma prática de saúde que garanta a promoção à saúde, à continuidade do cuidado, a integralidade da atenção, a prevenção e, em especial, à responsabilização pela saúde da população, com ações permanentes de vigilância em saúde. (BRASIL. VIGILÂNCIA EM SAÚDE -Dengue, Esquistossomose, Hanseníase, Malária, Tracoma e Tuberculose. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/cab_n21_vigilancia_saude_2ed_p1.pdf/ acesso em 21 de agosto de 2019).
Analise as assertivas abaixo acerca da regulação na atenção básica em saúde como porta de entrada na rede de atenção aos cuidados, sabendo que se pode afirmar que:
I- O objeto é a organização, o gerenciamento e a priorização do acesso e fluxos assistenciais. II- O sujeito é o usuário e o objetivo é a disponibilização da alternativa assistencial mais adequada à necessidade do cidadão por meio de atendimentos às urgências, consultas, leitos, apoio diagnóstico e terapias. III- Contempla as ações de regulação médica da atenção pré-hospitalar e hospitalar às urgências; o controle dos leitos disponíveis e das agendas de consultas e procedimentos especializados; o uso de protocolos assistenciais; a utilização das referências e fluxos pactuados; e, subsidia ações de planejamento estratégico.
Marque a alternativa que representa a resposta CORRETA.
Alternativas
Q1253456 Enfermagem
A Saúde Mental e Atenção Básica são campos que convergem a um objeto comum e o que está em jogo em ambos é a superação das limitações da visão dualista do homem, a construção de um novo modelo dinâmico, complexo e não reducionista e a orientação para n o v a s f o r m a s d e p r á t i c a n a á r e a d e S a ú d e . ( B R A S I L . S a ú d e M e n t a l . D i s p o n í v e l e m : http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/cadernos_atencao_basica_34_saude_mental.pdf/ acesso em 21 de agosto de 2019).
Analise as proposições abaixo, tendo como parâmetro a intervenção na saúde mental na atenção básica.
I- Os profissionais de Saúde nem sempre costumam refletir consigo e, por vezes, ficam em dúvida sobre quais situações de sua realidade cotidiana necessitam de intervenções em saúde mental. II- O que unifica o objetivo dos profissionais para o cuidado em saúde mental deve ser o entendimento do território e a relação de vínculo da equipe de Saúde com os usuários, mais do que a escolha entre uma das diferentes compreensões sobre a saúde mental, com a qual uma equipe venha a se identificar. III- O cuidado em saúde mental não é algo de outro mundo ou para além do trabalho cotidiano na Atenção Básica. Pelo contrário, as intervenções são concebidas na realidade do dia a dia do território, com as singularidades dos pacientes e de suas comunidades.
É CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Respostas
1: D
2: E
3: A