Questões de Concurso Público Prefeitura de Sumé - PB 2019 para Professor - Ciências

Foram encontradas 12 questões

Q1253488 Biologia
A reprodução sexuada entre os seres vivos está associada a grande gasto energético em disputas de território, acasalamento e meiose, além da exposição a diversos riscos, tais como parasitismo, predação e lutas por parceiras. Apesar dos riscos, este mecanismo é adotado pela maioria das espécies multicelulares.
Considerando esse contexto, analise as asserções a seguir: I- A variabilidade genética dos indivíduos, advinda da reprodução sexuada, garante a formação de populações heterogêneas com maior probabilidade de sobrevivência a longo prazo e mais chances para enfrentar mudanças ambientais e novas pressões seletivas.
Porque II- A variabilidade genética na reprodução sexuada é gerada tanto pelo processo de crossing-over durante a formação dos gametas quanto pela combinação dos genomas no momento da formação do zigoto.
A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA.
Alternativas
Q1253489 Biologia

Em 2010 cientistas publicaram na revista Science um artigo que descreve a criação de uma bactéria com DNA sintético. O genoma, sintetizado a partir de instruções de computador, tem apenas um cromossomo com 1,08 milhão de pares de bases da bactéria Mycoplasma mycoides. O DNA sintético foi transplantado para uma célula recipiente (sem material genético) de outra bactéria, criando uma célula de M. mycoides totalmente controlada pelo cromossomo sintético. A bactéria criada apresentou as características fenotípicas esperadas para a espécie e foi capaz de se autorreplicar continuamente.

Fonte: GIBSON, D. G. et al. Creation of a bacterial cell controlled by a chemically synthesized genome. Science vol. 329, 2010. pp 52–56.


Essa nova técnica da Biotecnologia suscita

I- novas questões éticas relacionadas à definição da vida e de como ela funciona.

II- limitações em relação à criação de vida artificial, uma vez que a bactéria receptora permaneceu com seu próprio citoplasma.

III- possibilidade de criação de novos microrganismos com genoma artificial que possam sintetizar proteínas de interesse econômico.


É CORRETO o que se afirma em:

Alternativas
Q1253490 Biologia
No passado, as mudanças do clima decorreram de fenômenos naturais e garantiram a permanência da diversidade de formas de vida na Terra. Contudo, a alteração dos últimos 50 anos tem sido atribuída às atividades humanas. Atualmente as temperaturas médias globais são as maiores dos últimos 500 anos. Caso não haja mudanças, observaremos neste século um acréscimo médio da temperatura global de 2°C a 5,8°C, de acordo com os dados do 4° Relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), de 2007. Fonte: BRASIL, Ministério do Meio Ambiente. Disponível em . Acessado em 15 de julho de 2019.

A partir da análise do contexto, indique qual das atividades abaixo relacionadas NÃO potencializa o problema em questão
Alternativas
Q1253491 Biologia

A tabela abaixo apresenta as características dos acidentes de trabalho com animais peçonhentos entre os anos de 2007 e 2017.

Imagem associada para resolução da questão

Fonte: BRASIL, Secretaria de Vigilância em Saúde, Ministério da Saúde. Acidentes de trabalho por animais peçonhentos entre trabalhadores do campo, floresta e águas, Brasil 2007 a 2017. Boletim Epidemiológico, volume 50, n.11, 2019


Considerando os dados da tabela para a tomada de decisões baseadas em evidências na formulação das ações em saúde, assinale a proposição que descreve o grupo prioritário para programação relativa a acidentes ofídicos.

Alternativas
Q1253493 Biologia
Uma das formas de diminuir o problema dos resíduos sólidos é através da reciclagem química de plásticos (polímeros), a qual utiliza processos tais como hidrogenação, gaseificação, pirólise e quimólise, para obtenção de monômeros ou misturas de hidrocarbonetos que serão utilizados como matéria prima em refinarias e centrais petroquímicas.
Este tipo de processo também pode ser observado
I- na efervescência de um comprimido colocado em um copo com água. II- no precipitado da mistura do açúcar em uma xícara de café. III- na eletricidade liberada pelas pilhas em um controle remoto. IV- no congelamento da água colocada em recipiente no refrigerador. V- na mudança da coloração de uma maçã apodrecida. VI- na evaporação do álcool cujo frasco ficou destampado.
É CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Q1253494 Biologia

A Organização Mundial da Saúde (OMS), publicou uma lista com as dez ameaças à saúde global em 2019. Dentre elas destaca-se o movimento antivacina. Entre as razões pelas quais se escolhe não vacinar estão complacência, inconveniência no acesso a vacinas e falta de confiança.

Fonte: OMS - Organização Mundial da Saúde. Ten threats to global health in 2019. Disponível em: https://www.who.int/fr/emergencies/ten-threats-to-global-health-in2019


Nesse contexto, é justificável

Alternativas
Q1253495 Biologia
Recentemente uma equipe de pesquisadores identificou que o enhancer, uma região do DNA até então considerada como “DNA lixo”, estava relacionada com o desenvolvimento de membros nos vertebrados. A primeira evidência para essa inferência foi a partir de um experimento que analisava a expressão do enhancer de 17 vertebrados, incluindo peixes, aves, mamíferos, lagartos e cobras. A equipe clonou o a região do enhancer de cada um destes vertebrados em plasmídeos, que foram injetados em camundongos. Os resultados do experimento mostraram que, com exceção do enhancer da cobra, todos os outros imprimiram expressão na pata do camundongo.
Em um segundo momento, utilizando a técnica Crispr, pesquisadores substituíram o enhancer de um camundongo pelo enhancer de uma cobra. O resultado foi o desenvolvimento de um camundongo sem patas. Após identificar a diferença do enhancer das cobras em relação ao das outras espécies de vertebrados, o terceiro passo foi corrigir o DNA da cobra para tentar recapitular a função do enhancer. Assim trocaram o enhancer do camundongo, por um enhancer corrigido de cobra. O resultado foi o desenvolvimento de um camundongo com patas. Portanto, a pesquisa sugeriu que a degeneração do enhancer foi o motivo pelo qual as cobras deixaram de ter patas durante o seu processo evolutivo. Fonte: Kvon, E. Z. et al.Progressive loss of function in a limb enhancer during snake evolution. Cell 167, pp. 633–642, 2016.
A partir desse experimento, conclui-se que um dos eventos evolutivos que permitiu a perda das patas durante a evolução das cobras foi
Alternativas
Q1253496 Biologia
A sexualidade abrange aspectos biológicos, psíquicos, sociais, culturais e históricos. Além da ausência de doenças, disfunções ou debilidades, a Organização Mundial de Saúde (OMS) define saúde sexual como um estado físico, emocional, mental e social de bem estar em relação à sexualidade. Para se alcançar e manter a saúde sexual, os direitos sexuais de todas as pessoas devem ser respeitados, protegidos e satisfeitos. Fonte: Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde sexual e saúde reprodutiva. 1. ed., 1. reimpr. – Brasília: Ministério da Saúde, 2013.
Considerando esse contexto, analise as asserções a seguir: I- Sexo se refere a um conjunto de características genotípicas e biológicas, enquanto que o gênero é uma construção social e histórica.
Porque II- Gênero é um conceito que se refere a um sistema de atributos sociais, tais como papéis, crenças, atitudes e relações entre mulheres e homens, os quais não são determinados biologicamente, e que contribuem para orientar o sentido do que é ser homem ou ser mulher numa dada sociedade.
A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA.
Alternativas
Q1253499 Biologia

Serviços ecossistêmicos são os benefícios de importância econômica e social que as pessoas obtêm da natureza. A Classificação Internacional Comum dos Serviços Ecossistêmicos (CICES) os divide em três categorias: provisão (benefícios de produtos obtidos da natureza), regulação (benefícios das regulações do ambiente feitas por ecossistemas e/ou seres vivos) e culturais (benefícios para a cultura e relações sociais a partir do contato com a natureza). Processos ecológicos como produção de oxigênio atmosférico, ciclagem de nutrientes, formação e retenção de solos e ciclagem da água são serviços ecossistêmicos de suporte, considerados como funções ecossistêmicas que são necessárias para a produção de todos os demais serviços ecossistêmicos. Assim, os serviços ecossistêmicos constituem-se como um argumento poderoso para a preservação da biodiversidade.

Fonte: BRASIL, Ministério do Meio Ambiente. Economia dos Ecossistemas e da Biodiversidade. Disponível em http://www.mma.gov.br/biodiversidade/economiados-ecossistemas-e-da-biodiversidade/>. Acessado em 25 de junho de 2019.


Um benefício dos serviços ecossistêmicos de regulação que justifica a preservação da biodiversidade local é: 

Alternativas
Q1253500 Biologia
Quando duas faunas anteriormente separadas entram em contato ocorrem eventos chamados de intercâmbios bióticos. Um dos principais exemplos destes casos é o Grande Intercambio Americano, fruto tanto do processo da tectônica das placas quanto da dispersão das espécies. As Américas do Norte e do Sul foram religadas pelo istmo do Panamá e uma das consequências foi o trânsito da fauna entre os continentes. Um estudo acerca do número de gêneros de mamíferos na sucessão do tempo indicou que a América do Norte possuía uma maior quantidade de gêneros que migraram para a América do Sul, em relação ao número de gêneros que migraram da América do Sul para a do Norte. Contudo, o percentual de migração foi o mesmo, cerca de 10% dos gêneros de cada lado migraram na direção oposta com sucesso. Apesar dessa equivalência percentual, a proliferação dos mamíferos norte-americanos que emigraram para o sul foi maior. O resultado foi que dos 12 gêneros imigrantes do Sul derivaram 3 novos gêneros, enquanto que 21 gêneros imigrantes do Norte deram origem a 49 novos gêneros. Fonte: Ridley, M. Evolução. 3ª ed. Porto Alegre, Artmed. 2006.
Sobre o Grande Intercambio Americano conclui-se que:
Alternativas
Q1253501 Biologia
Na tentativa de compreensão da origem da vida, foram feitas muitas pesquisas em laboratório sobre os tipos de reações químicas. A partir de solução de moléculas simples, tais como aquelas que provavelmente existiram nos mares pré-bióticos, é possível a síntese de algumas moléculas, como aminoácidos, açúcares e nucleotídeos. Fonte: Ridley, M. Evolução. 3ª ed. Porto Alegre, Artmed. 2006.
Dentro desse cenário, discute-se qual seria a molécula replicável mais ancestral, cuja hipótese mais aceita atualmente é a de que seja o
Alternativas
Q1253502 Biologia
A maioria das folhas dos vegetais que compõem as florestas ombrófilas é de coloração verde. A cor dos vegetais tem a ver com a fotossíntese, que acontece nos cloroplastos onde se localiza a clorofila. Aclorofila atua absorvendo a luz.
A partir deste contexto, analise as asserções a seguir: I- Nas folhas verdes os comprimentos de onda verde são os mais absorvidos pela clorofila.
Porque II- Aclorofila dos cloroplastos das folhas verdes reflete comprimentos de onda vermelho.
A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA.
Alternativas
Respostas
1: E
2: C
3: D
4: C
5: A
6: D
7: B
8: D
9: E
10: E
11: B
12: A