Questões de Concurso Público Prefeitura de Cuitegi - PB 2020 para Fisioterapeuta
Foram encontradas 15 questões
( ) As alterações fisiopatológicas da doença promove um desequilíbrio entre ventilação e perfusão (V/Q), que se constitui o principal mecanismo da hipoxemia na fase avançada da doença. ( ) Em fases mais avançadas da doença, o agravamento do distúrbio somado a Hipoventilação crônica progressiva leva à redução do CO2. ( ) Os distúrbios de troca gasosa só aparecem nas fases iniciais da doença associados com quadro de dispneia. ( ) A dispneia é provocada pela obstrução alveolar que acarreta o fenômeno da hiperinsuflação pulmonar. ( ) O sinal clínico importante para o diagnóstico de enfisema pulmonar é a tosse produtiva presente há mais de dois anos durante pelo menos 3 meses.
Assinale a alternativa que apresenta sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses.
( ) Ossos cilíndricos são aqueles com equivalência igual nas três dimensões. ( ) Ossos curtos são aqueles de comprimento e largura equivalentes. ( ) Ossos irregulares são aqueles com comprimento maior que a espessura. ( ) Ossos chatos são aqueles considerados de geometria complexa. ( ) Ossos corticais possuem lâminas de tecido ósseo formando uma rede irregular, existindo espaços entre si.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses.
( ) O gradiente de pressão transpulmonar pode ser aumentado por negativação da pressão alveolar. ( ) O gradiente de pressão transpulmonar pode ser aumentado por positivação da pressão alveolar. ( ) O gradiente de pressão transpulmonar pode ser aumentado pelo crescimento da positivação do espaço pleural. ( ) O gradiente de pressão transpulmonar pode ser aumentado pela negativação da pressão pleural. ( ) Durante a inspiração, a positivação da pressão das pleuras determina melhor expansão alveolar.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses.
I- Os exercícios isométricos leves envolvem contrações isométricas de baixa intensidade feitas com pouca ou nenhuma resistência. II- Os exercícios usados para diminuir dores e espasmo muscular e promover relaxamento depois de lesões de tecidos moles durante o estágio de cicatrização. III- Os exercícios são realizados a partir de resistência não apreciáveis e assim podem retardar atrofias e manter mobilidade entre as fibras musculares quando a imobilização é necessária para proteger a cicatrização.
É CORRETO o que se afirma em:
I- As técnicas de facilitação neuromuscular proprioceptiva (FNP) são uma abordagem de exercícios terapêuticos que combina padrões diagonais com facilitação neuromuscular para evocar respostas motoras e melhorar controle da função neuromuscular promovendo estabilização e resistência. II- As características dessa abordagem de exercícios terapêuticos são o uso de padrões diagonais com a finalidade de ativar simultaneamente músculos fracos e fortes. Assim os fortes aumentam a responsividade dos fracos. III- As técnicas de facilitação neuromuscular não têm resposta terapêutica de desenvolvimento de força, consequentemente não há aumento da resistência muscular à fadiga.
Assinale a alternativa que representa a resposta CORRETA.