Questões de Concurso Público Prefeitura de Gurinhém - PB 2020 para Biomédico

Foram encontradas 15 questões

Q1793590 Biomedicina - Análises Clínicas
A espectroscopia de absorção molecular está baseada na medida da transmitância (T) ou absorbância (A) de soluções contidas em células transparentes tendo um caminho óptico de x cm. De forma comum, a concentração c de um analito absorvente está relacionada linearmente à absorbância. De acordo com os conhecimentos sobre espectrometria de absorção molecular no ultravioleta/visível, analise as afirmações: I- Pode ocorrer atenuação de um feixe de luz por espalhamento por moléculas grandes e, às vezes, por absorção pelas paredes do recipiente. II- Apotência do feixe transmitido pela solução do analito é comparada com a potência do feixe transmitido por uma célula idêntica contendo apenas o solvente. III- Alei de Beer se aplica a um meio contendo mais de uma espécie de substâncias absorventes. IV- A lei de Beer é bem-sucedida ao descrever o comportamento da absorção de meios contendo concentrações de analito relativamente baixas; nesse sentido, é uma lei limite. V- Desvios aparentes da lei de Beer surgem quando um analito se dissocia, se associa ou reage com um solvente para dar um produto que tem um espectro de absorção diferente do analito. É CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Q1793591 Biomedicina - Análises Clínicas
Os métodos para análise química são, em geral, seletivos e poucos são realmente específicos. Consequentemente, a separação do analito de potenciais interferências é, na maioria dos casos, uma etapa crucial nos procedimentos analíticos. Até metade do século 20, as separações analíticas foram realizadas conforme métodos clássicos, como precipitação, destilação e extração. Entretanto, atualmente, essas separações são realizadas por cromatografia, particularmente em amostras que sejam multicomponentes e complexas. Sobre esse método de separação analítica, analise as afirmações abaixo. I- O tempo que o pico do analito leva, após a injeção da amostra, para atingir o detector é chamado de tempo de retenção. II- Na técnica de cromatografia é possível o fornecimento de informações sobre: a composição elementar de amostras, as estruturas de moléculas inorgânicas, orgânicas e biológicas, a composição qualitativa e quantitativa de misturas complexas, a estrutura e a composição de superfícies sólidas e as razões isotópicas de átomos nas amostras. III- Nas análises de cromatografia são realizadas irradiando-se uma amostra com uma fonte de laser potente de radiação monocromática no visível ou no infravermelho próximo. IV- A teoria cinética da cromatografia explica, com sucesso, em termos quantitativos, as formas dos picos cromatográficos e os efeitos das variáveis sobre as larguras desses picos. V- O fator de retenção ou fator de capacidade é um parâmetro que explica a forma gaussiana dos picos cromatográficos e suas velocidades de movimentos coluna abaixo. É CORRETO o que se afirma apenas em:
Alternativas
Q1793592 Biomedicina - Análises Clínicas
A porção celular representa 45% de um volume determinado de sangue, enquanto o plasma representa os 55% restantes. A parte celular é denominada hematócrito. Assim, um indivíduo normal tem um hematócrito de 45%. Este se reduz quando a quantidade de células diminui, elevando-se quando o número destas aumenta na circulação. Além da parte celular do sangue, a fase líquida deste também participa do valor do hematócrito como se observa em várias condições em que existe hemodiluição ou hemoconcentração. Desta forma, associe as duas colunas, relacionando os conhecimentos gerais e específicos sobre sangue.
1. Células granulocíticas. 2. Linfócitos. 3. Proeritroblasto. 4. Eritrócitos. 5. Bastonete.
( ) São células envolvidas nas reações de reconhecimento de agentes que provêm do meio externo, agindo diretamente sobre eles.
( ) É uma célula redonda, que contém núcleo redondo grande, com cromatina frouxa. No interior são visualizados os nucléolos, geralmente dois.
( ) É uma célula com disco bicôncavo, com borda mais corada e o centro bem mais claro. À medida que circula, perde porções da membrana citoplasmática, adquirindo a forma de esfera, que acaba sendo retida no baço e sendo fagocitada por macrófagos. ( ) São elementos de defesa contra agentes externos, tais como bactérias, parasitas e partículas inertes estranhas ao meio interno. ( ) Célula madura, com núcleo em ferradura, cromatina grosseira, citoplasma acidófilo.
Marque a alternativa que contém a sequência CORRETA:
Alternativas
Q1793593 Biomedicina - Análises Clínicas
O hemograma corresponde a um conjunto de testes laboratoriais que estabelece os aspectos quantitativos dos eritrócitos (eritograma), dos leucócitos (leucograma) e das plaquetas (plaquetograma) no sangue. A respeito dos fundamentos gerais e específicos de todo o conjunto de testes que envolvem o hemograma, analise as proposições e coloque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas. ( ) O leucograma manual consiste na leitura indireta e feita em esfregaços de sangue corados com corantes supravitais como Leishman, Wright, para só depois fazer a contagem. Quando corados com azul de cresil, sem sobrecoloração, os leucócitos apresentam-se como reticulócitos esverdeados com precipitados azul-violáceos de RNA. ( ) A contagem de plaquetas que ocorre pelo método direto manual consiste na determinação das plaquetas em hemocitômetro de Neubauer, após diluição de sangue total em solução hipotônica que lisa os eritrócitos. ( ) Baseado no controle de qualidade para contadores hematológicos, os métodos de referência para calibradores ou padrões na contagem de eritrócitos consistem na utilização de um contador automatizado em que partículas são diluídas em líquido fixador de volume conhecido. Ao final a amostra possui requisitos: amostra fresca, com contagens de eritrócitos entre 2.000.000 e 6.000.000/mm³, e com VCM e CHCM normais. ( ) Para a correção da contagem de reticulócitos nos casos de anemia com reticulocitose, o que se denomina índice reticulócito são as correções dos percentuais reticulócitos para o grau de anemia (primeira geração) também para a saída prematura dos reticulócitos da medula para o sangue, que ocorre devido aos altos níveis de eritropoietina circulante (segunda correlação). ( ) A contagem manual de plaquetas tem como amostra o sangue em EDTA, líquido diluidor, sendo o oxalato de amônio a 1% e os valores de referência de 140.000 a 4000.000 plaq/mm³ de sangue.
Marque a alternativa que contém a sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses.
Alternativas
Q1793594 Biomedicina - Análises Clínicas
Há uma acentuada tendência em desaparecerem as reações biológicas para o diagnóstico da gravidez, cedendo lugar às provas imunológicas tais como a inibição da hemaglutinação ou das partículas do látex sensibilizadas, com a adição de soro antigonadotrofina coriônica, em presença, da urina de gestante. Em relação à reação qualitativa e reação do látex, marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1793595 Biomedicina - Análises Clínicas
É recomendado realizar a pesquisa de sangue oculto sistematicamente em todas as urinas, utilizando-se o restante do sedimento do tubo cônico usado na centrifugação da mesma, para o estudo microscópico do sedimento. Dessa forma, em um tubo de ensaio contendo cerca de 5 mLde urina, acrescentando algumas gotas de solução de benzidina previamente preparada, ou a da otoluidina e mais 0,5 mL de água oxigenada a 3%, para haver o desenvolvimento de cor verde a azul, em caso positivo, retrata a pesquisa do componente sanguíneo:
Alternativas
Q1793596 Biomedicina - Análises Clínicas
A resposta imunológica é uma sequência complexa e extremamente regulada de eventos envolvendo diversos tipos de células. É deflagrada quando um antígeno penetra no organismo e entra em contato com uma classe especializada de células, denominadas células apresentadoras de antígeno (APC, antigen- presenting cells). Essas APC capturam uma diminuta quantidade do antígeno e a exibem numa forma que possa ser reconhecido por linfócitos T auxiliares antígeno-específicos. Sobre a resposta imunológica, analise as afirmações abaixo: I- As células T só reconhecem imunógenos que estão ligados a proteínas do complexo principal de histocompatibilidade (MHC) sobre a superfície de outras células. II- As proteínas do complexo principal de histocompatibilidade (MHC) da classe I são apenas expressas por macrófagos e alguns outros tipos de células e são necessárias para a apresentação do antígeno às células T CD4- o subgrupo de linfócitos que inclui a maioria das células auxiliares. III- Praticamente qualquer tipo celular pode apresentar antígenos às células T citotóxicas e, assim, atuar como alvo de uma resposta citotóxica. IV- As proteínas do complexo de histocompatibilidade (MHC) da classe II são expressas por praticamente todos os tipos de células somáticas e são utilizadas para apresentar substâncias às células TCD8, cuja maioria é citotóxica. V- As células apresentadoras de antígenos (APC) é uma célula dendrítica e monitorizam continuamente a pele, o trato gastrointestinal, as vias respiratórias, o sangue e a linfa à procura de invasores estranhos. É CORRETO o que se afirma apenas em:
Alternativas
Q1793597 Biomedicina - Análises Clínicas
A presença de um anticorpo dirigido contra uma proteína ou substância específica depende da resposta imunológica do paciente, por conseguinte, utiliza-se a detecção de anticorpos para avaliação quantitativa e qualitativa das respostas imunológicas normais e anormais do hospedeiro. Sob esses aspectos que estão dispostos para métodos laboratoriais clínicos e conhecimentos específicos, analise as afirmações sobre o teste ELISA e marque as proposições colocando (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas. ( ) O teste ELISA também é realizado por aglutinação de partículas recobertas com antígeno por anticorpos que reagem. Tal teste é utilizado em bancos de sangue para a classificação dos tipos de eritrócitos e para a pesquisa de anticorpos antieritrocitários autos imunológicos, sendo simples e rápido, sem presença de marcador enzimático. ( ) O teste ELISA (ensaio em “sanduíche”) é também realizado onde um anticorpo monoclonal dirigido contra um antígeno específico é fixado, a placas, os orifícios da placa são diluídos com a amostra do paciente para permitir a ligação do antígeno ao anticorpo. O antígeno ligado é detectado com um anticorpo secundário, marcado com uma enzima. Em seguida os orifícios são marcados com um substrato da enzima e determina-se então a reação enzimática (aparecimento do produto). ( ) No teste ELISA os orifícios podem ser recobertos com antígenos para a detecção de anticorpos específicos no soro do paciente (pode-se determinar o isótopo do anticorpo utilizando-se anti-IgM ou anti-IgG como reagente numa segunda etapa). ( ) No teste ELISA envolvendo enzimas, as mais comuns utilizadas na etapa de detecção são peroxidase de raiz-forte e a fosfatase alcalina. Essas enzimas podem ser acopladas de modo covalente a anticorpos monoclonais, sem afetar a capacidade de ligação do anticorpo ao antígeno e sem inibir a atividade da enzima. ( ) No teste ELISA pode-se haver o aumento da sensibilidade, colocando um substrato com a enzima para produzir produtos coloridos. Marque a alternativa que contém a sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses.
Alternativas
Q1793598 Biomedicina - Análises Clínicas
Antimicrobianos são substâncias químicas que inibem o crescimento ou destroem microrganismos. Podem ser produzidos através de outros microrganismos, como bactérias e fungos, ou sintetizados, total ou parcialmente. Atualmente, os antimicrobianos estão entre as drogas mais utilizadas em terapêutica, tanto em nível ambulatorial como hospitalar. O emprego indiscriminado destas drogas tem provocado o desenvolvimento de resistência bacteriana e, consequentemente, o surgimento de superinfecções por germes multirresistentes. A respeito dessa classe de medicamentos, analise as afirmações abaixo: I- Cefepime pode ser indicado como exemplo de medicamento com amplo espectro de ação, por ser resistente à ação das betalactamases, mantendo assim a atividade contra muitos microrganismos. II- Cefalexina é uma cefalosporina de 3° geração junto com ceftriaxona e cefaclor e são administrados por via intramuscular ou endovenosa e alcançam concentrações plasmáticas de 20 µg/mL(dose intramuscular de 1g). III- O imipenem está incluído no grupo dos carbapenemas. É inativado pelas peptidases nos túbulos renais, por isso é administrado juntamente com cilastatina, que é um potente inibidor de peptidases. IV- Ciprofloxacino é uma sulfonamidas que são análogos estruturais do ácido para-aminobenzóico (PABA), que é um precursor do ácido fólico. São efetivos contra muitos microrganismos gram-positivos e gram-negativos. V- A penicilina é utilizada no tratamento de infecções causadas por Streptococcus, Neisseria gonorrhoeae (não produtoras de penicilinase), Treponema pallidum, Staphylococcus aureus(não produtores de penicilinase), anaeróbios (Clostridium, Bacillus), etc. É CORRETO o que se afirma apenas em:
Alternativas
Q1793599 Biomedicina - Análises Clínicas
As bactérias pertencentes ao gênero em questão, são patógenos humanos e de outros mamíferos. Tradicionalmente são divididos em dois grupos, com base na sua capacidade de coagular o plasma (reação de coagulase). Eles podem ser coagulase positiva e coagulase negativa. O primeiro é o mais encontrado em infecções humanas e o segundo grupo são comuns na pele, embora algumas espécies possam causar infecções. Há também espécies isoladas naturais que podem não produzir. O gênero ao qual o enunciado se refere é:
Alternativas
Q1793600 Biomedicina - Análises Clínicas
As bactérias não fermentadoras são assim denominadas devido ao fato de não utilizarem a glicose e outros carboidratos como fonte de carbono em processo fermentativo. São bastonetes gram-negativos e são um grupo diverso de microrganismos os quais não são classificados por homologia de DNA. As pseudomonas possuem muitas espécies, pela frequência com que estão envolvidas em doenças, P. aeruginosa têm recebido maiores atenções. É uma bactéria ubíqua, de vida livre e muito encontrada em ambientes úmidos. A respeito desses microrganismos em relação a sua estrutura, classificação e diagnóstico, marque a alternativa CORRETA que identifica respectivamente essas características.
Alternativas
Q1793601 Biomedicina - Análises Clínicas
Qualquer exame bem feito sempre começa com uma adequada e criteriosa coleta do espécime a ser investigado. Amostras coletadas sem critério favorecem um diagnóstico errôneo, o qual pode levar ao tratamento inadequado do paciente. Sobre os procedimentos de coleta em geral, analise as afirmações abaixo: I- O espécime de escolha para a realização da urocultura é a urina de jato intermediário. Amostras de primeiro jato são aceitas apenas para uroculturas de rotina, devido a presença de concentração maior de bactérias. II- Aurina para pesquisa ou cultura de BAAR, orienta-se o paciente para colher 3 a 5 amostras, em dias consecutivos, de todo volume da primeira micção matinal, após higienização da genitália. III- Para coleta de amostras de uretra, um swab ultrafino ou uma alça bacteriológica estéril deve ser inserida 3-4 cm dentro da uretra girando-a gentilmente antes de retirá-la. IV- Amostras de escarro são de fácil coleta para detecção e diagnóstico de patógenos do trato respiratório inferior. Junto do escarro e a saliva são analisadas sem a necessidade de material invasivo, como em outras coletas mais profundas. V- O líquor é coletado por punção na região da terceira ou quarta vértebra lombar. Usa-se anestesia local e uma agulha estéril é então introduzida no canal espinhal. É CORRETO o que se afirma apenas em:
Alternativas
Q1793602 Biomedicina - Análises Clínicas
Marque a alternativa que demonstra a sequência CORRETA dos antibióticos que atuam na parede celular das bactérias:
Alternativas
Q1793603 Biomedicina - Análises Clínicas
Esse helminto possui morfologia de verme adulto com cerca de 3 a 5 cm com 100 a 200 proglotes. O escólex apresenta quatro ventosas e um rostro retrátil armado de ganchos. Já o ovo é quase esférico, sendo transparente e incolor. Apresentam uma membrana externa delgada envolvendo um espaço claro, mais internamente apresentam outra membrana envolvendo a oncosfera. Pode apresentar dois tipos de ciclo: um monoxêmico, e outro, heteroxênico. No ciclo monoxêmico os ovos são eliminados juntamente com as fezes e podem ser ingeridos por alguma criança. Ao passarem pelo estômago, os embrióforos são semi digeridos pelo suco gástrico, daí chegam ao intestino delgado onde ocorre a eclosão da oncosfera, que penetra nas vilosidades do jejuno ou íleo, dando, em quatro dias, uma larva cisticercóide. Dez dias depois a larva está madura, sai da vilosidade, desenvagina-se e fixa-se à mucosa intestinal através do escólex. Cerca de 20 dias depois já são vermes adultos. Estes possuem uma vida curta, pois cerca de 14 dias depois morrem e são eliminados. Analise a afirmação acima e assinale a alternativa CORRETA que corresponde ao gênero e espécie do helminto:
Alternativas
Q1793604 Biomedicina - Análises Clínicas
A infecção de T. trichiura tem distribuição cosmopolitana, sendo estimado cerca de 1 bilhão de pessoas infectadas no mundo, das quais, aproximadamente 350 milhões apresentam idade inferior a 15 anos e, geralmente, estão expostos a infecções com alta carga parasitária, apresentando os quadros mais graves desta helmintose. Em relação à transmissão, patogenia e diagnóstico, analise as afirmações e marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: B
4: D
5: D
6: E
7: A
8: C
9: C
10: D
11: E
12: A
13: B
14: E
15: A