Questões de Concurso Público Prefeitura de Gurinhém - PB 2020 para Médico ESF
Foram encontradas 15 questões
André, 30 anos, chega a sua UBS com queixa de dor lombar há 6 meses, associada à rigidez matinal de aproximadamente 40 minutos, além de dor na articulação do joelho direito. Ao exame físico, paciente em bom estado geral, consciente e orientado em tempo, espaço e pessoa, normocorado, hidratado, acianótico e anictérico. Exame cardiovascular e pulmonar sem alterações. PA 120x70 mmHg, FC 70bpm e FR 16ipm. Exame articular com teste de Shober positivo e dor à compressão látero-lateral de joelho direito, mas sem sinais flogísticos ou derrame articular. Diante do quadro, foi aventada a hipótese de Espondilite anquilosante e o paciente foi prontamente encaminhado ao serviço de Reumatologia de referência no município. Seis meses depois, paciente retorna à UBS para nova consulta e não há nenhum registro de contrarreferência por parte do especialista. Considerando a situação exposta, qual princípio da atenção básica não está funcionando plenamente?
I- O diagnóstico clínico de certeza de uma gestação pode ser obtido clinicamente, sem auxílio laboratorial, através de sinais obtidos no exame físico como o Sinal de Hegar, que consiste na palpação das partes fetais. II- O Ministério da Saúde recomenda o mínimo de 6 consultas de acompanhamento pré-natal, sendo estas consultas mensais até a 28ª semana de gestação. III- São considerados fatores de risco que permitem o acompanhamento pré-natal pela equipe de Atenção Básica: idade materna menor que 15 anos e maior que 35 anos, passado obstétrico de 3 cesarianas ou mais e intervalo interpartal inferior a 2 anos ou superior a 5 anos.
É CORRETO o que se afirma em:
Pedro, 75 anos, comparece à UBS para consulta de acompanhamento do programa Hiperdia. É hipertenso há 10 anos e faz acompanhamento por insuficiência arterial periférica crônica. Faz atividades físicas regulares, dieta hipossódica e está em dose plena de Hidroclorotiazida, afirmando tomar diariamente. Atualmente, apresenta-se assintomático e retorna para mostrar os exames laboratoriais solicitados na consulta anterior (Quadro 1) e as medidas de pressão que aferiu na UBS na última semana (Quadro 2). Ao exame físico, apresenta bom estado geral, consciente e orientado em tempo, espaço e pessoa, normocorado, hidratado, acianótico e anictérico. Exame cardiovascular RCR 2T BNF sem sopros, cliques ou estalidos. Ausculta pulmonar sem alterações. Diminuição da amplitude do pulso tibial posterior à direita. PA160x80 mmHg, FC 80 bpm, FR 16 ipm.
Quadro1 Exames séricos Sódio 138 mEq/l Potássio 5,5 mEq/l Ureia 30 mg/dl Creatinina 0,9 mg/dl
Quadro 2 Data / Turno Manhã Tarde 07/10 160x100 130x92 08/10 140x95 150x80 09/10 155x70 120x80 10/10 130x90 150x100 11/10 160x80 130x95
Considerando os dados acima e os medicamentos considerados de primeira linha para tratamento da Hipertensão Arterial, qual anti-hipertensivo é considerado de escolha para o caso?
Mariana, 27 anos, comparece a sua UBS assintomática para mostrar resultado de citologia oncótica, o qual mostrou ASC-US (atipia escamosa de significado indeterminado). De acordo com as recomendações do Ministério da Saúde, qual conduta deve ser tomada?
( ) Paciente com glicemia de jejum de 127mg/dl e glicemia 2 horas após ingestão de 75 gramas de glicose anidra de 150 mg/dl apresenta diagnóstico de DM II. ( ) Presença de sintomas de poliúria, polidipsia e polifagia, associados à medida de glicemia capilar aleatória com valor de 220 mg/dl apresenta diagnóstico de DM II. ( ) A Metformina é uma biguanida considerada como primeira linha no tratamento da DM II. Tem como principal efeito colateral a intolerância gastrointestinal. Nestes casos, deve-se optar pelas formulações de liberação prolongada. ( ) As Sulfoniuréias são consideradas secretagogos e são amplamente utilizadas na rede SUS pela disponibilidade e baixa ocorrência de efeitos colaterais como a hipoglicemia.
Marque a alternativa que possui a sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses:
I- Cabe à direção nacional do SUS definir políticas públicas de alimentação e nutrição da população, bem como participar na formulação e vigência de políticas de controle a agressões ao meio ambiente, bem como políticas referentes às condições dos ambientes de trabalho. II- A direção estadual de saúde, dentre todas suas atribuições, deve ser responsável pela formação de consórcios administrativos intermunicipais e gestão de laboratórios públicos de saúde e hemocentros. III- A direção municipal de saúde deve controlar e fiscalizar os procedimentos dos serviços privados de saúde, além de normatizar complementarmente as ações e serviços públicos de saúde no âmbito municipal.
É CORRETO o que se afirma em:
Marcos, 32 anos, sofreu acidente por projétil de arma de fogo há 2 anos, havendo lesão medular, e resultando em quadro de paraplegia e bexiga neurogênica. O paciente está adscrito ao território da sua UBS, onde comparece regularmente para acompanhamento psicológico com serviço de psicologia do NASF vinculado a sua unidade, além de renovação de receitas de psicotrópicos. Ainda faz acompanhamento com os serviços de referência de reabilitação motora e de urologia do município. Deste modo, a descrição do caso acima, no contexto do Sistema Único de Saúde, considerando seus princípios fundamentais, é um exemplo de:
A anemia ferropriva é a mais comum do mundo, decorrente de carência nutricional ou de sangramentos crônicos. Laboratorialmente, o evento inicial é a queda de _______________ para haver como evento final a manifestação no hemograma da anemia. No estudo da cinética do ferro, observa-se ainda elevação dos níveis de _____________. A característica hematimétrica pode ser normocítica-normocrômica inicialmente, mas depois passa a ter o caráter clássico de anemia hipocrômica-microcítica, sendo que a ______________ antecede a _______________.
Assinale a alternativa que corresponde CORRETAMENTE às lacunas:
Guilherme, 12 anos, comparece à UBS com queixa de hematúria macroscópica e redução do volume urinário há 3 dias. Nega disúria, polaciúria, febre, traumatismos, intercurso sexual ou ingestão de alimentos avermelhados. Ao exame físico, apresenta bom estado geral, consciente e orientado, normocorado, hidratado, anictérico, acianótico. Exame cardiovascular sem alterações, PA 140x70 mmHg, FC 70 bpm. Exame pulmonar sem alterações. Exame abdominal: abdome flácido, indolor à palpação superficial e profunda, normotimpânico, sem visceromegalias, RHA presentes e normoativos, Giordano negativo. Exame de pele: lesões crostosas cicatriciais em MMII.
Tendo em vista o quadro exposto e a principal hipótese diagnóstica, analise os itens a seguir:
I- Trata-se de uma Síndrome Nefrótica muito provavelmente por uma Glomerulonefrite pós-estreptocócica. II- Dentro da propedêutica diagnóstica é fundamental a realização de biópsia renal para elucidação etiológica, tendo em vista o caráter agressivo desta condição, favorecendo rapidamente a evolução para rins terminais. III- Considerando o bom prognóstico desta condição, seu tratamento consiste prioritariamente em medidas de suporte, como: restrição hidrossalina, vasodilatadores e diuréticos.
Assinale a alternativa que reúne a(s) afirmativa(s) CORRETA(S):
A. Ortotanásia B. Eutanásia C. Distanásia
1. Prolongamento do processo da morte por medidas que não mudam o prognóstico do paciente e trazem dor e penar ao morrer. 2. Respeito ao tempo e curso natural da vida, sem medidas obstinadas pela manutenção do tempo de vida que venham a trazer dor ao paciente. 3. Abreviação do curso da vida com intuito de minimizar a dor do paciente.
Assinale a alternativa que reúne a correlação CORRETA.
Paciente masculino, 65 anos, diabético, adscrito na área de sua UBS, sempre se mostrou de difícil adesão ao tratamento. Não realiza atividades físicas, segue dieta hiperglicídica e não utiliza os hipoglicemiantes orais de maneira regular. Mora sozinho e pouco aparece na UBS para acompanhamento dos níveis glicêmicos. Em visita domiciliar, paciente apresenta-se com ferimento em calcâneo direito com secreção purulenta e áreas de necrose. Ao exame físico, está em regular estado geral, desorientado em tempo, febril (38ºC), taquidispneico (FR 30ipm), hipocorado (+/4+), desidratado, acianótico e anictérico. Exame cardiovascular sem alterações PA 60x40 mmHg, FC 140bpm, TEC 5seg. Exame pulmonar sem alterações. Considerando os critérios qSOFA, chega-se ao diagnóstico de sepse de provável foco cutâneo e aciona-se SAMU para transferência do paciente para unidade hospitalar, porém, este não resiste e morre no local. No caso acima, qual é a causa básica da morte?
De acordo com o enfoque familiar, o qual faz parte da abordagem da Estratégia de Saúde da Família, analise o genograma abaixo e responda o que se pede.
É VERDADE o que se afirma em: