Questões de Concurso Público Prefeitura de Sapé - PB 2020 para Médico Cardiologista

Foram encontradas 15 questões

Q1769274 Medicina
Em relação à semiologia da ausculta cardíaca, assinale a alternativa INCORRETA:
Alternativas
Q1769275 Medicina
Conforme a VII Diretriz Brasileira de Hipertensão Arterial, em relação à Hipertensão Arterial (HA) e condições clínicas associadas, considere as assertivas a seguir:
I- A associação de HA e Diabetes melito dobra o risco cardiovascular e tem aumentada a prevalência de HA. II- Na presença de disglicemia, os medicamentos preferencias para início de tratamento da HA na Síndrome Metabólica são os bloqueadores do sistema renina-angiotensina-aldosterona e os bloqueadores dos canais de cálcio. III- No Ataque Isquêmico Transitório, o déficit neurológico é restabelecido dentro de 12 horas, sem sequelas clinicamente detectáveis.
Marque a alternativa com a(s) assertiva(s) CORRETA(S):
Alternativas
Q1769276 Medicina
Configura-se indicação Classe IIb de Ecocardiograma no atleta, conforme a Diretriz Brasileira das Indicações de Ecocardiografia:
Alternativas
Q1769277 Medicina
São circunstâncias clínicas em que a realização da Ressonância Magnética Cardíaca é permitida, EXCETO:
Alternativas
Q1769278 Medicina
Em relação ao tratamento da hipertensão arterial no Diabetes melito, assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1769279 Medicina
Na Síndrome Coronariana Aguda (SCA), ocorre um desequilíbrio entre oferta e consumo de oxigênio e de nutrientes nas células miocárdicas. Em relação ao tratamento anti-isquêmico da SCA, é INADEQUADA a seguinte afirmação:
Alternativas
Q1769280 Medicina
As alterações fisiopatológicas da Cardiomiopatia (CMP) Restritiva são decorrentes das paredes rígidas que dificultam o enchimento ventricular. Sobre a CMP Restritiva, considere as assertivas a seguir:
I- Em algumas regiões da Índia, África, América do Sul e Central, a Endomiocardiofibrose é a forma mais prevalente. II- O estudo hemodinâmico é uma boa forma de diferenciar CMP Restritiva de Pericardite Constrictiva. III- A CMP Restritiva Idiopática é uma entidade rara, caracterizada por padrão restritivo hemodinâmico na ausência de alterações endomiocárdica, pericárdicas ou de cardiopatias específicas.
Marque a alternativa com a(s) assertiva(s) CORRETA(S):
Alternativas
Q1769281 Medicina
A Displasia Arritmogênica do Ventrículo Direito (DAVD) é uma anormalidade caracterizada por substituição lenta e progressiva do músculo cardíaco por tecido fibrogorduroso. Sobre a DAVD, assinale a alternativa que apresenta informações INAPROPRIADAS:
Alternativas
Q1769282 Medicina
Em relação ao tratamento da Insuficiência Cardíaca (IC), NÃO se pode afirmar que:
Alternativas
Q1769283 Medicina
Em relação aos fatores de risco do Escore de Rassi para estratificação de risco na doença de Chagas, coloque (V) para os verdadeiros e (F) para os falsos:
( ) Sexo feminino. ( ) Cardiomegalia à radiografia do tórax. ( ) Anormalidade segmentar ou global ao ecocardiograma. ( ) Taquicardia ventricular não sustentada. ( ) QRS de baixa voltagem.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses. 
Alternativas
Q1769284 Medicina
Nos últimos anos testemunhamos o desenvolvimento das terapias não farmacológicas das arritmias. Em relação ao tratamento farmacológico das arritmias, é INAPROPRIADO afirmar que:
Alternativas
Q1769285 Medicina
Em relação à Febre Reumática, assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1769286 Medicina
As Síndromes Coronárias Agudas (SCA) constituem a principal causa de mortalidade entre idosos. Sobre as SCA em idosos, analise as seguintes afirmações:
I- Fatores socioeconômicos contribuem para a apresentação e o diagnóstico mais precoces. II- O diagnóstico é mais tardio e difícil. III- Apesar do idoso ter doença coronariana mais extensa e grave, ele geralmente é tratado menos intensamente. IV- Não se deve negar tratamento ao idoso baseado meramente em sua idade. V- Constituem a principal causa de mortalidade entre idosos e o quadro de angina típica é pouco frequente.
Assinale a alternativa que apresenta o conjunto de informações CORRETAS a respeito do SCA em idosos.
Alternativas
Q1769287 Medicina
O risco de Doença Arterial Coronariana (DAC) é claramente relacionado aos níveis de lipídios. Em relação ao diagnóstico e tratamento das Dislipidemias, analise as assertivas e coloque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas:
( ) Na prática, as classificações etiológica e laboratorial não são importantes. ( ) Cerca de 40% da população adulta mundial possui alguma forma de dislipidemia, isolada ou associada a outros fatores de risco cardiovascular. ( ) O tratamento das dislipidemias visa à prevenção da pancreatite e/ou das complicações ateroscleróticas. ( ) Nos casos com doença aterosclerótica manifesta ou alto risco, o tratamento farmacológico deve ser iniciado juntamente com as medidas não farmacológicas. ( ) Hipertrofia ventricular esquerda é um fator agravante de risco.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses.
Alternativas
Q1769288 Medicina
A Febre Reumática (FR) é a principal causa de doença cardiovascular adquirida na infância e adolescência. Em relação às Valvopatias Reumáticas, considere as assertivas abaixo:
I- Em pacientes com Insuficiência Mitral assintomáticos, fração de ejeção inferior a 60% não influencia na sobrevida. II- Em pacientes com Estenose Aórtica grave e baixo débito cardíaco, a ecocardiografia com dobutamina pode facilitar a elucidação diagnóstica e a definição de conduta. III- Estenose Mitral isolada ocorre em cerca de 40% de todos os pacientes com cardiopatia reumática, com predomínio nas mulheres na proporção de 2:1.
Assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: E
4: A
5: C
6: A
7: C
8: D
9: B
10: E
11: A
12: B
13: B
14: E
15: D