Questões de Concurso Público Prefeitura de Tenório - PB 2020 para Farmacêutico

Foram encontradas 15 questões

Q1768084 Farmácia
A documentação é parte integrante do processo magistral, pois tem a dupla finalidade de orientar cada procedimento, bem como possibilitar a comprovação de todos os atos executados. Dessa forma, permite a rastreabilidade dos processos com o intuito de aprimoramento contínuo. Fonte: Guia prático do farmacêutico magistral / Conselho Federal de Farmácia – Brasília: Conselho Federal de Farmácia, 2017. 16 p.
Analise as sentenças abaixo, tendo como parâmetro os documentos que regem as Boas Práticas de Manipulação em Farmácia.
I- A autoinspeção é o instrumento de avalição de conformidade documental e operacional da farmácia. Deve ser executada no mínimo anualmente, tendo como base o roteiro de inspeção definido na RDC nº 67/2007. II- O Procedimento Operacional Padrão (POP) é a descrição pormenorizada de técnicas e operações a serem utilizadas na farmácia, visando protegê-la de possíveis processos na justiça por um erro na manipulação de um medicamento. III- Os Manuais de Boas Práticas são os guias que determinam as políticas da farmácia relacionadas a questões éticas, técnicas e operacionais. IV- O registo de reclamações dos usuários deve ser realizado em ficha ou livros (modelo escolhido pelo farmacêutico) com o objetivo de possibilitar uma investigação interna e concluir sobre o ocorrido em relação ao procedimento a ser adotado.
Assinale a alternativa que apresenta a resposta CORRETA:
Alternativas
Q1768085 Farmácia
O método de Equilíbrio Hidrófilo-Lipófilo (EHL) oferece um método sistemático para selecionar misturas de agentes emulsificantes (tensoativos), a fim de produzir emulsões fisicamente estáveis. Fonte: Aulton, M. E. e Taylor, L. M. G. Aulton - Delineamento de formas farmacêuticas. 4 ed. – Rio de Janeiro: Elsevier, Capítulo 27 – Emulsões e cremes. 2016.
Analise a tabela de tensoativos e valores de EHL
Tensoativo      Equilíbrio Hidrófilo-Lipófilo (EHL) Span ® 85            1,8 
Span ® 20            8,6 Brij® 98                12,0 Tween ® 80          15,0 Tween ® 20          16,7
Assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1768086 Farmácia
Pomadas são preparações semissólidas destinadas à aplicação sobre a pele ou mucosas. Sobre as bases que compõem essas formas farmacêuticas, analise as proposições e coloque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.
( ) A vaselina é uma base hidrofóbica composta por uma mistura purificada de hidrocarbonetos semissólidos derivados do petróleo. ( ) A lanolina é uma base hidrofílica obtida da lã de ovelha, que para ser utilizada como insumo farmacêutico precisa ser purificada, ou seja, limpa, desodorizada e descolorida. ( ) Bases removíveis pela água são emulsões do tipo A/O semelhantes a cremes, que, devido à sua fase externa aquosa, são facilmente retiradas da pele com água.
Marque a alternativa que contém a sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses.
Alternativas
Q1768087 Farmácia
Os comprimidos com revestimento entérico têm características de liberação _____________. Eles são desenvolvidos para passarem intactos pelo estômago e alcançarem o intestino, onde se desintegram para permitir a dissolução e absorção e/ou efeito terapêutico do fármaco. Os revestimentos entéricos são empregados quando a substância ativa é destruída_____________, é particularmente irritante à mucosa gástrica ou, ainda, quando a passagem da forma farmacêutica intacta pelo _____________ aumenta substancialmente a absorção intestinal do fármaco. Fonte: Allen-Jr L, Popovich NG, Ansel HC., Formas Farmacêuticas e Sistemas de Liberação de Fármacos. Capítulo 8 – Comprimidos, 9. ed. – Porto Alegre: Artmed, 2013.
Em sequência, as palavras que completam CORRETAMENTE essas lacunas são:
Alternativas
Q1768088 Farmácia
Para formas farmacêuticas administradas oralmente, a ação prolongada do fármaco é alcançada ao afetar a velocidade na qual ele é liberado a partir da forma farmacêutica e/ou tornar mais lento o trânsito da mesma ao longo do trato gastrintestinal. Fonte: Allen-Jr L, Popovich NG, Ansel HC., Formas Farmacêuticas e Sistemas de Liberação de Fármacos. Capítulo 9 – Formas farmacêuticas sólidas orais de liberação modificada, 9. ed. – Porto Alegre: Artmed, 2013.
Associe a coluna da esquerda com a da direita, tendo como parâmetro a tecnologia de liberação prolongada para formas farmacêuticas orais.
TECNOLOGIA DE LIBERAÇÃO PROLONGADA
1. Micropartículas. 2. Sistemas de múltiplos comprimidos. 3. Sistemas matriciais hidrofílicos. 4. Formação de complexos. 5. Bomba osmótica.
CONCEITO

( ) Sistema OROS desenvolvido pela Alza®, em que é composto de um núcleo circundado por uma membrana semipermeável contendo um orifício de 0,4 mm de diâmetro, produzido por laser. O núcleo possui duas camadas, uma contendo o fármaco e outra um agente polimérico (camada propulsora). ( ) A substância ativa é combinada com excipientes em grânulos que lentamente sofrem erosão nos fluidos corporais, liberando de forma progressiva o fármaco para absorção. ( ) Sistema em que o fármaco é incorporado ou revestido por polímeros, formando microesferas ou microcápsulas. ( ) Algumas substâncias ativas, quando quimicamente combinadas com determinados compostos químicos, formam produtos que podem ser pouco solúveis nos fluidos do corpo, dependendo do pH do meio. A velocidade de liberação lenta proporciona a liberação prolongada do fármaco. ( ) Pequenos comprimidos esféricos apresentando de 3 a 4 mm de diâmetro podem ser preparados para apresentarem características diferentes de liberação do fármaco. Eles podem ser colocados em invólucros de gelatina para proporcionar o perfil de liberação desejado.
Marque a alternativa que corresponde à sequência CORRETA da associação.
Alternativas
Q1768089 Farmácia
A quantificação de fármacos é extremamente importante no controle de qualidade de um produto farmacêutico. Diversas técnicas, que apresentam grau de especificidades diferentes, podem ser utilizadas para essa quantificação.
Assinale a alternativa que NÃO apresenta técnica utilizada para quantificação de fármacos em uma forma farmacêutica.
Alternativas
Q1768090 Farmácia
A análise térmica abrange um grupo de técnicas, a partir das quais uma propriedade física de uma substância, e/ou seus produtos de reação, é medida em função do tempo ou da temperatura enquanto essa substância é submetida a uma programação controlada de temperatura e sob uma atmosfera especificada. Fonte: Storpirtis S, Gonçalves JE, Chiam C, Gai MN. Ciências Farmacêuticas - Biofarmacotécnica. Capítulo 4 Análise térmica aplicada a fármacos e medicamentos – Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2009.
Sobre análise térmica, analise as sentenças abaixo.
I- A técnica de calorimetria exploratória diferencial é dependente de variações de energia. II- A análise térmica diferencial é uma técnica dependente da variação de massa. III- A técnica de termogravimetria é dependente de variação de massa. IV- A variação na razão de aquecimento utilizada nas diferentes análises térmicas não influenciam no resultado final.
Assinale a alternativa que apresenta a resposta CORRETA:
Alternativas
Q1768091 Farmácia
A equivalência farmacêutica entre dois medicamentos relaciona-se à comprovação de que ambos contêm o mesmo fármaco (mesma base, sal ou éster da mesma molécula terapeuticamente ativa), na mesma dosagem e forma farmacêutica, o que pode ser avaliado por meio de testes in vitro (Shargel & Yu, 1999; WHO, 1999). Portanto, pode ser considerada como um indicativo da bioequivalência entre os medicamentos em estudo, sem, contudo, garanti-la. Fonte: Sílvia Storpirtis; Raquel Marcolongo; Fernanda S. Gasparotto; Crisálida M. Vilanova. A Equivalência Farmacêutica no Contexto da Intercambialidade entre Medicamentos Genéricos e de Referência: Bases Técnicas e Científicas. Infarma, v.16, nº 9-10, 2004.
Sobre equivalência farmacêutica, analise as proposições e coloque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.
( ) Soluções orais injetáveis pela via intravenosa são isentas de testes de bioequivalência para o registro de medicamentos genéricos e similares intercambiáveis. ( ) Soluções aquosas de administração oral, que apresentam o fármaco já dissolvido, são isentas de testes de bioequivalência para o registro de medicamentos genéricos e similares intercambiáveis. ( ) Teste de equivalência farmacêutica implica na execução de testes físicos e físico-químicos comparativos entre o candidato a genérico e seu respectivo medicamento de referência, realizado por centro prestador de serviço em equivalência farmacêutica (EQFAR), devidamente habilitado pela Rede Brasileira de Laboratórios Analíticos em Saúde (Reblas – Anvisa).
Marque a alternativa que contém a sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses.
Alternativas
Q1768092 Farmácia
Fármaco indicado para a profilaxia da malária, em que a resistência à cloroquina não é relatada, para o tratamento da malária não complicada (causada por Plasmodium falciparum, P. malariae, P. ovale ou P. vivax), lúpus eritematoso discoide crônico, lúpus eritematoso sistêmico e artrite reumatoide aguda e crônica, e vem sendo utilizado empiricamente para o tratamento da COVID-19 apesar de não haver nenhum estudo clínico que comprove a sua ação.
Alternativas
Q1768093 Farmácia
Os diuréticos são fármacos que aumentam a taxa de fluxo de urina. Os usados na clínica também aumentam a taxa de excreção de Na+ - (natriurese) e de um ânion que o acompanha, em geral Cl. A maioria das aplicações clínicas dos diuréticos é direcionada para reduzir o volume de fluido extracelular ao reduzir o teor total de NaCl no corpo. Fonte: Adaptato de Hilal-Dandan R, Brunton LL. Manual de Farmacologia e Terapêutica de Goodman & Gilman. Capítulo 25 Regulação da função renal e do volume vascular – 2.ed. – Porto Alegre: AMGH, 2015.
Associe a imagem do néfron com o correto local de ação dos fármacos diuréticos
Imagem associada para resolução da questão
( ) Furosemida. ( ) Hidroclorotiazida. ( ) Acetazolamida. ( ) Espironolactona.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA de associação.
Alternativas
Q1768094 Farmácia
O principal mecanismo de ação da ______________ é o mesmo de todos os outros aminoglicosídeos. Eles se ligam às subunidades ______________ bacterianas e interfere na ligação do mRNA e nos sítios aceitadores de tRNA, interferindo no crescimento bacteriano. Isso leva à interrupção da síntese de proteínas normais e à produção de peptídeos não funcionais ou tóxicos. Outras ações têm sido postuladas para medicamentos dessa classe. Eles apresentam, geralmente, ação ______________contra bactérias Grampositivas e Gram-negativas.
Em sequência, as palavras que completam CORRETAMENTE as lacunas são:
Alternativas
Q1768095 Farmácia
Um dos métodos contraceptivos mais utilizados é a pílula anticoncepcional, que pode ser apresentada contendo apenas um fármaco, porém é mais comumente empregado o uso de dois fármacos combinados para exercer uma melhor ação. Sobre esse método anticoncepcional é CORRETO afirmar que as pílulas agem principalmente na ordem de supressão de:
Alternativas
Q1768096 Farmácia
Os alcaloides indólicos são classificados de acordo com as características de seu esqueleto, que estão diretamente relacionadas à sua biogênese. Especificamente os alcaloides indólicos hemiterpênicos são formados a partir da condensação de triptofano com difosfato de dimetilalila, dando origem ao sistema de anéis ergolínico característico do grupo.
Assinale a alternativa que apresenta a estrutura que corresponde ao alcaloide indólico hemiterpênico.
Alternativas
Q1768097 Farmácia
Segundo a Resolução 357, de 20 de abril de 2001, do Conselho Federal de Farmácia, que aprova o regulamento técnico das Boas Práticas de Farmácia, analise as sentenças abaixo:
I- O proprietário é quem exerce a direção técnica, é o principal responsável pelo funcionamento do estabelecimento farmacêutico de que trata a Lei nº 5.991/73 e terá, obrigatoriamente sob sua responsabilidade, a supervisão e coordenação de todos os serviços técnicos do estabelecimento que lhe ficam subordinados hierarquicamente. II- A responsabilidade profissional e a assistência técnica são indelegáveis e obriga o(s) farmacêutico(s) à participação efetiva e pessoal nos trabalhos a seu cargo. III- Não poderão ser aviadas receitas ilegíveis e/ou que possam induzir a erro ou troca na dispensação dos medicamentos ou que se apresentem em código (sob siglas, números, etc.). IV- Quando a dosagem ou posologia dos medicamentos prescritos ultrapassar os limites farmacológicos, ou a prescrição apresentar incompatibilidade ou interação potencialmente perigosa com demais medicamentos prescritos ou de uso do paciente, o farmacêutico exigirá confirmação expressa ao profissional que prescreveu.
Assinale a alternativa que apresenta o conjunto de sentenças CORRETAS.
Alternativas
Q1768098 Farmácia
A regulamentação da prescrição farmacêutica se dá pela Resolução N 586, de 29 de agosto de 2013, do Conselho Federal de Farmácia.
Sobre prescrição farmacêutica, analise as proposições e coloque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.
( ) O farmacêutico não poderá prescrever medicamentos cuja dispensação exija prescrição médica, mesmo que condicionado à existência de diagnóstico prévio e previsto em programas, protocolos, diretrizes ou normas técnicas, aprovados para uso no âmbito de instituições de saúde ou quando da formalização de acordos de colaboração com outros prescritores ou instituições de saúde. ( ) A prescrição farmacêutica poderá ser feita de forma oral no balcão da farmácia ou drogaria, desde que o paciente demonstre total capacidade de entendimento durante a conversa. ( ) É vedado ao farmacêutico prescrever sem a sua identificação ou a do paciente, de forma secreta, codificada, abreviada, ilegível ou assinar folhas de receituários em branco.
Marque a alternativa que contém a sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses.
Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: B
4: E
5: A
6: C
7: B
8: E
9: D
10: A
11: D
12: B
13: A
14: C
15: E