Questões de Concurso Público Prefeitura de Tenório - PB 2020 para Fisioterapeuta
Foram encontradas 15 questões
( ) O efeito anti-inflamatório do laser de baixa potência está relacionado à estimulação da microcirculação, o que garante um eficiente aporte de elementos nutricionais e defensivos para a região lesionada. ( ) O efeito antiedematoso do laser pode ser justificado a partir do estímulo à microcirculação, proporcionando condições para a resolução da congestão causada pelo extravasamento de plasma. ( ) O efeito cicatrizante do laser se explica pela diminuição da produção de ATP, o que proporciona, também, uma diminuição da velocidade mitótica celular. ( ) O efeito analgésico do laser de alta potência é conseguido através da redução na síntese de prostaglandinas, decrescendo a potencialização da bradicinina.
Marque a alternativa que contém a sequência CORRETA de preenchimentos dos parênteses.
Avalie as afirmações a seguir com relação a esse aspecto.
I- O uso prolongado de um andador incentiva o posicionamento do tronco para trás, com descarga máxima nos membros superiores. II- A eletroestimulação neuromuscular tem sido empregada para melhorar a função dos plantiflexores e prevenir a queda do pé. III- O padrão de instabilidade e de fraqueza no tornozelo e no joelho, e a extensão e o grau de gravidade da espasticidade e dos déficits sensoriais dos membros constituem as principais considerações a serem feitas ao prescrever uma órtese. IV- Um paciente com hiperextensão do joelho sem instabilidade do pé e/ou do tornozelo pode ser beneficiado pela aplicação de uma Swedish Knee Cage para proteger o joelho. V- Atividades de treinamento com cadeiras de rodas incluem a instrução do paciente e do cuidador quanto ao uso, à manutenção e à segurança de todas as partes da cadeira.
É CORRETO o que se afirma apenas em:
I- Grupo 1: impacto puro. II- Grupo 2: tecidos moles hiperelásticos, resultando em instabilidade anterior ou multidirecional e impacto. III- Grupo 3: impacto associado com lesão labral e/ou capsular, instabilidade e síndrome do impacto secundária. IV- Grupo 4: instabilidade anterior sem impacto associado.
Estão devidamente caracterizados os grupos descritos apenas em:
( ) Volume corrente: quantidade de ar trocado durante uma inspiração tranquila seguida por uma expiração também tranquila. ( ) Volume de reserva inspiratória: quantidade máxima de ar que uma pessoa pode inspirar depois de uma expiração em repouso. ( ) Capacidade vital: quantidade total de ar contido nos pulmões após uma inspiração máxima. ( ) Capacidade pulmonar total: é medida por meio de uma inspiração máxima seguida de uma expiração máxima.
Marque a alternativa que contém a sequência CORRETA de preenchimentos dos parênteses.
( ) Respiração superficial e rápida. ( ) Respiração normal. ( ) Respiração de Cheyne-Stokes. ( ) Respiração profunda e rápida. ( ) Respiração lenta.
I- Na incontinência decorrente de instabilidade vesical não se faz necessária a utilização de medicamentos associados à reeducação perineal. II- Em casos de prolapso no estágio II em mulher jovem, muito ativa profissional e esportivamente que sofre de constrangimento social, a indicação é cirúrgica. III- A redução perineal bem conduzida em um prolapso no estágio I em uma mulher sedentária evita uma cirurgia.
É CORRETO o que se afirma em:
I- Inicia-se com reeducação da função respiratória, buscando um tipo respiratório predominantemente diafragmático através da propriocepção e do comando verbal. II- Uso da crioterapia e luz infravermelha, exercícios de reeducação da musculatura do assoalho pélvico favorecem a cicatrização nos casos de episiotomia. III- Para ajudar a função intestinal, a puérpera assumirá a posição de decúbito dorsal, em flexão de quadril e joelhos. Faz-se uma pequena retroversão pélvica com estimulação proprioceptiva da musculatura abdominal, inspirando aos movimentos, que deverão ser lentos e repetidos até 10 vezes.
É CORRETO o que se afirma em:
I- A habilidade planejamento e gestão está relacionada a atuação na comunidade identificando famílias em vulnerabilidade e indivíduos em risco biológico, comportamental, ambiental e laboral com ênfase nas condições crônicas de saúde. II- A habilidade de liderança se refere a desenvoltura do trabalho em equipe, destacando-se pela proatividade e o gerenciamento de saberes. III- A capacidade de planejar ações de combate aos condicionantes e agravos à saúde por meio de projetos de saúde com abordagens situacionais e com participação em equipe e popular constituem a competência de vigilância e rastreamento. IV- A tomada de decisão é uma habilidade que possibilita ao profissional escolher a melhor via de resolução de problemas de saúde individual (tratar ou referenciar) e coletiva (políticas ou programas).
É CORRETO o que se afirma apenas em: