Questões de Concurso Público Prefeitura de Areial - PB 2021 para Médico Clínico Geral

Foram encontradas 15 questões

Q1766399 Medicina
Dr. Manoel é um médico bastante atencioso do Bairro das Bromélias. Ele atendeu hoje a menina Sandra Maria de 5 anos com possível quadro gripal de evolução há 3 dias, com bom estado geral. Na ocasião, examinou-a e receitou sintomáticos. Na mesma manhã, ele também atendeu José Rodrigo, um rapaz de 25 anos com queixa de recorrentes dores intensas em flanco direito há uma semana e, ao exame físico, constatou evidência de Giordano positivo. Na ocasião, além de prescrever sintomáticos o médico também solicitou USG de Rins e Vias Urinárias. À luz dos Princípios Éticos/Doutrinários do SUS, o médico:
Alternativas
Q1766400 Medicina
Mário, 42 anos, trabalha há 15 anos na empresa Cimento Bom. Ele é um homem hígido e sem sintomas, sempre realiza seus exames anuais a pedido do médico da empresa, pelo risco de doença ocupacional. Esse ano, ao realizar seus exames, especialmente exames de imagem, foi evidenciado fibrose pulmonar difusa. Complete corretamente a frase: Mário tem diagnóstico de_______________, condição ______________, e com maior risco de desenvolver _______________.
Alternativas
Q1766401 Medicina

A população mundial tem envelhecido, de modo que conceitos acerca do Envelhecimento são importantes. A seguir, serão apresentadas situações de idosos. Associe qual dessas está vinculada à Senescência, condições naturais decorrentes do envelhecimento, e Senilidade, alterações provenientes de condições patológicas no idoso.


I- D. Mariana, uma senhora de 70 anos, capaz de fazer todas as atividades da vida diária, lúcida, percebe que cada vez mais sua pele está enrugada.

II- S. Marcos, um senhor de 81 anos, sempre foi um atleta e rigorosamente faz acompanhamento médico e com seu treinador físico, na avaliação desse mês ele apresentou redução da massa muscular dos MMII.

III- D. Maria, 63 anos, diagnosticada com HAS há 30 anos, após aumento de escórias nitrogenada, hipercalemia e oligúria, foi ao Nefrologista para investigação e o mesmo indicou Hemodiálise.

IV- S. José, 69 anos, diabético insulino-dependente, tem apresentado dificuldade para enxergar, no exame com oftalmologista foi diagnosticado com retinopatia diabética.


Após a análise de cada situação, marque a alternativa que apresenta a sequência CORRETA dessa associação.

Alternativas
Q1766402 Medicina
A Dengue é uma doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti infectado com o vírus RNA, do gênero Flavivirus. Essa doença é endêmica no Brasil e necessita que o médico esteja atento aos sintomas de alarme, que são:
Alternativas
Q1766403 Medicina

Adeclaração de óbito é um documento de uso restrito do profissional médico. Nele deve haver a causa da morte, de modo que de forma cronológica se compreenda como transcorreu o óbito.


Imagem associada para resolução da questão


Considerando o campo extraído da Declaração de óbito, o campo “d” corresponde a(à):

Alternativas
Q1766404 Medicina
A HAS foi diagnosticada em 24,7% dos residentes nas capitais brasileiras, conforme inquérito telefônico coordenado pelo Ministério da Saúde e realizado pela Vigitel (VIGILÂNCIA DE FATORES DE RISCO E PROTEÇÃO PARA DOENÇAS CRÔNICAS POR INQUÉRITO TELEFÔNICO), em 2018. Para o caso de Virgínio, 24 anos, hígido, sem comorbidades conhecidas, sobrepeso, que está prestes assumir seu primeiro emprego, mas no exame demissional descobre que tem PA: 140/110mmHg, o que você deve indicar:
Alternativas
Q1766405 Medicina
A Insuficiência Cardíaca (IC) compreende um insatisfatório funcionamento cardíaco, incapaz de atender às necessidades metabólicas do organismo. Considerando o caso de Seu Joaquim, paciente com IC descompensada por má adesão terapêutica, chega no Pronto Atendimento com queixa de dispneia paroxística noturna, ortopneia, dispneia aos mínimos esforços, edema de membros inferiores há 4 dias; na ausculta respiratória, apresenta crepitos em base de hemitórax direito e bom enchimento capilar. Considerando a Classificação Clínico-Hemodinâmica da IC Descompensada, é possível dizer que esse paciente encontra-se:
Alternativas
Q1766406 Medicina
Considerando o caso anterior (32ª Questão), qual deve ser a melhor conduta no primeiro atendimento a Seu Joaquim no Pronto Atendimento?
Alternativas
Q1766407 Medicina
D. Agripina, tem 65 anos, é hipertensa e diabética há 20 anos, faz uso de suas medicações de uso crônico de forma regular. No entanto, desde que acordou vem sentindo uma epigastralgia, que se tornou mais intensa. Pela persistência do incômodo há aproximadamente 60 minutos, ela se dirige ao Pronto Atendimento. Qual é a melhor conduta no primeiro atendimento a D. Agripina?
Alternativas
Q1766408 Medicina

Samara, 21 anos, queixa-se que após o almoço sentiu uma dor abdominal de intensidade crescente, associada a vômitos e episódio subfebril. Devido à persistência do quadro, a mesma se dirigiu ao Pronto Atendimento, no qual foi atendida pela Dra. Maria da Guia, que ao exame abdominal evidenciou dor em hipocôndio direito (HCD), que exacerbava a inspiração profunda, inclusive interrompendo a inspiração. Assinale (V) verdadeiro e (F) falso para cada assertiva:


( ) A condição é indicativa de Apendicite e precisa imediatamente ser realizada Ultrassonografia Abdominal Total. A paciente deve manter-se em jejum e com analgesia, antibióticos e hidratação venosa.

( ) Com o exame abdominal, foi pesquisado o sinal de Murphy que é sugestivo dessa condição patológica.

( ) A principal etiologia dessa doença é o alcoolismo e a segunda mais prevalente é a litíase biliar.


A sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses é: 

Alternativas
Q1766409 Medicina
Ana está preocupada com sua filha Virgínia de 5 anos, porque ela tem se queixado bastante de prurido anal. Mesmo a mãe informando realizar a higienização corretamente, a menina continua a reclamar do incômodo anal. Qual é diagnóstico mais provável para esta criança?
Alternativas
Q1766410 Medicina

Marcone é alcoólatra há 15 anos. Há 22 dias vem apresentando tosse, sudorese noturna, febre vespertina e perda ponderal. A esposa dele, com medo, levou-o à Estratégia de Saúde da Família, na qual trabalha o Dr. Marciel, que suspeitou do diagnóstico de ________________, e prontamente solicitou_____________ e iniciou o tratamento com __________________. Na ocasião explicou que ___________________ poderia causar ____________________ para que o paciente ficasse atento aos riscos decorrentes do tratamento e não perdesse a continuidade do cuidado.

Alternativas
Q1766411 Medicina
Magnólia encontra-se com seu filho de 3 anos apresentando episódios diarreicos frequentes há 24 horas. Ela foi ao atendimento na Estratégia de Saúde da Família, onde seu filho foi examinado pela Dra. Michele, que evidenciou que a criança apresentava olhos fundos, irritados e sedentos, bebendo água rapidamente e solicitando mais líquidos. Na ocasião:
Alternativas
Q1766412 Medicina

Vitória tem 45 anos, assintomática, obesa grau I, realizou exames de rotina e dentre esses Glicemia de Jejum: 127mg/dL, HDL: 33mg/dL, LDL90, Triglicerídeos: 190. Durante a consulta com Dra. Izabel, a mesma relatou a necessidade de realizar novo teste para confirmação de Diabetes Mellitus (DM), e por isso solicitou Hemoglobina Glicada (HbA1C), com o resultado de HbA1C: 6,7%. Assinale (V) verdadeiro e (F) falso para cada assertiva:


( ) Paciente tem diagnóstico de Síndrome Metabólica, com necessidade de ser bem esclarecida quanto às Mudanças no Estilo de Vida (MEV) e início de Metformina.

( ) Paciente tem diagnóstico de DM tipo II, sendo relevante a investigação imediata de complicações microvasculares.

( ) Paciente tem diagnóstico de dislipedemia com necessidade de iniciar uso de fibrato imediatamente, pelo risco de pancreatite.


Marque a alternativa que apresenta a sequência CORRETAde preenchimento dos parênteses.

Alternativas
Q1766413 Medicina
D. Amélia, 75 anos, estava na enfermaria com quadro clínico de Pneumonia que complicou e, por isso, necessitou de oxigênio suplementar em Máscara de Venturi, ainda persistindo com desconforto respiratório. Ao ser indagada pelos médicos sobre ser transferida para UTI para ser intubada devido à Insuficiência Respiratória em que se encontrava, a mesma exigiu que não queria tal procedimento, devendo permanecer na enfermaria com todas as medidas para melhor conforto, e deste modo, a equipe médica e familiares acataram a decisão. Usufruindo do célebre pensamento de Ambroise Paré: “curar ocasionalmente, aliviar frequentemente e consolar sempre”. Assinale a alternativa que apresenta o (s) valor (s) ético (s) respeitado (s) desta paciente:
Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: E
4: C
5: A
6: D
7: B
8: E
9: D
10: A
11: E
12: B
13: C
14: D
15: A