Questões de Concurso Público Prefeitura de Areial - PB 2021 para Professor B - Geografia

Foram encontradas 13 questões

Q1767589 Geografia
Um importante fator atmosférico é a latitude, pois apresenta alguns condicionantes astronômicos que influenciam na quantidade de energia que entra no Sistema Superfície-Atmosfera. Tais condicionantes são a rotação da Terra, inclinação dos eixos da Terra, o movimento de translação, distância entre os dois astros, diferença de tamanho e a forma aparente da Terra. Observe a figura abaixo, analise as assertivas e responda (V) verdadeiro ou (F) falso.
Imagem associada para resolução da questão

(Solstícios e equinócios. Os números indicam a duração do dia nos solstícios e nos equinócios em várias latitudes. Fonte: Strahler, 1971. In: Fonte: MENDONÇA, Francisco; DANNI-OLIVEIRA, Inês Moresco. Climatologia: noções básicas e climas do Brasil. São Paulo: Oficina de Textos, 2007. p. 42.)
( ) Quando o eixo de rotação da Terra está inclinado em relação à vertical ao plano da órbita do Planeta, a declinação do Sol estará em seu ponto mais meridional, definindo o início do verão no Hemisfério Sul e o início do inverno para o Hemisfério Norte. ( ) O equinócio representa o posicionamento do Sol no seu limite máximo, sendo maior a incidência da luz solar no Hemisfério Sul do que no Hemisfério Norte, marcando o início da primavera e do outono, respectivamente. ( ) No dia 22 de junho, o Sol estará na sua posição mais setentrional, definindo o Trópico de Capricórnio e o dia do solstício de inverno no Hemisfério Sul e verão no Hemisfério Norte, marcando a incidência dos raios solares perpendicular à superfície da Terra. ( ) O posicionamento médio do Sol em relação à Terra, denominado equinócio, ocorre em dois momentos do ano, que no Hemisfério Norte marca o início da primavera em março e o início do outono em setembro, e o Hemisfério Sul a Primavera em setembro e o outono em março.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA:
Alternativas
Q1767590 Geografia
O ano de 2020 marca os vinte anos de criação da LEI 9.985/2000 que institui o Sistema Nacional de Unidade de Conservação (SNUC), um importante marco na gestão dos recursos naturais. “A lei levou à criação de 2.446 unidades de conservação federais, estaduais e municipais que tentam proteger 18% da área continental e 26% da área marinha do Brasil. Porém, ambientalistas denunciam atuais riscos e ameaças ao SNUC”. (Fonte: https://www.camara.leg.br/radio/programas/674360-20-anos-da-lei-das-unidades-de-conservacao-snuc-parte-1/. (Acessado em: 14/09/2020).
Sobre o tema, assinale a resposta CORRETA:
Alternativas
Q1767591 Geografia
A bacia hidrográfica foi definida por Coelho Netto (2007, p 97) como uma área da superfície terrestre que drena água, sedimentos e materiais dissolvidos para uma saída comum, num determinado ponto de um canal fluvial. (Fonte: COELHO NETO, A. L. Hidrologia de encosta na interface com a geomorfologia. In: GUERRA, A. J. T. & CUNHA, S. B. Geomorfologia uma atualização de bases e conceitos. Rio de Janeiro – RJ: Editora Bertrand Brasil, 1994.)
Observe a figura abaixo e aponte a sequência CORRETA dos elementos que caracterizam uma bacia hidrográfica.
Imagem associada para resolução da questão

(Fonte da figura: http://www.comitevacacai.com.br/BaciaHidrografica/BaciaOQueE)
Alternativas
Q1767592 Geografia
A imagem a seguir apresenta uma rocha que foi modificada por processos intempéricos de decomposição e desagregação.
Imagem associada para resolução da questão
Imagem: acervo particular do elaborador.]
Marque a alternativa que apresenta o (s) tipo (s) de intemperismo que atua (aram) na rocha representada.
Alternativas
Q1767593 Geografia
O Brasil, por sua dimensão continental e fatores geográficos particulares, apresenta uma grande diversidade de tipos climáticos. Análise as informações apresentadas e responda (V) para verdadeiro ou (F) para falso.
( ) As mais elevadas temperaturas médias anuais são de 26ºC e 28ºC registradas ao longo da planície do rio Amazonas e do setor norte da planície costeira, região que sofre a atuação das Massas de ar equatorial continental (MEC) e a Massa de ar equatorial atlântico (MEA). ( ) A distribuição espacial dos totais anuais de chuva no Brasil apresenta dois grandes contrastes pluviométricos representados pela Região Norte com médias superiores a 2.800 mm e o Nordeste Semiárido com valores médios anuais entre 1.200 e 125 mm. ( ) A maior parte do território brasileiro se insere nas zonas climáticas equatoriais e tropicais, em que predominam climas quentes com fracas amplitudes térmicas. A condição climática subtropical está presente em uma menor porção do território. Nelas as temperaturas são, em média, mais baixas e as amplitudes térmicas mais acentuadas que na zona climática equatorial. ( ) O clima subtropical úmido, do Sul do Brasil, é controlado por massas de ar tropicais e polares, sendo uma de suas principais características a sua irregularidade na distribuição anual de pluviometria, associada às baixas temperaturas do inverno.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA:
Alternativas
Q1767594 Geografia
Leia a citação seguinte: “Um mundo solidário produzirá muitos empregos, ampliando um intercâmbio pacífico entre os povos e eliminando a belicosidade do processo competitivo, que todos os dias reduz a mão-de-obra. É possível pensar na realização de um mundo de bem-estar, onde os homens serão mais felizes, um outro tipo de globalização" (Santos, 2002:80). (Fonte: SANTOS, Milton. (Org. RIBEIRO, W. C.). O país distorcido: o Brasil, a globalização e a cidadania. São Paulo: Publifolha, 2002.)
Na citação acima Milton Santos se referia à qual dimensão da globalização? Assinale a opção CORRETA:
Alternativas
Q1767595 Geografia
Diversos autores, usando diferentes critérios, desenvolveram classificações para divisão do espaço natural brasileiro em: biomas, domínios morfoclimáticos, formação florestal, ecoregiões. Relacione as terminologias e conceitos evidenciadas na primeira coluna com a sua respectiva descrição na segunda coluna.
I- Formações Florestais II- Domínios morfoclimáticos III- Ecoregiões IV- Biomas
( ) Amazônico, Cerrado, Mares de Morro, Caatinga, Araucárias, Pradarias e faixas de transição configuram a divisão do Brasil proposto por Aziz Nacib Ab'Sáber. As mesmas possuem distribuição azonal e foram definidos a partir de um conjunto de variáveis (morfoclimáticos, pedológicos, hidrológicos, ecológicos e fitogeográficos) considerando não apenas a zonação climática atual, mas também os efeitos acumulados dos climas do passado. ( ) As áreas foram classificadas pela distinção de suas características da biodiversidade - endemismo de espécies, a raridade de espécies taxa, riqueza de espécies, incomum ecológico ou evolutivo fenômenos e raridade global de seu tipo de habitat (Dinerstein et al. 1995). ( ) Comunidade clímax de uma área natural em que as relações climáticas essenciais são semelhantes ou idênticas; aquela unidade de vegetação que é produto, sob o controle e delimitada pelo clima (Clements, 1949). ( ) O IBGE as classificou em seis tipos: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa, Pantanal, sendo, segundo Clements (1949) uma comunidade de plantas e animais, geralmente do tipo de uma formação: uma comunidade biótica.
Marque a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Alternativas
Q1767596 Geografia
Em um Sistema de Informação Geográfica, ao se desenvolverem análises especiais, é possível manusear imagens de satélite, dados cartográficos, banco de dados, entre outros. Quais são as formas de representação geométricas que podem estar associadas ao SIG?
Alternativas
Q1767597 Geografia
“O processo de desenvolvimento da agricultura ocorre através de formas articuladas pelos próprios capitalistas, que se utilizam de relações de trabalho familiares para não ter que investir uma parte de seu capital na contratação de mão-de-obra assalariada. Ao mesmo tempo, utiliza-se dessa relação sem remunerá-la” Oliveira (2011, p.478). (Fonte: OLIVEIRA, A. U. Agricultura Brasileira Transformações Recentes. In: Ross. J. L. S. (org). Geografia do Brasil, 2011. São Paulo. Editora Edusp.)
O autor descreve a produção não capitalista do capital no campo brasileiro. Observe as assertivas abaixo e identifique as relações de trabalho não remunerados relacionado ao contexto apresentado na citação.
I- Parceiro II- Meeiro III- Arrendatários IV- Boia-fria 
Está CORRETO o que se afirma apenas em:
Alternativas
Q1767599 Geografia
A partir da década de 1960, influenciados pela termodinâmica e a Teoria Geral dos Sistemas, “o objeto da geografia passa a ser compreendido com o estudo da organização espacial, que resultaria da interação de dois subsistemas” (Fonte: VITTE, A. C. Da Metafísica da Natureza à Gênese da Geografia Moderna. In: VITTE, A. C (org.) Contribuições à história e à epistemologia da Geografia, 2007. Rio de Janeiro, Ed. Bertrand Brasil.)
Assinale a alternativa que representa dois subsistemas dentro da geografia:
Alternativas
Q1767600 Geografia
No gráfico a seguir é possível verificar a evolução do movimento de Imigração Líquida no Brasil, fenômeno este que inicia de forma significativa em 1950 e que cresce consideravelmente até a década de 1980. Sobre processos migratórios, responda (V) para verdadeiro e (F) para falso.
Imagem associada para resolução da questão

(Fonte: gráfico do elaborador com base nos dados do IBGE - Censo Demográfico 1950-1980. Tabela extraída de: Estatísticas do Século XX. Rio de Janeiro : IBGE, 2007 no Anuário Estatístico do Brasil 1982, vol. 43, 1982.)
( ) A taxa de imigração líquida é a relação entre o número de não naturais residentes no Estado e o total da população neles residentes. Neste sentido, em quatro décadas observamos uma movimentação crescente entre pessoas de diversas origens do território brasileiro. ( ) Para Milton Santos (2006) a imigração líquida é um novo patamar do êxodo rural, decorrente de uma estrutura fundiária arcaica em zonas agrícolas tradicionais e da modernização capitalista do campo em zonas dinâmicas e em áreas de colonização agrícola e de ocupação. ( ) A migração líquida caracteriza-se por aqueles que ocorrem entre o local de trabalho e a residência, tendo uma evolução significativa na década de 1980 quando a população brasileira rural passa a migrar para as cidades. ( ) O ciclo vital da migração líquida se fecha na saída da terra natal que no Brasil foi maior na década de 1950, pois se constitui um princípio simbólico da necessidade de retornar por não haver a oportunidade econômica, social e cultural durante o processo de migração.
Marque a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Alternativas
Q1767601 Geografia
A anamorfose cartografia é uma forma de representação do espaço geográfico em que os dados quantitativos sofrem uma distorção da proporcionalidade do tamanho para destacar um determinado fenômeno em um país, região ou área. Analise as assertivas e responda o que se pede.
Imagem associada para resolução da questão
              (Fonte: https://www.agb.org.br/covid19/2020/08/08/anamorfose-geografica-da-covid-19-no-brasil/)
A anamorfose do mapa apresentado acima tem como objetivo destacar qual tipo de informação?
Alternativas
Q1767602 Geografia
A produção de energia mundial ainda depende do uso de combustíveis fósseis, por isso, nas últimas décadas, a questão energética ocupa lugar central na agenda ambiental global, e novos modelos de geração de energia mais sustentável e renováveis são necessários tanto para desenvolver a autonomia enérgica dos países dependentes de combustíveis fósseis, quanto para minimizar os impactos sobre o meio ambiente. São fontes de produção de energia renovável:
I- Cabutz II- Maremotriz III- Carvão Mineral IV- Xisto betuminoso V- Hidrogênio
É VERDADE o que se afirma apenas em:
Alternativas
Respostas
1: B
2: E
3: D
4: B
5: D
6: D
7: E
8: E
9: B
10: C
11: A
12: D
13: C