Questões de Concurso Público Prefeitura de Cacimba de Dentro - PB 2021 para Médico - Clínico Geral

Foram encontradas 14 questões

Q2013315 Medicina
A Pandemia da Covid-19, que assola o mundo inteiro configura-se como uma doença de Transmissão Horizontal, que corresponde exatamente àquela em o que agente infeccioso é transmitido de pessoa a pessoa, podendo ser classificada como:
Alternativas
Q2013316 Medicina
A declaração de óbito é um documento de uso restrito ao profissional médico, e tem como objetivo a compreensão, de forma cronológica, de como transcorreu o óbito. Considerando que você deve preencher a declaração de óbito do seguinte caso clínico, qual/quais situação/situações contribuíram para a morte (Relembrando: a Declaração de óbito corresponde a Parte II)?
Caso clínico: D. Maria, 73 anos, com Síndrome da Fragilidade devido o ser acamada há dois anos após Acidente Vascular Encefálico decorrente de HAS mal controlada há 15 anos. É levada ao hospital devido à febre importante e taquipneia após engasgo durante alimentação há 1 dia, sendo diagnosticada com Pneumonia Aspirativa, evoluindo com resposta insatisfatória à antibioticoterapia escalonada. Após 3 dias, apresenta instabilidade hemodinâmica com necessidade de Intubação Orotraqueal e drogas vasoativas, sendo então encaminhada para Unidade de Terapia Intensiva e diagnosticada com Choque Séptico. Após 2 dias, evoluiu em Parada Cardiorrespiratória no ritmo de assitolia, tendo sido realizado Ressucitação Cardiopulmonar por 30 minutos sem resposta e declarado óbito. 

Imagem associada para resolução da questão
Alternativas
Q2013317 Medicina
Dra. Rafaela é a médica da UBS do Bairro dos Amores. Ela atendeu hoje José, de 9 anos, com quadro diarreico de evolução há 4 dias em estado decaído, desidratado, pouco contactuante e genitora sem condições psicológicas de realizar tratamento domiciliar satisfatório. Na ocasião, examinou e encaminhou a criança para o Pronto Atendimento Infantil. Seguidamente, chegou a UBS Maria, 15 anos, com queixa de disúria, polaciúria e urina escurecida (SIC) há 2 dias, sendo então diagnosticada com Infecção Urinária e prescrita antibioticoterapia, com orientação para aumentar ingesta hídrica e esvaziamento vesical frequente. À luz dos Princípios da Atenção Básica, a médica:
Alternativas
Q2013318 Medicina
Para explicitar a forma mais CORRETA de exercer a medicina, em 1867, foi criado o primeiro Código de Ética Médica do Brasil, o qual tem sofrido ajustes desde então. Marque (V) para verdadeiro e (F) para falso para cada assertativa:
( ) É direito do médico o exercício simultâneo da Medicina e da Farmácia, como também a obtenção de vantagem pela realização de procedimentos e vendas de órteses, próteses e implantes.
( ) É direito do médico, para proteger emocionalmente seus pacientes, informar apenas ao familiares o diagnóstico, prognóstico e tratamento de sua doença.
( ) É direito do médico realizar exames médicos periciais de corpo de delito em seres humanos na cena do crime e no interior de delegacias.
Assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q2013319 Medicina
Ana Maria, 26 anos, possui vida sexual ativa há 3 anos e dirigiu-se ao consultório de Ginecologia para realizar consulta de rotina. Na ocasião, trouxe o resultado do exame Citológico realizado dois dias após ter tido relação sexual. O exame evidenciou ASC-US (Células Escamosas Atípicas de Significado Indeterminado) e presença de inflamação moderada. Qual a conduta para a paciente?
Alternativas
Q2013320 Medicina
Joana Maria, 30 anos, está internada no Hospital da Mulher devido a infecção puerperal e tem histórico de crises de enxaqueca com aura desde o período da adolescência. Ela já comentou com Dra. Ana Luiza que necessita de um método contraceptivo, manifestando preferência pelo DIU, momento em que, eficiente, a médica retirou algumas de suas dúvidas. Com base no que foi exposto, assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q2013321 Medicina
Antônio, 5 anos, é levado por seu pai para o Hospital da Criança devido ao diagnóstico de Pneumonia Adquirida na comunidade, de evolução há 5 dias, tendo sido iniciado tratamento domiciliar pela médica da UBS. Mas como houve piora do estado geral da criança, a profissional o encaminhou para o Pronto Atendimento. Qual dos achados é determinante para internação do paciente?
Alternativas
Q2013322 Medicina
Ana Rosa, 9 anos, com relato de diarreia há 2 dias após ingesta de um bolo de chocolate comprado na rua (SIC), foi levada por sua mãe à UBS, na qual o Dr. José Pedro trabalha. Ao examina-la o médico percebeu que a menina apresentava olhos encovados, lágrimas ausentes, bebendo água com dificuldade e possui débito urinário mínimo. Qual a primeira conduta a ser tomada?
Alternativas
Q2013323 Medicina
Carla Campos, 45 anos, tem diagnóstico de Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) há 8 anos. Por esta razão, faz uso de Enalapril 10mg pela manhã e à noite, Hidroclorotiazida 25mg pela manhã, Anlodipino 10mg à noite e Atensina 0,100mg manhã. Segundo ela mesma informa, sua pressão está controlada, hipótese confirmada pela Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial (MAPA) com evidência de controle pressórico. Como você classifica e qual a conduta adequada para a paciente:
Alternativas
Q2013324 Medicina
Nessa mesma consulta, Carla Campos referiu que há 4 anos apresentou um pico hipertensivo com PA: 190/110 mmHg associada à dispneia importante, que melhorou após uso de remédio na veia (SIC). Apesar da sucinta descrição do quadro clínico, descreva qual é o diagnóstico da paciente: 
Alternativas
Q2013325 Medicina
D. Maria, 64 anos, paciente com diagnóstico de Insuficiência Cardíaca (IC), vai à consulta de rotina com o Cardiologista. Com relato de fazer uso das medicações regularmente, possui baixa ingesta de sal e afirma conseguir realizar suas atividades diárias satisfatoriamente, como também dormir bem. Qual a Classificação Clínico-Hemodinâmica da IC em que a paciente se encontra nesse momento e qual a conduta para ela? 
Alternativas
Q2013326 Medicina
Dr. Alfredo estava de plantão quando foi chamado para uma intercorrência no terceiro andar, apartamento 309, no qual está internada, há 2 semanas, D. Genoveva: uma simpática e lúcida senhora de 75 anos, com boa cognição e condições físicas, que se internou devida um quadro de pielonefrite. No exame de hoje ela apresentou Na:128mEq/L, sem sintomas associados. Na ocasião, foi diagnosticada com Hiponatremia e prontamente for iniciada a reposição com solução salina a 3%. Ao chegar ao apartamento, Dr. Alfredo se depara com a paciente apresentando rebaixamento do nível de consciência e paresia de hemicorpo direito. indique a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q2013327 Medicina
Geovana, 14 anos, chega para atendimento na UBS do seu bairro com relato de diarreia há uma semana que evoluiu com sangue, muco e pus há 2 dias. A paciente relata ter ingerido água sem filtrar porque o filtro de sua casa quebrou. Assinale a alternativa CORRETA: 
Alternativas
Q2013328 Medicina
Angelita, 25 anos, primípara, entrou em trabalho de parto e se dirigiu à maternidade para ser assistida pela equipe de saúde. Seu esposo, Jorge, deseja permanecer com Angelita durante todo o parto.
Indique a alternativa CORRETA:
Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: D
4: A
5: D
6: B
7: B
8: C
9: X
10: C
11: B
12: E
13: A
14: C