Questões de Concurso Público Prefeitura de Sousa - PB 2021 para Enfermeiro - Saúde Mental
Foram encontradas 4 questões
I- Tem estrutura predominantemente expositiva, sem prescindir de argumentatividade, o que se reflete no uso de adjetivos avaliativos no título e no decorrer da matéria, a exemplo de: “danosa e cruel política de imigração”; “uma das heranças mais cruéis”, entre outras marcas.
II- Atemática diz respeito à elucidação das propostas que visam à regulamentação da situação dos imigrantes, em consonância com a Lei da Cidadania dos Estados Unidos, dentre elas a que beneficia imigrantes egressos no país em janeiro de 2021, por ganharem o direito a pedir solicitação temporária para se manter no país.
III- Visando à clareza e à comprovação dos fatos, ou seja, à veracidade própria dos textos jornalísticos, o texto informa a respeito do lento crescimento populacional dos Estados Unidos entre os anos 2010 e 2020, o que vem a ser um condicionante para a regulamentação da situação dos imigrantes, dada a necessidade de pessoas aptas ao mercado de trabalho.
IV- A despeito de se tratar de um texto cujo propósito é deixar o leitor informado de temas relevantes, o texto se caracteriza como predominantemente persuasivo, a julgar pela forma como os autores finalizam o texto, com a justificativa para a necessária aceitação dos imigrantes.
É CORRETO o que se afirma apenas em:
Em: 19/10/21
I- É uma crônica que revela, por meio de linguagem simples e descontraída e de sequências narrativas e dialógicas, uma fase de dificuldade vivida pelo personagem central, que usou de subterfúgios para sobreviver.
II- Há várias expressões de natureza coloquial no texto, recurso usado para dar mais veracidade aos fatos e originalidade, dado o contexto de que faz parte o personagem, fator que determina que o texto circula na esfera jornalística, e não na literária.
III- Através da narrativa, o autor expõe um problema social – as condições precárias de vida de muitas pessoas que vivem pedindo esmolas, situação que persiste e tende a piorar.
IV- Há evidência de ironia, no sentido de que os termos “trabalho” e “carreira”, presentes nos trechos: “trabalhou como cego”, “começou/abandonou sua carreira”, são usados em contraposição à noção de emprego formal.
V- No trecho que faz alusão à omissão da polícia na tarefa de tirar as pessoas das ruas, o autor alerta, indiretamente, para o fato de que se não houver fiscalização as pessoas vão se acostumar com a vida de mendicância e não vão procurar emprego.
É CORRETO o que se afirma apenas em:
“Mas, como perneta, seu Júlio um dia teve uma contrariedade. Apareceu pela aí um chefe de polícia com intenções de endireitar o Brasil e foi chato. Organizou uma campanha de perseguição à mendicância e seu Júlio entrou bem. Quando o carro da polícia, mais conhecido na linguagem policial como viatura, parou na porta da igreja, mendigo que podia se pirou, mas seu Júlio não pôde correr de calça larga e perna de pau, que a tanta perfeição não chegaram os engodos do cigano. Seu Júlio foi em cana”.
I- Ocorre o uso de expressões giriáticas, a exemplo de “Seu Júlio entrou bem”; “Seu Júlio foi em cana”; mendigo que podia se pirou” (fugiu).
II- Ocorre o uso do QUE (coloquial), empregado com valor de explicação, equivalente a POIS: “pois a tanta perfeição não chegaram os engodos do cigano”.
III- Ocorre inversão sintática, em que o sujeito aparece posposto ao verbo: a tanta perfeição não chegaram os engodos do cigano”.
IV- Ocorre, no final do parágrafo, uma oração justaposta que mantém um vínculo semântico de adversidade, de modo que o conectivo adequado ao contexto seria: “Porém, Seu Júlio foi em cana.”
É CORRETO o que se afirma apenas em: