Questões de Concurso Público Prefeitura de Sousa - PB 2021 para Fisioterapeuta

Foram encontradas 15 questões

Q1896383 Fisioterapia
Analise as proposições e coloque (V) para verdadeiro e (F) para falso, em relação à reabilitação aquática da coluna vertebral:
( ) A água com temperatura a 34º C aumenta a circulação periférica, melhora a nutrição e aumenta os catabólitos dos tecidos.
( ) A marcha dentro de uma piscina aquecida promove a decoaptação articular e o relaxamento da musculatura antigravitacional, causados pelo empuxo da água, diminuindo a descarga de peso corporal ao solo, facilitando o movimento.
( ) As pompagens lombar e cervical realizadas no ambiente aquático melhoram a circulação venosa e linfática, levam ao relaxamento muscular, alongam e reduzem tecidos cicatriciais.
( ) O alongamento na água aquecida é bastante recomendado. Os tecidos encurtados e rígidos respondem de modo mais eficiente às oscilações rápidas e ao alongamento ativo e prolongado na água.

Marque a alternativa que contém a sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses:
Alternativas
Q1896384 Fisioterapia
O TENS – Transcutaneous Electrical Nerve Stimulation ou Neuroestimulação Elétrica Transcutânea é um dos recursos mais usados no tratamento da dor neurogênica ou crônica através da corrente elétrica. De acordo com os parâmetros utilizados para a sua aplicação no local da dor, qual alternativa corresponde à resposta CORRETA?
Alternativas
Q1896385 Fisioterapia
Os testes para patologias musculares e tendinosas são de suma importância na avaliação funcional do joelho, e, quando realizados de forma apropriada, auxiliam na determinação do diagnóstico. Alguns deles são:
Alternativas
Q1896386 Fisioterapia
A paralisia cerebral é descrita como a manifestação de sequelas de lesão cerebral irreversível do neurônio motor central, ocorrida desde a concepção até o término da maturação encefálica, que corresponde aproximadamente à idade de 6 a 7 anos de idade. Pode ter como manifestações principais a não progressão, com déficits sensoriais, motores e intelectivos. Dentre as diversas características sobre esta condição neurológica, nas alternativas a seguir, marque a CORRETA: 
Alternativas
Q1896387 Fisioterapia
A instalação aguda do quadro clínico é fator fundamental para o diagnóstico das Doenças Cérebro Vasculares (DCV). Essa instalação ocorre de poucos minutos a algumas horas. A presença de sinais neurológicos focais, instalados agudamente, possibilita o diagnóstico de um quadro de AVE, e mesmo da sua topografia, com uma considerável exatidão. A sintomatologia das DCV depende mais da localização da lesão do que da sua natureza. Avalie as proposições que se seguem sobre as principais síndromes clínicas, de acordo com a localização da lesão vascular:
I. Quando a lesão ocorre em tronco cerebral, cerebelo, lobos occipitais: déficit motor ou sensorial nos quatro membros, ataxia de tronco ou membros, disartria, mirada lateral desconjugada, nistagmo, amnésia, defeitos de campo visual bilateral, vertigem e incoordenação.
II. Quando há uma pequena lesão subcortical (lacuna) hemisférica ou do tronco cerebral: AVE sensorial puro - déficit da sensibilidade (face, membros superior e inferior contralaterais) sem alterações das funções cerebrais superiores, motora ou da visão.
III. Quando há lesão no hemisfério esquerdo (dominante): Hemiparesia, alteração da sensibilidade e comprometimento do campo visual à esquerda, comprometimento do olhar conjugado para a esquerda, disartria, desorientação espacial e heminegligência esquerda.
IV. Quando a lesão ocorre no hemisfério direito (não dominante): hemiparesia, alteração da sensibilidade e comprometimento do campo visual à direita, afasia, comprometimento do olhar conjugado para a direita, disartria e comprometimento da leitura, da escrita e do cálculo.

É CORRETO apenas o que se afirma em:
Alternativas
Q1896388 Fisioterapia
As lesões da região do cotovelo podem ser decorrentes de atividades profissionais como desportivas. As mais comuns costumam ser a epicondilite lateral e a epicondilite medial, geralmente com presença de dor, diminuição da força e resistência e sensibilidade à palpação. Analise as proposições e coloque (V) para verdadeiro e (F) para falso, em relação ao tratamento conservador indicado nestas situações.
( ) Na fase de dor, edema ou espasmo é importante ofertar repouso aos músculos envolvidos, evitar as atividades que agravam o quadro, como movimentos repetitivos de preensão e usar crioterapia.
( ) Na fase de desenvolvimento da mobilidade dos tecidos moles e articulações, pode-se realizar exercícios isométricos em múltiplos ângulos de baixa intensidade e massagem transversa.
( ) Na fase de aumento da flexibilidade muscular e mobilidade cicatricial pode-se utilizar técnicas de mobilização articular.
( ) Na fase de desempenho muscular e função, exercícios isométricos e dinâmicos, além de fortalecimento, podem ser utilizados, inclusive o treinamento funcional pode ser substituído pelos exercícios pliométricos.

Marque a alternativa que contém a sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses
Alternativas
Q1896389 Fisioterapia
A insuficiência venosa crônica (IVC) é uma doença comum na população adulta e idosa e representa uma alteração com fisiopatologia complexa e multifatorial, sem um tratamento claro e definitivo. A prevalência da IVC tende a aumentar com a idade. Diante do exposto, são diversas as recomendações para o acompanhamento do indivíduo com esta doença. Marque a alternativa INCORRETA sobre as intervenções em pacientes idosos com IVC.
Alternativas
Q1896390 Fisioterapia
As alterações nos sistemas que compõem o equilíbrio possuem como uma das prerrogativas fundamentais a avaliação. Sabe-se que os idosos são bastante heterogêneos com relação às dificuldades e limitações, de forma que ao ser realizada uma avaliação, deve-se identificar se um problema de equilíbrio existe ou não, prever o risco de queda, determinar a causa da disfunção e sua repercussão sobre a funcionalidade do idoso. Seguindo-se essa afirmação, avalie as proposições que se seguem sobre o sistema de força muscular:
I. É observada uma diminuição da força muscular em dorsiflexores, flexores plantares, quadríceps e abdutores de quadril.
II. O teste de sentar e levantar da cadeira usado na avaliação clínica do equilíbrio deve ser feito com os braços ao lado do corpo, 3 vezes sem parar, de forma lenta e contínua.
III. Há estabilidade nas posições tandem, semitandem e instabilidade no apoio unipodal.

Está CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Q1896391 Fisioterapia
A fisioterapia respiratória envolve um conjunto de técnicas baseadas na aplicação terapêutica de intervenções mecânicas, devendo ser adaptada a cada paciente, constituindo um processo dinâmico. As técnicas fisioterapêuticas respiratórias utilizadas para o tratamento de vias aéreas superiores atuam diretamente na remoção de secreções localizadas nesta região. As técnicas propostas na literatura, nesta região, seguem descritas. Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1896392 Fisioterapia
Analise as proposições e coloque (V) para verdadeiro e (F) para falso, em relação aos pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) que apresentam condições indicativas de internação:
( ) Pacientes com insuficiência respiratória aguda grave com distúrbios de comportamento ou hipersonolentos.
( ) Pacientes com complicações como embolia pulmonar ou pneumotórax.
( ) Pacientes com insuficiência cardíaca descompensada.
( ) Pacientes com características típicas de infecção pulmonar como febre e leucocitose.

Marque a alternativa que contém a sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses.
Alternativas
Q1896393 Fisioterapia
Durante o trabalho de parto, a mulher é levada a assumir posições corporais pouco habituais. Em particular, posições que colocam os "tecidos moles' do corpo, ligamentos e músculos, sob tensão. Quando um ligamento ou músculo é submetido à tensão, ele se torna tracionador dos ossos sobre os quais se fixa. É dessa maneira que tensões musculares ou ligamentares criam trações de uma ou de outra parte da pelve. Isso provoca movimentos intrínsecos da pelve e alterações da sua forma. As trações sobre os ossos da pelve também podem ser decorrentes de contrações de músculos que se fixam sobre seus ossos. Diante dessas considerações, avalie as proposições a seguir:
I. A flexão/rotação medial do fêmur causa uma supinação do ilíaco por causa das tensões ligamentares e musculares.
II. Quando se flexiona fortemente a coluna, sobretudo a lombar, os seus músculos posteriores são distendidos e tracionam a parte posterior do sacro de baixo para cima. Dessa maneira, eles levam o cóccix um pouco para trás e para cima, acarretando uma nutação do sacro.
III. A flexão do quadril provoca uma contranutação ilíaca por causa das tensões ligamentares.
IV. A contração dos músculos da parte inferior das costas pode impedir a contranutação do sacro na primeira parte do trabalho de parto, na fase de insinuação (passagem do primeiro e do segundo plano).

É CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Q1896394 Fisioterapia
O Sistema Único de Saúde (SUS) é considerado um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo, e foi instituído pela Constituição Federal de 1988, tendo como objetivo e finalidade o acesso integral, universal e igualitário a toda a população brasileira. Analise as proposições e coloque (V) para verdadeiro e (F) para falso para as proposições que se seguem:
( ) A integralidade é a garantia de atenção à saúde por parte do Sistema, a todo e qualquer cidadão em qualquer parte do vasto e extenso território nacional.
( ) A universalidade é um princípio doutrinário que visa assegurar ações e serviços de todos os níveis de atenção.
( ) A descentralização é um princípio organizacional que visa redistribuir poder e responsabilidades entre os três níveis de governo (Federal, Estadual e Municipal).
( ) A participação comunitária é um princípio organizacional formada pelos Conselhos de Saúde nos três níveis de governo, pelas Conferências de Saúde e pelos Conselheiros de Saúde.

Marque a alternativa que contém a sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses.
Alternativas
Q1896395 Fisioterapia
A Resolução Nº 536 de 10 de agosto de 2021, além de outras disposições, estabelece no Art. 3º que para o exercício profissional da Fisioterapia nos Distúrbios do Sono é necessário conhecimento e domínio dos seguintes conteúdos, comprovados por formação, com carga horária mínima de 120 horas/aula, EXCETO: 
Alternativas
Q1896396 Fisioterapia
A Ergonomia é uma disciplina científica que compreende as interações entre os seres humanos e outros elementos de um sistema, adequando sistemas de trabalho às características das pessoas que neles operam. Um dos estudiosos dessa área, Alain Wisner, em 1987, definiu cinco formas básicas de ergonomia, a saber:
( ) Ergonomia do produto ( ) Ergonomia da produção ( ) Ergonomia de correção ( ) Ergonomia de concepção 
( ) Ergonomia de mudança

I- Atua na concepção de produtos ergonomicamente adequados para utilização pelos seus usuários. II- Refere-se a um processo ergonômico contínuo numa organização, com a capacitação das pessoas. III- Atua nos processos produtivos, no estudo do trabalho em ação. IV- Atua na concepção de produtos e processos de trabalho, visando sua concepção de acordo com os conhecimentos ergonômicos. V- Atua na correção de inadequações ergonômicas existentes nos meios e processos de trabalho.


Está CORRETA a sequência:
Alternativas
Q1896397 Fisioterapia
Ferramentas de análise dos postos de trabalho são instrumentos quantitativos e/ou qualitativos fundamentais para análise ergonômica do trabalho, para as medidas preventivas e a atuação do Fisioterapeuta do Trabalho dentro das empresas. A seguir estão listadas algumas ferramentas mundialmente utilizadas nesta análise. Marque a alternativa que apresenta EXCLUSIVAMENTE tais ferramentas.
Alternativas
Respostas
1: D
2: D
3: A
4: B
5: B
6: D
7: E
8: C
9: C
10: E
11: B
12: A
13: E
14: C
15: A