Questões de Concurso Público Prefeitura de Viçosa - RN 2021 para Enfermeiro - PSF - Prova Anulada

Foram encontradas 15 questões

Q1786489 Enfermagem
De acordo com os Protocolos do SAMU 192 (BRASIL, 2016), são citados os 3 “S” do atendimento de suporte avançado de vida. Das alternativas, qual a que discorre CORRETAMENTE sobre os protocolos dos 3 “S”?
Alternativas
Q1786490 Enfermagem
A Bradicardia é um termo utilizado para designar uma diminuição na frequência cardíaca. O enfermeiro, ao detectar sinais de bradicardia em um adulto, precisará se assegurar de conhecimento específico a respeito de casos suspeitos e possíveis causas associadas aos sinais do acometimento propriamente dito. Para tanto, analise as proposições abaixo acerca de Bradicardia.
I- O critério de inclusão para a Bradicardia é indicada quando a FC < 60 bpm. II- O critério de inclusão para a Bradicardia é indicada quando a FC > 60 bpm. III- O critério de inclusão para a Bradicardia é indicada quando a FC < 40 bpm. IV- Algumas das causas são: Hipovolemia, Hipóxia, Hipo ou hipercalemia, Hipoglicemia, Hipotermia podem causar Bradicardia. V- Algumas das causas são: Hipertermia, Hipóxia, Hipervolemia, Trombose e Trauma podem causar Bradicardia.
Qual alternativa apresenta o conjunto de proposições que responde CORRETAMENTE acerca da Bradicardia.
Alternativas
Q1786491 Enfermagem
Uma mulher de 35 anos é encaminhada para admissão em UTI, após complicação de parto, relacionado à ausência de pré-natal e detecção de trombocitopenia e presença de miomas uterinos durante o período de parto, com descrição também de atonia uterina. A enfermeira da UTI, ao atendê-la, depara-se com o seguinte quadro clínico:
A paciente apresenta nível de consciência alterado e confuso; pele fria, úmida e pegajosa com coloração pálida e cianótica; frequência cardíaca aumentada (148 bpm) e hipotensão arterial (PA=80x50). O diagnóstico de enfermagem prioritário foi “Estado de Choque” e precisa de cuidados imediatos. Nessa perspectiva, é essencial que o enfermeiro reconheça os indicadores empíricos de que tipo de choque se trata.
Marque a alternativa CORRETA, em relação ao referido caso clínico:
Alternativas
Q1786492 Enfermagem
A sepse é um dos grandes problemas de saúde que acontece como resposta sistêmica à infecção. Pode haver uma progressão de sepse para a Síndrome da Resposta Inflamatória Sistêmica. É necessário que o enfermeiro, em cuidados críticos, reconheça os fatores de risco para tal progressão. Então, das alternativas abaixo, qual a que apresenta CORRETAMENTE esses fatores?
Alternativas
Q1786493 Enfermagem
Em relação aos “sinais vitais normais pediátricos” e sua relação com os sinais vitais normais do adulto; marque a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q1786494 Enfermagem
O Distúrbio hereditário autossômico recessivo afeta o pâncreas, o sistema respiratório, o trato gastrointestinal, as glândulas salivares e o trato reprodutivo. É considerada uma doença hereditária letal que acomete pessoas muito jovens, levando-os a infecções recorrentes com risco para bronquiectasia e fibrose e dentre os diagnósticos de enfermagem, estão o Alto Risco de Infecção, Troca Gasosa Comprometida e Limpeza Ineficaz das Vias Aéreas. Em relação à afirmação, indique qual alternativa responde CORRETAMENTE.
Alternativas
Q1786495 Enfermagem
O Hemotórax compreende a laceração do pulmão, de algum vaso intercostal ou da artéria torácica interna. Dentre as alternativas abaixo, qual a que apresenta as causas CORRETAS e prováveis para Hemotórax e indicação de drenagem torácica?
Alternativas
Q1786496 Enfermagem
Um dos procedimentos de enfermagem essenciais em cuidados críticos está a Terapia de Reposição com Líquidos Intravenosos que é indicada para a reposição de perdas anormais de líquidos e eletrólitos, manutenção das necessidades hidroeletrolíticas diárias, correção dos distúrbios hídricos e dos distúrbios eletrolíticos em conjunto com outras terapias.
Analise as proposições abaixo acerca de Terapia de Reposição com Líquidos Intravenoso.
I- As soluções isotônicas são líquidas que contêm solutos de maior peso molecular como exemplo, o Soro Glicosado a 5%, muito usado em todos os tipos de tratamento, menos para as pessoas diabéticas. II- As soluções hipotônicas contêm menor concentração osmolar que a sérica, contendo mais água que partículas, um exemplo é o Soro Glicosado a 5%, em condições normais, a glicose é assimilada pelas células, porém, no paciente diabético pode causar hiperglicemia. III- As soluções hipertônicas apresentam maior concentração de partículas em solução quando comparadas com o plasma e os exemplos são: Cloreto de Sódio a 3%, Soluções Protéicas, Soluções de hiperalimentação com glicose a 10, 50 e 70%. IV- Os Colóides são suspensões de partículas muito pequenas e são utilizadas em casos de desnutrição. São exemplos: Soro fisiológico a 9% e as transaminases a 5%.
Indique a alternativa que responde CORRETAMENTE.
Alternativas
Q1786497 Enfermagem
Dos paradigmas dos cuidados paliativos no contexto contemporâneo estão cuidados humanizados para a dor do ser humano, cuidados com avaliação funcional e cuidados com morte do ponto de vista natural da vida. Um dos princípios da paliação é a boa avaliação do paciente para o diagnóstico desse processo de vida e sobrevida dos indivíduos que desse cuidado necessitarem, dentre os princípios de alivio de dor e sofrimento, além do cuidado humanizado. Dentre as alternativas abaixo, qual a que responde CORRETAMENTE acerca de escalas específicas para os cuidados paliativos?
Alternativas
Q1786498 Enfermagem
Considerando a DOR como um sistema complexo, é essencial que o enfermeiro a reconheça na consulta de enfermagem. Considerando as alternativas abaixo, marque a alternativa CORRETA em relação ao paciente com DOR:
Alternativas
Q1786499 Enfermagem
Em relação ao cuidado do idoso hospitalizado, é essencial que o Enfermeiro, como profissional de saúde, reconheça os princípios básicos de farmacologia e do processo de envelhecimento, para que o processo de cuidar em enfermagem e a tomada de decisões sejam planejados de acordo com as necessidades da pessoa idosa.
Nessa perspectiva, marque a alternativa CORRETA em relação ao uso de medicamentos e à pessoa idosa:
Alternativas
Q1786500 Enfermagem
A Resolução COFEN nº 0543/2017 estabelece parâmetros para o dimensionamento do quadro de profissionais de Enfermagem nas unidades assistenciais de saúde. Nessa perspectiva, é necessário que o Enfermeiro reconheça na Legislação de sua profissão o que discorre sobre esse tipo de classificação e sua importância em relação à gestão de recursos humanos nas unidades assistenciais de saúde, atentando-se às Boas Práticas em Saúde.
Assinale a alternativa CORRETA, que trata da classificação do paciente e sua definição em relação ao dimensionamento do pessoal de enfermagem nas unidades assistenciais:
Alternativas
Q1786501 Enfermagem
Como é denominado o acúmulo anormal de lipídios ou substâncias gordurosas e tecido fibroso no revestimento das paredes dos vasos arteriais, causando bloqueio e estreitamento de vasos coronários e reduzindo o fluxo sanguíneo para o miocárdio?
Alternativas
Q1786502 Enfermagem
Um enfermeiro plantonista de um hospital geral precisa inserir uma sonda nasoenteral em uma paciente gravemente acometida, que está restrita ao leito e sem possibilidade de mobilização. A posição de Fowler e semi-Fowler são inviáveis para tal procedimento de enfermagem. Dessa forma, marque a alternativa CORRETA que indica qual outra posição poderia ser viável para tal realização desse procedimento de enfermagem:
Alternativas
Q1786503 Enfermagem
Analise as proposições abaixo, que tratam das alterações na Pressão Arterial Intracraniana (PIC).
I- Das intervenções de enfermagem na Hipertensão Intracraniana, além de outros cuidados, inclui-se seguir com rigor a prescrição médica e de enfermagem, controle hídrico rigoroso, acompanhamento alimentar, controle de temperatura. II- O Controle Hídrico rigoroso é um cuidado para Hipertensão Arterial Sistêmica e não para Hipertensão Intracraniana. III- As complicações da PIC aumentada incluem, dentre outras, Diabetes Insípido e Síndrome de Secreção de Hormônio Antidiurético (SIADH).
Sobre o conhecimento do Enfermeiro nas alterações da PIC, assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: A
4: E
5: D
6: D
7: C
8: E
9: D
10: E
11: C
12: A
13: B
14: B
15: A