Questões de Concurso Público Prefeitura de Cabaceiras - PB 2023 para Professor de Educação Básica II - Disciplina História

Foram encontradas 6 questões

Q2371051 História
“Em meio ao processo de consolidação do Estado Nacional, assinalado por disputas regionais, coube ao Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro o dever de uma história tida como oficial.” (MONTEIRO, Luíra Freire. Retórica da Alteridade: Portugal e Retórica da Alteridade portugueses na historiografia brasileira. São Paulo: Hedra, 2016, p. 19).

Considerando que o fazer historiográfico, no século XIX, privilegiava a história da nação, narrando ações políticas, militares e de guerras, analise as proposições a seguir:

I- A ideia de que a missão da história era preservar a memória das vidas e feitos dos grandes homens do passado esteve presente na narrativa dos historiadores do século XIX no Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro contribuindo diretamente no fazer histórico no espaço escolar durante décadas.
II- No Positivismo compete ao historiador essencialmente coletar e recuperar os documentos escritos, fazer uma análise minuciosa, sem interpretação, buscando formular uma verdade única e absoluta.
III- A Escola dos Annales, embora repense o conceito de documentos históricos, defende ainda a concepção de que o tempo histórico é estático e linear, não admitindo que o tempo histórico tenha ritmos diferenciados.

É CORRETO o que se afirma apenas em:
Alternativas
Q2371053 História
A feudalização e o movimento urbano são dois aspectos que marca o ocidente europeu, entre os séculos X e XIV, e que organiza ao mesmo tempo, o espaço e a sociedade.

Analise as proposições a seguir:

I- No feudalismo há o conjunto de laços pessoais que unem entre si, hierarquicamente, os membros das camadas dominantes da sociedade. Tais laços apoiam-se no benefício que o senhor concedia a seu vassalo em troca de serviços e juramento de fidelidade.
II- O que assegurava o domínio crescente do vassalo sobre seu feudo era, evidentemente, a hereditariedade deste – peça essencial no sistema feudal.
III- No conjunto das terras feudais ocidentais generalizou-se no século XIII um movimento de emancipação que levou a uma melhora na condição jurídica dos camponeses, senão em sua própria situação material.
IV- O vassalo não tinha deveres com a administração, a justiça e o exército senhoriais, por isto não podia sofrer sanções, nem o confisco feudal, segundo a ordem da Madre Igreja.

É CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Q2371054 História
“Historiadores franceses dos Annales e historiadores ingleses neomarxitas trabalhavam, do final dos anos 1960 aos anos 1980, com uma história social que avançava para os domínios cultural” (PESAVENTO, Sandra Jatahy. História & História Cultural. BH. Autêntica. 2003. P. 32.).

Analise as proposições a seguir:

I- A história social dos Annales nos anos 1980 trabalhava a ideia da contradição de classe, distanciando-se da ideia da diferença que desvendava toda uma trama de relações e de grupos presentes na sociedade.
II- Centralizando a sua fundamentação no viés economicista e mecanicista de análise, numa perspectiva de idealismo althusseriano, a história social nos anos 1980 desconsiderava os chamados silêncios de Marx, nos domínios do político, do rito, das crenças e dos hábitos.
III- Edward Thompson abandonou, nos anos 1960 a 1980, a clássica definição marxista leninista, que identifica a classe pela posição ocupada junto aos meios de produção, alargando o conceito, entendendo que a categoria deveria ser apreciada no seu fazer-se, na sua experiência como classe.

É CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Q2371060 História
“Na vida cotidiana, os homens da Idade Média serviam-se de marcos cronológicos a diferentes universos sociotemporais, impostos a eles por diversas estruturas econômicas e sociais.” (LE GOFF, Jacques. A civilização do Ocidente Medieval. São Paulo: EDUSC, 2005, .p. 171). Considerando esta temática analise as proposições a seguir:

I- A medição do tempo e do espaço é um instrumento de dominação social de excepcional importância. Quem controla as medidas reforça de modo muito particular o seu poder sobre a sociedade.
II- O tempo medieval era antes de tudo um tempo comercial dominado pelos cavaleiros com a benção do poder clerical, abrindo rotas comerciais e favorecendo ao surgimento de feiras, centros de trocas e vendas de produtos agrícolas.
III- O tempo medieval é principalmente religioso e clerical. Tempo religioso porque o ano é, antes de tudo, litúrgico. Tempo clerical, porque o clero, por sua cultura, domina a medição do tempo.

É CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Q2371061 História
“A oposição fundamental entre Positivismo e Historicismo dá-se em torno de três aspectos fundamentais.” (BARROS, José D'Assunção. Teoria da História. Volume II. RJ. Vozes. 2011. p.64). Assinale a alternativa que apresenta estes três aspectos:
Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: A
4: E
5: D