Questões de Concurso Público Prefeitura de Catolé do Rocha - PB 2023 para Técnico de Enfermagem
Foram encontradas 13 questões
Analise as afirmativas abaixo:
I- São considerados princípios da PNH: transversalidade, indissociabilidade entre atenção e gestão e protagonismo, corresponsabilidade e autonomia dos sujeitos coletivos.
II- Acolher é reconhecer o que o outro traz como legítimo e singular necessidade de saúde. Para tal, faz-se necessário uma escuta qualificada oferecida pelos trabalhadores às necessidades do usuário, assegurando que todos sejam atendidos com prioridades a partir da avaliação de vulnerabilidade, gravidade e risco.
III- Na Atenção Básica, têm-se como parâmetro preconizado pela PNH a organização do acolhimento, de modo a promover a ampliação efetiva do acesso à Atenção Básica e aos demais níveis do sistema, eliminando as filas, organizando o atendimento com base em riscos/vulnerabilidade priorizados e buscando adequação da capacidade resolutiva.
IV- No que se refere à implementação de ações de urgência e emergência nos prontos-socorros e serviços equivalentes, a PNH defende que a demanda seja acolhida e atendida de acordo com a avaliação de risco, de forma a garantir o acesso referenciado aos demais níveis de assistência.
Após análise das afirmativas descritas acima, pode-se afirmar que estão CORRETA(S):
( ) A avaliação do pulso inclui a determinação da frequência e a análise de sua qualidade, que inclui ritmo e força. A ausência do pulso pode indicar uma oclusão arterial.
( ) A frequência respiratória deve ser contada exclusivamente pela palpação, colocando-se a mão sobre o tórax do paciente.
( ) A temperatura corporal consiste na diferença entre a quantidade de calor produzida pelos processos corporais e a quantidade perdida para o meio externo. Pode-se obter essa medida através da verificação timpânica, axilar ou oral.
( ) A verificação da oximetria pode ser alterada devido a fatores periféricos, tais como hipotermia, vasculopatias, Diabetes Mellitus, cianose de extremidades, esmaltes, intoxicação por monóxido de carbono. A condição da circulação periférica é um fator a ser observado quando utilizada a oximetria transcutânea.
( ) A pressão arterial é a força exercida sobre a parede de uma veia pelo sangue pulsante sob a pressão do coração. Os materiais necessários para aferição são: bandeja ou carrinho de apoio; esfigmomanômetro manual ou digital com manguito apropriado; estetoscópio (se esfigmomanômetro analógico); gaze; álcool 70ºGL; luvas de procedimento; formulário de registro de cuidados e caneta.
A sequência CORRETA é:
I- Nos curativos em ferida aberta, tem-se como objetivo proporcionar o ambiente ideal para ________________________.
II- Nos curativos em ferida operatória, descarte o curativo anterior e todo o material utilizado durante o procedimento, inclusive a luva de procedimento utilizada na remoção do curativo___________________.
III- Nos curativos em inserção de cateter venoso central, consideram-se riscos assistenciais:____________________________.
A sequência CORRETA é:
I- Na maioria dos casos, use a técnica estéril para aspiração porque a orofaringe e a traqueia são consideradas estéreis. A boca é considerada limpa; portanto, você aspira as secreções orais após aspirar a orofaringe e a traqueia.
II- Cada tipo de aspiração requer o uso de um cateter flexível com ponta arredondada com orifícios nas laterais e na extremidade do cateter.
III- A aspiração orotraqueal ou nasotraqueal é necessária quando um paciente com secreções pulmonares é incapaz de tratar as secreções através da tosse e não tem uma via aérea artificial presente.
IV- A complicação mais comum de uma sonda de traqueostomia é a obstrução parcial ou total da via aérea causada pelo acúmulo de secreções respiratórias.
Após a análise das sentenças, assinale qual alternativa está CORRETA:
“As vacinas e a vigilância foram responsáveis pela eliminação da varíola, pela interrupção da transmissão da poliomielite e do sarampo autóctone. [...]. Os resultados positivos se sucedem graças a um trabalho articulado que envolve as três esferas de gestão, por meio de ações coordenadas de planejamento, capacitação, infraestrutura e logística, capazes de permitir que na linha de frente do SUS, na ponta do Sistema, no contato da equipe com a população, seja entregue um produto com qualidade, com todas as suas características e especificidades preservadas” (BRASIL, 2013, p.15) BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância Epidemiológica. Programa Nacional de Imunizações (PNI) : 40 anos .– Brasília : Ministério da Saúde, 2013.
O parágrafo supramencionado foi extraído de uma publicação em alusão aos 40 anos do PNI, o qual destaca a importância deste programa brasileiro, que ao longo das décadas vem acumulando reconhecimento internacional pela importante contribuição para a redução ou eliminação de doenças que ao longo dos tempos promoveram uma alta morbimortalidade e, em alguns casos sequelas permanentes. Para auxiliar a manutenção dos benefícios do PNI para toda a sociedade, algumas iniciativas são propostas:
I- Investimentos em formação e qualificação das equipes de vacinação e dos outros profissionais nas diferentes esferas de gestão, o que resulta em profissionais de saúde capacitados e conscientes da grande responsabilidade que têm.
II- Estímulo ao aprimoramento do registro da atividade de vacinação e busca incessante do alcance dos públicos-alvo representados por altas e hegemôneas coberturas, aspectos imprescindíveis para a avaliação dos resultados do programa.
III- Rede de Frio de imunobiológicos cada vez mais eficiente, mais capaz de identificar situações de risco e de garantir um produto com qualidade, do começo ao fim da cadeia, quando a vacina cumpre o propósito para o qual foi concebida: a capacidade de proteger a pessoa vacinada.
Das iniciativas propostas, assinale a alternativa CORRETA.