Questões de Concurso Público Prefeitura de Caturité - PB 2023 para Procurador Municipal
Foram encontradas 4 questões
Atente aos textos abaixo para responder às questões de 1 a 3.
Texto I
O Estado, compreendido como 'Estado Ético', (...) ganha, em face da mencionada crise atual de legitimidade do Estado, uma importância cada vez maior. Nesse sentido, acreditamos que uma reflexão sobre o modelo hegeliano de Estado, em seu conceito, se apresenta como alternativa possível, no sentido em que o filósofo compreende o 'Estado Ético' como aquele que se efetiva no e através do povo, considerando que tal Estado é uma expressão autêntica dos hábitos e costumes do espírito do povo, do que ethos evolui para a forma da lei, conduzindo o indivíduo ao reconhecimento de si próprio na instituição estatal, que é na sua forma imediata, a constituição ou direito estatal interno. De modo que ao reconhecer-se na lei, que representa o universal, o sujeito ético se dá efetividade pelo exercício de seus direitos e deveres, ou em outras palavras, pelo exercício da cidadania.
Essa oportunidade de efetivação do assim chamado Estado Ético, que distinguiremos do Estado de Direito característico da modernidade, torna-se necessária a uma realidade social extremamente carente de reconhecimento de si mesma na figura do Estado, enquanto o todo que “suprassume” as partes, mas sem substitui-las, ou seja, levando o Estado à efetividade através da ação cidadã, como única possibilidade de realização do sujeito em e para si, na medida em que retira do próprio do povo suas leis. ethos Desta forma, Hegel nos afirma que
o Estado é a realidade efetiva da ideia ética – o Espírito ético enquanto vontade substancial, revelada,
clara a si mesma - que se pensa e se sabe, que executa o que sabe e na medida em que o sabe. Tem a sua
existência imediata nos costumes, sua existência mediata na consciência de si, no saber e na atividade do
indivíduo, do mesmo modo que, por sua convicção, o indivíduo possui sua liberdade substancial nele que
é sua essência, seu fim e o produto de sua atividade. (HEGEL, 2010, § 257, p. 229.Ap. SISNANDO, 2015,
p. 12).
(Disponível em: < https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/tede/9580/2/arquivototal.pdf>. Data da consulta: 20/03/2023.Adaptado).
Texto II
Disponível em:
<https://www.google.com/search?q=charge+sobre+a+revolu%C3%A7%C3%A3o+industrial&rlz=1C1GCEA_enBR1042BR1042&oq=charge+sobre+&aqs=chro
me.2.69i57j69i64j69i59j35i39i650j0i512l4.10727j0j4&sourceid=chrome&ie=UTF-8&bshm=nce/1#imgrc=l-bVsBPtbFM86M>Dasta da consulta: 20/03/2023.
Em “... mas sem substitui-las, ou seja, levando o Estado à efetividade através da ação cidadã”, as partes sublinhadas, na sequência, exercem as funções sintáticas de
Atente aos textos abaixo para responder às questões 4 e 5
Texto III
Quadrilha (Carlos Drummond deAndrade)
João amava Teresa que amava Raimundo
que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili
que não amava ninguém.
João foi pra os Estados Unidos, Teresa para o convento,
Raimundo morreu de desastre, Maria ficou para tia,
Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. Pinto Fernandes
que não tinha entrado na história.
Texto IV
Disponível em: < https://www.google.com/search?q=imagem+de+quadrilha+junina&tbm=isch&ved=2ahUKEwie2Jf36JD-AhWqq5UCHSKcDL4Q2- cCegQIABAA#imgrc=PvfL2iSIthhmvM&imgd>. Data da consulta: 20/03/2023.
O enunciado sublinhado em “Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. Pinto Fernandes/que não tinha entrado na história” classifica-se sintaticamente como:
Atente ao texto a seguir para responder às questões 8, 9 e 10.
O ChatGPT é uma ferramenta de processamento de linguagem natural impulsionada pela tecnologia AI que permite que você tenha conversas semelhantes às humanas e muito mais com um chatbot. O modelo de linguagem pode responder a perguntas e ajudá-lo com tarefas como redação de e-mails, ensaios e código.Atualmente, o uso é aberto ao público gratuitamente porque o ChatGPT está em fase de pesquisa e coleta de feedback.Apartir de 1º de fevereiro, também há uma versão de assinatura paga chamada ChatGPT Plus.
Certamente causou um grande impacto. “ChatGPT é assustadoramente bom. Não estamos longe de uma IAperigosamente forte”, disse Elon Musk, que foi um dos fundadores da OpenAI antes de sair. Sam Altman, chefe da OpenAI, disse no Twitter que o ChatGPT teve mais de 1 milhão de usuários nos primeiros cinco dias após o lançamento. Altman disse a Musk que o custo médio de cada resposta foi em “centavos de um dígito”, mas admitiu que precisará monetizá-lo eventualmente por causa de seus custos de computação “de dar água na boca”.
De acordo com a análise do banco suíço UBS, o ChatGPT é o aplicativo de crescimento mais rápido de todos os tempos. Em janeiro, apenas dois meses após seu lançamento, a análise do UBS estima que o ChatGPT tinha 100 milhões de usuários ativos. Para comparação, levou nove meses para o TikTok chegar a 100 milhões.
O ChatGPT é um modelo de linguagem criado com o objetivo de manter uma conversa com o usuário final. Um mecanismo de pesquisa indexa páginas da Web na Internet para ajudar o usuário a encontrar as informações solicitadas. O ChatGPT não tem a capacidade de pesquisar informações na Internet. Ele usa as informações que aprendeu com os dados de treinamento para gerar uma resposta, o que deixa espaço para erros.
Apesar de parecer muito impressionante, o ChatGPT ainda tem limitações. Essas limitações incluem a incapacidade de responder a perguntas formuladas de uma maneira específica, pois é necessário reformular a redação para entender a pergunta de entrada. Uma limitação maior é a falta de qualidade nas respostas que oferece – que às vezes podem soar plausíveis, mas não fazem sentido prático ou podem ser excessivamente prolixas.
Em vez de pedir esclarecimentos sobre questões ambíguas, o modelo apenas adivinha o que sua pergunta significa, o que pode levar a respostas não intencionais às perguntas. Isso já levou o site de perguntas e respostas do desenvolvedor StackOverflow a proibir, pelo menos temporariamente, as respostas geradas pelo ChatGPT às perguntas.
“O principal problema é que, embora as respostas que o ChatGPT produz tenham uma alta taxa de incorretas, elas geralmente parecem boas e as respostas são muito fáceis de produzir”, dizem os moderadores do Stack Overflow em um post . Os críticos argumentam que essas ferramentas são muito boas em colocar as palavras em uma ordem que faça sentido do ponto de vista estatístico, mas não conseguem entender o significado ou saber se as afirmações feitas estão corretas. Outra grande limitação é que os dados do ChatGPT são limitados a 2021. O chatbot não tem conhecimento de eventos ou notícias que ocorreram desde então. Portanto, alguns prompts que você perguntar não renderão resultados, como “Quem ganhou a Copa do Mundo em 2022?”
As pessoas estão expressando preocupação com os chatbots de IA substituindo ou atrofiando a inteligência humana. Por exemplo, o chatbot pode escrever um artigo sobre qualquer tópico com eficiência (embora não necessariamente com precisão) em segundos, eliminando potencialmente a necessidade de um redator humano. O chatbot também pode escrever uma redação completa em segundos, tornando mais fácil para os alunos trapacear ou evitar aprender a escrever corretamente. Isso levou alguns distritos escolares a bloquear o acesso a ele.
Outra preocupação com o chatbot de IA é a possível disseminação de desinformação. Como o bot não está conectado à Internet, ele pode cometer erros nas informações que compartilha. O próprio bot diz: “Minhas respostas não devem ser tomadas como fatos e sempre incentivo as pessoas a verificarem todas as informações que receberem de mim ou de qualquer outra fonte”. O próprio OpenAI também observa que o ChatGPT às vezes escreve “respostas que parecem plausíveis, mas incorretas ou sem sentido”.
(Disponível em: <https://expertdigital.net/o-que-e-chatgpt-e-por-que-isso-importa-aqui-esta-tudo-o-que-voce-precisa-saber/#Quem_criou_o_ChatGPT>. Data daconsulta: 25/03/2023.
Da leitura que se depreende dos argumentos de autoridade, no texto, se infere que as informações do chat GPT são:
Atente às imagens abaixo para responder às questões 13 e 14.
I-
II-
O uso da linguagem técnica, na fala do médico, no texto I, neste contexto discursivo da relação médico paciente, pode se resumir em uma palavra: