Questões de Concurso Público Prefeitura de Caturité - PB 2023 para Procurador Municipal

Foram encontradas 2 questões

Q2644328 Português

Atente aos textos abaixo para responder às questões de 1 a 3.

Texto I

O Estado, compreendido como 'Estado Ético', (...) ganha, em face da mencionada crise atual de legitimidade do Estado, uma importância cada vez maior. Nesse sentido, acreditamos que uma reflexão sobre o modelo hegeliano de Estado, em seu conceito, se apresenta como alternativa possível, no sentido em que o filósofo compreende o 'Estado Ético' como aquele que se efetiva no e através do povo, considerando que tal Estado é uma expressão autêntica dos hábitos e costumes do espírito do povo, do que ethos evolui para a forma da lei, conduzindo o indivíduo ao reconhecimento de si próprio na instituição estatal, que é na sua forma imediata, a constituição ou direito estatal interno. De modo que ao reconhecer-se na lei, que representa o universal, o sujeito ético se dá efetividade pelo exercício de seus direitos e deveres, ou em outras palavras, pelo exercício da cidadania.

Essa oportunidade de efetivação do assim chamado Estado Ético, que distinguiremos do Estado de Direito característico da modernidade, torna-se necessária a uma realidade social extremamente carente de reconhecimento de si mesma na figura do Estado, enquanto o todo que “suprassume” as partes, mas sem substitui-las, ou seja, levando o Estado à efetividade através da ação cidadã, como única possibilidade de realização do sujeito em e para si, na medida em que retira do próprio do povo suas leis. ethos Desta forma, Hegel nos afirma que

o Estado é a realidade efetiva da ideia ética – o Espírito ético enquanto vontade substancial, revelada,

clara a si mesma - que se pensa e se sabe, que executa o que sabe e na medida em que o sabe. Tem a sua

existência imediata nos costumes, sua existência mediata na consciência de si, no saber e na atividade do

indivíduo, do mesmo modo que, por sua convicção, o indivíduo possui sua liberdade substancial nele que

é sua essência, seu fim e o produto de sua atividade. (HEGEL, 2010, § 257, p. 229.Ap. SISNANDO, 2015,

p. 12).

(Disponível em: < https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/tede/9580/2/arquivototal.pdf>. Data da consulta: 20/03/2023.Adaptado).

Texto II

Disponível em:

<https://www.google.com/search?q=charge+sobre+a+revolu%C3%A7%C3%A3o+industrial&rlz=1C1GCEA_enBR1042BR1042&oq=charge+sobre+&aqs=chro

me.2.69i57j69i64j69i59j35i39i650j0i512l4.10727j0j4&sourceid=chrome&ie=UTF-8&bshm=nce/1#imgrc=l-bVsBPtbFM86M>Dasta da consulta: 20/03/2023.

Em “... mas sem substitui-las, ou seja, levando o Estado à efetividade através da ação cidadã”, as partes sublinhadas, na sequência, exercem as funções sintáticas de

Alternativas
Q2644331 Português

Atente aos textos abaixo para responder às questões 4 e 5

Texto III

Quadrilha (Carlos Drummond deAndrade)

João amava Teresa que amava Raimundo

que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili

que não amava ninguém.

João foi pra os Estados Unidos, Teresa para o convento,

Raimundo morreu de desastre, Maria ficou para tia,

Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. Pinto Fernandes

que não tinha entrado na história.

Texto IV

Disponível em: < https://www.google.com/search?q=imagem+de+quadrilha+junina&tbm=isch&ved=2ahUKEwie2Jf36JD-AhWqq5UCHSKcDL4Q2- cCegQIABAA#imgrc=PvfL2iSIthhmvM&imgd>. Data da consulta: 20/03/2023.

O enunciado sublinhado em “Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. Pinto Fernandes/que não tinha entrado na história” classifica-se sintaticamente como:

Alternativas
Respostas
1: B
2: B