Questões de Concurso Público Prefeitura de Dona Inês - PB 2023 para Fonoaudiólogo

Foram encontradas 15 questões

Q2273144 Fonoaudiologia
A conduta profissional é um referencial nas relações entre pacientes, familiares e terapeutas e, em alguns casos, nestas relações, pairam dúvidas na tomada de decisão por parte dos profissionais com relação aos atendimentos. Por isso, é importante recorrer ao Código de Ética sempre quando for necessário. Diante do exposto, responda abaixo, no que se refere aos direitos, deveres e responsabilidades dos Fonoaudiólogos.


As evidências apresentadas indicam que os fonoaudiólogos devem estar respaldados pelo Código de Ética para tomada de decisões, principalmente nos casos duvidosos. Então, assinale a alternativa CORRETA. 
Alternativas
Q2273145 Fonoaudiologia
A linguagem falada caracteriza o ser humano e este é um dos fatores que contribuem para a sua aprendizagem. A base da linguagem oral é indispensável para que as habilidades de leitura e escrita se desenvolvam. De acordo com o processo de aquisição e desenvolvimento da linguagem, o indivíduo deve lançar mão de recursos como: forma e conteúdo para que o uso social desta linguagem seja eficiente. Considerando o texto, avalie as proposições a seguir:

I- A comunicação não-verbal, observada através das expressões faciais nas relações interpessoais, é representativa e aparece logo após a aquisição dos fonemas /lh/ e /nh/ e /r/ no desenvolvimento da linguagem.
II- A aquisição dos fonemas são consecutivamente /b/ /m/ /p/, depois /n/ /t/ /l/, a seguir /d/ /c/ /f/ /s/ e /g/ /v/ /z/ /R/ /ch/ /j/ e somente por último /lh/ /nh/ /r/.
III- Nas etapas de aquisição da linguagem pelas crianças, aparecem primeiro as estruturas silábicas, estruturas de frases e diálogos subsequentemente.

É CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Q2273146 Fonoaudiologia
A Audiologia é uma especialidade da área de Fonoaudiologia que trata os distúrbios do Sistema Auditivo. As emissões otoacústicas (EOA) e Potencial Auditivo de Tronco Encefálico (PEATE) são exames responsáveis pela identificação das alterações auditivas em recém-nascidos.

Considerando o texto, avalie as proposições a seguir:

I- O Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico (PEATE ou BERA) é o exame mais utilizado em neonatos nos primeiros dias de vida como Indicador de Risco para Deficiência Auditiva (IRDA), devido a uma maior prevalência de perdas retrococleares nessa população, visto que estas alterações não são identificáveis por meio dos registros das Emissões Otoacústicas Evocadas (EOAE), inicialmente.
II- Emissões Otoacústicas Evocadas (EOAE) é um teste de curta duração, simples, não invasivo, com alta sensibilidade e especificidade, capaz de identificar a maioria das perdas auditivas cocleares e retrococleares.
III- Infecções que causam surdez como meningites e encefalites bacterianas ou virais (especialmente vírus herpes e varicela), trauma craniano (especialmente base de crânio e temporal), quimioterapia, suspeita familiar de surdez, alteração de fala ou linguagem e atraso ou regressão do desenvolvimento são indicadores de IRDA e estes exames devem ser realizados para indicação dos dois tipos de exames EOA E PEATE.

Está CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Q2273147 Fonoaudiologia
Com o objetivo de minimizar as dificuldades de compreensão de fala, excepcionalmente em ambientes, nos quais o ruído esteja em altas intensidades, é necessário adaptar AASI (Aparelho de Amplificação Sonora Individual) cuja saída deve ser reduzida para níveis confortáveis para os usuários, além de reduzir a reverberação do ambiente e potenciar a identificação e a discriminação da fala.

Considerando as informações apresentadas no texto, analise as asserções a seguir e a relação entre elas:
I- Com relação aos aparelhos auditivos individuais, é muito importante o acompanhamento durante toda o tempo de uso do AASI. 

PORQUE

II- É necessário que seja ajustado o aparelho para verificar os limiares auditivos do usuário, os índices de reconhecimento de fala – IRF, os limiares de desconforto, as regras de ganho e conforto do paciente à prótese, além de outros parâmetros para adaptação do aparelho de amplificação sonora.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa CORRETA: 
Alternativas
Q2273148 Fonoaudiologia
Vários profissionais utilizam a voz como meio de trabalho e algumas pessoas não conseguem mantê-la de uma forma adequada, provocando, por esta razão, Distúrbios de Voz Relacionado ao Trabalho (DVRT) que se caracterizam como qualquer distúrbio relacionado à voz durante as atividades laborais. As profissões como: professores, cantores, atores, religiosos, políticos, secretárias, advogados, promotores, juízes, profissionais de saúde, vendedores, ambulantes, agentes comunitários, cerimonialistas, radialistas, jornalistas, teleoperadores (TMKT), entre outros, associado a fatores individuais, ambientais e de organização do trabalho contribuem para elevar a prevalência de queixas vocais, provocando afastamentos por incapacidade em desempenhar as atividades, prejudicando financeiramente e socialmente este trabalhador.

Considerando as informações apresentadas no texto, analise as asserções a seguir e a relação entre elas:

I- Distúrbio de Voz Relacionado ao Trabalho (DVRT) se caracteriza por alterações desenvolvidas por conta da organização das atividades laborais: jornada de trabalho prolongada, sobrecarga, acúmulo de atividades ou de funções, demanda vocal excessiva, ausência de pausas e de locais de descanso durante a jornada, falta de autonomia, ritmo de trabalho acelerado para o cumprimento de metas, trabalho sob forte pressão, insatisfação com o trabalho ou com a remuneração, postura e equipamentos inadequados, dificuldade de acesso à hidratação e aos sanitários, dentre outros.
PORQUE

II- Distúrbio de Voz Relacionado ao Trabalho (DVRT) está associado a fatores relacionados ao indivíduo como: idade, sexo feminino, alergias respiratórias, doenças de vias aéreas superiores, influências hormonais, medicações, etilismo, tabagismo, além de outros sinais e sintomas. Assim como a pressão sonora acima dos níveis de conforto, acústica desfavorável, mobiliário e recursos materiais inadequados ou insuficientes, desconforto e choque térmico, má qualidade do ar, ventilação inadequada do ambiente, baixa umidade, exposição a produtos químicos irritativos de vias aéreas superiores (solventes, vapores metálicos, gases asfixiantes) e presença de poeira ou fumaça no local de trabalho, entre outros.
Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: C
4: E
5: A