Questões de Concurso Público Prefeitura de Dona Inês - PB 2023 para Fonoaudiólogo

Foram encontradas 15 questões

Q2273144 Fonoaudiologia
A conduta profissional é um referencial nas relações entre pacientes, familiares e terapeutas e, em alguns casos, nestas relações, pairam dúvidas na tomada de decisão por parte dos profissionais com relação aos atendimentos. Por isso, é importante recorrer ao Código de Ética sempre quando for necessário. Diante do exposto, responda abaixo, no que se refere aos direitos, deveres e responsabilidades dos Fonoaudiólogos.


As evidências apresentadas indicam que os fonoaudiólogos devem estar respaldados pelo Código de Ética para tomada de decisões, principalmente nos casos duvidosos. Então, assinale a alternativa CORRETA. 
Alternativas
Q2273145 Fonoaudiologia
A linguagem falada caracteriza o ser humano e este é um dos fatores que contribuem para a sua aprendizagem. A base da linguagem oral é indispensável para que as habilidades de leitura e escrita se desenvolvam. De acordo com o processo de aquisição e desenvolvimento da linguagem, o indivíduo deve lançar mão de recursos como: forma e conteúdo para que o uso social desta linguagem seja eficiente. Considerando o texto, avalie as proposições a seguir:

I- A comunicação não-verbal, observada através das expressões faciais nas relações interpessoais, é representativa e aparece logo após a aquisição dos fonemas /lh/ e /nh/ e /r/ no desenvolvimento da linguagem.
II- A aquisição dos fonemas são consecutivamente /b/ /m/ /p/, depois /n/ /t/ /l/, a seguir /d/ /c/ /f/ /s/ e /g/ /v/ /z/ /R/ /ch/ /j/ e somente por último /lh/ /nh/ /r/.
III- Nas etapas de aquisição da linguagem pelas crianças, aparecem primeiro as estruturas silábicas, estruturas de frases e diálogos subsequentemente.

É CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Q2273146 Fonoaudiologia
A Audiologia é uma especialidade da área de Fonoaudiologia que trata os distúrbios do Sistema Auditivo. As emissões otoacústicas (EOA) e Potencial Auditivo de Tronco Encefálico (PEATE) são exames responsáveis pela identificação das alterações auditivas em recém-nascidos.

Considerando o texto, avalie as proposições a seguir:

I- O Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico (PEATE ou BERA) é o exame mais utilizado em neonatos nos primeiros dias de vida como Indicador de Risco para Deficiência Auditiva (IRDA), devido a uma maior prevalência de perdas retrococleares nessa população, visto que estas alterações não são identificáveis por meio dos registros das Emissões Otoacústicas Evocadas (EOAE), inicialmente.
II- Emissões Otoacústicas Evocadas (EOAE) é um teste de curta duração, simples, não invasivo, com alta sensibilidade e especificidade, capaz de identificar a maioria das perdas auditivas cocleares e retrococleares.
III- Infecções que causam surdez como meningites e encefalites bacterianas ou virais (especialmente vírus herpes e varicela), trauma craniano (especialmente base de crânio e temporal), quimioterapia, suspeita familiar de surdez, alteração de fala ou linguagem e atraso ou regressão do desenvolvimento são indicadores de IRDA e estes exames devem ser realizados para indicação dos dois tipos de exames EOA E PEATE.

Está CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Q2273147 Fonoaudiologia
Com o objetivo de minimizar as dificuldades de compreensão de fala, excepcionalmente em ambientes, nos quais o ruído esteja em altas intensidades, é necessário adaptar AASI (Aparelho de Amplificação Sonora Individual) cuja saída deve ser reduzida para níveis confortáveis para os usuários, além de reduzir a reverberação do ambiente e potenciar a identificação e a discriminação da fala.

Considerando as informações apresentadas no texto, analise as asserções a seguir e a relação entre elas:
I- Com relação aos aparelhos auditivos individuais, é muito importante o acompanhamento durante toda o tempo de uso do AASI. 

PORQUE

II- É necessário que seja ajustado o aparelho para verificar os limiares auditivos do usuário, os índices de reconhecimento de fala – IRF, os limiares de desconforto, as regras de ganho e conforto do paciente à prótese, além de outros parâmetros para adaptação do aparelho de amplificação sonora.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa CORRETA: 
Alternativas
Q2273148 Fonoaudiologia
Vários profissionais utilizam a voz como meio de trabalho e algumas pessoas não conseguem mantê-la de uma forma adequada, provocando, por esta razão, Distúrbios de Voz Relacionado ao Trabalho (DVRT) que se caracterizam como qualquer distúrbio relacionado à voz durante as atividades laborais. As profissões como: professores, cantores, atores, religiosos, políticos, secretárias, advogados, promotores, juízes, profissionais de saúde, vendedores, ambulantes, agentes comunitários, cerimonialistas, radialistas, jornalistas, teleoperadores (TMKT), entre outros, associado a fatores individuais, ambientais e de organização do trabalho contribuem para elevar a prevalência de queixas vocais, provocando afastamentos por incapacidade em desempenhar as atividades, prejudicando financeiramente e socialmente este trabalhador.

Considerando as informações apresentadas no texto, analise as asserções a seguir e a relação entre elas:

I- Distúrbio de Voz Relacionado ao Trabalho (DVRT) se caracteriza por alterações desenvolvidas por conta da organização das atividades laborais: jornada de trabalho prolongada, sobrecarga, acúmulo de atividades ou de funções, demanda vocal excessiva, ausência de pausas e de locais de descanso durante a jornada, falta de autonomia, ritmo de trabalho acelerado para o cumprimento de metas, trabalho sob forte pressão, insatisfação com o trabalho ou com a remuneração, postura e equipamentos inadequados, dificuldade de acesso à hidratação e aos sanitários, dentre outros.
PORQUE

II- Distúrbio de Voz Relacionado ao Trabalho (DVRT) está associado a fatores relacionados ao indivíduo como: idade, sexo feminino, alergias respiratórias, doenças de vias aéreas superiores, influências hormonais, medicações, etilismo, tabagismo, além de outros sinais e sintomas. Assim como a pressão sonora acima dos níveis de conforto, acústica desfavorável, mobiliário e recursos materiais inadequados ou insuficientes, desconforto e choque térmico, má qualidade do ar, ventilação inadequada do ambiente, baixa umidade, exposição a produtos químicos irritativos de vias aéreas superiores (solventes, vapores metálicos, gases asfixiantes) e presença de poeira ou fumaça no local de trabalho, entre outros.
Alternativas
Q2273149 Fonoaudiologia
A educação em saúde abrange três seguimentos importantes: os profissionais de saúde que promovem a prevenção e a promoção de saúde; os gestores que dão suporte a estes profissionais e a população que usufrui destes cuidados oferecidos por lei através de práticas individuais e coletivas do Ministério da Saúde. Este processo é vigilante, pedagógico, crítico e reflexivo e tem como objetivo principal atingir as famílias em um contexto de coletividade.

As evidências apresentadas indicam a caracterização desmiuçada da educação em saúde. Tendo em vista estas afirmativas, assinale a alternativa CORRETA com relação às atribuições do Fonoaudiólogo que está inserido na UBS (Unidade Básica de Saúde) e na ESF (Estratégia da Saúde da Família).
Alternativas
Q2273150 Fonoaudiologia
Uma das atribuições do fonoaudiólogo é realizar avaliação audiológica no indivíduo. De acordo com o Guia de Orientações na Avaliação Audiológica Básica, a avaliação auditiva tem como objetivo investigar a integridade do sistema auditivo, evidenciando o tipo, grau e configuração da perda auditiva, além de outras informações que devem conter no exame audiométrico clínico e ocupacional.

As evidências apresentadas indicam o objetivo da avaliação audiológica realizada pelo fonoaudiólogo. Assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q2273151 Fonoaudiologia
A disfagia caracteriza-se pela dificuldade de deglutir consistências diferentes, deixando o indivíduo, geralmente, muito debilitado e, podendo causar até a morte por broncoaspiração. Desse modo, é muito importante investigar as causas que levaram ao desencadeamento da disfagia para que o tratamento seja mais adequado.

As evidências apresentadas indicam que as causas das disfagias são muito importantes para o desenvolvimento da terapia fonoaudiológica. Neste contexto, assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q2273152 Fonoaudiologia
A amamentação é a principal e única fonte de alimento nos primeiros meses de vida do bebê. Amamentar traz muitos benefícios para a mãe e para o recém-nascido, visto que uma das principais evidências desta prática promove a saúde física, mental e psíquica de todos os envolvidos, além de reduzir a mortalidade infantil.

Considerando as informações no texto, analise as asserções a seguir e a relação entre elas:

I- O fonoaudiólogo deve intervir no processo de amamentação realizando o teste da linguinha e avaliação que, por sua vez, verifica a anatomia e, principalmente, as funções estomatognáticas do recém-nascido.

PORQUE

II- Durante o teste da língua são realizados dois tipos de análises. A primeira deve avaliar a anatomia da língua, cavidade oral, espessura do frênulo lingual, observar a ponta da língua em repouso, elevação e sua canolação e verificar a postura dos lábios em repouso. Já a segunda, e não menos importante, a sucção não-nutritiva e nutritiva durante a mamada.

A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA.
Alternativas
Q2273153 Fonoaudiologia
A triagem neonatal de um recém-nascido (RN) compreende os seguintes testes: da orelhinha (EOA), do coraçãozinho, pezinho, olhinho e linguinha. Sabe-se que as EOA´s é o primeiro teste auditivo e que deve ser realizado entre 24 e 48 horas de vida, podendo ser realizado já na maternidade, antes da sua alta, e tem como resultado emissões presentes ou ausentes.

As evidências apresentadas indicam os exames neonatais que o recém-nascido deve realizar nos primeiros dias de vida. Diante disso, assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q2273154 Fonoaudiologia
Durante as terapias com pacientes disfônicos, o fonoaudiólogo trabalha aspectos relacionados à respiração, prosódia, sonoridade, articulação, ressonância, extensão vocal, dentre outros.

Considerando o texto, avalie as questões a seguir:

I- O timbre, a frequência, o modo de vibração das pregas vocais, tamanho e formato do trato vocal, a tensão e o tônus das paredes faríngeas caracterizam a qualidade vocal do ser humano.
II- A intensidade e a extensão vocal representam as características pessoais de cada indivíduo e individualiza a personalidade individual e não o timbre.
III- A análise acústica é utilizada como ferramenta adicional para diagnóstico de alterações na voz, na discriminação entre sinais saudáveis e na observação da presença de patologias ou desvios vocais e vem sendo cada vez mais estudado.
IV- Os principais sintomas que os indivíduos apresentam quando se encontram com alterações da voz são: perda da voz com frequência e persistente, dificuldade de respirar, pigarros, dores e sensação de bolo na garganta, dentre outros.

É CORRETO o que se afirma apenas em:
Alternativas
Q2273155 Fonoaudiologia
A criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA) apresenta uma série de condições que caracterizam comportamentos sociais, alteração na comunicação em seu dia a dia, interferindo na aprendizagem e desenvolvimento global. O objetivo do fonoaudiólogo, nesta área, está em facilitar, através de técnicas especializadas, a linguagem oral, escrita, além da comunicação verbal e não-verbal.

Considerando as informações apresentadas no texto, analise as asserções a seguir e a relação entre elas:

I- TEA é um distúrbio do neurodesenvolvimento que afeta os indivíduos de diferentes formas, principalmente na área da socialização, comunicação e comportamento. O fonoaudiólogo atua em conjunto com a equipe multidisciplinar, com o objetivo de promover o desenvolvimento global, no que diz respeito a atribuições comunicativas.

PORQUE

II- O Art. 3º da Lei nº 12.764 de 27 de dezembro de 2012 que refere sobre os direitos da pessoa com Transtorno de Espectro Autista, contempla: uma vida digna, integridade física e mental, livre desenvolvimento da personalidade, segurança e o lazer; proteção contra qualquer forma de abuso e exploração; acesso a ações e serviços de saúde. Com vistas à atenção integral às suas necessidades de saúde, inclui o diagnóstico precoce, ainda que não definitivo; atendimento multiprofissional; nutrição adequada, terapias e medicamentos.

A respeito das asserções, assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q2273156 Fonoaudiologia
A fonoaudiologia escolar tem como objetivo principal a melhoria da qualidade da aprendizagem, desenvolvendo programas que viabilizam a capacitação das equipes escolares, promovendo atividades facilitadoras e reduzindo as dificuldades escolares. O fonoaudiólogo, neste contexto, tem a possiblidade de promover técnicas que auxiliem estes profissionais, baseado nos seus conhecimentos.

As evidências apresentadas sobre a fonoaudiologia escolar relatam as funções que este profissional desenvolve junto aos profissionais da educação. Diante disto, assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q2273157 Fonoaudiologia
A COVID-19 foi para o mundo uma das mais devastadoras crises epidemiológicas, tanto em número de casos, quanto ao número de mortes que aconteceu nesta década. Segundo a OMS, o número total de mortes associadas à pandemia foi, aproximadamente, em torno de 14,9 milhões no período de 01 de janeiro de 2020 a 31 de dezembro de 2021. A fonoaudiologia auxiliou com seus atendimentos no modelo de teleconsultas, conforme a Recomendação do CFFa nº 18-B de 17 de março de 2020 (CONSELHO FEDERAL DE FONOAUDIOLOGIA, 2020a), tendo em vista a suspensão dos atendimentos ambulatoriais e dos procedimentos e exames eletivos presenciais, segundo Recomendação CFFa nº 19, de 19 de março de 2020 (CONSELHO FEDERAL DE FONOAUDIOLOGIA, 2020b), possibilitando atender a necessidade de continuidade dos atendimentos, prestando serviços à população. Nesta ocasião, a tecnologia foi de suma importância, sendo utilizada com o objetivo de facilitar os atendimentos e, principalmente, não deixar de fazê-los.

As evidências apresentadas indicam que a tecnologia auxiliou a fonoaudiologia nos atendimentos na COVID-19. Nesse contexto, assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q2273158 Fonoaudiologia
Os fonoaudiólogos que trabalham com o SUS devem atender às exigências do Ministério da Saúde, bem como preencher, assinar e carimbar as boletas de atendimento aos usuários, acrescentando os Códigos da Atividade e do Procedimento, assim como o da CID (Classificação Internacional de Doenças). Neste contexto, com relação ao conceito e às atribuições que o fonoaudiólogo tem no âmbito do Sistema Único de Saúde, avalie as afirmativas abaixo:

I- Critério de indicação de implante coclear na rede estadual de Saúde Auditiva e viabilizar no processo de aposentadoria compulsória.
II- A Fonoaudiologia necessita investir em conhecimento científico para fundamentar o crescimento da atividade profissional e a atenção dispensada à Fonoaudiologia no âmbito do SUS, voltada para uma visão preventiva, individualizada, coletiva ainda é deficiente. O SUS oferece um atendimento eficiente e comprometido com a qualidade de vida da população, porém as dificuldades para se atingir este fim são inúmeras.
III- Atestado de concessão de passe livre e Saúde Auditiva e serviços de terapia fonoaudiológica.

A respeito das asserções, é CORRETO o que se afirma em: 
Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: C
4: E
5: A
6: E
7: A
8: E
9: C
10: D
11: D
12: A
13: B
14: B
15: C