Questões de Concurso Público Prefeitura de Picuí - PB 2023 para Agente de Endemias
Foram encontradas 13 questões
I- A Lei nº 8.080/90 dispõe sobre as condições para a promoção, a proteção e a recuperação da saúde, bem como a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes. Trata, portanto, não apenas da atenção à doença, mas também da garantia de boas condições de vida à população.
II- A Lei nº 8.142/90 regulamentou as instâncias colegiadas dos Conselhos de Saúde e das Conferências de Saúde, nos três níveis federativos – União, Estados e Municípios – e tratou da transferência dos recursos destinados à saúde.
III- De acordo com a Lei nº 8.080/90, a saúde tem como fatores determinantes e condicionantes, entre outros, a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, o transporte, o lazer e o acesso a bens e serviços essenciais; os níveis de saúde da população expressam a organização social e econômica do país.
Está CORRETO o que se afirma em:
I- A saúde tem como fatores determinantes e condicionantes, entre outros, a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, o transporte, o lazer e o acesso a bens e serviços essenciais; os níveis de saúde da população expressam a organização social e econômica do país.
II- No campo de atuação do SUS, está inclusa a colaboração na proteção do meio ambiente, nele compreendido o do trabalho; a fiscalização e a inspeção de alimentos, água e bebidas para consumo humano; o incremento, em sua área de atuação, do desenvolvimento científico e tecnológico.
III- Está prevista, na referida lei, a descontinuidade das ações dos serviços preventivos e curativos e também a separação das ações de saúde, meio ambiente e saneamento básico.
Está CORRETO o que se afirma em:
I- O mosquito Aedes aegypti está presente atualmente na maioria dos municípios brasileiros, em muitos deles, apresentando altos níveis de infestação nos períodos de temperaturas mais elevadas e chuvas. A possibilidade de transmissão dos arbovírus dengue, zika e chikungunya e o risco de urbanização da febre amarela tornam necessária sua vigilância rotineira e controle em determinadas situações.
II- A vigilância entomológica de Aedes aegypti compreende atividades realizadas para o monitoramento de sua presença e algumas características que descrevem aquela população de vetores, como que níveis de infestação (quantidades) são encontrados na localidade monitorada ou que tipos de criadouro predominam.
III- A visita domiciliar feita pelo ACE e pelo supervisor é realizada para ações de educação em saúde e mobilização social, inspeção para busca e controle de criadouros por meio de tratamento mecânico, biológico ou químico, além de monitoramento da resistência aos inseticidas e vigilância entomológica por meio de armadilhas ou levantamentos. A visita e as atividades realizadas devem ser registradas em formulários próprios.
Após análise, é CORRETO o que se afirma em:
I- A prevenção da doença de Chagas está intimamente relacionada à forma de transmissão e uma das formas de controle é evitar que o inseto “barbeiro” forme colônias dentro das residências, por meio da aplicação de inseticidas residuais por equipe técnica habilitada.
II- Os triatomíneos são insetos popularmente conhecidos como barbeiro, chupão, procotó ou bicudo. O seu ciclo de vida é composto pelos estágios de ovo, ninfa (cinco estádios ninfais) e adulto. Tanto as ninfas como os adultos, de ambos os sexos, alimentam-se de sangue e, portanto, se infectados, podem transmitir o T. cruzi.
III- Não é possível a ocorrência de casos e surtos por transmissão oral pela ingestão de alimentos contaminados (caldo de cana, açaí, entre outros), vetorial domiciliar sem colonização e vetorial extradomiciliar.
IV- Não acontece a transmissão por transfusão de sangue ou por transplante de órgãos de doadores infectados a receptores sadios.
Após leitura e análise, é CORRETO o que se afirma em:
I- A transmissão da esquistossomose ocorre quando o indivíduo infectado, hospedeiro definitivo, elimina os ovos do verme por meio das fezes humanas. Em contato com a água, os ovos eclodem e liberam larvas que infectam os caramujos, hospedeiros intermediários que vivem nas águas doces. O ser humano adquire a doença pelo contato com essas águas.
II- A prevenção da esquistossomose consiste em evitar o contato com águas onde existam os caramujos hospedeiros intermediários infectados, além de implementar medidas de saneamento básico e educação em saúde.
III- Os grupos-alvo para o tratamento são: comunidades inteiras que vivem em áreas de alta contaminação; crianças em idade escolar nas áreas urbanas residentes em áreas endêmicas; pessoas com profissões que envolvem contato com a água contaminada, tais como pescadores, agricultores, trabalhadores de irrigação; pessoas que praticam tarefas domésticas que envolvem contato com água contaminada.
Após análise das afirmativas, é CORRETO o que se afirma em:
I- A raiva é de extrema importância para saúde pública, devido à sua letalidade de aproximadamente 100%, por ser uma doença passível de eliminação no seu ciclo urbano (transmitido por cão e gato) e pela existência de medidas eficientes de prevenção, como a vacinação humana e a animal, a disponibilização de soro antirrábico humano, a realização de bloqueios de foco, entre outras.
II- A raiva é transmitida ao homem pela saliva de animais infectados, principalmente por meio da mordedura, podendo ser transmitida também pela arranhadura e/ou lambedura desses animais.
III- Após uma exposição, não é recomendado higienizar o ferimento, apenas procure assistência médica o mais rápido possível.
IV- A vacinação anual de cães e gatos é eficaz na prevenção da raiva nesses animais, o que consequentemente previne também a raiva humana. Deve-se sempre evitar se aproximar de cães e gatos sem donos, não mexer ou tocá-los quando estiverem se alimentando, com crias ou mesmo dormindo. Nunca tocar em morcegos ou outros animais silvestres diretamente, principalmente quando estiverem caídos no chão ou encontrados em situações não habituais.
Após leitura e análise, é CORRETO o que se afirma em:
I- Poluente atmosférico: qualquer forma de matéria em quantidade, concentração, tempo ou outras características que torne ou possa tornar o ar impróprio ou nocivo à saúde; inconveniente ao bem-estar público; danoso aos materiais, à fauna e à flora; ou prejudicial à segurança, ao uso e gozo da propriedade ou às atividades normais da comunidade.
II- Padrão de qualidade do ar: um dos instrumentos de gestão da qualidade do ar, determinado como valor de concentração de um poluente específico na atmosfera, associado a um intervalo de tempo de exposição, para que o meio ambiente e a saúde da população sejam preservados em relação aos riscos de danos causados pela poluição atmosférica.
III- Episódio crítico de poluição do ar: situação caracterizada pela presença de altas concentrações de poluentes na atmosfera em curto período de tempo, resultante da ocorrência de condições meteorológicas desfavoráveis à sua dispersão.
Após análise dos conceitos apresentados, é CORRETO o que se afirma em:
I- Os agrotóxicos, normalmente, têm ação sobre a constituição física e a saúde do ser humano, além de se apresentarem como importantes contaminantes ambientais e das populações de animais relacionadas a esses ambientes.
II- São considerados efeitos crônicos à saúde (aparecem após exposições repetidas e por período prolongado) pelo contato através da boca: irritação da boca e da garganta, dor de estômago, náuseas, vômitos, diarreia.
III- São considerados efeitos agudos à saúde (de aparecimento rápido) pelo contato com agrotóxicos: dificuldade para dormir, esquecimento, aborto, impotência, depressão, problemas respiratórios graves e problemas no desenvolvimento intelectual e físico das crianças.
Após análise das afirmativas, é CORRETO o que se afirma em: