Questões de Concurso Público Prefeitura de Picuí - PB 2023 para Odontólogo
Foram encontradas 15 questões
I- A desinfecção é definida como um processo físico ou químico, que elimina a maioria dos microorganismos patogênicos de objetos inanimados e superfícies, com exceção de esporos bacterianos.
II- Para a esterilização em autoclave recomenda-se o uso de papel grau cirúrgico e estas embalagens devem ser fechadas com faixa de selagem ou bordas ajustadas ao material para que se garanta sua integridade e assim facilite o processo de esterilização.
III- A esterilização química por meio da solução de glutaraldeído a 2% se dá por meio de imersão total do artigo a ser esterilizado por 2 horas em recipiente fechado, sem que haja necessidade de limpeza prévia, porém com enxague final obrigatório com água estéril.
IV- O monitoramento biológico no processo de esterilização é realizado utilizando-se tiras de papel impregnadas por esporos bacterianos do gênero Bacillus, de bactérias termofílicas formadoras de esporos, capazes de crescer em temperaturas, nas quais as proteínas são desnaturadas, devendo ser realizado semanalmente.
É CORRETO o que se afirma apenas em:
I- A exodontia dos incisivos superiores é realizada com o fórceps nº 150 por meio de movimentos lentos, constantes e firmes na direção palatina, devido uma maior espessura do osso alveolar por palatina, seguido de movimento menos vigoroso no sentido vestibular e de um movimento rotacional pouco vigoroso, sendo por sua vez o dente removido pela direção palatino incisal.
II- A exodontia dos pré-molares inferiores tendem ser mais simples, suas raízes mais retas e cônicas, embora por vezes delgadas e com o osso alveolar vestibular mais delgado que o palatina. Geralmente é utilizado o fórceps nº 151, posicionado o mais apicalmente possível, seguidos de movimentos para vestibular, de movimentos para lingual e finalizado com movimento de rotação, onde ocorre a remoção do dente na direção ocluso-vestibular.
III- Dentes impactados são indicações universais para remoção, devido ao grande risco de interferência aos dentes e áreas adjacentes.
É CORRETO o que se afirma em:
I- É obrigatória a elaboração e a manutenção de forma legível e atualizada de prontuário e a sua conservação em arquivo próprio, seja de forma física ou digital, configurando-se infração ética negar ao paciente ou periciado, acesso a seu prontuário, deixar de lhe fornecer cópia quando solicitada, bem como deixar de lhe dar explicações necessárias à sua compreensão, salvo quando ocasionem riscos ao próprio paciente ou a terceiros.
II- Configura-se como infração ética revelar, sem justa causa, fato sigiloso de que tenha conhecimento em razão do exercício de sua profissão.
III- É permitida a usar formulários de instituições públicas para prescrever, encaminhar ou atestar fatos verificados na clínica privada.
É CORRETO o que se afirma em:
I- A lesão cariosa ativa sem cavidade apresenta-se como uma superfície fosca ou opaca, onde à inspeção tátil, ao passar um explorador de ponta arredondada, da porção hígida para a porção lesional do dente, não se observa rugosidade da superfície da lesão, e sua identificação ao exame visual independe da extensão/profundidade da perda mineral em esmalte.
II- Nas lesões cariosas ativas com cavidade em dentina, observa-se um tecido amolecido e úmido de coloração amarelada, associada a uma superfície com características de lesão ativa, na borda da cavidade.
III- O diagnóstico das lesões cariosas em esmalte e dentina são descritos a partir de parâmetros relacionados ao status de atividade seguindo parâmetros como textura, brilho e cor da lesão, porém apenas os parâmetros cor e brilho são considerados como critérios determinantes e o parâmetro textura como critério indicador.
IV- As lesões de cárie radicular, ativas apresentam-se com uma coloração amarelada ou amarronzada, de textura amolecida, localizadas junto da margem gengival.
V- Na lesão cariosa inativa com cavidade em dentina, o tecido encontra-se endurecido, seco e opaco, de coloração esbranquiçada, e o esmalte circundante à cavidade apresenta-se rugoso e opaco.
É CORRETO o que se afirma apenas em:
I- Fina linha radiopaca observada no osso alveolar em torno das raízes.
II- Saliência óssea localizada na região mediana da borda inferior da cavidade nasal, sendo observado em radiografias periapicais acima dos ápices dos incisivos centrais superiores.
III- Espessa linha radiopaca em forma de U ou V, sobreposta à região dos molares superiores.
IV- Espessa linha radiolúcida delimitada súpero e inferiormente por uma linha radiopaca localizada abaixo da região de molares inferiores.
Assinale a alternativa que faz, de forma CORRETA, a correlação com as proposições acima:
I- Compatibilidade de uso na técnica de condicionamento ácido total e de condicionamento seletivo de esmalte.
II- Habilidade de se aderir a diferentes substratos como cerâmicas vítreas, por exemplo, dissilicato de lítio, pinos de fibra de vidro e metais nobres e não nobres.
III- Capacidade de estabelecer adesão química aos substratos dentais.
IV- Compatibilidade com materiais de dupla ativação ou de ativação química, e, dessa forma, com possibilidade de uso em procedimentos diretos e indiretos.
V- Pode ser utilizado como adesivo de três passos na técnica de condicionamento ácido total.
É CORRETO o que se afirma em: