Questões de Concurso Público Prefeitura de Picuí - PB 2023 para Técnico de Laboratório
Foram encontradas 13 questões
Fonte: BRASIL. Ministério da Saúde. Guia de vigilância em saúde. 3º edição. Brasília, DF. 2019.
I- O vírus tipo B é mais suscetível as variações antigênicas, o que contribui para a existência de diversos subtipos. São responsáveis pela ocorrência da maioria das epidemias de influenza.
II- A amostra clínica preferencial é a secreção da nasofaringe e o período para coleta é, preferencialmente, nos dois primeiros dias após o início dos primeiros sintomas.
III- As amostras são processadas por biologia molecular, pela técnica de reação em cadeia da polimerase de transcrição reversa (RTPCR) em tempo real ou pelo método da imunofluorescência indireta, caso os laboratórios não realizem técnicas moleculares.
É CORRETO o que se afirma em:
Fonte: SOCIEDADE BRASILEIRA DE PATOLOGIA CLÍNICA/MEDICINA LABORATORIAL. Recomendações da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML) para coleta de sangue venoso. 2. Ed. Barueri, SP: Minha Editora, 2010.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Projetos Especiais de Saúde. Manual de técnicas para coleta de sangue. Brasília, DF: Coordenação Nacional de DST e Aids, 2001.
Analise as assertivas a seguir relacionadas ao tema da biossegurança.
I- Jaleco longo de mangas compridas e punho retrátil, luvas descartáveis, óculos de proteção, máscara, toucas e, quando for o caso, protetor facial. Esses são os principais equipamentos de proteção individual utilizados pelos profissionais dos laboratórios de análises clínicas.
II- Para a descontaminação de amostras biológicas na rotina dos laboratórios clínicos, recomenda-se os compostos liberadores de cloro, sendo que o mais comumente utilizado é o hipoclorito de sódio a 2%.
III- O uso de luvas descartáveis substitui a necessidade da lavagem das mãos.
É CORRETO o que se afirma em:
Fonte: VERRASTRO, T. et al. Hematologia e Hemoterapia. Atheneu editora. São Paulo-SP. 1998.
Analise as proposições abaixo:
I- O sangue circula na forma líquida, porém quando fora do corpo passa para a forma de gel com formação do coágulo, que libera uma parte líquida chamado soro.
II- O plasma difere do soro porque não contém os fatores de coagulação consumidos na formação do coágulo como o fibrinogênio.
III- Os glóbulos brancos ou eritrócitos são constituídos pelos monócitos, eosinófilos, neutrófilos, basófilos e linfócitos.
Está CORRETO o que se afirma em:
Fonte: SOCIEDADE BRASILEIRA DE PATOLOGIA CLÍNICA/MEDICINA LABORATORIAL. Recomendações da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML): realização de exames em urina. Barueri: Manole, 2017.
Com base nessas informações marque a alternativa CORRETA.
Fonte: TRABULSI, L.R. et al. Microbiologia. 6 ed. Atheneu editora. São Paulo-SP. 2015.
Marque a alternativa CORRETA.
Fonte: TRABULSI, L.R. et al. Microbiologia. 6 ed. Atheneu editora. São Paulo-SP. 2015.
Em relação ao diagnóstico laboratorial marque a alternativa CORRETA.
Fonte: TRABULSI, L.R. et al. Microbiologia. 6 ed. Atheneu editora. São Paulo-SP. 2015.
Dentro desse contexto, analise as seguintes alternativas.
I- As micoses podem ser classificadas em superficiais, cutâneas, subcutâneas e sistêmicas.
II- A variabilidade fenotípica, a aderência nos tecidos do hospedeiro e a produção de enzimas e toxinas são os principais fatores de virulência dos fungos.
III- Na grande maioria dos casos o exame microscópio direto é o método mais empregado de diagnóstico das micoses.
Está CORRETO o que se afirma em:
Fonte: REY, L. Bases da parasitologia médica. 3. ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 2010.
I- No exame físico da urina é importante analisar a coloração e o cheiro, o aspecto, a densidade, porém o volume não tem significado clínico.
II- Proteinúria persistente pode ser indicativo de lesão glomerular ou diabete mellitus.
III- Glicose, bilirrubina, corpos cetônicos e urobilinogênio podem ser avaliados por meio de tiras reagentes no exame químico da urina.
Está CORRETO o que se afirma em: