Questões de Concurso Público Prefeitura de Sumé - PB 2023 para Técnico de Enfermagem

Foram encontradas 15 questões

Q2269710 Enfermagem
A Política Nacional de Humanização (PNH) foi lançada em 2003 e busca pôr em prática os princípios do SUS no cotidiano dos serviços de saúde, produzindo mudanças nos modos de gerir e cuidar. Neste sentido, ela estimula a comunicação entre os atores envolvidos, para construir processos coletivos de enfrentamento de relações de poder, trabalho e afeto que, muitas vezes, produzem atitudes e práticas desumanizadoras que inibem a autonomia e a corresponsabilidade dos profissionais de saúde em seu trabalho e dos usuários no cuidado de si.
Considerando o texto acima, avalie as proposições a seguir:
I- O HumanizaSUS, como também é conhecida a PNH, aposta na inclusão de trabalhadores, usuários e gestores na produção e gestão do cuidado e dos processos de trabalho. II- Humanizar se traduz, então, como inclusão das diferenças nos processos de gestão e de cuidado. Tais mudanças são construídas não por uma pessoa ou grupo isolado, mas de forma coletiva e compartilhada. III- Incluir os trabalhadores na gestão é fundamental para que eles, no dia a dia, reinventem seus processos de trabalho e sejam agentes ativos das mudanças no serviço de saúde. Porém, não é recomendado incluir usuários e suas redes sociofamiliares nos processos de cuidado, tendo em vista o seu desconhecimento científico.
Com base no exposto, é CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Q2269711 Enfermagem
A Atenção Primária à Saúde (APS), que se caracteriza, entre outras coisas, como porta de entrada preferencial do SUS e como lócusprivilegiado de gestão do cuidado dos usuários, cumpre papel estratégico nas redes de atenção, servindo como base para o seu ordenamento e para a efetivação da integralidade. Para isso, é fundamental que a APS tenha alta resolutividade, o que, por sua vez, depende da capacidade clínica e do cuidado de suas equipes, do grau de incorporação de tecnologias duras (diagnósticas e terapêuticas) e da articulação da Atenção Básica com outros pontos da rede de saúde. No que se refere aos protocolos de encaminhamento da APS para a atenção especializada em cirurgia torácica e pneumologia adulto, consideram-se condições clínicas importantes: asma, tabagismo e neoplasia pulmonar, dentre outras.
Considerando o texto, avalie as proposições a seguir:
I- As crises de asma com sinais de gravidade que não possibilitam o manejo na APS devem ser encaminhadas para a emergência. II- Lesão mediastinal ou pulmonar com sinais ameaçadores à vida (por exemplo: dispneia grave, síndrome de veia cava superior, pulso paradoxal, síndrome de Horner) indicam a necessidade de encaminhamento do usuário para a emergência. III- Tabagismo é condição de saúde sensível às ações na APS. É neste nível de assistência que se deve fornecer tratamento apropriado para a condição, tendo como potencializador de sua efetividade a facilidade de acesso e o vínculo do paciente com a equipe prestadora do cuidado.
No tocante às condições clínicas supramencionadas, é CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Q2269712 Enfermagem
A Portaria nº 1.559, de 1º de agosto de 2008, institui a Política Nacional de Regulação (PNH) do SUS. As ações de que trata a referida política estão organizadas em três dimensões de atuação, necessariamente integradas entre si, a saber: regulação de sistemas de saúde; regulação de atenção à saúde e regulação de acesso à assistência.
Considerando as informações apresentadas no texto, analise as asserções a seguir e a relação entre elas:
I- Regulação do acesso à assistência tem como objetos a organização, o controle, o gerenciamento e a priorização do acesso e dos fluxos assistenciais no âmbito do SUS e como sujeitos seus respectivos gestores públicos, sendo estabelecida pelo complexo regulador e suas unidades operacionais e esta dimensão abrange a regulação médica.
PORQUE
II- A regulação médica exerce autoridade sanitária para a garantia do acesso baseada em protocolos, classificação de risco e demais critérios de priorização.
A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA:
Alternativas
Q2269713 Enfermagem
De acordo com Carmagnani (2017), a verificação da pressão arterial do paciente é um procedimento que deve ser aplicado aos pacientes internados, ambulatoriais e de pronto-atendimento com prescrição médica e/ou de enfermagem, cuja execução cabe aos enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem. Para tal, faz-se necessário os seguintes materiais: bandeja, esfigmomanômetro e estetoscópio previamente higienizados, algodão, álcool a 70%, caneta e papel. Para garantir que a verificação deste sinal vital seja fidedigna, faz-se necessário obedecer a uma sequência de passos e algumas recomendações a serem cumpridas pelo profissional responsável.
Considerando as recomendações para verificação da pressão arterial, avalie as proposições a seguir:
I- Deve-se fazer assepsia com algodão embebido em álcool a 70% nas olivas, no diafragma e no manguito com álcool a 70%. II- É fundamental a adequação do tamanho dos manguitos em crianças e obesos: a largura da bolsa de borracha do manguito deve corresponder a 40% do braço e seu comprimento deve envolver 80 a 100% do braço (para adultos e crianças). III- É recomendado o uso de aparelho de pressão com coluna de mercúrio.
No tocante às recomendações supramencionadas, é CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Q2269714 Enfermagem
Um setor comum nas pequenas atividades hospitalares ou equivalentes corresponde ao dispensário de medicamentos. A dispensação compreende o ato de fornecimento ao consumidor, de drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos.
Neste sentido, avalie as proposições a seguir:
I- A dispensação de medicamentos é uma ação privativa do profissional farmacêutico. II- O dispensário de medicamentos equivale ao posto de medicamentos e unidades volantes e corresponde ao estabelecimento de dispensação e comércio de drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos em suas embalagens originais. III- A dispensação de medicamentos, no âmbito de dispensários de medicamentos, não é ato privativo do profissional farmacêutico.
Após análise das proposições apresentadas, é CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Q2269715 Enfermagem
O PNI organiza toda a política nacional de vacinação da população brasileira e tem como missão o controle, a erradicação e a eliminação de doenças imunopreveníveis. É considerada uma das principais e mais relevantes intervenções em saúde pública no Brasil, em especial pelo importante impacto obtido na redução de doenças nas últimas décadas. Os principais aliados, no âmbito do SUS, são as Secretarias Estaduais e Municipais de saúde. As diretrizes e responsabilidades para a execução das ações de vigilância em saúde, entre as quais se incluem as ações de vacinação, estão definidas em legislação nacional que aponta que a gestão das ações é compartilhada pela União, pelos Estados, pelo Distrito Federal e pelos Municípios.
De acordo com as responsabilidades assumidas pelas esferas de governo em exame, é CORRETO afirmar:
Alternativas
Q2269716 Enfermagem
O resíduo infectante deve receber cuidados especiais nas fases de segregação, acondicionamento, coleta, tratamento e destino final. Para este tipo de resíduo, o trabalhador da sala de vacinação deve: 
Alternativas
Q2269717 Enfermagem
A conservação dos imunobiológicos é fundamental para garantir a eficácia da vacinação; para tal se faz necessária uma estrutura técnico-administrativa chamada Rede de Frio, na qual a sala de vacinação é a instância final. Os termômetros, câmaras refrigeradas, refrigeradores domésticos, freezers, bobinas reutilizáveis e caixas térmicas são de fundamental importância na conservação dos imunobiológicos.
Neste sentido, avalie as proposições a seguir:
I- Na sala de vacinação, todas as vacinas devem ser armazenadas entre +2ºC e +8ºC, sendo ideal +5ºC. Para garantir que as vacinas permaneçam em temperatura adequada, utilizamos termômetros de momento, que podem ser analógicos ou digitais, com máxima e mínima. II- Os refrigeradores domésticos são os equipamentos recomendados para o armazenamento/acondicionamento de imunobiológicos constantes nos calendários de vacinação, por permitirem maior precisão no ajuste da temperatura, garantindo, assim, a manutenção dos produtos em condições adequadas de conservação. III- As bobinas reutilizáveis são insumos importantes para a conservação dos imunobiológicos nas caixas térmicas. Para a utilização deste insumo, o vacinador deve certificar-se da temperatura antes de proceder à organização da caixa térmica.
Após análise das proposições apresentadas, é CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Q2269718 Enfermagem
No que se refere aos procedimentos para a administração de vacinas, soros e imunoglobulinas, é CORRETO afirmar que:
Alternativas
Q2269719 Enfermagem
O preparo e a administração de medicamentos são atividades da rotina dos profissionais de enfermagem. Tomando-se como referência a execução destas atividades, é CORRETO afirmar:
Alternativas
Q2269720 Enfermagem
De acordo com Carmagnani (2017), os curativos se classificam em: curativo em ferida aberta; curativo em ferida operatória e curativo em inserção de cateter venoso central. Neste sentido, avalie as proposições a seguir:
I- O curativo em ferida operatória tem o objetivo de promover ambiente adequado para a reparação tecidual, sem complicações. II- As trocas de curativos em inserção de cateter venoso central dos pacientes pediátricos devem ser evitadas, em razão da possibilidade de deslocamento do cateter. Elas devem ser efetuadas quando os curativos estiverem com sua integridade comprometida, sujos, úmidos ou de acordo com o quadro clínico do paciente. III- Sobre o curativo em ferida aberta, descarte o curativo anterior e todo o material utilizado durante o procedimento em saco plástico. Despreze o saco plástico com resíduos na lixeira para lixo infectante, o material perfurocortante na caixa apropriada e acondicione o material permanente em local apropriado até o encaminhamento à Central de Desinfecção e Esterilização.
Após análise das proposições apresentadas, é CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Q2269721 Enfermagem
A coleta, acondicionamento e transporte de amostras biológicas para realização de exames laboratoriais requer uso de técnicas apropriadas para evitar contaminação, problemas que invalidem as amostras ou complicações para os pacientes. Neste sentido, analise as proposições a seguir:
I- As veias basílica mediana e a cefálica são as mais utilizadas, sendo que a basílica mediana é a melhor opção, pois a cefálica é mais propensa à formação de hematomas. II- As amostras de sangue devem ser acondicionados à temperatura de 2ºC a 8ºC. Altas temperaturas no transporte e centrifugação aceleram a deterioração dos constituintes sanguíneos e em temperatura abaixo de 0 °C podem causar hemólise. III- Papéis, luvas, gaze, algodão e outros materiais usados durante a coleta de amostras biológicas devem ser desprezados juntamente com as agulhas, seringas, tubos quebrados, tubos contendo sangue ou soro, em caixas coletoras próprias para material infectante e sinalizadas como “INFECTANTE”.
Após análise das proposições apresentadas, é CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Q2269722 Enfermagem
Para preparar o paciente para um ECG de 12 derivações, dois eletrodos são colocados nos braços e dois nas pernas. Eles fornecem as bases para as seis derivações dos membros, que incluem as três derivações-padrão e as três derivações aumentadas. Seis eletrodos também são colocados no tórax, formando as seis derivações precordiais.
Considerando as informações apresentadas no texto, analise as asserções a seguir e a relação entre elas:
I- As derivações dos membros veem o coração em um plano vertical chamado de plano frontal. O plano frontal pode ser visto como um grande círculo sobreposto ao corpo do paciente.
PORQUE
II- Cada derivação tem a sua visão específica do coração ou ângulo de orientação. O ângulo de cada derivação pode ser determinado, desenhando-se uma linha do elétrodo negativo ao elétrodo positivo. O ângulo resultante, dessa forma, é expresso em graus pela sua sobreposição no círculo de 360º do plano frontal.
A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA:
Alternativas
Q2269723 Enfermagem
A aspiração de cânula endotraqueal tem o objetivo de manter as vias aéreas desobstruídas, proporcionando conforto ventilatório e diminuindo o risco de infecção e se aplica a pacientes entubados, com ou sem ventilação mecânica. A aspiração em pacientes com ventilação mecânica pode ser aberta ou fechada. Considerando o assunto abordado do texto, avalie as proposições a seguir:
I- Aberta: utiliza-se o mesmo cateter, protegido por uma bainha plástica e não se desconecta o paciente do ventilador. A sonda pode ser trocada a cada 24 h ou mais, de acordo com o fabricante. Vantagem: menor risco de hipoxemia, arritmias e contaminação. II- Fechada: a cada aspiração, usa-se um cateter novo, desconectando-se o paciente do ventilador para realizar o procedimento. III- As sondas traqueais devem ser maleáveis, com três orifícios na extremidade distal, dispostos lateralmente e na ponta, a fim de evitar a aspiração da mucosa da traqueia.
Após análise das proposições apresentadas, é CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Q2269724 Enfermagem
Na Resolução COFEN 619-2019, foi decidido que o procedimento passagem de sondas (nasogástricas, orogástricas, nasoentéricas) é privativo do Enfermeiro na Equipe de Enfermagem. E na Resolução COFEN 450/2013 está posto que o cateterismo vesical, seja ele de alívio ou demora, também é uma atividade privativa do enfermeiro. Considerando o assunto abordado do texto, avalie as proposições a seguir:
I- O técnico de Enfermagem continua inserido no processo, auxiliando o enfermeiro na execução do procedimento da sondagem e promovendo cuidados gerais ao paciente de acordo com a prescrição de enfermagem ou protocolo pré-estabelecido. II- O técnico de enfermagem está proibido pelas Resoluções COFEN 619-2019 e COFEN 450/2013 de realizar qualquer atividade que envolva a passagem de sondas, devendo todos os pacientes que necessitem deste procedimento serem atendidos exclusivamente por enfermeiros. III- Em pacientes com sonda vesical de demora, faça higienização cuidadosa do meato uretral com água e sabão neutro 1 vez/dia, e em pacientes acamados e com sonda vesical, faça a higiene íntima após cada evacuação. IV- A verificação da diurese é de responsabilidade de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem.
É CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: E
4: C
5: B
6: D
7: C
8: B
9: E
10: C
11: A
12: D
13: A
14: E
15: D