Questões de Concurso Público Prefeitura de Araruna - PB 2024 para Psicólogo Clínico

Foram encontradas 13 questões

Q2628892 Psicologia
Atente para as afirmações a seguir: o psicólogo não divulgará, ensinará, cederá, emprestará ou venderá a leigos instrumentos e técnicas psicológicas que permitam ou facilitem o exercício ilegal da profissão. Trata-se de:
Alternativas
Q2628893 Psicologia
Conforme a resolução de 2023 do Conselho Federal de Psicologia, ao realizar a avaliação de riscos psicossociais relacionados ao trabalho, a psicóloga e o psicólogo devem investigar e diagnosticar características psicológicas das pessoas trabalhadoras, características dos processos de trabalho e do contexto organizacional que, de forma integrativa, interferem na subjetividade, na saúde mental, na integridade e na possibilidade de realização da atividade laboral. Analise as afirmações a seguir. Na condução da avaliação de riscos psicossociais relacionados ao trabalho, a psicóloga e o psicólogo devem investigar e diagnosticar:


I- as características psicológicas relacionadas às exigências e condições de trabalho atuais ou previstas para a pessoa trabalhadora.

II- as principais características da atividade do trabalhador, do ambiente e da maneira como se organiza a hierarquia dos processos.

III- as políticas, processos ou mecanismos de controle, prevenção e proteção à saúde, à segurança e à integridade da pessoa trabalhadora.

IV- os mecanismos de funcionamento da empresa ou instituição, as condições de salubridade e as normas internas, visando a identificar estruturas que levem ao adoecimento no trabalho.

É CORRETO o que se afirma apenas em:
Alternativas
Q2628894 Psicologia
Dentre as diversas modalidades de documentos psicológicos, definidos em resolução do CFP e listadas a seguir, uma delas se caracteriza por ser o resultado de um processo de avaliação psicológica, com finalidade de subsidiar decisões relacionadas ao contexto em que surgiu a demanda. Apresenta informações técnicas e científicas dos fenômenos psicológicos, considerando os condicionantes históricos e sociais da pessoa, grupo ou instituição atendida:
Alternativas
Q2628895 Psicologia
Dentre os diversos modelos conceituais explicativos do processo saúde doença, cinco são considerados os principais. Um desses modelos baseia-se no modelo de História Natural da Doença (proposto por Leavell e Clark em 1976*). Esse modelo prevê que “os estímulos patológicos do meio ambiente desencadeiam uma resposta do corpo, e esta terá como desenlace a cura ou defeito ou invalidez ou morte.” Selecione a seguir qual destes modelos se enquadra na definição indicada acima (Leavell; Clarck, 1976 apud Almeida Filho; Rouquayrol, 2006). Fonte: ALMEIDA FILHO, N.; ROUQUAYROL, M. Z. Modelos de saúde e doença. In: ALMEIDA FILHO, N.; ROUQUAYROL, M. Z. Introdução à epidemiologia. 4. ed. rev. e amp. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006.
Alternativas
Q2628896 Psicologia
É na pluralidade das psicopatologias que surge, a partir dos anos 80 do século XX, a Psicopatologia Fundamental. A preocupação central da Psicopatologia Fundamental é:
Alternativas
Q2628897 Psicologia
Cada teoria da personalidade enfatiza a importância de um conjunto de parâmetros ou determinantes que caracterizam e/ou definem a personalidade, sob sua ótica. Atente para os determinantes, “propósito, hereditariedade, personalidade ideal e comportamento anormal”. Estão presentes mais fortemente e são altamente enfatizados nas teorias de:
Alternativas
Q2628898 Psicologia
Sobre as teorias do desenvolvimento humano, é CORRETO afirmar que todo o trabalho de Piaget e o resultado exposto em sua teoria foram fortemente influenciados por concepções advindas de áreas/correntes/disciplinas como:
Alternativas
Q2628899 Psicologia
Sobre avaliação psicológica, cabe a cada psicólogo/psicóloga definir os critérios a serem utilizados como recursos avaliativos. É sua a responsabilidade de planejar e realizar o processo avaliativo com base em aspectos técnicos e teóricos. A escolha do número de sessões para a sua realização, das questões a serem respondidas, bem como de quais instrumentos/técnicas de avaliação devem ser utilizados será baseada nos seguintes elementos:

I- Contexto no qual a avaliação psicológica se insere.
II- Propósitos da avaliação psicológica.
III- Conflitos das relações objetais a serem dirimidos.
IV- Aceitação e concordância dos indivíduos avaliados sobre os instrumentos/técnicas.
V- Condições técnicas, metodológicas e operacionais do instrumento de avaliação.


É CORRETO o que se afirma apenas em:
Alternativas
Q2628902 Psicologia
Segundo Amarante ((apud, MELO, 2012)), a Reforma Psiquiátrica pode ser caracterizada como um processo complexo, que abrange quatro dimensões principais:
Fonte: MELO, Anastácia Mariana da Costa. Apontamentos sobre a reforma psiquiátrica no Brasil / Notes about the psychiatric reform in Brazil. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental/Brazilian Journal of Mental Health, [S. l.], v. 4, n. 9, p. 84–95, 2013. DOI: 10.5007/cbsm.v4i9.68692. (Páginas 03-06.). Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/cbsm/article/view/68692. Acesso em: 25 jun. 2024.


I- A dimensão teórico-conceitual diz respeito à construção de um novo paradigma no campo das Ciências Sociais, no que diz respeito ao olhar direcionado ao sujeito em sofrimento psíquico, que significa uma ruptura com o modelo biomédico e psiquiátrico tradicional.

II- A dimensão técnico-assistencial está ligada às formas de atendimento e capacitação dos profissionais de saúde mental para as novas formas de abordagem dos pacientes, determinadas pela Reforma Psiquiátrica.

III- A dimensão jurídico-política se situa no campo das tensões que foram trazidas pelas ações da Reforma Psiquiátrica e que produziram mudanças nas relações que são estabelecidas entre o Estado e a Sociedade no campo da saúde mental.

IV- A dimensão sociocultural, que traz à tona a construção de um novo lugar social para a loucura e para o sujeito louco, por meio do imaginário social e de sua relação com a sociedade.


É CORRETO o que se afirma apenas em:
Alternativas
Q2628903 Psicologia
O Sistema Único de Saúde, criado pela Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, define as atribuições e competências de cada instância federativa (União, Estados, Distrito Federal e Municípios). Conforme a lei, são competências da direção municipal do SUS, dentre outras:


I- Planejar, organizar, controlar e avaliar as ações e os serviços de saúde, bem como gerir e executar os serviços públicos de saúde.

II- Planejar a programação e organização da rede municipalizada do Sistema Único de Saúde (SUS), em articulação direta com sua direção nacional.

III- Participar da execução, controle e avaliação das ações referentes às condições e aos ambientes de trabalho.

IV- Dar execução, no âmbito municipal, à política de insumos e equipamentos para a saúde.

V- Controlar e fiscalizar os procedimentos dos serviços privados de saúde.


É CORRETO o que se afirma apenas em: 
Alternativas
Q2628904 Psicologia
Os profissionais de Psicologia desenvolvem suas atividades no serviço público em RAPS, SUAS, CREAS, CAPS, dentre outros espaços. Estas siglas denominam as estruturas ou locais de atendimento e suas nomenclaturas significam, na sequência:
Alternativas
Q2628905 Psicologia
O paciente X foi encaminhado para atendimento no CAPS com prévio diagnóstico de Transtorno de Personalidade Paranoide (TPP). Este transtorno é caracterizado e diagnosticado quando se fazem presentes, pelo menos, 4 (quatro) sintomas/características cumulativamente.

Um(a) destes(as), e que se mostra com destaque, é:
Alternativas
Q2628906 Psicologia
Sobre o Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), é CORRETO afirmar que:
Alternativas
Respostas
1: A
2: A
3: E
4: E
5: D
6: E
7: C
8: D
9: C
10: C
11: C
12: B
13: D