Questões de Concurso Público Prefeitura de Araruna - PB 2024 para Veterinário

Foram encontradas 15 questões

Q2623272 Veterinária
Conforme a Instrução Normativa nº 77, de 26 de novembro de 2018, do Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que trata dos critérios e procedimentos para a produção, acondicionamento, conservação, transporte, seleção e recepção do leite cru em estabelecimentos registrados no serviço de inspeção oficial, em relação ao uso de tanques comunitários, considere as afirmativas a seguir:

I- O leite, ao ser adicionado ao tanque, deve ser coado e refrigerado à temperatura máxima de 7,0°C (sete graus), em até três horas.

II- O tanque de uso comunitário deve ser instalado na propriedade rural, de modo a facilitar a entrega do leite dos produtores vinculados ao tanque comunitário.

III- O titular do tanque comunitário deve estar devidamente cadastrado em sistema do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

IV- O estabelecimento deve disponibilizar à inspeção sanitária oficial a relação dos produtores vinculados ao tanque comunitário, sempre que requerido.

V- Após cada coleta do leite pelo estabelecimento, o tanque deve ser higienizado.

É CORRETO o que se afirma apenas em:
Alternativas
Q2623273 Veterinária
Em 2010, o Ministério da Saúde alterou definitivamente as vacinas usadas na rotina e nas campanhas de vacinação antirrábica canina e felina. Essa vacina é enviada aos estados e estão disponíveis de forma gratuita para a vacinação de cães e gatos em campanhas massivas e para demandas da rotina. Foi promovida uma mudança na produção de vacina, por apresentarem maior segurança e maior eficácia na conversão de títulos protetores nesses animais. Que alternativa representa esta mudança realizada pelo Ministério da Saúde no processo de produção da vacina da raiva? 
Alternativas
Q2623274 Veterinária
O Brasil se tornou um país livre de febre aftosa sem vacinação animal. Porém, a próxima etapa consiste na apresentação de documentação para a Organização Mundial de Saúde Animal, que exige a suspensão da vacinação contra a febre aftosa e a proibição de ingresso de animais vacinados nos estados por, pelo menos, 12 meses. Segundo a Organização Mundial de Saúde Animal, qual destes estados tem o reconhecimento de livre de febre aftosa sem vacinação? 
Alternativas
Q2623275 Veterinária
A eutanásia, por vezes, é realizada para o controle de zoonoses ou de epidemias, como também em virtude das circunstâncias e do risco ao animal ou à população. Alguns métodos de eutanásia são aceitáveis, enquanto outros métodos são aceitos sob restrição. Em relação à eutanásia de cães, qual método é considerado inaceitável?
Alternativas
Q2623276 Veterinária
A inseminação artificial em bovinos é uma técnica de melhoramento genético animal. Esta técnica visa a introduzir características produtivas de um rebanho de alta produção, por meio do sêmen de touros provados, em outros rebanhos através da inseminação de vacas em cio. Como se denomina o cruzamento para o melhoramento genético de vacas leiteiras sem raça definida, utilizando sêmen de touros da raça holandesa?
Alternativas
Q2623277 Veterinária
Conforme o regulamento da inspeção industrial e sanitária de produtos de origem animal (RIISPOA), qual é o estabelecimento destinado à fabricação de derivados lácteos, envolvendo as etapas de recepção de leite e derivados, transferência, refrigeração, beneficiamento, manipulação, fabricação, maturação, fracionamento, ralação, acondicionamento, rotulagem, armazenagem e expedição de derivados lácteos, sendo também permitida a expedição de leite fluido a granel de uso industrial?
Alternativas
Q2623278 Veterinária
Conforme a Instrução Normativa nº 5, de 14 de fevereiro de 2017, do Ministério da Agricultura e Pecuária, que normaliza os estabelecimentos agroindustriais de pequeno porte de produtos de origem animal, marque a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q2623279 Veterinária
Considerando que a saúde animal é um dos pilares da saúde única, os procedimentos de contracepção de cães e gatos em programas, campanhas e mutirões de esterilização com a finalidade de manejo populacional devem seguir as diretrizes do Conselho Federal de Medicina Veterinária. Conforme a Resolução n° 1.596, de 26 de março de 2024, analise as seguintes afirmativas:


I- O responsável técnico médico veterinário deve guardar consigo, por no mínimo 2 (dois) anos, o relatório e respectivos anexos.


II- Realizar a higienização e a desinfecção adequadas do local conforme os procedimentos a serem realizados.

III- O gestor municipal fará a triagem clínica de todos os animais, responsabilizando-se pelos critérios de triagem escolhidos.

IV- Deverá proporcionar a paramentação da equipe mediante o uso adequado de equipamento de proteção individual para cada atividade.

V- Na anotação de responsabilidade técnica, é facultativa a indicação do local e as datas das ações.


É CORRETO o que se afirma apenas em:
Alternativas
Q2623280 Veterinária
Instituído pela Instrução Normativa n° 2, de 10 de janeiro de 2001, do Ministério da Agricultura e Pecuária, através do Programa Nacional de Controle e Erradicação de Brucelose e Tuberculose Animal, que tem como finalidade erradicar a brucelose no rebanho bovino brasileiro. De acordo com esta Instrução Normativa, considere as afirmações abaixo:


I- É obrigatória a vacinação de todas as bezerras bovinas e bubalinas entre 3 e 8 meses de idade.

II- A vacina contra brucelose não indutora de anticorpos aglutinantes, amostra RB51, deverá ser aplicada em bezerras de 3 a 8 meses de idade.

III- Fêmeas vacinadas com a amostra RB51 deverão ser marcadas com algarismo final do ano de vacinação.

IV- O proprietário dos animais deverá comprovar a vacinação de suas bezerras ao serviço veterinário estadual, no mínimo uma vez por semestre, por meio de atestado emitido por médico veterinário cadastrado.

V- Bezerras não vacinadas dos 3 a 8 meses de idade não deverão ser vacinadas com a amostra RB51.

É CORRETO o que se afirma apenas em:
Alternativas
Q2623282 Veterinária
A vaquejada faz parte da cultura rural nordestina. Porém, visando ao bem-estar e à segurança dos animais envolvidos nesta atividade, várias modificações foram promovidas. O papel do médico veterinário se tornou ainda mais relevante para que as práticas de bem-estar animal sejam respeitadas e cumpridas nestes eventos. Em relação à vaquejada, analise as afirmativas a seguir.


I- Exigência de exames de anemia infeciosa e mormo para todas as espécies de animais presentes na vaquejada.

II- Deverá ser exigida, na entrada dos animais, a guia de trânsito animal.

III- É obrigatório que haja o responsável técnico.

IV- É obrigatória a presença de juiz de bem-estar, seja médico veterinário ou zootecnista.

V- É obrigatório o protetor de cauda para evitar que se arranque e quebre o rabo dos cavalos.

É CORRETO o que se afirma apenas em:
Alternativas
Q2623283 Veterinária
A peste suína clássica é classificada como doença da lista “A da Organização Mundial de Sanidade Animal” e sua ocorrência acarreta graves consequências ao bem-estar animal, à produção suinícola, às exportações de animais e seus produtos e ao meio ambiente. Várias medidas que minimizem o risco de introdução ou reintrodução de doença deverão ser efetuadas para a prevenção da peste suína clássica. Com relação a estas medidas, analise as seguintes afirmativas:


I- Em caso de foco ou suspeita da enfermidade, a notificação só poderá ser efetuada pessoalmente, sendo vedado qualquer outro meio de comunicação disponível.

II- Deve-se promover a vigilância ativa na suinocultura independente, inclusive nas criações de subsistência.

III- Deve-se realizar o cadastro atualizado dos criadores de suídeos e de transportadores.

IV- É proibida a criação de suídeos em lixeiras públicas.

V- Deve-se incentivar o maior controle da utilização de restos de alimentos para a criação de suídeos.


É CORRETO o que se afirma apenas em:
Alternativas
Q2623284 Veterinária
A criação de galinhas é uma atividade economicamente viável e interessante, que pode ser instalada em pequenas áreas de produção. Porém, se não houver um controle sanitário eficiente, muitos agentes infecciosos e parasitários podem chegar até a granja e causar doenças. Neste sentido, são necessárias práticas para a prevenção da entrada e a disseminação de doenças nos estabelecimentos avícolas.

Sobre essas práticas, analise as afirmativas abaixo:


I- O galinheiro deve ser telado com malha que impeça a entrada de aves e pequenos roedores.

II- Todas as frestas e orifícios nas paredes e telhados devem ser vedados para impedir a entrada de aves silvestres.

III- A criação deve ser de apenas uma espécie de ave, evitando a criação de patos, marrecos e perus dentro ou próximo ao galinheiro.

IV- A verificação semestral das aves é importante para a identificação precoce de doença

V- Deve-se fornecer água proveniente de lagos, rios ou açudes diretamente para as aves sem prévio tratamento (cloração) e de preferência de nascentes protegidas do acesso de outros animais ou pessoas.


É CORRETO o que se afirma apenas em: 
Alternativas
Q2623285 Veterinária
A artrite encefalite caprina (CAEV) é uma enfermidade viral crônica de evolução lenta com sinais clínicos variados. Em animais jovens, a encefalomielite é o principal quadro clínico. Já em animais adultos, observa-se o aumento de volume das articulações, principalmente do carpo, pneumonia intersticial crônica e mamites severas com perda de peso progressiva e diminuição da produção leiteira. Em relação ao agente etiológico desta enfermidade, marque a alternativa CORRETA: 
Alternativas
Q2623286 Veterinária
O mormo é uma zoonose que acomete os equídeos (cavalos, burros e mulas) e pode ser transmitida eventualmente a outros animais, como também ao ser humano. Em relação ao mormo, e conforme determina a Portaria nº 593, de 30 de junho de 2023, do Ministério da Agricultura e Pecuária, analise as assertivas a seguir:


I- O mormo é uma enfermidade infectocontagiosa causada pela bactéria Burkholderia cepacia.

II- Os testes para fins de investigação epidemiológica serão realizados em laboratórios oficiais.

III- Em um caso confirmado de mormo, os animais deverão ser isolados dos demais e imediatamente tratados.

IV- Todo equídeo diagnosticado positivo para mormo deverá ser obrigatoriamente eliminado.

V- O médico veterinário oficial deverá acompanhar a eliminação do caso confirmado, através da eutanásia.


É CORRETO o que se afirma apenas em:
Alternativas
Q2623287 Veterinária
O leite de cabra é um fluido composto por água, proteínas, gordura, lactose, entre outros elementos, como minerais e vitaminas. Revela-se uma opção ao leite de origem bovina por razões de alergenicidade, especialmente em crianças. O leite de cabra possui algumas diferenças do leite da vaca, uma delas é o tipo da secreção láctea. Qual o tipo de secreção do leite de cabra? 
Alternativas
Respostas
1: E
2: B
3: D
4: E
5: D
6: B
7: A
8: D
9: C
10: E
11: A
12: A
13: B
14: C
15: C