Questões de Concurso Público Prefeitura de Barra de Santana - PB 2024 para Professor B - Geografia
Foram encontradas 15 questões
De acordo comas ciências cartográficas e geodésicas, a Terra tema forma definida de um:
O El Niño promove alterações nos centros de pressão e, consequentemente, na circulação dos ventos. Assim, assinale a alternativa CORRETA sobre os seus efeitos sobre o Brasil.
Sobre o ciclo das rochas, considere as afirmativas abaixo.
I- As rochas ígneas são consideradas primárias, pois provém da consolidação direta do magma.
II- As rochas sedimentares são formadas pelo metamorfismo de sedimentos depositados em grandes bacias sedimentares.
III- As rochas metamórficas são resultantes da transformação de outras rochas pré-existentes, ou seja, fruto do intemperismo, erosão e deposição de rochas anteriores.
IV- As rochas plutônicas são rochas ígneas intrusivas, ou seja, ocorrem quando o magma se consolida dentro da crosta terrestre.
É CORRETO o que se afirma apenas em:
Analise os dados do Censo demográfico 2022 sobre os municípios mais populosos do Brasil.
Fonte: Censo demográfico 2022: População e domicílios. Primeiros resultados. Disponível em https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agenciade-noticias/noticias/37237-de-2010-a-2022-populacao-brasileira-cresce-6-5-e-chega-a-203-1-milhoes. Acesso em 20/08/2024.
De acordo com os dados dos 20municípiosmais populosos do país, assinale a alternativa CORRETA.
Essa nova definição de montanhas adotada pelo Sistema Brasileiro de Classificação do Relevo está baseada em critérios morfológicos e, por isso, a região Nordeste do Brasil passou a apresentar relevos de montanha. Contudo, as montanhas brasileiras classificadas pelo SBCR se diferenciam das grandes cordilheiras montanhosas do globo terrestre. Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE essas diferenças.
“Os combustíveis fósseis constituirão a maior parte de nosso suprimento de energia durante boa parte do século XXI. As estimativas sobre as quantidades dos recursos disponíveis são sempre tênues, especialmente para o petróleo e o gás natural. (...). As curvas de Hubbert sugerem que, pela metade do século XXI, a produção de petróleo será de 10% dos valores atuais.” (Hinrichs,R.A. & Kleinbach, M. Energia e meio ambiente. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003, página 168.)
Sobre o petróleo, assinale a alternativa que aponta CORRETAMENTE os fatores previstos para redução da sua produção ao longo do século XXI.
“Entre 2008 e 2018, o Brasil formou três novas metrópoles e 32 cidades foram elevadas a capitais regionais em 12 estados. Apesar disso, é baixa a mobilidade na rede urbana brasileira, pois, nesse período de dez anos, 86% das cidades não sofreram alteração. É o que revela a pesquisa Regiões de Influência das Cidades - Regic, divulgada pelo IBGE. A pesquisa é realizada a cada dez anos e visa a identificar e analisar a rede urbana brasileira, estabelecendo a hierarquia dos centros urbanos e as regiões de influência das cidades. Campinas, Florianópolis e Vitória subiram de nível e passaram a integrar o grupo de 15 metrópoles, que tem São Paulo no topo da hierarquia como grande metrópole nacional e Rio de Janeiro e Brasília como metrópoles nacionais. As outras metrópoles são Belém, Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Porto Alegre, Recife, Salvador e Manaus.”
(Carmen Nery. Campinas, Florianópolis e Vitória são as novas metrópoles brasileiras. Geociências. Agência de notíciasIBGE. Publicado em 18 de setembro de 2020. Disponível em https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/28043-campinas-florianopolis-e-vitoria-sao-as-novasmetropoles-brasileiras Acesso em 21/08/2024.
Sobre o conceito de metrópole e suas características, assinale a alternativa CORRETA.
“A caatinga ocupa uma área de cerca de 844.453 quilômetros quadrados, o equivalente a 11% do território nacional. Engloba os estados Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí, Sergipe e o norte de Minas Gerais. Rico em biodiversidade, o bioma abriga 178 espécies de mamíferos, 591 de aves, 177 de répteis, 79 espécies de anfíbios, 241 de peixes e 221 abelhas. Cerca de 27 milhões de pessoas vivem na região, a maioria carente e dependente dos recursos do bioma para sobreviver. A caatinga tem um imenso potencial para a conservação de serviços ambientais, uso sustentável e bioprospecção que, se bem explorado, será decisivo para o desenvolvimento da região e do país. A biodiversidade da caatinga ampara diversas atividades econômicas voltadas para fins agrosilvopastoris e industriais, especialmente nos ramos farmacêutico, de cosméticos, químico e de alimentos. Apesar da sua importância, o bioma tem sido desmatado de forma acelerada, principalmente nos últimos anos (...)”. (Ministério do Meio Ambiente. Caatinga. Disponível em https://antigo.mma.gov.br/biomas/caatinga. Acesso em 21/08/2024).
Assim como os demais biomas brasileiros, a caatinga vem sofrendo desmatamento acelerado nos últimos anos. Assinale a alternativa CORRETA sobre as causas principais desse desmatamento.
Taxa de fecundidade do país em 2023 cai para 1,57 filho por mulher
Segundo as Projeções de População 2024, a taxa de fecundidade do país era de 2,32 filhos por mulher em 2000, recuou para 1,75 filhos por mulher em 2010 e chegou a 1,57 em 2023. Nos próximos anos, essa taxa deve recuar para 1,47 em 2030 e atingir seu ponto mais baixo em 2041, chegando a 1,44 filho por mulher.
No entanto, a partir de 2050, as Projeçõesindicam que a taxa terá ligeiro aumento, indo a 1,45 em 2050, a 1,47 em 2060 e chegando a 1,50 em 2070. Esse indicador vem decrescendo como consequência de uma série de transformações ocorridas na sociedade brasileira desde meados do Século XX. (Disponível em https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/41056-populacao-dopais-vai-parar-de-crescer-em-2041.Acesso em 22/08/2024.
Segundo os dados apresentados pelo IBGE a taxa de fecundidade vem caindo no Brasil desde meados do século XX. Assinale a alternativa que contém as causas dessa queda.
Sobre a concentração fundiária no Brasil, assinale a alternativa CORRETA em relação às suas origens.
A Organização Internacional para as Migrações lançou sua emblemática publicação o “Relatório Mundial sobre Migração 2022” (World Migration Report, 2022). De acordo com o relatório, o número de migrantes internacionais cresceu de 84 milhões em 1970 para 281 milhões em 2020, embora quando se considera o crescimento da população mundial, a proporção de migrantes internacionais só passou de 2,3 para 3,6 por cento da população mundial.
(OIM/ONU, Relatório Mundial sobre Migração 2022. Disponível em https://brazil.iom.int/sites/g/files/tmzbdl1496/files/WMR-2022-EN.pdf. Acesso em 21/08/2024.)
O aumento expressivo do número de migrantes de 1970 para 2020 tem diversas causas. Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE essas causas principais.
“Os biomas desérticos ocupam mais que 1/3 da superfície terrestre. Em um planeta com uma biosfera tão rica, os desertos se destacam como regiões invulgares que apresentam adaptações fascinantes para a sobrevivência.”
(Christopherson, R.W. Geossitemas: uma introdução à geografia física. Porto Alegre: Bookman, 2012, página 668.
Sobre os desertos, assinale a alternativa que contém regiões do globo onde eles ocorrem.
(Disponível em https://agenciagov.ebc.com.br/noticias/202401/ana-lanca-estudo-sobre-impactos-da-mudanca-climatica-nos-recursos-hidricos-das-diferentesregioes-do-brasil. Acesso em 21/08/2024.)
Sobre a possibilidade de redução da disponibilidade hídrica em até 40%, assinale a alternativa que contém os impactos CORRETOS resultantes dessa tendência.
“A bacia de drenagem (ou bacia hidrográfica) é uma área da superfície terrestre que drena água, sedimentos e materiais dissolvidos para uma saída comum, num determinado ponto de um canal fluvial. O limite de uma bacia de drenagem é conhecido como divisor de drenagem ou divisor de águas. A bacia de drenagem pode desenvolver-se em diferentes tamanhos, que variam desde a bacia do rio Amazonas até bacias com poucos metros quadrados que drenam para a cabeça de um pequeno canal erosivo ou, simplesmente, para o eixo de um fundo de vale não canalizado.
(Coelho Netto, A. L. Hidrologia de encosta na interface com a geomorfologia. In: Guerra, A. J. T. e Cunha, S. B. (orgs.). Geomorfologia: uma atualização de bases e conceitos. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1998, página 98.)
Baseado no conceito de bacias hidrográficas (ou bacias de drenagem), assinale a alternativa que contém bacias hidrográficas que drenam exclusivamente o território brasileiro, ou seja, estão totalmente inseridas no Brasil.