Questões de Concurso Público Prefeitura de Barra de Santana - PB 2024 para Professor B - Geografia

Foram encontradas 15 questões

Q3237179 Geografia
“Todos sabem que a Terra é um planeta de forma aproximadamente esférica e sobre o qual existem irregularidades da superfície definida por terras, mares, montanhas, depressões, dentre outras características morfológicas. Tais irregularidades topográficas nada mais são do que pequenas asperezas da superfície comparadas ao tamanho da Terra”. (Menezes, P. M. L. de e Fernandes, M. C. Roteiro de cartografia. São Paulo: Oficina de Textos, 2013, página 69).

De acordo comas ciências cartográficas e geodésicas, a Terra tema forma definida de um:
Alternativas
Q3237180 Geografia
“O El Niño é um fenômeno oceânico caracterizado pelo aquecimento incomum das águas superficiais nas porções central e leste do oceano Pacífico, nas proximidades da América do Sul, mais particularmente na costa do Peru. A corrente das águas quentes que ali circula, em geral, na direção sul no início do verão, somente recebe o nome de El Niño quando a anomalia térmica atinge proporções elevadas(1ºC) ou muito elevadas (4ºC a 6ºC) acima da média térmica, que é de 23ºC. Trata-se de uma alteração da dinâmica normal da Célula de Walker”. (Mendonça, F. e Danni-Oliveira, I. M. Climatologia: noções básicas e climas do Brasil. São Paulo: Oficina de textos, 2007, página 189.).

O El Niño promove alterações nos centros de pressão e, consequentemente, na circulação dos ventos. Assim, assinale a alternativa CORRETA sobre os seus efeitos sobre o Brasil. 
Alternativas
Q3237181 Geografia
“As rochas terrestres não constituem massas estáticas. Elas fazem parte de um planeta cheio de energia, que promove, com sua alta temperatura e pressão interna, todos os processos de abalos sísmicos, movimentos tectônicos de placas e atividades vulcânicas em uma dinâmica muito intensa. Da mesma forma, a atividade intempérica e erosiva externa, envolvendo os agentes atmosféricos como o calor do Sol, chuvas, ventos, geleiras, também atuam sobre estasrochas, causando constantes alterações. Em suma, a Terra é um planeta vivo em contínua modificação”. (Madureira Filho, J. B.; Atencio D.; McReath, I. Minerais e rochas: constituintes da Terra sólida. In: Teixeira, W. et al.,(orgs.). Decifrando a Terra. São Paulo: oficina de textos, 2001. Página 42.)


Sobre o ciclo das rochas, considere as afirmativas abaixo.


I- As rochas ígneas são consideradas primárias, pois provém da consolidação direta do magma.

II- As rochas sedimentares são formadas pelo metamorfismo de sedimentos depositados em grandes bacias sedimentares.

III- As rochas metamórficas são resultantes da transformação de outras rochas pré-existentes, ou seja, fruto do intemperismo, erosão e deposição de rochas anteriores.

IV- As rochas plutônicas são rochas ígneas intrusivas, ou seja, ocorrem quando o magma se consolida dentro da crosta terrestre.


É CORRETO o que se afirma apenas em:
Alternativas
Q3237182 Geografia

Analise os dados do Censo demográfico 2022 sobre os municípios mais populosos do Brasil.


Imagem associada para resolução da questão


Fonte: Censo demográfico 2022: População e domicílios. Primeiros resultados. Disponível em https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agenciade-noticias/noticias/37237-de-2010-a-2022-populacao-brasileira-cresce-6-5-e-chega-a-203-1-milhoes. Acesso em 20/08/2024. 


De acordo com os dados dos 20municípiosmais populosos do país, assinale a alternativa CORRETA. 

Alternativas
Q3237183 Geografia
“Existem montanhas no Nordeste! Essa definição, recente, foi apresentada pelo Sistema Brasileiro de Classificação do Relevo (SBCR). O SBCR, criado em 2019, representa uma proposta de sistematização para o relevo brasileiro, organizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), em conjunto com o Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e a União da Geomorfologia Brasileira (UGB), com a participação de professores doutores de instituições de ensino superior. (...) O Grupo de Trabalho “Montanhas” do SBCR definiu que são montanhas todas as formas de relevo que apresentam amplitudes altimétricas superiores a 300 m, que tenham continuidade espacial, e que contenham encostas declivosas e topos preferencialmente aguçados ou em cristas. (...) No Nordeste, entram nessa nova classificação os grandes maciços cristalinos do Ceará, que são os maciços da Meruoca, Uruburetama/Irauçuba, Baturité, Pereiro, além da Serra das Matas e Serra do Machado; a Serra do Teixeira, na Paraíba; a Serra do Triunfo, em Pernambuco, e um conjunto de serras na Bahia (Serras das Cachoeiras, Ventania, Brejinho e Grande). além do segmento norte da Serra do Espinhaço. No total, essas feições formam onze relevos montanhosos.” (Claudino Sales, Vanda. As montanhas do Nordeste do Brasil. Agência EcoNordeste. Sustentabilidade, 30 de outubro de 2023. Disponível em https://agenciaeconordeste.com.br/as-montanhas-do-nordeste-do-brasil/ Acesso em 20/08/2024).

Essa nova definição de montanhas adotada pelo Sistema Brasileiro de Classificação do Relevo está baseada em critérios morfológicos e, por isso, a região Nordeste do Brasil passou a apresentar relevos de montanha. Contudo, as montanhas brasileiras classificadas pelo SBCR se diferenciam das grandes cordilheiras montanhosas do globo terrestre. Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE essas diferenças.
Alternativas
Q3237184 Geografia

“Os combustíveis fósseis constituirão a maior parte de nosso suprimento de energia durante boa parte do século XXI. As estimativas sobre as quantidades dos recursos disponíveis são sempre tênues, especialmente para o petróleo e o gás natural. (...). As curvas de Hubbert sugerem que, pela metade do século XXI, a produção de petróleo será de 10% dos valores atuais.” (Hinrichs,R.A. & Kleinbach, M. Energia e meio ambiente. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003, página 168.)



Sobre o petróleo, assinale a alternativa que aponta CORRETAMENTE os fatores previstos para redução da sua produção ao longo do século XXI.

Alternativas
Q3237185 Geografia

“Entre 2008 e 2018, o Brasil formou três novas metrópoles e 32 cidades foram elevadas a capitais regionais em 12 estados. Apesar disso, é baixa a mobilidade na rede urbana brasileira, pois, nesse período de dez anos, 86% das cidades não sofreram alteração. É o que revela a pesquisa Regiões de Influência das Cidades - Regic, divulgada pelo IBGE. A pesquisa é realizada a cada dez anos e visa a identificar e analisar a rede urbana brasileira, estabelecendo a hierarquia dos centros urbanos e as regiões de influência das cidades. Campinas, Florianópolis e Vitória subiram de nível e passaram a integrar o grupo de 15 metrópoles, que tem São Paulo no topo da hierarquia como grande metrópole nacional e Rio de Janeiro e Brasília como metrópoles nacionais. As outras metrópoles são Belém, Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Porto Alegre, Recife, Salvador e Manaus.”


(Carmen Nery. Campinas, Florianópolis e Vitória são as novas metrópoles brasileiras. Geociências. Agência de notíciasIBGE. Publicado em 18 de setembro de 2020. Disponível em https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/28043-campinas-florianopolis-e-vitoria-sao-as-novasmetropoles-brasileiras Acesso em 21/08/2024.


Sobre o conceito de metrópole e suas características, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Q3237186 Geografia

“A caatinga ocupa uma área de cerca de 844.453 quilômetros quadrados, o equivalente a 11% do território nacional. Engloba os estados Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí, Sergipe e o norte de Minas Gerais. Rico em biodiversidade, o bioma abriga 178 espécies de mamíferos, 591 de aves, 177 de répteis, 79 espécies de anfíbios, 241 de peixes e 221 abelhas. Cerca de 27 milhões de pessoas vivem na região, a maioria carente e dependente dos recursos do bioma para sobreviver. A caatinga tem um imenso potencial para a conservação de serviços ambientais, uso sustentável e bioprospecção que, se bem explorado, será decisivo para o desenvolvimento da região e do país. A biodiversidade da caatinga ampara diversas atividades econômicas voltadas para fins agrosilvopastoris e industriais, especialmente nos ramos farmacêutico, de cosméticos, químico e de alimentos. Apesar da sua importância, o bioma tem sido desmatado de forma acelerada, principalmente nos últimos anos (...)”. (Ministério do Meio Ambiente. Caatinga. Disponível em https://antigo.mma.gov.br/biomas/caatinga. Acesso em 21/08/2024).



Assim como os demais biomas brasileiros, a caatinga vem sofrendo desmatamento acelerado nos últimos anos. Assinale a alternativa CORRETA sobre as causas principais desse desmatamento.

Alternativas
Q3237187 Geografia
Sobre o processo de desconcentração industrial brasileiro que vem ocorrendo desde o final da década de 1990, assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q3237188 Geografia

Taxa de fecundidade do país em 2023 cai para 1,57 filho por mulher



Segundo as Projeções de População 2024, a taxa de fecundidade do país era de 2,32 filhos por mulher em 2000, recuou para 1,75 filhos por mulher em 2010 e chegou a 1,57 em 2023. Nos próximos anos, essa taxa deve recuar para 1,47 em 2030 e atingir seu ponto mais baixo em 2041, chegando a 1,44 filho por mulher.



No entanto, a partir de 2050, as Projeçõesindicam que a taxa terá ligeiro aumento, indo a 1,45 em 2050, a 1,47 em 2060 e chegando a 1,50 em 2070. Esse indicador vem decrescendo como consequência de uma série de transformações ocorridas na sociedade brasileira desde meados do Século XX. (Disponível em https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/41056-populacao-dopais-vai-parar-de-crescer-em-2041.Acesso em 22/08/2024.



Segundo os dados apresentados pelo IBGE a taxa de fecundidade vem caindo no Brasil desde meados do século XX. Assinale a alternativa que contém as causas dessa queda. 

Alternativas
Q3237189 Geografia
Em 2003, 92,56% do total dos imóveis rurais brasileiros com área menor que 200 hectares perfaziam somente 28,42% da área total. Os imóveis com mais de 2000 hectares, considerados grandes propriedades, representavam somente 0,77% do total dos estabelecimentos e correspondiam a mais de 35% da área total. Portanto, esses dados evidenciam a distribuição de terras extremamente desigual em nosso país, em que poucos proprietários detêm grandes parcelas de terra e muitos possuem pequenas áreas de cultivo. (Albuquerque, Maria Adailza Martins de. Geografia: sociedade e cotidiano 2; espaço brasileiro. São Paulo: Escala Educacional, 2010, página 123.)

Sobre a concentração fundiária no Brasil, assinale a alternativa CORRETA em relação às suas origens. 
Alternativas
Q3237190 Geografia

A Organização Internacional para as Migrações lançou sua emblemática publicação o “Relatório Mundial sobre Migração 2022” (World Migration Report, 2022). De acordo com o relatório, o número de migrantes internacionais cresceu de 84 milhões em 1970 para 281 milhões em 2020, embora quando se considera o crescimento da população mundial, a proporção de migrantes internacionais só passou de 2,3 para 3,6 por cento da população mundial.



(OIM/ONU, Relatório Mundial sobre Migração 2022. Disponível em https://brazil.iom.int/sites/g/files/tmzbdl1496/files/WMR-2022-EN.pdf. Acesso em 21/08/2024.)



O aumento expressivo do número de migrantes de 1970 para 2020 tem diversas causas. Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE essas causas principais. 

Alternativas
Q3237191 Geografia

“Os biomas desérticos ocupam mais que 1/3 da superfície terrestre. Em um planeta com uma biosfera tão rica, os desertos se destacam como regiões invulgares que apresentam adaptações fascinantes para a sobrevivência.”


(Christopherson, R.W. Geossitemas: uma introdução à geografia física. Porto Alegre: Bookman, 2012, página 668.



Sobre os desertos, assinale a alternativa que contém regiões do globo onde eles ocorrem.

Alternativas
Q3237192 Geografia
“O novo levantamento da ANA (Agência Nacional de Águas) apresenta de forma inédita, considerando a escala de sub-bacia, os efeitos da mudança climática na disponibilidade de água no Brasil e pode ser utilizado como referência para o planejamento e a gestão dos setores de recursos hídricos e de saneamento básico por parte de comitês de bacias, órgãos públicos que cuidam dessa temática, pesquisadores e usuários de água. Esse estudo indica um cenário com tendência de redução na disponibilidade hídrica para quase todo o País, incluindo grandes centros urbanos e regiões importantes para produção agrícola, como a bacia do rio São Francisco, considerando cenários de curto, médio e logo prazo – respectivamente os períodos de 2015 a 2040, de 2041 a 2070 e de 2071 a 2100. Segundo a publicação, a disponibilidade hídrica pode cair até 40% em regiões hidrográficas do Norte, Nordeste, Centro-Oeste e parte do Sudeste até 2040. Com essa redução, existe uma tendência de aumento do número de trechos de rios intermitentes (que secam temporariamente) especialmente na região Nordeste.”

(Disponível em https://agenciagov.ebc.com.br/noticias/202401/ana-lanca-estudo-sobre-impactos-da-mudanca-climatica-nos-recursos-hidricos-das-diferentesregioes-do-brasil. Acesso em 21/08/2024.)


Sobre a possibilidade de redução da disponibilidade hídrica em até 40%, assinale a alternativa que contém os impactos CORRETOS resultantes dessa tendência. 
Alternativas
Q3237193 Geografia

“A bacia de drenagem (ou bacia hidrográfica) é uma área da superfície terrestre que drena água, sedimentos e materiais dissolvidos para uma saída comum, num determinado ponto de um canal fluvial. O limite de uma bacia de drenagem é conhecido como divisor de drenagem ou divisor de águas. A bacia de drenagem pode desenvolver-se em diferentes tamanhos, que variam desde a bacia do rio Amazonas até bacias com poucos metros quadrados que drenam para a cabeça de um pequeno canal erosivo ou, simplesmente, para o eixo de um fundo de vale não canalizado.


(Coelho Netto, A. L. Hidrologia de encosta na interface com a geomorfologia. In: Guerra, A. J. T. e Cunha, S. B. (orgs.). Geomorfologia: uma atualização de bases e conceitos. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1998, página 98.)



Baseado no conceito de bacias hidrográficas (ou bacias de drenagem), assinale a alternativa que contém bacias hidrográficas que drenam exclusivamente o território brasileiro, ou seja, estão totalmente inseridas no Brasil. 

Alternativas
Respostas
1: E
2: E
3: B
4: A
5: D
6: A
7: E
8: C
9: A
10: D
11: C
12: C
13: B
14: D
15: B