Questões de Concurso Público Prefeitura de Matinhas - PB 2024 para Farmacêutico

Foram encontradas 15 questões

Q2503358 Farmácia
Depois da absorção ou administração sistêmica na corrente sanguínea, o fármaco distribui-se para os líquidos intersticiais e intracelulares, dependendo das propriedades físico-químicas específicas de cada fármaco. Fonte: Hilal-Dandan R., Brunton L.L. Farmacocinética: a dinâmica da absorção, distribuição, metabolismo e eliminação de fármacos. Manual de Farmacologia e Terapêutica de Goodman & Gilman. 2. ed. – Porto Alegre: AMGH, 2015.
Sobre o processo de distribuição de fármacos, analise as proposições a seguir:
I- A albumina é o principal carreador dos fármacos ácidos. II- Em geral, a ligação do fármaco com as proteínas é irreversível. III- O tecido adiposo pode funcionar como reserva terapêutica para fármacos hidrossolúveis.
É CORRETO o que se afirma apenas em:
Alternativas
Q2503359 Farmácia
Os insumos farmacêuticos ativos (IFA) antiparasitários podem ser categorizados em dois grupos: anti-helmínticos e antiprotozoários. Entre esses IFA, qual deles é utilizado como antifúngico e para o tratamento de leishmaniose? 
Alternativas
Q2503360 Farmácia
O gráfico abaixo mostra a comparação entre o tratamento com inibidores da bomba de prótons (IBPs) e antagonistas dos receptores H2 frente à manutenção do pH desejado no tratamento de úlcera duodenal, doença de refluxo gastroesofágico (DRGE) e erradicação do Helicobacter pylori.
Imagem associada para resolução da questão

Fonte: Hilal-Dandan R, Brunton LL. Farmacoterapia da acidez gástrica, úlceras pépticas e doença do refluxo gastroesofágico. Manual de Farmacologia e Terapêutica de Goodman & Gilman. – 2.ed. – Porto Alegre: AMGH, 2015. 
Assinale a alternativa CORRETAsobre o resultado apresentado no gráfico.
Alternativas
Q2503361 Farmácia
As interações entre fármacos e nutrientes são causadas por diversos fatores capazes de alterar a biodisponibilidade dos fármacos, ocasionando a redução ou o aumento do efeito farmacológico. Essa alteração da eficácia pode resultar em falha no tratamento ou até mesmo em toxicidade do fármaco. Fonte: VENTURINI, C. D. et al. Interações entre Antiparasitários e Alimentos. Revista de Ciências Farmacêuticas Básica e Aplicada, v. 35, n. 1, 1 jan. 2014.
Sobre as interações fármacos e nutrientes, analise as proposições a seguir:
I- O albendazol tem sua biodisponibilidade aumentada quando administrado juntamente com alimentos ricos em gordura. II- A ivermectina aumenta a sua absorção quando administrada com alimentos. III- O uso da halofantrina com alimentos é contraindicado, pois pode ocorrer toxicidade severa, principalmente, cardiotoxicidade.

É CORRETO o que se afirma apenas em:
Alternativas
Q2503362 Farmácia
Qual o grupo metabólico vegetal que apresenta a maioria dos seus representantes com o núcleo fundamental formado por 15 átomos de carbono, duas fenilas ligadas por uma cadeia de três carbonos entre elas, conforme figura abaixo?
Imagem associada para resolução da questão
Alternativas
Q2503363 Farmácia
As análises cromatográficas qualitativas integram as monografias farmacopeicas de insumos farmacêuticos ativos naturais (IFAN) e são exigências de qualidade, além de indicadores de estabilidade para os IFAN.
Qual técnica cromatográfica é a mais utilizada para avaliação da autenticidade do IFAN e de produtos derivados? 
Alternativas
Q2503364 Farmácia
Os produtos naturais fazem parte da vida do homem desde seus primórdios como fonte de alimentos e de materiais para vestuário, habitação, utilidade doméstica, defesa e ataque; na produção de meios de transporte; como utensílios para manifestações artísticas, culturais e religiosas; e como meio restaurador da saúde. Fonte: Simões cmo, schenkel ep, mello jcp, mentz la, petrocick pr. Produtos naturais e o desenvolvimento de fármacos. Farmacognosia do produto natural ao medicamento. Porto Alegre: Artmed, 2017.
Sobre os produtos naturais de uso farmacêutico, avalie as proposições a seguir:
I- O desenvolvimento de novos fármacos a partir de produtos naturais vegetais pode ser exemplificado com o desenvolvimento de analgésicos opioides a partir da investigação química das substâncias ativas presentes no ópio extraído de uma das plantas medicinais (Papaver somniferum L., papoula). II- Como excipientes farmacêuticos de origem vegetal temos destaque a celulose, o amido e o ácido algínico. III- Com o desenvolvimento da área de síntese pela química farmacêutica, não se desenvolvem mais medicamentos a partir de produtos naturais.
É CORRETO o que se afirma apenas em:
Alternativas
Q2503365 Farmácia
Ao se fazer um estudo de interação entre um insumo farmacêutico ativo (tibolona) e dois excipientes (amido de milho e palmitato de ascorbila) foi utilizada a técnica de análise térmica por calorimetria exploratória diferencial (DSC), conforme representado na figura abaixo.
Imagem associada para resolução da questão

Fonte: Vladi Olga Consigliere de Matta, José Antônio de Oliveira Batistuzzo. Helou, Cimino e Daffre: Pré-Formulação. Farmacotécnica. 2. ed. - Rio de Janeiro: Atheneu, 2021. (adaptado)
Levando em consideração apenas esta análise das curvas de DSC dos produtos e suas misturas simples (1:1), assinale a alternativa CORRETA. 
Alternativas
Q2503366 Farmácia
Os tensoativos são moléculas que apresentam uma porção polar e outra apolar, que diminuem a tensão superficial ou influenciam a superfície de contato entre dois líquidos, entre um gás e um líquido, ou entre um líquido e um sólido.
Assinale a alternativa composta apenas por formas farmacêuticas e sistemas de liberação de fármacos que precisam de um tensoativo em sua composição.
Alternativas
Q2503367 Farmácia
Para a produção de uma suspensão farmacêutica é necessária uma análise da molhabilidade dos pós que irão constituí-la. Dessa forma, os pós que são totalmente molháveis apresentam: 
Alternativas
Q2503368 Farmácia
Entre as formas farmacêuticas mais comumente utilizadas em dermatologia e cosmiatria são os géis.
Sobre esta forma farmacêutica, analise as proposições a seguir:
I- O gel a base de polímeros carboxílicos ou carbômeros (Carbopol ®) quando dispersos em água, intumescem e formam soluções coloidais ácidas de baixa viscosidade que, após a neutralização dos grupos ácidos, por uma base inorgânica ou orgânica, formam uma rede polimérica que adquire consistência de gel, altamente viscoso e transparente. II- O copolímero do ácido sulfônico acriloildimetiltaurato e vinilpirrolidona, conhecido por Aristoflex ® AVC, permite a formação de géis cristalinos e estáveis em pH entre 4 e 9. Este produto já é pré-neutralizado e, após a hidratação, dispensa a necessidade de alcalinização para gelificar. III- Polímeros derivados de celulose, chamados de Natrosol ® e Cellosize ®, formam géis de consistência média, porém são poucos utilizados, pois apresentam estabilidade em uma baixa faixa de pH (entre 2 e 5).
É CORRETO o que se afirma apenas em:
Alternativas
Q2503369 Farmácia
Equivalentes farmacêuticos são medicamentos que possuem mesma forma farmacêutica, mesma via de administração e mesma quantidade da mesma substância ativa, isto é, mesmo sal ou éster da molécula terapêutica, podendo ou não conter excipientes idênticos, desde que bem estabelecidos para a função destinada.
Qual dos ensaios apresentados abaixo é o mais importante para ser realizado no estudo de medicamentos equivalentes farmacêuticos cuja forma farmacêutica é comprimido? 
Alternativas
Q2503370 Farmácia
Os estudos de estabilidade requeridos para o registro de medicamentos no Brasil consistem na exposição do produto a condições ambientais, de temperatura, luz e umidade que simulam situações as quais o medicamento será submetido durante seu período de validade.
O tipo de estabilidade que corresponde a alterações na solubilidade e dureza de um comprimido corresponde a:
Alternativas
Q2503371 Farmácia
Para o controle de qualidade de uma forma farmacêutica semissólida pode-se utilizar o teste de liberação in vitro.
Sobre esse teste, analise as proposições a seguir:
I- O teste é realizado utilizando uma célula de difusão horizontal, como o sistema da célula de Franz, com o uso de uma membrana sintética. II- O produto em teste é colocado no lado superior da membrana no chamado “compartimento receptor” da célula e um fluido receptor é adicionado no outro lado da membrana no “compartimento doador”. III- A difusão do insumo farmacêutico ativo pela membrana é monitorada pelo doseamento sequencial de amostras coletadas do fluido receptor.
É CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Q2503372 Farmácia
Os medicamentos abaixo correspondem a um medicamento de referência (Annita) para a o insumo farmacêutico ativo nitazoxanida, um similar intercambiável (Azox) e um medicamento genérico.
Imagem associada para resolução da questão

Baseados nos conhecimentos sobre intercambialidade de medicamentos, assinale a alternativa CORRETA. 
Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: C
4: E
5: A
6: A
7: D
8: C
9: C
10: A
11: D
12: E
13: B
14: E
15: B