Questões de Concurso Público Prefeitura de Matinhas - PB 2024 para Médico PSF

Foram encontradas 15 questões

Q2503506 Medicina
Clarice, 55 anos, encontra-se internada para tratamento de infecção do trato urinário. É portadora de câncer de mama, com histórico de mastectomia e previsão de término de quimioterapia nas próximas semanas. No dia da provável alta hospitalar, iniciou uma dispneia repentina, associada à dor torácica. No exame físico, a pressão arterial estava normal (120x80 mmHg), a frequência cardíaca estava 110 bpm, a frequência respiratória 28 irpm, a saturação periférica de oxigênio 90% e a paciente estava com esforço respiratório, apesar da ausculta respiratória normal. Diante da suspeita diagnóstica, junto à estabilização clínica, a conduta imediata indicada no caso é: 
Alternativas
Q2503507 Medicina
Homem, 65 anos, deu entrada na emergência com náuseas, mal-estar, sonolência e desorientação têmpora-espacial de início há dois dias. É sabidamente portador de câncer de pulmão oat cell. No exame físico, encontrava-se sonolento e desorientado, com os seguintes sinais vitais: pressão arterial=120x80 mmHg; frequência cardíaca=77 bpm; frequência respiratória=18 irpm, temperatura=36º C. Não havia alterações, nas auscultas, cardíaca nem respiratória e o exame do abdômen foi normal. Exames laboratoriais iniciais revelaram sódio sérico de 118 mEq/L, uréia=18 mg/dl; creatinina=0,6 mg/dl; e glicose=80 mg/dl. Qual a terapia inicial é indicada no caso?
Alternativas
Q2503508 Medicina
Homem, 43 anos, é portador de hipertensão arterial, diabetes e gota. Considerando-se que seus níveis de ácido úrico se encontram em 12 mg/dl, qual dos seguintes anti-hipertensivos deve ser o de escolha neste caso? 
Alternativas
Q2503509 Medicina
Na doença renal crônica, qual das condições listadas abaixo é indicação de terapia de substituição renal (hemodiálise) de urgência?
Alternativas
Q2503510 Medicina
Cetoacidose diabética euglicêmica (com glicemia <250 mg/dl) foi relatada em pacientes com diabetes tipo 2. Nestes indivíduos, a ausência de hiperglicemia substancial atrasa o reconhecimento do problema tanto pelos pacientes como pelos médicos. Qual a classe de hipoglicemiantes orais que está associada ao risco aumentado de cetoacidose diabética?
Alternativas
Q2503511 Medicina
Mulher, 36 anos, tem história de epilepsia há 10 anos. Deu entrada na emergência apresentando convulsões tônico-clônicas generalizadas subentrantes (sem retorno interictal ao nível basal de consciência) há cerca de 20 minutos. Está com glicemia capilar de 120 mg/dl. Além dos cuidados de suporte iniciais e de monitorização cardiorrespiratória, qual medicação deverá ser incialmente administrada por via intravenosa?
Alternativas
Q2503512 Medicina
Mulher, 65 anos, deu entrada na UPA com quadro de fadiga, perda de peso não intencional, dor abdominal, hipotensão postural e escurecimento da pele, sintomas iniciados há cerca de dois meses. Tem histórico de hipotireoidismo por tireoidite de Hashimoto. O médico plantonista rapidamente suspeitou de insuficiência adrenal. Qual das seguintes alterações laboratoriais é mais provável de ser encontrada nesta paciente?
Alternativas
Q2503513 Medicina
Homem, 65 anos, deu entrada na emergência com quadro de febre, cefaleia e rigidez de nuca de início há três dias. O médico plantonista prontamente suspeitou de meningite aguda comunitária, coletou líquor e iniciou terapia tríplice empírica com ceftriaxona, vancomicina e ampicilina. Neste caso, o objetivo da introdução da ampicilina é cobertura de que patógeno?
Alternativas
Q2503514 Medicina
Uma senhora de 68 anos, tabagista e diabética de longa data, deu entrada no hospital após ter sido encontrada caída em sua residência, há cerca de uma hora. Ao se realizar o exame físico, nota-se nível de consciência rebaixado, plegia à direita e desvio do olhar conjugado para esquerda. A pressão arterial mede 180 x100 mmHg e ausculta cardíaca tem ritmo irregular. O eletroencefalograma está compatível com a fibrilação atrial. A tomografia de crânio, sem contraste, mostrou hipodensidade acometendo quase todo o território da artéria cerebral média esquerda, apagamento dos sulcos corticais e discreto desvio de linha média. Das medidas abaixo, qual deverá ser contraindicada?
Alternativas
Q2503515 Medicina
Mulher, 66 anos, portadora de diabetes mellitus há cerca de15 anos e neuropatia autonômica genito-urinária (bexiga neurogênica), foi internada por acidente vascular cerebral isquêmico. No sétimo dia de internação, iniciou quadro de febre, desorientação, associada à urina grumosa. A urocultura revelou crescimento de 150.000 colônias de Klebsiella pneumoniae produtora de beta-lactamase de espectro estendido (ESBL). Qual a melhor escolha para tratamento desta paciente?
Alternativas
Q2503516 Medicina
Mulher, 65 anos, com histórico de perda de peso não intencional, cerca de 15 kg em 3 meses, perda de apetite, astenia e mal-estar geral. Os exames laboratoriais revelaram Hb=7,5 g/dl; VCM=65 fL, HCM=20 pg/dL, CHCM=24%; RDW=20%; leucócitos=9000/mm³; plaquetas=630.000/mm³. Diante do quadro, qual das alternativas contém os exames que provavelmente apontarão o diagnóstico?
Alternativas
Q2503517 Medicina
Dona Joana, 53 anos, portadora de obesidade e diabetes mellitus, procurou a UPApor conta de hiperemia surgida na sua perna direita há dois dias, associada à edema e ao calor local. Fazia uso de Metformina 850 mg 1x/dia, em domicílio. Ao realizar o exame físico, o membro estava bastante edemaciado, quente e com uma hiperemia com bordas elevadas e bem delimitada, com demarcação clara entre tecido envolvido e não envolvido. Estava febril (T=38,5ºC) e seus sinais vitais eram os seguintes: pressão arterial de 120x80 mmHg, frequência cardíaca de 100 bpm e glicemia capilar de 400 mg/dl. Em relação ao caso, assinale a alternativa CORRETA. 
Alternativas
Q2503518 Medicina
Seu João, 45 anos, é atendido na emergência com história de sonolência e alterações do comportamento há três dias. A família define que ele está “trocando o dia pela noite”. Seu João apresenta diagnóstico prévio de cirrose hepática de etiologia alcoólica e há um mês vem tendo aumento do volume abdominal, com piora há uma semana. Na ocasião, seu médico iniciou diureticoterapia e, desde então, vinha em uso de Furosemida 40 mg, 4 comprimidos por dia, e Espironolactona 100 mg, 4 comprimidos por dia. No exame, encontrava-se sonolento, confuso, com fala arrastada, taquipneico, ictérico (2+/4+), afebril e com presença de flapping. No abdômen tinha presença de ascite. Em relação ao caso, assinale a alternativa CORRETA. 
Alternativas
Q2503519 Medicina
João, 23 anos, é portador de leucemia mielóide aguda e está em tratamento quimioterápico. No 12º dia de quimioterapia de indução de remissão, iniciou quadro febril. Não tinhas queixas urinárias, respiratórias, digestórias nem sangramentos. Ao ser examinado, encontrava-se febril (38,9º), taquipneico e taquicardíaco. Suas auscultas cardíaca e pulmonar eram normais. Seus exames mostravam Hb 8,0 g/dl, Ht 24%, leucócitos totais de 500/uL, plaquetas de 40.000/mm³. Foi internado em leito de isolamento reverso e após coleta imediata de culturas, o médico plantonista iniciou antibioticoterapia. Qual das seguintes opções é indicada no seu caso inicialmente?
Alternativas
Q2503520 Medicina
Pedro, 44 anos, recebeu o diagnóstico de hanseníase há três meses, em função da presença de 08 lesões eritematosas, infiltradas, em dorso, abdômen e membros inferiores. E, desde então, está em tratamento com Rifampicina, Clofazimina e Dapsona, com duração prevista para 12 meses. Há duas semanas vem apresentando febre, artralgias, vermelhidão ocular bilateral, dor nos testículos associada ao surgimento de nódulos eritematosos dolorosos disseminados por toda a superfície cutânea. Qual o diagnóstico provável?
Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: C
4: A
5: A
6: E
7: E
8: B
9: E
10: D
11: B
12: D
13: C
14: A
15: C