Questões de Concurso Público Prefeitura de Matinhas - PB 2024 para Professor de Educação Básica II - Geografia

Foram encontradas 14 questões

Q2504796 Geografia
Os padrões climáticos do Brasil variam de acordo com a influência de diferentes fatores geográficos como: altitude, latitude, relevo e correntes oceânicas, além de estarem sujeitos a mudanças devido às alterações climáticas globais, o que pode ter impactos profundos no meio ambiente, na economia e na sociedade brasileira. Leia as assertivas e marque a CORRETA. 
Alternativas
Q2504797 Geografia
Qual das afirmativas abaixo, descreve(m) CORRETAMENTE as características que diferenciam solo, regolito e saprólito?
I- O solo está localizado na parte superior do regolito. O solo normalmente tem um teor mais alto de materiais orgânicos; no solo encontramos muitas raízes de plantas e organismos vivos. II- Saprólito é o nome que se dá a uma rocha quimicamente alterada. III- O regolito é toda camada de rocha intemperada, sedimentos e solo que existem sob a superfície da Terra. IV- O solo apresenta várias seções ou zonas superpostas, geralmente paralelas à superfície.
Está CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Q2504799 Geografia
No contexto da modelagem do relevo, quais são os agentes que podem atuar externamente para moldar a paisagem?
Alternativas
Q2504800 Geografia
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou em 2022 dados demográficos apontando que o Brasil apresenta um total de 203 milhões de habitantes (alta de 6,4% em relação a 2010, quando o número de habitantes era de 190 milhões), vivendo em 90,6 milhões de domicílios (alta de 34% em 12 anos). Sobre a demografia do Brasil e as suas características marque a alternativa CORRETA. 
Imagem associada para resolução da questão
Fonte: https://www.gov.br/pt-br/noticias/financas-impostos-e-gestao-publica/2023/06/censo-2022-indica-que-o-brasil-totaliza-203-milhoes-de-habitantes
Alternativas
Q2504801 Geografia
O Brasil deixou de ser predominantemente rural e passou a ser cada vez mais urbano ao longo do século XX, com a industrialização e a migração interna, sendo os principais impulsionadores desse processo. O crescimento das cidades, especialmente no Sudeste e Sul, transformou a paisagem socioeconômica do país, tornando-o mais urbanizado e industrializado. Sobre esse tema, avalie as assertivas.
I- Desde que o Brasil se tornou um país urbano, as grandes cidades apresentam problemas sociais e ambientais, mostrando a necessidade de construção de uma primeira reforma urbana para essas cidades. II- Nas bordas das cidades é comum existir uma “faixa de transição” entre o uso da terra tipicamente rural e o urbano. Essa faixa de transição é chamada, entre os geógrafos, de franja rural-urbana ou espaço periurbano. III- Uma cidade se caracteriza apenas como um centro de gestão do território de sedes de empresas privadas e estatais, produzindo bens e onde esses bens são comercializados, e consumidos por pessoas. IV- Em 2018, o IBGE lançou a definição das Regiões de Influência das Cidades (REGIC) e classificou as cidades em diferentes níveis hierárquicos como os centros urbanos, as regiões de influência e as ligações entre as metrópoles. Na hierarquia dos centros urbanos, as metrópoles são: São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Fortaleza, Belém, Goiânia, Manaus, Florianópolis, Vitória e Campinas.
É CORRETO o que se afirma, apenas, em:
Alternativas
Q2504802 Geografia
A estrutura fundiária brasileira, ou seja, a distribuição e acesso à terra no período colonial ocorreu por capitanias hereditárias e seus donatários e por sesmarias, dando origem a grande parte dos latifúndios do país. Sobre esse tema, avalie as assertivas.
I- Mesmo com a independência do Brasil a estrutura fundiária brasileira continuou a ser marcada pela concentração de terras, com a manutenção dos latifúndios e a marginalização do acesso com a promulgação da Lei de terras de 1850, que possibilitou a compra da terra por meio do pagamento em dinheiro, deixando a margem os trabalhadores escravos que conquistaram a liberdade e pequenos agricultores. II- A estrutura fundiária brasileira marcada pelo caráter concentrador da propriedade da terra e, contraditoriamente, o crescimento do número de pequenas propriedades, fruto do processo de formação do campesinato brasileiro, no século XX. III- A distribuição territorial de concentração fundiária ocorre de forma desigual em todo o Brasil. No Nordeste, que herdou a estrutura agrária colonial a terra é concentrada em grandes latifúndios, em contrapartida o Centro-Oeste apresenta uma distribuição de terras equitativa em pequenas propriedades rurais. IV- A estrutura desigual de distribuição de terras e a precarização do trabalho no campo fez aumentar o número de movimentos sociais rurais, sendo um dos pioneiros o Movimento das Ligas Camponesas, sendo símbolo de luta pela reforma agrária no Brasil.
É CORRETO o que se afirma em: 
Alternativas
Q2504803 Geografia
Os fenômenos migratórios são movimentos da população, que se desloca de um lugar para outro, durante um tempo. No entanto, este entendimento simples revela-se insuficiente face à complexidade implícita nas movimentações migratórias observadas nas últimas décadas. Leia as assertivas e indique a CORRETA.
Alternativas
Q2504804 Geografia
As Organizações Intergovernamentais Internacionais (OIG) formadas por Estados, fazem parte de um grupo que garantem, em certa medida, a governança global. A criação das OIGs é uma decisão dos Estados que delimitam sua área de atuação inicial. Analise as assertivas e marque a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q2504805 Geografia
Israel e Hamas têm uma história complexa de conflitos, que envolvem questões territoriais, políticas, religiosas e socioeconômicas. O conflito na Faixa de Gaza em particular tem suas raízes em uma série de fatores. Considere as assertivas a seguir:
I- Israel impõe um bloqueio à Faixa de Gaza desde 2007, restringindo severamente o movimento de pessoas e bens dentro e fora da região. O bloqueio tem um impacto significativo na economia e na vida cotidiana dos palestinos em Gaza e é frequentemente citado como uma causa de tensão e protesto. II- O sionismo defende a ideia de que a Terra de Israel é o território histórico do povo judeu, e isso tem levado a reivindicações territoriais sobre áreas disputadas, incluindo partes da Cisjordânia, Jerusalém Oriental e a Faixa de Gaza. Essas reivindicações territoriais têm alimentado tensões e conflitos com os palestinos, que também reivindicam essas áreas como parte de um futuro estado palestino. III- Um dos fatores é o interesse geopolítico que o Hamas viu na aproximação de Israel com o Ocidente, especialmente com a União Europeia e a participação na OTAN, como uma ameaça aos seus interesses geopolíticos na região. Aanexação da Faixa de Gaza foi interpretada como tentativa de impedir o Hamas de se distanciar de Israel. IV- A principal causa da guerra é a disputa sobre a península do Sinai, que historicamente pertenceu à Israel, mas foi anexada pela Palestina em 2014 após a deposição do presidente Abu Mazen.
É CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Q2504806 Geografia
Segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil cresceu 2,9% em 2023, mostrando um desempenho na economia do país. Aesse respeito, marque a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q2504807 Geografia
"[...] a natureza dentro de um processo de humanização cada vez maior, ganha elementos que são resultado da cultura. Torna-se culturalizada, artificializada, humanizada. O processo de culturalização da natureza torna-se, o processo de sua tecnificação. As técnicas, vão incorporando-se à natureza socializada, pois é o resultado do trabalho de um maior número de pessoas. Partindo de trabalhos individualizados de grupos, hoje todos os indivíduos trabalham conjuntamente, ainda que disso não se apercebam. No processo de desenvolvimento humano, não há uma separação do homem e da natureza” (Santos, 1988:89). Responda, marcando a assertiva CORRETA: 
Alternativas
Q2504808 Geografia
No Brasil, as propostas de regionalização visando o levantamento de informações do território para fins de planejamento tiveram início na década de 1940, com o IBGE. A proposta mais atualizada, indicada pelo IBGE para regionalizar o Brasil foi publicada em 2017. Marque a assertiva que indica novo recorte das Regiões Geográficas. 
Alternativas
Q2504809 Geografia
A ciência geográfica tem avançado em muitos debates, um deles é sobre os povos originários. Um outro acontecimento importante para quem pesquisa o tema foi a criação, pela primeira vez no Brasil, de um Ministério dos Povos Indígenas, sendo um importante marco histórico. Sobre o assunto, analise as assertivas.
I- A demarcação de terras é um direito constitucional dos povos indígenas, garantido pela Constituição Federal de 1988, visando assegurar sua posse e usufruto exclusivo sobre as terras tradicionalmente ocupadas, reconhecendo sua importância para a preservação da cultura, da identidade e dos modos de vida desses povos. II- Os direitos indígenas no Brasil não são protegidos pela legislação nacional, deixando os povos originários vulneráveis à perda de suas terras e à violação de seus direitos humanos fundamentais. III- O etnodesenvolvimento é uma abordagem que reconhece a importância da autonomia e autodeterminação dos povos indígenas na gestão de seus territórios e recursos naturais, promovendo práticas sustentáveis de desenvolvimento, que respeitem suas cosmovisões e tradições culturais. IV- A demarcação de terras indígenas é um obstáculo para o desenvolvimento econômico do país, impedindo a exploração de recursos naturais e a implementação de projetos de infraestrutura que poderiam beneficiar a população em geral. V- Os direitos indígenas são frequentemente desconsiderados e desrespeitados no Brasil, resultando em conflitos territoriais, criminalização de lideranças e violações dos direitos humanos desses povos.
É CORRETO o que se afirma, apenas, em: 
Alternativas
Q2504810 Geografia
A Biogeografia é uma disciplina que estuda a distribuição espacial dos seres vivos e os processos que influenciam essa distribuição. Dentro desse campo de estudo, diversos conceitos são fundamentais para compreender a interação entre os organismos e o ambiente em que vivem. Sobre esse tema, avalie as assertivas.
I- Os domínios são classificados em uma escala regional invariável, com características climáticas que influenciam na dinâmica de plantas, animais e comunidades de microrganismos (componente biótico) e o ambiente não vivo ou abiótico (água, ar, solo), interagindo como uma unidade funcional. II- No Sistema Nacional de Unidades de Conservação as unidades de proteção integral são áreas destinadas à preservação da natureza, onde são proibidas atividades que possam alterar a sua composição biótica, física e química, sendo permitido apenas o uso indireto dos seus recursos naturais, como a pesquisa científica, a educação ambiental e o turismo ecológico. III- As Áreas de Proteção Ambiental são unidades de conservação de uso sustentável, criadas com o objetivo de conciliar a conservação da biodiversidade e dos recursos naturais com o uso racional e compatível com a conservação dos mesmos. IV- Um bioma é delimitado por critérios em escala continental da origem das floras e faunas em relação à formação e separação dos continentes, e das grandes mudanças climáticas e geológicas, possuindo numerosas famílias e gêneros endêmicos.
Está CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: C
4: D
5: B
6: E
7: C
8: C
9: E
10: A
11: E
12: D
13: A
14: A