Questões de Concurso Público Prefeitura de Soledade - PB 2024 para Auxiliar em Saúde Bucal
Foram encontradas 13 questões
São competências e atribuições do Auxiliar de Saúde Bucal:
I- Executar limpeza, assepsia, desinfecção e esterilização do instrumental, equipamentos odontológicos e do ambiente de trabalho.
II- Realizar o acolhimento do paciente nos serviços de saúde bucal.
III- Processar filme radiográfico e manipular materiais de uso odontológico.
IV- Inserir e distribuir no preparo cavitário materiais odontológicos na restauração dentária direta, vedado o uso de materiais e instrumentos não indicados pelo cirurgião-dentista.
Está CORRETO o que se afirma em:
Considerando as técnicas de higiene bucal, assinale a alternativa CORRETA.
Sobre a ação dos fluoretos, avalie as assertivas a seguir e, em seguida, responda ao que se pede:
I- O flúor pode ser utilizado como um agente preventivo, reduzindo a taxa de desmineralização e aumentando a incorporação mineral.
II- Ao se ingerir flúor durante a formação dos dentes, formará fluorapatita.
III- O flúor tópico participa na formação de fluoreto de cálcio, proporcionando um reservatório ativado pela elevação do pH salivar.
IV- O dentifrício é o veículo de flúor mais utilizado na prevenção e no controle da cárie dentária e da doença periodontal.
É CORRETO o que se afirma apenas em:
Sobre a Radiologia Odontológica e suas técnicas de obtenção das imagens, avalie as afirmativas abaixo:
I- É a especialidade que tem como objetivo a aplicação dos métodos exploratórios por imagem com a finalidade de diagnóstico, acompanhamento e documentação do complexo bucomaxilofacial e estruturas anexas.
II- A técnica de radiografia interproximal, também conhecida como bite-wing, é ideal para estudar os dentes posteriores – molares e pré-molares, é bem indicada para avaliar as cristas ósseas alveolares.
III- As radiografias panorâmicas, por serem resultantes de uma técnica extrabucal, oferecem uma visão mais ampla do complexo maxilofacial. Portanto, proporcionam maior riqueza de detalhes das estruturas dentárias, sendo também indicada para avaliação de adaptação de restaurações e próteses.
IV- Detecção de alterações ósseas e/ou dentárias associadas à inflamação/infecção periapical é uma das indicações da radiografia periapical.
É CORRETO o que se afirma em:
As doses radiológicas odontológicas utilizadas por cirurgiões-dentistas são relativamente baixas. No entanto, qualquer dose absorvida devido às exposições radioativas é cumulativa, o que torna imprescindível que os profissionais de saúde se comprometam com a redução desses riscos, aplicando as medidas de radioproteção em benefício dos pacientes e de si mesmos. Sobre a radioproteção:
I- Nas radiografias intraorais, é fundamental o uso do protetor de tireoide.
II- É imprescindível assegurar a proteção de pacientes e acompanhantes no momento do exame radiográfico odontológico, utilizando vestimentas de proteção radiológica de 0,25 mm de chumbo, garantindo a proteção nas regiões de tronco, tireoide e gônadas dos pacientes expostos.
III- Outro método de radioproteção para operador é a blindagem, a qual consiste em barreiras constituídas de chumbo que atenuam os feixes de raios X.
IV- Em relação aos aparelhos radiográficos odontológicos, é necessário um sistema de colimação, o qual limita o campo de incidência do feixe de raios X.
É CORRETO o que se afirma em:
Considerando que o cirurgião-dentista realizará uma exodontia do elemento 45, assinale a alternativa que descreve o instrumental indicado para a realização desse procedimento.
A autoclave é um equipamento metálico, de fecho hermético, indicado para esterilizar artigos e instrumentos termorresistentes. Sobre o manuseio da autoclave e processo de esterilização, avalie as afirmativas abaixo:
I- Deve ser realizada qualificação de instalação, qualificação de operação e qualificação de desempenho, para os equipamentos utilizados na limpeza automatizada e na esterilização de produtos para saúde, com periodicidade mínima trimestral.
II- O processo inclui ciclos de compressão e de descompressão, de forma a facilitar o contato entre o vapor e os materiais contaminados.
III- Deve-se empregar sempre água potável para a obtenção do vapor.
IV- Não é permitido o uso de embalagens de papel kraft, papel toalha, papel manilha, papel jornal e lâminas de alumínio, assim como as embalagens tipo envelope de plástico transparente não destinadas ao uso em equipamentos de esterilização.
É CORRETO o que se afirma em:
A biossegurança constitui-se como um desafio para os profissionais da saúde, principalmente no campo prático de um setor pouco conhecido como o Centro de Material e Esterilização (CME). Sobre o Centro de Material e Esterilização (CME), avalie as afirmativas abaixo:
I- Trata-se de um setor responsável pelo processamento de produtos para saúde, garantindo segurança ao paciente e permitindo o uso de materiais em condições adequadas de preparo e esterilização.
II- A Norma Regulamentadora nº 32 (NR-32) trata da segurança e saúde no trabalho em serviços de saúde, estabelece diretrizes para a implementação de medidas de proteção à saúde e segurança do trabalhador.
III- A Resolução nº 15 (RCD-15) trata sobre os requisitos de boas práticas para o processamento de produtos para a saúde.
IV- O processamento dos materiais para o serviço da saúde deve ocorrer no CME e englobar todas as etapas do processo, a saber: Pré-limpeza, limpeza, enxague, secagem, empacotamento, esterilização e armazenamento.
É CORRETO o que se afirma em:
A respeito da classificação das cavidades dentais, analise as assertivas abaixo.
I- O preparo cavitário classe IV corresponde a cavidades que envolvem proximais de dentes anteriores, com envolvimento de ângulo incisal.
II- Cavidade envolvendo faces proximais de dentes anteriores, sem comprometimento do ângulo incisal, corresponde ao preparo cavitário classe III.
III- As cavidades classe V são muito comuns nas lesões cervicais não cariosas.
É CORRETO o que se afirma em:
Sobre os cimentos de ionômero de vidro (CIVs), avalie as afirmativas abaixo:
I- São materiais restauradores capazes de se aderir ao esmalte e à dentina, e liberar flúor para o meio.
II- Por apresentarem alta resistência à tração, podem ser utilizados em restaurações classe IV, em núcleos retidos à pino, ou substituição de cúspides em dentes permanentes.
III- Os CIVs possuem presa lenta e necessitam de proteção do meio bucal para minimizar a dissolução ou a contaminação.
IV- São fundamentais os cuidados quanto à proporção pó/líquido do CIV. Já as variações de manipulação e espatulação não afetam o comportamento clínico deste material.
Está CORRETO o que se afirma em:
A busca de um material restaurador direto com características ópticas semelhantes à estrutura dentária culminou no desenvolvimento das resinas compostas. Sobre as resinas compostas, assinale a alternativa CORRETA:
O modelo de gesso é a reprodução positiva a partir da moldagem. Sobre a moldagem e obtenção dos modelos, avalie as afirmativas abaixo:
I- A moldagem é a técnica de reprodução positiva dos tecidos bucais.
II- O modelo de estudo deve ser rico em detalhes, uma vez que os planejamentos reabilitadores dependem da reprodução de todas as estruturas anatômicas.
III- O alginato é um hidrocoloide reversível mais utilizado para moldagens funcionais e variam no que se refere à cor, sabor, viscosidade, uniformidade, custo e tempo de geleificação, de acordo com o fabricante.
IV- O gesso deve ser cuidadosamente proporcionado e manipulado de acordo com o tipo do gesso, seguindo as orientações do fabricante. Coloca-se primeiro a água na cuba de borracha, adicionando o pó. e, em seguida, espatula-se.
É CORRETO o que se afirma em:
Um aspecto de extrema importância em biossegurança diz respeito à esterilização do instrumental odontológico. Sobre os processos de esterilização, avalie as afirmativas abaixo:
I- O monitoramento biológico deve ser usado para Odontologia, no mínimo uma vez por mês. Os resultados dos monitores biológicos devem ser registrados rotineiramente e mantidos em um arquivo de controle de esterilização.
II- Os itens que não podem ser repetidamente submetidos ao processo de esterilização pelo calor e que não sejam descartáveis, podem ser submetidos ao método químico de esterilização.
III- Não é permitido o uso de embalagens de papel kraft, papel toalha, papel manilha, papel jornal e lâminas de alumínio, assim como as embalagens tipo envelope de plástico transparente não destinadas ao uso em equipamentos de esterilização.
IV- Os instrumentais (críticos e semicríticos) geralmente são submetidos à ação do calor seco (autoclave) ou úmido (estufa) ou ainda à ação de substâncias químicas (glutaraldeído). Porém, estes métodos devem ser empregados corretamente para que possam representar um efetivo processo de esterilização.
É CORRETO o que se afirma apenas em: