Questões de Concurso Público Prefeitura de Nazarezinho - PB 2025 para Agente Comunitário de Saúde
Foram encontradas 15 questões
I- Epidemiologia é a ciência que estuda o processo saúde-doença em coletividades humanas, analisando a distribuição e os fatores determinantes do risco de doenças, agravos e eventos associados à saúde, propondo medidas específicas de prevenção, controle ou erradicação de doenças, danos ou problemas de saúde e de proteção, promoção ou recuperação da saúde individual e coletiva, avaliação de sistemas, programas, serviços e ações de saúde.
II- O universo dos estados particulares de ausência de saúde é estudado pela epidemiologia sob forma de doenças infecciosas, não infecciosas e agravos à integridade física.
III- Aprevenção visa ao emprego de medidas de profilaxia a fim de impedir que os indivíduos saudáveis adquiram a doença; objetivo diferente da promoção da saúde que visa a reduzir as diferenças no estado de saúde da população e assegurar oportunidades e recursos igualitários para capacitar todas as pessoas a realizarem completamente seu potencial de saúde.
É CORRETO o que se afirma em:
I- Os objetivos da referida lei apontam para ampliar as informações e a conscientização da população sobre a relevância da doação de órgãos e tecidos, e, desta forma, contribuir para o aumento do número de doadores e da efetividade das doações no país. Dessa forma, presume-se que o contexto da USF pode ser um espaço importante para ações de implementação desta importante política.
II- Os ACS podem ser importantes agentes implementadores da lei em tela, auxiliando a execução de estratégias como a realização de campanhas de divulgação e conscientização sobre a relevância da doação de órgãos e tecidos nas suas respectivas áreas de abrangência, e, por conseguinte, culminando em um aumento do número de doadores e da efetividade das doações, tendo em vista a presença e valoroso trabalho em todas as regiões do País.
III- A Lei nº 14.722/2023 apoia o estímulo à elaboração de material didático escolar que contemple, de forma adequada, a cada faixa etária estudantil, a temática relativa à política. Neste sentido, as ações estimuladoras das doações de órgãos e tecidos ficam restritas à coordenação e execução por parte de professores em ambiente escolar.
É CORRETO o que se afirma em:
I- Cada território tem as suas particularidades, que configuram diferentes perfis demográficos, epidemiológicos, econômicos, sociais, culturais e políticos, os quais se encontram em constante transformação. Tal fato impede que as equipes de saúde considerem esses perfis no planejamento das atividades e ações.
II- O território em saúde é o lugar de entendimento do processo de adoecimento, em que as representações sociais do processo saúdedoença envolvem as relações sociais e as significações culturais.
III- O território é, ao mesmo tempo, produto e produtor de diferenciações sociais e ambientais, processo que tem importantes reflexos sobre a saúde dos grupos sociais envolvidos.
IV- Aterritorialização se coloca como um meio capaz de produzir mudanças no modelo assistencial e nas práticas sanitárias vigentes
É CORRETO o que se afirma em:
I- O mapa é um desenho que representa o que existe naquela localidade: ruas, casas, escolas, serviços de saúde, pontes, córregos e outros espaços importantes.
II- O mapa da área de atuação de uma Unidade de Saúde da família deve ser construído pela equipe responsável, sendo vedada a participação de agentes externos, como, por exemplo, membros da comunidade.
III- O mapa retrata o território onde acontecem mudanças. Portanto, ele é dinâmico e deve ser constantemente atualizado.
É CORRETO o que se afirma em:
I- Visitas domiciliares são recomendadas às famílias de gestantes e de crianças na primeira semana pós-parto e, posteriormente a esse período, a periodicidade deve ser pactuada com a família a partir das necessidades evidenciadas e considerando-se os fatores de risco e de proteção.
II- São considerados objetivos da primeira visita domiciliar ao recém-nascido e à sua família: observar as relações familiares; facilitar o acesso ao serviço de saúde; possibilitar ou fortalecer o vínculo das famílias com as equipes de saúde; escutar e oferecer suporte emocional nessa etapa de crise vital da família (nascimento de um filho).
III- São considerados objetivos da primeira visita domiciliar ao recém-nascido e à sua família: estimular o desenvolvimento da parentalidade; orientar a família sobre os cuidados com o bebê; identificar sinais de depressão puerperal; promover o aleitamento materno exclusivo até o 6º mês de vida; prevenir lesões não intencionais; identificar sinais de perigo à saúde da criança.
É CORRETO o que se afirma em:
I- O ACS pode ser o primeiro profissional da APS a identificar as crianças e adolescentes vítimas de violência, em função da sua atuação diretamente no território. Uma vez identificada a situação de violência, a Atenção Primária à Saúde pode encaminhar para a média e alta complexidade e promover o acolhimento em todas as dimensões de cuidado, a depender das peculiaridades de cada caso.
II- A equipe de saúde nunca deve agir sozinha em caso de suspeita e confirmação de violência, especialmente os Agentes Comunitários de Saúde, pela sua vinculação com os membros da comunidade.
III- Diante da complexidade da abordagem dos casos de violência contra crianças e adolescentes, é fundamental o cuidado uniprofissional com abordagem individual.
É CORRETO o que se afirma apenas em: