Questões de Concurso Público Prefeitura de Nazarezinho - PB 2025 para Agente Comunitário de Saúde

Foram encontradas 15 questões

Q3219139 Saúde Pública
Sobre epidemiologia e saúde, analise as afirmativas a seguir.

I- Epidemiologia é a ciência que estuda o processo saúde-doença em coletividades humanas, analisando a distribuição e os fatores determinantes do risco de doenças, agravos e eventos associados à saúde, propondo medidas específicas de prevenção, controle ou erradicação de doenças, danos ou problemas de saúde e de proteção, promoção ou recuperação da saúde individual e coletiva, avaliação de sistemas, programas, serviços e ações de saúde.
II- O universo dos estados particulares de ausência de saúde é estudado pela epidemiologia sob forma de doenças infecciosas, não infecciosas e agravos à integridade física.
III- Aprevenção visa ao emprego de medidas de profilaxia a fim de impedir que os indivíduos saudáveis adquiram a doença; objetivo diferente da promoção da saúde que visa a reduzir as diferenças no estado de saúde da população e assegurar oportunidades e recursos igualitários para capacitar todas as pessoas a realizarem completamente seu potencial de saúde.

É CORRETO o que se afirma em: 
Alternativas
Q3219140 Saúde Pública
De acordo com a Lei nº 8080/90, analise as alternativas abaixo e marque a CORRETA. 
Alternativas
Q3219141 Saúde Pública
De acordo com a Lei nº 13.595, de 05 de janeiro de 2018, marque a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q3219142 Saúde Pública
Sobre os princípios e diretrizes da Atenção Básica, marque a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q3219143 Saúde Pública
O Programa Nacional de Transplantes é o conjunto de ações e políticas que regulamentam, controlam e monitoram o processo de doação e transplante de órgãos e tecidos no Brasil. Uma destas é a Política Nacional de Conscientização e Incentivo à Doação e ao Transplante de Órgãos e Tecidos, Lei nº 14. 722/2023. Neste sentido, analise as afirmativas a seguir, pensando no cenário da Atenção Primária à Saúde (APS).

I- Os objetivos da referida lei apontam para ampliar as informações e a conscientização da população sobre a relevância da doação de órgãos e tecidos, e, desta forma, contribuir para o aumento do número de doadores e da efetividade das doações no país. Dessa forma, presume-se que o contexto da USF pode ser um espaço importante para ações de implementação desta importante política.
II- Os ACS podem ser importantes agentes implementadores da lei em tela, auxiliando a execução de estratégias como a realização de campanhas de divulgação e conscientização sobre a relevância da doação de órgãos e tecidos nas suas respectivas áreas de abrangência, e, por conseguinte, culminando em um aumento do número de doadores e da efetividade das doações, tendo em vista a presença e valoroso trabalho em todas as regiões do País.
III- A Lei nº 14.722/2023 apoia o estímulo à elaboração de material didático escolar que contemple, de forma adequada, a cada faixa etária estudantil, a temática relativa à política. Neste sentido, as ações estimuladoras das doações de órgãos e tecidos ficam restritas à coordenação e execução por parte de professores em ambiente escolar.

É CORRETO o que se afirma em: 
Alternativas
Q3219144 Saúde Pública
No Brasil, existe uma vasta legislação que objetiva reduzir o acesso, principalmente das crianças, adolescentes e jovens, aos produtos de tabaco. Marque a alternativa que apresenta exemplos de ações com este propósito. 
Alternativas
Q3219145 Saúde Pública
Sobre Território em Saúde e Territorialização, analise as afirmativas a seguir.

I- Cada território tem as suas particularidades, que configuram diferentes perfis demográficos, epidemiológicos, econômicos, sociais, culturais e políticos, os quais se encontram em constante transformação. Tal fato impede que as equipes de saúde considerem esses perfis no planejamento das atividades e ações.
II- O território em saúde é o lugar de entendimento do processo de adoecimento, em que as representações sociais do processo saúdedoença envolvem as relações sociais e as significações culturais.
III- O território é, ao mesmo tempo, produto e produtor de diferenciações sociais e ambientais, processo que tem importantes reflexos sobre a saúde dos grupos sociais envolvidos.
IV- Aterritorialização se coloca como um meio capaz de produzir mudanças no modelo assistencial e nas práticas sanitárias vigentes

É CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Q3219146 Saúde Pública
A visita domiciliar é a atividade mais importante do processo de trabalho do agente comunitário de saúde. Sobre esta atribuição do ACS, marque a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q3219147 Saúde Pública
Sobre mapeamento da área de atuação, analise as afirmativas a seguir.

I- O mapa é um desenho que representa o que existe naquela localidade: ruas, casas, escolas, serviços de saúde, pontes, córregos e outros espaços importantes.
II- O mapa da área de atuação de uma Unidade de Saúde da família deve ser construído pela equipe responsável, sendo vedada a participação de agentes externos, como, por exemplo, membros da comunidade.
III- O mapa retrata o território onde acontecem mudanças. Portanto, ele é dinâmico e deve ser constantemente atualizado.

É CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Q3219148 Saúde Pública
Sobre a visita domiciliar para a família do recém-nascido, analise as afirmativas a seguir.

I- Visitas domiciliares são recomendadas às famílias de gestantes e de crianças na primeira semana pós-parto e, posteriormente a esse período, a periodicidade deve ser pactuada com a família a partir das necessidades evidenciadas e considerando-se os fatores de risco e de proteção.
II- São considerados objetivos da primeira visita domiciliar ao recém-nascido e à sua família: observar as relações familiares; facilitar o acesso ao serviço de saúde; possibilitar ou fortalecer o vínculo das famílias com as equipes de saúde; escutar e oferecer suporte emocional nessa etapa de crise vital da família (nascimento de um filho).
III- São considerados objetivos da primeira visita domiciliar ao recém-nascido e à sua família: estimular o desenvolvimento da parentalidade; orientar a família sobre os cuidados com o bebê; identificar sinais de depressão puerperal; promover o aleitamento materno exclusivo até o 6º mês de vida; prevenir lesões não intencionais; identificar sinais de perigo à saúde da criança.

É CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Q3219149 Saúde Pública
No que diz respeito à atenção integral à saúde de crianças, adolescentes e suas famílias em situação de violência, analise as afirmativas a seguir.

I- O ACS pode ser o primeiro profissional da APS a identificar as crianças e adolescentes vítimas de violência, em função da sua atuação diretamente no território. Uma vez identificada a situação de violência, a Atenção Primária à Saúde pode encaminhar para a média e alta complexidade e promover o acolhimento em todas as dimensões de cuidado, a depender das peculiaridades de cada caso.
II- A equipe de saúde nunca deve agir sozinha em caso de suspeita e confirmação de violência, especialmente os Agentes Comunitários de Saúde, pela sua vinculação com os membros da comunidade.
III- Diante da complexidade da abordagem dos casos de violência contra crianças e adolescentes, é fundamental o cuidado uniprofissional com abordagem individual.

É CORRETO o que se afirma apenas em: 
Alternativas
Q3219150 Saúde Pública
No que se refere às abordagens para a mudança de comportamento e autocuidado, pode-se destacar o aconselhamento e a construção do vínculo, os quais são essenciais no trabalho do ACS. Diante do exposto, analise as alternativas a seguir e marque a CORRETA.
Alternativas
Q3219151 Saúde Pública
São consideradas hepatites virais que têm grande relação com baixos níveis de saneamento básico e de higiene pessoal:
Alternativas
Q3219152 Saúde Pública
Marque a alternativa CORRETAsobre vacina, que, de acordo com o Programa Nacional de Imunização, é indicada para adolescentes de 15 a 19 anos de idade.
Alternativas
Q3219153 Saúde Pública
Marque a alternativa CORRETA sobre vacina, que, de acordo com o Programa Nacional de Imunização, é indicada para gestantes a partir da 20ª semana gestacional.
Alternativas
Respostas
1: E
2: D
3: E
4: C
5: B
6: D
7: D
8: A
9: E
10: A
11: C
12: A
13: C
14: B
15: B