Questões de Concurso Público Prefeitura de Nazarezinho - PB 2025 para Médico Veterinário

Foram encontradas 15 questões

Q3219955 Veterinária
Doença viral de suínos que pode acometer outros mamíferos com sintomatologia nervosa associada a prurido intenso e automutilação, motivo pelo qual também é conhecida como “peste de coçar”. Trata-se da:
Alternativas
Q3219956 Veterinária
A raiva é uma doença infecciosa viral aguda, que acomete mamíferos, inclusive os seres humanos, caracterizando-se como uma encefalite progressiva com letalidade de aproximadamente 100%. A morte ocorre, aproximadamente: 
Alternativas
Q3219957 Veterinária
Um senhor procurou uma unidade de saúde com queixa de fraqueza, diminuição da força muscular, perda progressiva de peso, aumento do abdome, hipertrofia de linfonodos, cefaleias e febre persistente. Após coleta de sangue e análise laboratorial do paciente, verificou-se uma anemia severa. Os sintomas estão relacionados com a:
Alternativas
Q3219958 Veterinária
A Taenia saginata é o nome científico do parasito intestinal popularmente conhecido por “solitária”, causador da doença Teníase em humanos. Sabendo disso, marque a alternativa CORRETA. 
Alternativas
Q3219959 Veterinária
Segundo o Decreto nº 9.013/2017, para a comercialização de produtos de origem animal em todo o território brasileiro, é necessário:
Alternativas
Q3219960 Veterinária
A Leishmaniose Visceral é uma doença grave, causada pelo protozoário Leishmania chagasi, que é transmitido através da picada de um inseto chamado flebotomíneo (Lutzomyia longipalpis), popularmente conhecido como mosquito palha, e que pode atingir pessoas e animais, principalmente o cão. De forma geral, a leishmaniose visceral pode atingir crianças até os dez anos de idade e é considerada: 
Alternativas
Q3219961 Veterinária
A tuberculose bovina, causada pelo Mycobacterium bovis, é uma doença de evolução crônica responsável por consideráveis perdas econômicas. Esta enfermidade se caracteriza pelo desenvolvimento progressivo de lesões nodulares denominadas tubérculos, que podem localizar-se em qualquer órgão ou tecido. Em relação à doença, analise as alternativas abaixo e assinale a CORRETA. 
Alternativas
Q3219962 Veterinária
Marque a alternativa CORRETA quanto aos exames para diagnóstico de Brucelose (BC) e Tuberculose (TB), de acordo com a idade.
Alternativas
Q3219963 Veterinária
Durante a Inspeção Post-Mortem, podem ser encontrados alguns processos de dilatação de capilares sinusóides, comuns em fígados, que são:
Alternativas
Q3219964 Veterinária
Durante a Inspeção Post-Mortem, são utilizados vários métodos para a detecção de alterações em órgãos e carcaças. São eles:
Alternativas
Q3219965 Veterinária
No abate de bovinos, na inspeção Post-Mortem na “linha F”, são avaliados os órgãos: 
Alternativas
Q3219966 Veterinária
Na Inspeção de Fígado e Coração, as principais linhas de investigações são para diagnósticos, respectivamente, de: 
Alternativas
Q3219967 Veterinária
O Serviço Veterinário Oficial (SVO), após receber uma notificação de um Médico Veterinário autônomo, que atendeu a um chamado em uma granja de produção de suínos, verificou o seguinte. Ao chegar à propriedade, o SVO se deparou com animais apresentando febre que variava de 40,5 a 42°C, apatia, anorexia, letargia, animais amontoados, conjuntivite, lesões hemorrágicas na pele, cianose (orelhas, membros, focinho e cauda), paresia de membros posteriores, ataxia, sinais clínicos respiratórios e reprodutivos (abortos), em que 100% dos leitões foram a óbito. Nos exames Post-Mortem, verificaram-se hemorragias em múltiplos órgãos, esplenomegalia, aumento dos linfonodos, pneumonia lobular e úlceras necróticas em forma de botão na mucosa do trato gastrointestinal. Foram coletadas amostras de materiais para análise laboratorial. No resultado, constatou-se que a doença era causada por vírus RNA, da família Flaviviridae, do gênero Pestivirus, da categoria 2 do anexo da IN nº 50/2013. Após todas essas informações, concluiu-se que tratava-se de:
Alternativas
Q3219968 Veterinária
De acordo com o Decreto nº 9.013/2017 — RIISPOA, no que diz respeito às linhas de inspeção no abate de suínos, são:
Alternativas
Q3219969 Veterinária
Um morador de uma determinada cidade procurou o serviço de saúde municipal se queixando de fortes dores de cabeça, febre e tosse leve. Após ser atendido, recebeu o diagnóstico de “suspeita de sinusite”, sendo liberado para ir para casa. Aproximadamente quatro meses após, o quadro se agravou, e o paciente foi levado novamente ao atendimento médico por apresentar fraqueza muscular, perda de visão, vômitos, dificuldade para respirar e convulsões, além do desenvolvimento de uma meningite aguda, que o levaram a imediata internação hospitalar. Depois de realizar vários exames, entre eles, o do líquor da medula, detectou-se, neste último, a presença de um parasita que é comum nas fezes de pombos, transmitido, principalmente, pela inalação da poeira dos dejetos. De acordo com o relato acima, assinale a alternativa CORRETA. 
Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: B
4: E
5: E
6: C
7: D
8: A
9: D
10: C
11: E
12: A
13: C
14: B
15: D