Questões de Concurso Público Prefeitura de Nazarezinho - PB 2025 para Médico

Foram encontradas 15 questões

Q3219940 Medicina
De acordo com a Lista Nacional de Notificação Compulsória de doenças, agravos e eventos de saúde pública (Portaria de Consolidação GM/MS nº 4, de 28/09/2017), são doenças ou agravos que demandam notificação compulsória semanal:
I- Acidente de trabalho com exposição a material biológico.
II- Doença de Chagas Crônica.
III- Esquistossomose.
IV- Febre Amarela.

É CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Q3219941 Medicina
A Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, estabelecendo regras sobre a organização e o funcionamento do sistema de saúde no Brasil. Nos termos desta Lei, é CORRETO afirmar que:
Alternativas
Q3219942 Medicina
A Portaria nº 2.436, de 21 de setembro de 2017, que aprovou a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), estabelece que a Atenção Básica é o conjunto de ações de saúde individuais, familiares e coletivas que envolvem promoção, prevenção, proteção, diagnóstico, tratamento, reabilitação, redução de danos, cuidados paliativos e vigilância em saúde, desenvolvidas por meio de práticas de cuidado integrado e gestão qualificada, realizada com equipe multiprofissional e dirigida à população em território definido, sobre as quais as equipes assumem responsabilidade sanitária. De acordo com essa Portaria, analise as afirmativas a seguir.
I- É proibida qualquer exclusão baseada em idade, gênero, raça/cor, etnia, crença, nacionalidade, orientação sexual, identidade de gênero, estado de saúde, condição socioeconômica, escolaridade, limitação física, intelectual, funcional e outras.
II- A Atenção Básica será a principal porta de entrada e centro de comunicação da Rede de Atenção à Saúde – RAS, coordenadora do cuidado e ordenadora das ações e serviços disponibilizados na rede.
III- A Atenção Básica será ofertada integral e gratuitamente a todas as pessoas, desconsiderando suas necessidades e demandas do território, considerando os determinantes e condicionantes de saúde.
IV- A PNAB tem na Saúde da Família sua estratégia prioritária para expansão e consolidação da Atenção Básica, não sendo reconhecidas outras estratégias de Atenção Básica, ainda que observados os princípios e diretrizes previstos nesta portaria.

É CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Q3219943 Medicina
F.C.B., 40 anos, sexo feminino, comparece à Unidade Básica de Saúde com queixa de manchas hipocrômicas, acastanhadas, com descamação fina, localizadas no pescoço e tórax, com início dos sinais há um mês. Ao exame físico, o médico verifica que o sinal de Zileri é positivo. Considerando a provável hipótese diagnóstica, considere as seguintes assertivas.
I- A doença também é conhecida como pano branco, pano e titinga.
II- Possíveis diagnósticos diferenciais desta doença são hanseníase indeterminada e pitiríase rósea de Gibert.
III- É uma doença universal com maior ocorrência em países de clima frio e seco.
IV- A doença é causada pelo fungo Paracoccidiodes brasiliensis.

É CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Q3219944 Medicina
A definição do risco cardiovascular é de suma importância na tomada de decisões do médico, sobretudo quando da prescrição de medicações que diminuem esse risco. Alguns marcadores biológicos contribuem para essa estratificação. De acordo com as Diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes: 2019-2020, são considerados marcadores de doença aterosclerótica subclínica:
I- Placa na carótida (espessura íntima-média maior que 1,5 mm).
II- Índice tornozelo-braquial menor que 0,9.
III- Doença aterosclerótica grave com obstrução maior que 50% em qualquer artéria.
IV- Revascularização de qualquer artéria por aterosclerose: carótidas, coronárias, renais e de membros inferiores.
V- AVC isquêmico ou ataque isquêmico transitório.

É CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Q3219945 Medicina
Em 2016, o Ministério da Saúde instituiu a Estratégia Pré-Natal do Parceiro (EPNP) no intuito de estimular o envolvimento consciente e ativo de homens, pais e/ou parceiros, em todas as ações voltadas ao planejamento reprodutivo, gestação, parto, puerpério e ao longo do desenvolvimento da criança. A oferta de testes rápidos e outros exames, bem como o aconselhamento, são importantes estratégias para a prevenção de vários agravos. De acordo com o Guia do pré-natal do parceiro para profissionais de saúde, publicado pelo Ministério da Saúde em 2023, além de anamnese e exame físico, é sugerida a realização de exames no pré-natal pelo parceiro. Esses exames sugeridos são:
I- tipagem sanguínea e fator RH (no caso da mulher ter RH negativo).
II- pesquisa de antígeno de superfície do vírus da hepatite B (HbsAg) e de anticorpos do vírus da hepatite C (anti-HCV).
III- teste treponêmico e/ou não treponêmico para detecção de sífilis.
IV- pesquisa de anticorpos anti-HIV.
V- hemograma, lipidograma: dosagem de colesterol total, HDL, triglicerídeos e glicemia de jejum.
VI- eletroforese da hemoglobina (para detecção da doença falciforme).
É CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Q3219946 Medicina
M. B. A., 65 anos, paciente do sexo masculino, portador de diabetes Mellitus e insuficiência cardíaca (IC) com fração de ejeção preservada, faz uso de Metformina em dose otimizada, mas mantém os níveis glicêmicos acima da meta. De acordo com a Diretriz Oficial da Sociedade Brasileira de Diabetes (2024), existe forte recomendação (Classe I, nível A) do uso de uma classe de medicamentos antidiabéticos para o uso em pacientes com IC com qualquer fração de ejeção, e que pode ser associado ao uso de Metformina, desde que a Taxa de filtração glomerular esteja acima de 30ml/min/1,73m , considerando também os benefícios de 2 controle glicêmico, redução de hospitalização por IC e de morte cardiovascular. Essa classe de medicamentos recomendada na Diretriz é:
Alternativas
Q3219947 Medicina
M. A. S., 16 anos, sexo feminino, portadora de Lúpus eritematoso sistêmico (LES) e nefrite lúpica, com diagnóstico há um ano, faz uso regular de hidroxicloroquina 400 mg/dia e prednisona em dose 2 mg kg/dia há 3 meses, fazendo acompanhamento clínico na Unidade Básica de Saúde e com reumatologista, que está programando o desmame da prednisona considerando os possíveis efeitos adversos causados pelo corticosteroide. É um efeito fisiopatológico comum decorrente do uso prolongado ou excessivo de corticosteroides:
Alternativas
Q3219948 Medicina
L. C. S., 4 anos, compareceu à Unidade de Pronto Atendimento com queixa de prurido anal noturno há uma semana, sem demais queixas. Prontamente, o médico suspeitou de enterobíase, que é a parasitose causada pelo helminto Enterobius vermicularis, e logo solicitou um exame específico para confirmar essa parasitose, cuja técnica consiste em recolher os ovos que ficam na região anal, perianal e perineal pela parte adesiva e aplicar sobre uma lâmina para visualização por microscopia. Esse exame que o médico solicitou e que confirmou a hipótese do médico foi de: 
Alternativas
Q3219949 Medicina
F. C. B. S., 45 anos, comparece à Unidade Básica de Saúde relatando a queixa de desconforto intestinal após o início do uso de um medicamento utilizado para o tratamento da diabetes. A paciente já faz uso de Metformina em dose otimizada e nunca apresentou queixas gastrointestinais com o uso dessa medicação. De acordo com as Diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes de 2019-2020, e dentre as alternativas abaixo, o fármaco antidiabético que pode causar meteorismo, flatulência e diarreia como efeitos adversos é:
Alternativas
Q3219950 Medicina
P. W. S., sexo feminino, 35 anos, comparece à Unidade Básica de Saúde para apresentar resultado de ultrassonografia transvaginal solicitada em consulta anterior, na qual a paciente apresentava queixa de sangramento uterino anormal e anemia há 6 meses. O exame demonstra a presença de leiomioma uterino submucoso. De acordo com o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas do Leiomioma de Útero, é considerado um fator protetor, que diminui o risco do desenvolvimento de leiomiomas:
Alternativas
Q3219951 Medicina
A hipertensão arterial sistêmica é uma doença de alta prevalência, que apresenta determinantes genéticos, ambientais e sociais combinados, e a prevenção continua a ser a melhor opção em termos de custo-benefício. De acordo com as Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial de 2020, a abordagem adequada dos fatores de risco para o desenvolvimento da hipertensão arterial deve ser o grande foco do SUS. Dentre os itens abaixo, são consideradas medidas ou fatores que contribuem para a prevenção dessa doença:
I- Controle do peso.
II- Dieta saudável.
III- Controle do estresse emocional.
IV- Espiritualidade.
V- Suplementação de potássio.
VI- Consumo excessivo de sódio.
É CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Q3219952 Medicina
J. M. S., 63 anos, portador de hipertensão arterial sistêmica e gota, bem como histórico de etilismo e tabagismo, comparece à Unidade Básica de Saúde para consulta de rotina com o médico. O paciente faz uso das seguintes medicações: losartana 50 mg/dia, hidroclorotiazida 25 mg/dia, rosuvastatina 20 mg/dia, clonazepam 2 mg/dia, sertalina 50 mg/dia. De acordo com o Consenso Brasileiro de Medicamentos Potencialmente Inapropriados para Idosos, publicado em 2016, a medicação utilizada pelo paciente que pode exacerbar gota é:
Alternativas
Q3219953 Medicina
A.B.C., 60 anos, portador de hipertensão arterial sistêmica, diabetes Mellitus e doença renal crônica em estágio 5 não dialítico, comparece à Unidade Básica de Saúde com requisição de exames para serem agendados. De acordo com as Diretrizes Clínicas para o cuidado ao paciente com Doença Renal Crônica no SUS, o paciente deve fazer acompanhamento regular e multidisciplinar, mantendo vínculo com as Unidades Básicas de Saúde (UBS). Sobre a periodicidade mínima dos exames que devem ser realizados pelo paciente de acordo com a programação recomendada e descrita na Diretriz supracitada, é CORRETO afirmar que:
Alternativas
Q3219954 Medicina
J. B.G., 61 anos, sexo feminino, sem comorbidades, comparece à Unidade Básica de Saúde para sanar dúvidas acerca da data de realização do próximo exame citológico que deverá realizar. A paciente relatou para a enfermeira que faz o exame anualmente desde os 30 anos de idade, com resultados normais. De acordo com o Ministério da Saúde, como regra geral, o exame citopatológico é recomendado para mulheres com idade de: 
Alternativas
Respostas
1: E
2: A
3: D
4: C
5: B
6: A
7: B
8: A
9: B
10: E
11: E
12: C
13: C
14: D
15: D