Questões de Concurso Público Prefeitura de Camaquã - RS 2024 para Ortopedista/Traumatologista
Foram encontradas 10 questões
( ) O fator de risco para o desenvolvimento de genu recurvatum é mais prevalente durante os estágios de desenvolvimento motor grosso em crianças pequenas, e em adultos está associado a condições neuromusculoesqueléticas dos membros inferiores.
( ) Em indivíduos com genu recurvatum, o eixo do fêmur corre obliquamente superior e posteriormente e tende a aumentar a diminuir de reação do solo anterior à articulação do joelho.
( ) A hiperextensão do joelho também aumenta a tensão de tração do ligamento cruzado anterior e das estruturas póstero-laterais e representa um risco potencial de lesão dessas estruturas.
( ) As alterações patomecânicas no genu recurvatum aumentam o estresse de tração no compartimento anterior e o estresse de contato no compartimento posterior.
Marque a alternativa que apresenta a sequência correta obtida de cima para baixo.
( ) O calçado não deve conter componentes que restrinjam o movimento, por exemplo, limitando a pronação ou supinação.
( ) O amortecimento deve ser intermediário, uma vez que, quando excessivo, contribui para um movimento adicional da extremidade inferior durante o contato inicial e, quando mínimo, pode ser desconfortável.
( ) As orientações apresentadas pela ACSM recomendam calçados específicos para o tipo de pisada, e não recomendam uso de tênis neutro nem o uso de palmilhas.
( ) Desfechos comumente considerados para recomendação de calçados são amortecimento, estabilidade, tração e peso.
( ) A orientação da ACSM recomenda uma diferença importante maior de 10 na altura da sola entre a parte posterior e anterior do calçado no intuito de melhorar a performance.
Marque a alternativa que apresenta a sequência correta obtida de cima para baixo.
( ) O OS é mais prevalente nas meninas, afetando principalmente a epífise óssea, a tíbia é o lugar primário mais comum, seguido da região fêmur distal e do úmero.
( ) Recomenda-se que a fisioterapia seja iniciada somente no pós-operatório, visando a reabilitação do procedimento cirúrgico e redução de diversas complicações motoras.
( ) Os principais sinais e sintomas na região afetada são dor, com aumento de volume local progressivos, alteração da sensibilidade, vermelhidão, podendo haver limitação de movimento, edema, infiltração de tecidos moles, sinais de inflamação e circulação colateral. As fraturas patológicas também podem ser observadas.
( ) A avaliação fisioterapêutica em pacientes com câncer ósseo segue os mesmos princípios da reabilitação de outras lesões, mas requer um conhecimento detalhado de aspectos específicos, como a localização do tumor, o estado clínico do paciente, a velocidade de crescimento do tumor, a extensão da doença e seus efeitos sistêmicos. Esses fatores são essenciais para definir a intervenção do fisioterapeuta e focar nos seus objetivos de tratamento.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência obtida de cima para baixo.
I. Apesar dos efeitos benéficos na utilização do TENS na dor oncológica, o mesmo está contraindicado em ser utilizado sobre tecido neoplásico, pele desvitalizada após radioterapia, pacientes incapazes de compreender a natureza da intervenção ou de dar feedback sobre o tratamento.
II. A termoterapia superficial apresenta como vantagens a possibilidade de ser aplicada diretamente sobre áreas tumorais, uma vez que a vasodilatação provocada pelo calor superficial não oferece riscos na disseminação de células tumorais por via linfática e hematogênica diferente da termoterapia profunda.
III. A cinesioterapia é muito útil em todo processo de reabilitação, utilizada para restaurar e melhorar a função dos segmentos afetados, desenvolvendo propriocepção, força e trofismo muscular, prevenindo a imobilidade e recuperando a amplitude de movimento.
IV. Para os pacientes que foram submetidos a amputação deve ser realizado a preparação do coto incluindo a dessensibilização, isto é, alcançar a diminuição da hipersensibilidade local, para que seja suportável a adaptação à prótese, mediante movimentos rápidos e rítmicos e graduais, começando do estímulo mais áspero para o mais fino.
Está correto o que se afirma em: