Questões de Concurso Público Prefeitura de Nossa Senhora dos Remédios - PI 2017 para Professor de 6° ao 9° ano - História

Foram encontradas 10 questões

Q2742872 História

O ministro da fazenda, Rui Barbosa, implementou medidas para promover a industrialização e mudar a economia brasileira, até então inteiramente voltada para agricultura, e não depender mais dos produtos industriais importados. Em relação a essa política econômica tomada por Rui Barbosa, é CORRETO afirmar que:

Alternativas
Q2742873 História

“Poucos anos depois da Revolta da Vacina, a capital do país mergulha em novas agitações. Marinheiros de quatro navios da esquadra brasileira, Minas Gerais, São Paulo, Bahia e Deodoro, se rebelaram, em novembro de 1910.”


Quais os fatos, entre os a seguir relacionados, que ocorreram durante a Revolta da Chibata?


1. Os marinheiros eram homens pobres, na maioria negros e mestiços, muitas vezes recrutados à força;

2. Eram obrigados a trabalhar excessivamente em troca de baixos salários, sendo submetidos a vários tipos de castigos físicos;

3. Reivindicavam o fim dos castigos corporais, porém não questionavam questões salariais;

4. Apesar de toda a mobilização os marinheiros não alcançaram suas principais reivindicações.


Estão corretos apenas os itens:

Alternativas
Q2742874 História

Lei Eusébio de Queirós de 1850 e a Lei do ventre Livre de 1871, pretendiam respectivamente:

Alternativas
Q2742875 História

Todas as alternativas abaixo, apresentam características do período feudal, exceto:

Alternativas
Q2742876 História

Acontecimento singular na história brasileira, uma revolta ocorrida na Bahia em 1835, o Levante dos Malês vem despertando a atenção de muitos pesquisadores e já recebeu as mais diversas interpretações.


Sobre o contexto histórico da Revolta dos Malês:


I. Apesar de o Levante dos Malês se situar num período especialmente conturbado da vida nacional e geralmente ser classificado como mais uma “revolta do Período Regencial”, essa ligação existe mas é secundária. O Levante pertence, antes de tudo, à tradição de rebeliões escravas na Bahia.

II. Ela possui outra singularidade em relação às demais: a presença majoritária de muçulmanos (daí o nome de Malê, como os negros muçulmanos eram chamados na Bahia)

III. A rebelião (que deve ter contado com até 600 participantes) durou apenas algumas horas, nas quais os revoltosos se tornaram senhores das ruas de Salvador. A revolta repercutiu em todo o Império e no exterior, permanecendo por longo tempo na memória das classes dominantes da Bahia e mesmo da Corte, que tomaram diversas medidas para impedir que outro movimento similar ocorresse;

IV. Participaram da revolta, milhares de homens e mulheres pobres, negros, indígenas e mestiços que viviam em casas simples na cidade de Salvador.

V. A rebelião teria tido também uma orientação de classe por ter sido feita e dirigida majoritariamente por escravos e porque a linguagem anti-senhorial dos presos revela sua face antiescravista.


Estão INCORRETAS as alternativas:

Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: D
4: C
5: D