Questões de Concurso Público Prefeitura de São Domingos do Azeitão - MA 2018 para Professor de Língua Portuguesa
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SALES, Herberto. O automóvel. In: Os melhores contos de Herberto Sales.
Seleção de Judith Grossmann. 2. ed. São Paulo: Global, 1999. p. 23.
SALES, Herberto. O automóvel. In: Os melhores contos de Herberto Sales.
Seleção de Judith Grossmann. 2. ed. São Paulo: Global, 1999. p. 23.
SALES, Herberto. O automóvel. In: Os melhores contos de Herberto Sales.
Seleção de Judith Grossmann. 2. ed. São Paulo: Global, 1999. p. 23.
"Era um sonho bonito, mas a realidade era bem diferente" (L.9/10)
Em relação ao texto como um todo, o fragmento em destaque
I. avalia e distancia duas ideias.
II. sugere que a personagem Raul tem ideia fixa.
III. revela um momento de frustração da personagem.
IV. põe em destaque a fragilidade do desejo e a dureza da realidade.
V. evidencia, em relação ao contexto anterior, o início de uma nova perspectiva de vida.
A alternativa em que todas as afirmativas indicadas estão corretas é
SALES, Herberto. O automóvel. In: Os melhores contos de Herberto Sales.
Seleção de Judith Grossmann. 2. ed. São Paulo: Global, 1999. p. 23.
SALES, Herberto. O automóvel. In: Os melhores contos de Herberto Sales.
Seleção de Judith Grossmann. 2. ed. São Paulo: Global, 1999. p. 23.
SALES, Herberto. O automóvel. In: Os melhores contos de Herberto Sales.
Seleção de Judith Grossmann. 2. ed. São Paulo: Global, 1999. p. 23.
SALES, Herberto. O automóvel. In: Os melhores contos de Herberto Sales.
Seleção de Judith Grossmann. 2. ed. São Paulo: Global, 1999. p. 23.
SALES, Herberto. O automóvel. In: Os melhores contos de Herberto Sales.
Seleção de Judith Grossmann. 2. ed. São Paulo: Global, 1999. p. 23.
SALES, Herberto. O automóvel. In: Os melhores contos de Herberto Sales.
Seleção de Judith Grossmann. 2. ed. São Paulo: Global, 1999. p. 23.
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Seleção de Judith Grossmann. 2. ed. São Paulo: Global, 1999. p. 23.
Rodrigo Lara Mesquita
(https://pt.scribd.com/document/247868/A-Economia-na-era-das-redes3).
Rodrigo Lara Mesquita
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Rodrigo Lara Mesquita
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Considere o seguinte poema:
Lua de Março
A lua está despida
O vento despiu a lua
O vento arrancou ao corpo da lua
As suas vestes de nuvens,
E agora ela está nua,
Inteiramente nua.
Mas já não coras,
Ó lua impudica?
Pois tu não sabes
Que não é bonito estar nua?
Bandeira, Manuel. Meus poemas preferidos. Rio
de Janeiro: Ediouro, 1998.
Assinale a alternativa em que as figuras de linguagem presentes nos versos destacados estão, pela ordem, corretamente identificadas.
Pra que mentir?
Pra que mentir
se tu ainda não tens
esse dom de saber iludir?
Pra quê? Pra que mentir
se não há necessidade de me trair?
Pra que mentir
se tu ainda não tens a malícia de toda mulher?
Pra que mentir
se eu sei que gostas de outro que te diz que não
te quer? Pra que mentir tanto assim
se tu sabes que eu sei que tu não gostas de
mim?
Tu sabes que eu te quero
apesar de ser traído
pelo teu ódio sincero
ou por teu amor fingido...
As orações subordinadas destacadas que tornam o texto mais conciso classificam-se, correta e respectivamente, em:
“Os programas sensacionalistas do rádio e os programas policiais de final da tarde em televisão saciam curiosidades perversas e até mórbidas tirando sua matéria-prima do drama de _____________ humildes que aparecem nas delegacias como suspeitos de pequenos crimes. Ali, são entrevistados por intimidação. As ___________ invadem barracos e cortiços, e gravam sem pedir licença a estupefação de famílias de baixíssima renda que não sabem direito o que se passa: um parente é suspeito de _____________, ou o vizinho acaba de ser preso por tráfico, ou o primo morreu no massacre de fim de semana no bar da esquina. A polícia chega atirando; a mídia chega filmando.”
Analise as seguintes afirmações: I. As palavras saciam e mórbidas podem ser substituídas, sem prejuízo de sentido, e pela ordem por: satisfazem, doentias. II. O preenchimento correto das lacunas, pela ordem é: cidadães, câmeras e estrupo. III. O texto faz referência aos programas sensacionalistas, que transformam a cobertura de fatos policiais em espetáculo.
Está correto o que se afirma em: