Questões de Concurso Público Prefeitura de Jijoca de Jericoacoara - CE 2019 para Médico Anestesiologista

Foram encontradas 20 questões

Q1646746 Medicina
De acordo com o Código de Ética Médica, é direito do médico:
I. Estabelecer seus honorários de forma justa e digna. II. Deixar de assumir a responsabilidade de qualquer ato profissional que tenha praticado ou indicado, ainda que solicitado ou consentido pelo paciente ou por seu representante legal. III. Apontar falhas em normas, contratos e práticas internas das instituições em que trabalhe quando as julgar indignas do exercício da profissão ou prejudiciais a si mesmo, ao paciente ou a terceiros, devendo dirigir-se, nesses casos, aos órgãos competentes e, obrigatoriamente, à comissão de ética e ao Conselho Regional de Medicina de sua jurisdição. IV. Recusar-se a exercer sua profissão em instituição pública ou privada onde as condições de trabalho não sejam dignas ou possam prejudicar a própria saúde ou a do paciente, bem como a dos demais profissionais. Nesse caso, comunicará imediatamente sua decisão à comissão de ética e ao Conselho Regional de Medicina.
A quantidade de itens corretos é:
Alternativas
Q1646747 Medicina
É vedado ao médico:
Alternativas
Q1646748 Medicina
De acordo com o Código de Ética Médica, o médico deve:
Alternativas
Q1646749 Medicina
São princípios fundamentais do Código de Ética Médica, EXCETO:
Alternativas
Q1646750 Medicina
De acordo com o Código de Ética Médica, o médico portador de doença incapacitante para o exercício profissional, apurada pelo Conselho Regional de Medicina em procedimento administrativo com perícia médica, terá seu registro _______________ enquanto perdurar sua incapacidade.
Marque a alternativa que preenche de forma correta a lacuna acima.
Alternativas
Q1646751 Medicina
Em relação ao ensino e pesquisa médica, é vedado ao médico:
I. Realizar pesquisa em uma comunidade sem antes informá-la e esclarecê-la sobre a natureza da investigação e deixar de atender ao objetivo de proteção à saúde pública, respeitadas as características locais e a legislação pertinente. II. Deixar de obter do paciente ou de seu representante legal o termo de consentimento livre e esclarecido para a realização de pesquisa envolvendo seres humanos, após as devidas explicações sobre a natureza e as consequências da pesquisa. III. Publicar em seu nome trabalho científico do qual não tenha participado; atribuir-se autoria exclusiva de trabalho realizado por seus subordinados ou outros profissionais, mesmo quando executados sob sua orientação, bem como omitir do artigo científico o nome de quem dele tenha participado. IV. Utilizar dados, informações ou opiniões ainda não publicados, sem referência ao seu autor ou sem sua autorização por escrito.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Q1646752 Medicina
A ciência que estudas as interações químicas entre as substâncias e os organismos vivos, objetivando com isso empregar essas substâncias de forma segura por meio da determinação de seus efeitos terapêuticos e nocivos, é denominada de:
Alternativas
Q1646753 Medicina
O (a) ______________ é um produto farmacêutico, tecnicamente obtido ou elaborado, com finalidade profilática, curativa, paliativa ou para fins de diagnóstico.
Marque a alternativa que preenche de forma correta a lacuna acima.
Alternativas
Q1646754 Medicina
É INCORRETO afirmar sobre o sistema nervoso central.
Alternativas
Q1646755 Medicina
O sistema nervoso autônomo é controlado pelo:
Alternativas
Q1646756 Medicina
O estabelecimento que realize dispensação de plantas medicinais é denominado de:
Alternativas
Q1646757 Medicina
A via principal de metabolização do anestésico local bupivacaína é:
Alternativas
Q1646758 Medicina
Em anestesia inalatória, são parâmetros que alteram a concentração alveolar mínima (CAM):
I. Idade. II. Acidose metabólica. III. Hipertermia.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Q1646759 Medicina
Em relação à anestesia na criança, marque a alternativa correta.
Alternativas
Q1646760 Medicina
A farmacologia geral
Alternativas
Q1646761 Medicina
A Comissão de Normas Técnicas da Sociedade Brasileira de Anestesiologia (CNT/SBA), recomenda:
I. Anestesia local para pequenos procedimentos cirúrgicos – em que a dose empregada não exceda a 10% da dose permitida (exemplo: retirada de verrugas, pequenas suturas ou spray de soluções apropriadas) pode ser praticada em qualquer ambiente ambulatorial, sem restrição. II. Anestesia local para procedimentos de médio porte – que impliquem aplicação de uma dose maior que 10% da recomendada, porém menor que 50%, deve ser realizada em ambiente cirúrgico, com veia canulada e paciente monitorizado (ECG e oximetria de pulso). III. Anestesia local para procedimento de grande porte – que implique administração de uma dose maior que 50% da recomendada deve ser realizada em ambiente cirúrgico com veia canulada e paciente monitorizado (ECG e oximetria de pulso) e sob a supervisão e responsabilidade de um anestesiologista qualificado.
É verdadeiro o que se afirma em:
Alternativas
Q1646762 Medicina
São condições de segurança para a prática de anestesias:
1. Todo paciente após a cirurgia deverá ser removido para a sala de recuperação pós-anestésica, cuja capacidade operativa deve guardar relação direta com a programação do centro cirúrgico. 2. Deverão estar à disposição do anestesista equipamentos, gases e drogas que permitam a realização de qualquer ato anestésico com segurança e desfibrilador, cardioscópio, sistema ventilatório e medicações essenciais para utilização imediata, caso haja necessidade de procedimento de manobras de recuperação cardiorrespiratória. 3. Os critérios de alta do paciente no período de recuperação pós-anestésica não são de responsabilidade do anestesista. 4. O equipamento básico para administração de anestesia deverá ser constituído por secção de fluxo contínuo de gases, sistema respiratório completo, tubos traqueais, guia e pinça condutora de tubos traqueais, laringoscópio, cânulas orofaríngeas, aspirador, agulhas e material para bloqueios anestésicos. 5. Monitorização do CO2 expirado e da saturação da hemoglobina, nas situações tecnicamente indicadas.
A soma dos itens corretos é:
Alternativas
Q1646763 Medicina
A cirurgia corretiva de vasos sanguíneos é denominada de
Alternativas
Q1646764 Medicina
Em relação à prática de anestesia pelos médicos, marque a opção ERRADA.
Alternativas
Q1646765 Medicina
Observe os itens a seguir sobre a anestesia cardiovascular.
I. Hirudina é utilizada para tratamento de trombocitopenia tipo I induzida pela heparina. II. O efeito anticoagulante do clopidogrel pode ser revertido pela administração de concentrado de fator VII. III. Sidenafil é uma droga vasodilatadora pulmonar de classe diferente da milrinona.
É verdadeiro o que se afirma em:
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: A
4: D
5: B
6: D
7: A
8: A
9: D
10: A
11: C
12: D
13: B
14: D
15: D
16: C
17: A
18: B
19: C
20: A