Questões de Concurso Público SANEAGO - GO 2018 para Assistente de Informática

Foram encontradas 5 questões

Q923846 História e Geografia de Estados e Municípios
Em suas viagens pela província de Goiás no início do século XIX, o viajante francês Saint-Hilaire registrou:
Os negros e crioulos me diziam que preferiam recolher no córrego de Santa Luzia um único vintém de ouro por dia, do que se porem ao serviço dos cultivadores por quatro vinténs, uma vez que os patrões pagam em gêneros dos quais lhes é impossível se desfazerem. Certos colonos caíram em tal miséria que ficam meses inteiros sem poder salgar os alimentos, e quando o pároco faz a sua excursão para a confissão pascal, sucede que todas as mulheres da mesma família se apresentam uma após outra com o mesmo vestido.
Saint-Hilaire. Viagem às nascentes do Rio São Francisco e pela província de Goiás. Apud PALACÍN, L.; MORAES, Maria Augusta Sant’Anna. História de Goiás. 5. ed. Goiânia: Editora da UCG, 1989. p. 47. (Adaptado).
Os registros de Saint-Hilaire se referem ao contexto socioeconômico gerado pela decadência das atividades
Alternativas
Q923847 História e Geografia de Estados e Municípios

Observe a imagem.


Imagem associada para resolução da questão

Edifício da antiga Estação Ferroviária. Disponível em: <http://www.curtamais.- com.br/goiania/>. Acesso em: 3 jan. 2018.
O edifício apresentado na foto, um exemplo do estilo que marcou a arquitetura de Goiânia na década de 1930, apresenta características da arte
Alternativas
Q923848 História e Geografia de Estados e Municípios

Analise a imagem.


Imagem associada para resolução da questão

Mural de azulejo de DJ Oliveira. Apud ARRAIS, C. P. A.; OLIVEIRA, E. C. História de Goiás. São Paulo: Scipionne, 2011. p. 61.
O painel representa um período da história de Goiás marcado pelo esforço dos
Alternativas
Q923849 História e Geografia de Estados e Municípios
O Rio Paranaíba é um dos rios mais importantes do estado de Goiás porque é utilizado para
Alternativas
Q923850 História e Geografia de Estados e Municípios
Leia o fragmento.
O fato é que nem o Sudoeste é uma ilha de desenvolvimento, eldorado do Estado, muito menos o Nordeste deve ser considerado o corredor da miséria. Considerá-lo como corredor da miséria é aceitar o discurso e não desconfiar das promessas da modernidade. Basta observar que a modernidade produzida no Sudoeste não foi capaz, até o momento, de minimizar o flagelo de parte significativa da população que vive em favelas ou nas periferias de Rio Verde, Jataí, Mineiros e Santa Helena, entre tantos outros municípios.
ARRAIS, Tadeu Pereira Alencar. Goiás: novas regiões, ou novas formas de olhar velhas regiões. 2002. Observatório Geográfico de Goiás, p. 18. Disponível em: <https://portais.ufg.br/up/215/o/arrais_tadeu_alencar_goi_s_novas_regi_es.pdf>. Acesso em: 3 jan. 2018. p. 22.
Ao analisar duas regiões do estado de Goiás, o autor do fragmento apresenta um argumento baseado no seguinte aspecto:
Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: B
4: A
5: D