Questões de Concurso Público Prefeitura de Itiquira - MT 2022 para Cuidador Social

Foram encontradas 8 questões

Q2144318 História e Geografia de Estados e Municípios
Leia a letra da música de Almir Sater e Paulo Simões a seguir.
Sonhos Guaranis
Mato Grosso encerra em sua própria terra sonhos guaranis
Por campos e serras a história enterra uma só raiz Que aflora nas emoções e o tempo faz cicatriz Em mil canções lembrando o que não se diz Mato Grosso espera, esquecer quisera o som dos fuzis
Se não fosse a guerra, quem sabe hoje era um outro país
Amante das tradições de que me fiz aprendiz Por mil paixões podendo morrer feliz Cego é o coração que trai Aquela voz primeira que de dentro sai E às vezes me deixa assim Ao revelar que eu vim Da fronteira onde o Brasil foi Paraguai
Fonte: SATER, A.; SIMÕES, P. Sonhos Guaranis. Disponível em: <https://www.letras.mus.br/almir-sater/127236/:. Acesso em: 06 de set. 2022.
Qual evento histórico é mencionado no texto?
Alternativas
Q2144319 História e Geografia de Estados e Municípios
Leia o texto a seguir, sobre a lenda da Serpente dos Rios e do Negrinho D’água.
Serpente dos rios Segundo a lenda, nos rios mato-grossenses havia uma grande serpente capaz de causar grande destruição. A única coisa poderosa o suficiente para deter a cobra é Nossa Senhora, que, do seu altar, pisa na cabeça da serpente dia e noite. O animal, que teria poder de causar terremotos, é conhecida em alguns lugares como minhocão.
Negrinho D’água Entidade mágica que mora nos rios, seu comportamento travesso faz com que se assemelhe muito ao Saci-Pererê. O mito diz que o negrinho d’água enrola a rede dos pescadores, corta suas linhas de pesca e vira os barcos para que caiam nos rios. Dessa forma, ele afastaria as pessoas, protegendo as águas. Essa lenda é típica da região de Santo Antônio do Leverger.
Fonte: RIBEIRO, K. Escritora explica lendas e mitos mato-grossenses. Disponível em:<https://www.hnt.com.br/cuiabanalia/escritora-explica-lendas-emitos-mato-grossenses/102202> . Acesso em: 06 set. 2022.

Qual é a característica em comum encontradas nas duas lendas?
Alternativas
Q2144320 História e Geografia de Estados e Municípios
Leia o texto a seguir.
Mocororó, assim o povo de Vila Bela da Santíssima Trindade, no oeste de Mato Grosso, denomina o fim da Festança de Santo, a melhor parte, quando na verdade começa a outra festa, essa em homenagem aos devotos que se dedicaram a trabalhar pesado para que a festa ocorresse bem, na fartura e nos “trincs”, em especial as cozinheiras e seus inumeráveis ajudantes.
Fonte: FRIEDLANDER, M. A raspa do tacho. In: SILVA, J (org.). Afro paladar. Disponível em: <https://issuu.com/iaiaproducoeseprojetos/docs/afropaladar_web__issuu>. Acesso em: 06 set. 2022.

Qual característica da cultura africana no Mato Grosso é expressa no texto?
Alternativas
Q2144323 História e Geografia de Estados e Municípios
Leia o poema a seguir.
Cuiabá A cabeceira ... Em volta – o chapadão. Um fio dágua clara soluçando ... E na paisagem verde do sertão A luz do sol nas folhas rebrilhando. Aqui, um monte todo resplendente, Uma colina, o vale, o seringal. Além, a praia branca, alvinitente, Campos em flor, a mata, o taquaral. E o fio dágua vai descendo ... Vai-se ajuntando a outros fios mais, Que vêm daqui, dali, que vêm correndo Nas depressões, por entre os matagais.
Fonte: LEÃO, Agenor Ferreira. Revista da Academia mato-grossense de letras, Cuiabá-Mato Grosso, Ano 98, 2019.

Qual é o aspecto da economia do Mato Grosso estimulado no poema? 
Alternativas
Q2144324 História e Geografia de Estados e Municípios
Analise o gráfico a seguir. Imagem associada para resolução da questão
Fonte: CORRÊA, Marcia Leopoldina Montanari et al. Alimento ou mercadoria? Indicadores de autossuficiência alimentar em territórios do agronegócio, Mato Grosso, Brasil. Saúde Debate, v.. 43, N. 123, p. 1070-1083, out-dez, 2019.

Qual o perfil de produção agrícola da região apresentada no gráfico?
Alternativas
Q2144325 História e Geografia de Estados e Municípios
Analise a imagem a seguir. Imagem associada para resolução da questão
Fonte: SEGPLAN-MT, 2010. In: SOARES, J. C. O. MOREIRA. R. A regionalização em Mato Grosso: controvérsias, intenções e consequências na região de planejamento de Cáceres. Ciência Geográfica, Bauru, XXI, v. XXI (1): jan/dez, 2017.

A regionalização apresentada na imagem é apresentada considerando-se
Alternativas
Q2144326 História e Geografia de Estados e Municípios
Leia o texto a seguir.
a fiscalização nos postos da Receita Federal do Brasil e do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT) na fronteira com a Bolívia tem se intensificado, sendo proibida a entrada e saída de quaisquer tipos de alimentos ou bebidas em ambos os países que não estejam legalmente registrados junto a estes órgãos. Esta preocupação zoofitossanitária também faz com que o Brasil e Mato Grosso constantemente doem vacinas contra febre aftosa à Bolívia, além de intensificar também a fiscalização nas propriedades rurais localizadas a até 15 km da fronteira.
Fonte: FERREIRA, E. A relação entre cidades-irmãs na faixa de fronteira: o caso de Cáceres - Mato Grosso/Brasil e San Matías - Bolívia. Caminhos de Geografia, [S. l.], v. 18, n. 62, p. 87–103, 2017. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/35768. Acesso em: 6 set. 2022.

Por qual motivo o estado do Mato Grosso tomou as medidas apontadas no texto? 
Alternativas
Q2144327 História e Geografia de Estados e Municípios
Analise o gráfico a seguir. Imagem associada para resolução da questão
Estrutura etária da população de Itiquira – MT: 1991-2010 Fonte: LIMA, E. B. R.; FILHO, P. M.; PALM, R. M. Plano Municipal de Saneamento Básico: Itiquira-MT. Cuiabá-MT: EdUFMT, 2017.


Ao apresentar a estrutura etária da população de Itiquira entre os anos de 1991 e 2010, o gráfico aponta
Alternativas
Respostas
1: B
2: B
3: C
4: A
5: D
6: C
7: A
8: C