Questões de Concurso Público IF Goiano 2023 para Assistente em Administração
Foram encontradas 40 questões
Disponível em:<https://super.abril.com.br/>. Acesso em: 16 jul. 2023.
Observando o texto e o layout empregados no infográfico, percebe-se que a disposição dos elementos é fundamental para o propósito comunicativo. Nesse sentido, o objetivo evidenciado no texto é o de
Leia a tirinha a seguir.
SILVA, William Raphael. Cadeia Alimentar. Disponível em: <https://www.humorcomciencia.com/>. Acesso em: 13 jul. 2023.
No último balão da tirinha, as sílabas finais da palavra “advogado” estão destacadas porque
A passagem de um ciclone extratropical provocou destruição em estados brasileiros. Os ventos fortíssimos derrubaram árvores e deixaram milhares sem luz. Houve alagamentos em várias cidades. No Rio Grande do Sul, uma pessoa morreu ao ter a casa atingida. Disponível em:<https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2023/07/13>. Acesso em 14 jul. 2023. [Adaptado].
A flexão da forma verbal “houve”, no período “Houve alagamentos em várias cidades”, poderia ser substituída por
NASCIMENTO, Nathelie. Morte e destruição no coração da selva amazônica. In: Focus Brasil, Fundação Perseu Abramo, 30 de jan. 2023, n. 83. Disponível em:
< https://fpabramo.org.br/wp-content/uploads/2023/01/Focus_29Jan2023.pdf>. Acesso em: 10 jul. 2023. [Adaptado]
O sangue do texto escorre de qual problema da Amazônia atual?
Para que as temperaturas médias sejam mantidas em 1,5 grau Celsius acima dos níveis pré-industriais, serão necessárias reduções profundas, rápidas e sustentadas das emissões de gases de efeito estufa em todos os setores no decorrer desta década, afirma o relatório síntese do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC). A solução proposta é o “desenvolvimento resiliente ao clima”, que envolve a integração de medidas de adaptação às mudanças climáticas com ações para reduzir ou evitar as emissões de gases de efeito estufa de forma a proporcionar benefícios econômicos e sociais mais amplos e igualmente distribuídos.
ONU-BRASIL. Ações urgentes contra mudança climática são necessárias para garantir um futuro habitável, alerta IPCC. Disponível em: <https://encurtador.com.br/sEOWZ.>. Acesso em: 10 jul. 2023. [Adaptado].
Qual ação estimula a solução proposta no texto?
Fastos da História Goiana 19 de Fevereiro
Ontem o povo gemia Sentido da tirania A vergasta dura e fria Açoutar-lhe os membros nus! E o bando louvaminheiro Do despotismo traiçoeiro Era um navio negreiro Perdido num mar sem luz! Exulta agora Oh, sociedade Raiou a aurora Da liberdade! Alevantai vossas frontes
Ygino Rodrigues. Fastos da História Goiana – 19 de fevereiro. In: TELES, J. M. Ygino Rodrigues: o poeta goiano na história. Goiânia: Kelps, 2013. [Adaptado].
Quais elementos da história goiana são antagonizados no texto?
Um destino que pode deixar de ser um potencial para tornar-se um produto geoturístico é o Parque Estadual Terra Ronca (GO) – PETeR –, situado no nordeste goiano, na divisa com o estado da Bahia, com 91,78% da sua área no município de São Domingos e 7,53% em Guarani de Goiás, criado em 07/07/1989. O PETeR é o maior complexo de cavernas da América Sul. A Unidade de Conservação possui cinco cavernas abertas à visitação, tendo outras dezenas ainda por serem exploradas e abertas a atividades turísticas.
JUNIOR, P. Barros. Geoturismo e ecoturismo: uma compreensão dos segmentos turísticos para melhor elaborar um produto turístico – caso do Parque Estadual Terra Ronca (GO). J. Rev. Geogr. Acadêmica, v. 16, n. 2 (xii.2022). p. 40. [Adaptado].
O parque citado no texto tem potencial turístico por qual motivo?
Em Goiás, a festa acontece nas cidades de Pirenópolis, Jaraguá, Corumbá, Santa Cruz de Goiás, Luziânia, Cidade de Goiás, entre outras. Além do ritual cristão com as folias do Divino, novenas, procissões, existem os rituais profanos que acontecem de diferentes maneiras, podendo-se encontrar neles os Banquetes, Comilanças, Cavalhadas, Mascarados, Pastorinhas, Contradança, Congos, Dramas, Bailes etc.
BONETTI, M. A contradança festeja o rito nas encantarias do imaginário goiano. In: CURADO, Vieira João Guilherme (org.). Festas, religiosidades e saberes do cerrado. Anápolis, Ed. da Universidade Estadual de Goiás, 2015. p. 55. [Adaptado].
De qual festividade goiana o texto trata?