Questões de Concurso Público Prefeitura de Cidade Ocidental - GO 2023 para Professor Nível III - Libras

Foram encontradas 18 questões

Q2342413 Libras
A Libras tem sua estrutura gramatical própria, ela é organizada a partir de alguns parâmetros que formam os diferentes níveis linguísticos, dentre eles, o uso do espaço, o qual abrange desde o topo da cabeça até a cintura do sinalizador, sendo alguns mais específicos, tais como a ponta do nariz e outros mais abrangentes, como a frente do tórax e abdômen. O parâmetro descrito acima é de
Alternativas
Q2342415 Libras
Leia o texto a seguir.
[...] é reconhecido, na estrutura do MEC, como centro de referência nacional na área da surdez, exercendo os papéis de subsidiar a formulação de políticas públicas e de apoiar a sua implementação pelas esferas subnacionais de Governo. [...] atende estudantes desde a Educação Infantil até o Ensino Superior, além de apoiar a pesquisa de novas metodologias para serem aplicadas no ensino da pessoa surda e atender a comunidade e os alunos nas áreas de fonoaudiologia, psicologia e assistência social. [...] ainda ajuda a inserir o surdo no mercado de trabalho por meio de ensino profissionalizante e estágios. 
Disponível em: <https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/2022/institutonacional-de-educacao-de-surdos-comemora-165 anos#:~:text=O%20governo%20imperial%20apoiou%20a,de%20ensino%20ap resentada%20por%20Huet>. Acesso em: 28 ago. 2023.

O texto aborda as funções da primeira escola para surdos no Brasil, fundada em 26 de setembro de 1857. Ela atualmente é reconhecida como
Alternativas
Q2342416 Libras
Leia o texto a seguir.
Os verbos direcionais são também chamados de verbos com concordância. [...] Na língua de sinais brasileira, esses verbos têm que concordar com o sujeito e ou com o objeto indireto/direto da frase.
QUADROS,R. & KARNOPP,L. 2004, p. 130.

Dentre os verbos direcionais em Libras, constam:
Alternativas
Q2342418 Libras
Leia o texto a seguir.
Essa filosofia educacional de surdos inclui todo o espectro dos modos linguísticos: gestos criados pelas crianças, língua de sinais, fala, leitura oro-facial, alfabeto manual, leitura e escrita. [...] incorpora o desenvolvimento de quaisquer restos de audição para a melhoria das habilidades de fala ou de leitura oro-facial, através de uso constante, por um longo período de tempo, de aparelhos auditivos individuais e/ou sistemas de alta fidelidade para amplificação em grupo.
DENTON apud FREEMAN, CARBIN, BOESE,1999, p.171. [Adaptado].

A filosofia educacional para a comunicação dos surdos que faz uso dos mais variados recursos linguísticos citada no excerto é
Alternativas
Q2342419 Libras
Observe a imagem a seguir.
Imagem associada para resolução da questão
Disponível em: <http://biblioteca.virtual.ufpb.br/sistema/app/webroot/docs/letraslibras/Escrita_d e_Sinais_I.pdf>. Acesso em: 27 ago. 2023.

A língua de sinais não é ágrafa. Conforme mostrado na imagem, os sinais correspondentes às letras do alfabeto pertencem ao sistema de escrita denominado
Alternativas
Q2342420 Libras
Leia o texto a seguir.
A história comum dos Surdos é uma história que enfatiza a caridade, o sacrifício e a dedicação necessária para vencer “grandes adversidades”.
LIMEIRA, Nídia de Sá; apud STROBEL, K. 2009, p. 5. Disponível em: <https://www.libras.ufsc.br/colecaoLetrasLibras/eixoFormacaoEspecifica/hi storiaDaEducacaoDeSurdos/assets/258/TextoBase_HistoriaEducacaoSurd os.pdf>. Acesso em: 12 set. 2023. [Adaptado].

O grupo de sujeitos com costumes, histórias, tradições em comum e com as mesmas peculiaridades, que apreende e compreende o mundo por meio da visão, denomina-se
Alternativas
Q2342421 Libras
Segundo Berthier (1984), “A infortunada criança era prontamente asfixiada ou tinha sua garganta cortada ou era lançada de um precipício para dentro das ondas. Era uma traição poupar uma criatura de quem a nação nada poderia esperar”. Essa afirmação refere-se à conduta da sociedade grega e romana em relação às crianças surdas na
Alternativas
Q2342422 Libras
Leia o texto a seguir.
Considerando em exceção de preferência de sinais do que de fala ao integrar o surdo-mudo à sociedade, e em dar-lhe um conhecimento melhor da língua, declara: que o método oral deve ser preferido do que a de língua de sinais para o ensino e na educação dos surdos-mudos. 
Disponível em: <https://www.libras.ufsc.br/colecaoLetrasLibras/eixoFormacaoEspecifica/hi storiaDaEducacaoDeSurdos/assets/258/TextoBase_HistoriaEducacaoSurd os.pdf>. Acesso em: 28 ago. 2023.

A definição acima foi aprovada no
Alternativas
Q2342423 Libras
De acordo com Karnopp (2006), “Literatura surda é a produção de textos literários em sinais, que entende a surdez como presença de algo e não como falta, possibilitando outras representações de surdos, considerando-os como um grupo linguístico e cultural diferente”. Considerando que a literatura surda está presente na comunidade surda e é socialmente relevante o registro dessas histórias, sua importância consiste dentre outros fatores em
Alternativas
Q2342424 Libras
Segundo Perlin (2004), “[...] As identidades surdas são construídas dentro das representações possíveis da cultura surda, elas moldam-se de acordo com maior ou menor receptividade cultural assumida pelo sujeito. E dentro dessa receptividade cultural, também surge aquela luta política ou consciência oposicional pela qual o indivíduo representa a si mesmo, se defende da homogeneização, dos aspectos que o tornam corpo menos habitável, da sensação de invalidez, de inclusão entre os deficientes, de menos valia social”. Dentre as identidades surdas, uma se refere aos surdos que nasceram ouvintes e com o tempo, devido às diversas circunstâncias da vida, tornaram-se surdos. Eles utilizam uma percepção visual, passam para sua língua materna oral e depois realizam a tradução para a língua de sinais. Essa identidade descrita é denominada
Alternativas
Q2342425 Libras
Leia o texto a seguir.
O estudo das teorias da educação de surdos se constitui em um instrumento para nos conduzir entre as mais diferentes etapas que a história registrou e registra sobre os surdos, os aspectos de exclusão, de marginalização e de ascensão cultural são aí delineados facilmente. 
GLADIS & PERLIN, 2009, p. 41. Disponível em: <https://www.libras.ufsc.br/colecaoLetrasLibras/eixoFormacaoEspecifica/teor iasDaEducacaoEEstudosSurdos/assets/257/TEXTOBaseTeoria_da_Educac ao_e_Estudos_Surdos_pronta.pdf>. Acesso em: 29 ago. 2023.

A teoria da educação na qual o surdo é entendido como um ser cultural, e os estudos surdos são valorizados pelas suas pesquisas sobre os artefatos culturais do povo surdo (língua de sinais, história das conquistas e das lutas dos surdos, pedagogia de surdos, literatura surda, identidades surdas, artes surdas) denomina-se
Alternativas
Q2342426 Libras
Leia o texto a seguir.
A língua de sinais é a única língua a qual a criança surda pode aprender sem nenhum atraso de desenvolvimento e isto é fundamental para o desenvolvimento da sintaxe, que parece ser o ponto crucial do desenvolvimento da linguagem e possui um período crítico para o seu desenvolvimento.
BOUVET, PENFIELD E ROBERTS apud KARNOPP, 2002, p. 25.

Considerando que o surdo é visuogestual, ele tem o direito legal de ser educado na sua língua materna, a Libras, como L1, pois  
Alternativas
Q2342427 Libras
Leia o texto a seguir.
A ordem das palavras é o conceito básico relacionado à estrutura da sentença de uma língua. A ideia de que as línguas podem apresentar diferentes ordens básicas teve um papel significativo na análise linguística.
QUADROS, PIZZIO, REZENDE, 2008, p. 14.

Na Libras, a ordem básica das sentenças é
Alternativas
Q2342428 Libras
Leia o texto a seguir.
Nas línguas de sinais, […] é possível se realizar um signo com uma mão, e outro com a outra, ao mesmo tempo. Além disso, enquanto as mãos estão realizando sinais lexicais, a posição do tronco e da cabeça, a direção do olhar, as expressões faciais estão fornecendo informações discursivas e gramaticais.
Disponível em: <https://www.libras.ufsc.br/colecaoLetrasLibras/eixoFormacaoBasica/estudosLi nguisticos/scos/navpaths/indexnavpath3.html>. Acesso em: 29 ago. 2023.

Na Libras, ao realizar um signo linguístico em todos os níveis de análise, do fonológico ao discursivo, os parâmetros são combinados por meio da
Alternativas
Q2342429 Libras
Leia o texto a seguir.
A educação especial é uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis, etapas e modalidades, realiza o atendimento educacional especializado, disponibiliza os recursos e serviços e orienta quanto a sua utilização no processo de ensino e aprendizagem nas turmas comuns do ensino regular.
Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&a lias=428-diretrizes-publicacao&Itemid=30192>. Acesso em: 29 ago. 2023.

Para atuação no Atendimento Educacional Especializado (AEE), o professor deve
Alternativas
Q2342430 Libras
Leia o texto a seguir.
O profissional intérprete é aquele que interpreta a mensagem de forma “precisa e apropriada” de uma língua para permitir que a comunicação aconteça entre pessoas que não usam a mesma língua, isto é, o profissional intérprete intermedia a interação comunicação.
Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/tradutorlibras.pdf>. Acesso em: 29 ago. 2023.

A estrutura do Código de ética do intérprete de Libras compõe-se por
Alternativas
Q2342431 Libras
Leia o texto a seguir.
A linguagem corporal e a expressão facial são de suma importância na comunicação em LIBRAS, pois é o recurso que o sinalizador utiliza, por meio do corpo e da face, para dar entonação ao seu discurso.
GOMES, L. & BENASSI, C., 2015. Disponível em: <https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia/article/view/2948>. Acesso em: 29 ago. 2023.

Os sinais manuais são frequentemente acompanhados por expressões faciais e movimentos do corpo que podem ser consideradas gramaticais. Tais expressões são chamadas de marcações
Alternativas
Q2342432 Libras
Leia o texto a seguir.
Para os surdos, as modificações trazidas pelas novas tecnologias não foram apenas educativas sociais e laborais, mas, sobretudo de inserção comunicativa em muitas das atividades de vida diária antes inacessíveis, pois, a distância e o tempo se encurtam pela Internet e surgiram novas maneiras de se relacionar.
STUMPF, 2010, p. 5. Disponível em: <https://libras.ufsc.br/colecaoLetrasLibras/eixoFormacaoPedagogico/educacao DeSurdosENovasTecnologias/assets/719/TextoEduTecnologia1_Texto_base_ Atualizado_1_.pdf>. Acesso em: 29 ago. 2023.

A evolução de softwares para educação dos surdos encontra-se no quarto estágio, com a utilização de
Alternativas
Respostas
1: B
2: B
3: A
4: D
5: C
6: A
7: B
8: A
9: C
10: B
11: D
12: A
13: A
14: D
15: C
16: A
17: C
18: B